collapse

Autor Tópico: Coroa de areia  (Lida 5722 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Coroa de areia
« em: 11:08 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
não encontrei esclarecimento sobre esta situação, por isso pergunto
o que é uma coroa de areia?
ao chegar a um pesqueiro se a maré permitir devemos procurar por uma?
para onde lançar? junto à costa, para cima dela? ou para mais longe da costa a tentar passar a coroa?
se alguém conseguir arranjar uma imagem para ilustrar ajudava muito...

as pesquisas que fiz:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

a duvida surgiu por causa do relato que o camarada fez... Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
obrigado
boas pescarias/caçadas ;D
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #1 em: 11:15 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Bom tópico...vou seguir.
Para mim, coroa é o local no mar onde a onda rebenta e se inicia a formação de espuma. Na zona mais á frente ( na direção da praia) é o local para onde se deve lançar. Habitualmente é uma zona sem ondas e com a espuma resultante da rebentação da onda ( a tal coroa).
Se esta explicação estiver correta é sinal de que percebi o que por cá tenho aprendido. ^-^
 

Online Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #2 em: 11:46 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Vou dar a minha sentença, ter duas canas ou ter outro companheiro é muitas vezes óptimo para explorarmos o pesqueiro nesse sentido, por norma pesco com duas canas e com outro companheiro mas eu mesmo lanço para distancias diferentes, na presença de uma coroa tenho vários factores em consideração, distancia a que se encontra dita logo muita coisa, depois a maré em que vou pescar, a "altura" da coroa e o estado do mar.

A distancia é das coisas mais óbvias, se não conseguir chegar nem perto dela na maré em que vou pescar procuro outro spot, se conseguir chegar junto a ela e pescar em cima dela é bom se já a conseguir ultrapassar óptimo dá-me logo mais opções para explorar.

O estado do mar é importante, se estiver bastante revolto e as ondas a rebentarem em cima da coroa tento procurar uma que tenha um fundão maior antes ou depois dela consoante a distancia a que se encontra e que tenha digamos assim zonas abertas ao lado dela, para que a rebentação em cima da coroa não se transforme numa "barreira" para o peixe passar para o lado de cá da coroa, não sei se me fiz entender, fundo procuro um ilha de areia e não um coroa muito grande em comprimento ehehe.

A altura da coroa também é bastante importante, com mar maior se mesmo na maré cheia a coroa praticamente que está a seco já não pesco em cima dela ou pesco ou antes ou depois, mas no caso do mar estar bastante parado mesmo que tenha 50cm de agua em cima da coroa é mesmo para aí que tento lançar porque é dos poucos sítios que remexe alguma areia.

Isto de uma maneira assim bastante resumida e rápida, gosto também de pescar em zonas onde está a chegar algum monte de areia, este ano por exemplo numa praia que pesco bastante começou a formar-se uma bico de areia junto do areal da praia que se foi movendo para norte e nos primeiros dias que foi andando ao longo da praia apostei junto a essa pernada e com alguns resultados, assim que parou e "estagnou" deixou de ser uma zona quente. Tudo isto vou tentando por em prática mas por vezes tenho um pesqueiro excelente à frente ou pelo menos assim parece com uma boa mexida na da coroa sem ser em demasia, um bom fundão antes e depois e mesmo assim ser fraco e ter um companheiro num zona mais distante onde o mar não "mostra" nada sem formações nenhumas em que parece ser só um fundo linear e ter melhores resultados.

Espero ter contribuído em alguma coisa, há muito mais a acrescentar foi um resumo rápido, e espero também ler aqui mais contributos que eu também não gosto de estagnar no conhecimento! Um abraço 
« Última modificação: 11:51 Quinta, 07 de Novembro de 2019 por Joaol »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #3 em: 12:37 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Joaol....o que é a coroa?

Obrigado pelo teu post. ;)
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #4 em: 13:17 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 13:19 Quinta, 07 de Novembro de 2019 por ze carlos »
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes, Sansoni7, amateus, Mané

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #5 em: 13:24 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
"sandbar"=coroa.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #6 em: 13:29 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Joaol....o que é a coroa?

Obrigado pelo teu post. ;)

Coroa é um cabeço de areia e consegues identificar melhor na maré vazia porque são os locais onde as ondas quebram,  zona mais altas, com menos agua. Espero ter sido esclarecedor.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #7 em: 13:52 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Excelentes vídeos.
Obrigado pela partilha e pelas explicações que se seguiram.

Para os que percebem, querem explicar quais são os melhores locais para pescar:
Antes da coroa, depois da coroa, na coroa ou entre as coroas?
Obrigado
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #8 em: 14:04 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Boas

eu só pesco com uma cana porque maioritariamente pesco á noite
o sistema que adopto é ir tentando vários pontos a cada lançamento
normalmente pesco por intuição pois por vezes em certas praias não dá para distinguir muito bem as coroas dos fundões  principalmente quando está escuro que nem breu
quando dá para distinguir bem, gosto de pescar entre coroas ou ao lado da coroa nos chamados agueiros que são canais mais fundos mas tambem com mais corrente que arrastam os sedimentos da praia o que pressupõe que arrastem tambem variados tipos de organismos que servem de alimento aos peixes
« Última modificação: 14:06 Quinta, 07 de Novembro de 2019 por ze carlos »
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Online Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #9 em: 14:06 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
My bad, penso que já ficou bem esclarecido o que é a coroa de areia.

Em relação ao ser melhor antes ou depois, penso que tem mais a ver com o estado mar, se a coroa for tão evidente que o peixe não passa para o lado de cá penso que será melhor apostar depois da coroa mas se para o lado de cá houver um fundão onde esteja a haver depósito de comedia também é de tentar,  e nem sempre é possível ultrapassar a coroa e penso que não há um ciência exata para isto, ou melhor se calhar até há alguns factores que determinem isso mas para ser sincero eu não sei, o que faço é apostar mais aqui ou mais ali, e por vezes duas canas separadas por muito pouco só uma é que tira peixe é incrível mas acontece muitas muitas vezes, na minha opinião trata-se mais de sondar a ver onde é que eles estão a comer.

Como disse é esta a teoria que tenho e vou tentado sempre aprender mais mas não é fácil, e depois apesar de ter esta teoria nem sempre a consigo por em pratica por vezes temos tudo na ideia e chego lá e sai tudo furado e acabo por apostar em sítios que acho menos bons, mas com os erros também se aprende.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #10 em: 14:11 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Obrigado pelas dicas e agora vamos ter que praticar...e o quanto antes.  ;)

 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #11 em: 14:21 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
 :fixe:
Abraço
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #12 em: 14:33 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Um factor também importante é se a coroa é recente ou não.
No entanto, foi já foi dito, depende do estado do mar; onde a coroa se situa; o tipo de peixe que procuramos…
Não existe um padrão, o peixe pode andar na coroa como no fundão, onde por norma se deposita os detritos.
A altura da agua na coroa no momento que estamos a pescar também é importante. Normalmente a pescar em coroas não dá para fazer uma seção de pesca longa. Há um período curto de tempo em que será bom para lá pescar, depois disso é mudar a tralha para outro lado.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joaol

Online Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #13 em: 14:42 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Eu pessoalmente como vivo longe do mar quando quero ir explorar uma praia nova tenho essa dificuldade, perceber se a coroa é nova ou velha, ainda não foi à muitos dias que me deparei com uma situação dessas em que penso que seria uma coroa velha que acompanhava a praia em talvez um centena de metros quando apanho situações desta nunca sei bem o que fazer se pescar numa das pontas da mesma, se pescar a meio ou o que for da coroa, e pescar para lá da mesma. Caso saiba que é uma coroa velha nem para lá vou, é um coroa "infértil", já não está em movimento o que faz com que a comedia que tivesse que sair das tocas já não lá está, já foi, e é como pescar num lugar plano sem formações.

O rider tem alguma sugestão de como identificar uma coroa velha sem acompanhar a praia regularmente?

Um abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #14 em: 14:44 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um factor também importante é se a coroa é recente ou não.

Como se vê «isso»?

No entanto, foi já foi dito, depende do estado do mar; onde a coroa se situa; o tipo de peixe que procuramos…
Não existe um padrão, o peixe pode andar na coroa como no fundão, onde por norma se deposita os detritos.
A altura da agua na coroa no momento que estamos a pescar também é importante. Normalmente a pescar em coroas não dá para fazer uma seção de pesca longa. Há um período curto de tempo em que será bom para lá pescar, depois disso é mudar a tralha para outro lado.

Qual a altura de água indicada?
Quais os factores que determinam que está na hora de abandonar a pesca na coroa?


Coloquei questões pelo meio da tua resposta para melhor esclarecimento.
Obrigado
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #15 em: 15:41 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Bom tópico para ir debatendo...

Eu por acaso procuro mais os fundões, mas nada como ir "batendo" diversas zonas em diferentes fases da maré.
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #16 em: 15:55 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
O rider tem alguma sugestão de como identificar uma coroa velha sem acompanhar a praia regularmente?

Só perguntas difíceis... ;D ;D ;D

Bem, como sabem há diversos tipo de areia, areia mais grossa e areia mais fina. A coroa não se forma em horas, demora o seu tempo. Pelo quem visita as praias semanalmente apercebe-se das mudanças que a praia vai tendo. Depois existem praias mais propicias a mudanças. Umas que mudam muito e regularmente, outras que se mantêm-se sempre ma mesma. Outras há que mudam quase sempre da mesma maneira, ou seja, a coroa e fundão forma-se quase sempre nos mesmos locais. Voltando há questão, para além da observação regular da praia, a cor da areia, e a compactação da areia também ajudam a verificar se se trata de areias novas ou velhas.

Inserir Citação (seleção)
Como se vê «isso»?

Já respondido.

Inserir Citação (seleção)
Qual a altura de água indicada?

A altura da agua será aquela que te permite pescar em condições.

Inserir Citação (seleção)
Quais os factores que determinam que está na hora de abandonar a pesca na coroa?

Aqui é quando já não existe condições.

Normalmente gosto de coroas, não para pescar para cima delas, mas para pescar em cima delas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #17 em: 16:16 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

carrega em cima do link que dá uma explicação acerca do assunto
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #18 em: 16:25 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »

 Este tema das coroas está aqui mesmo, recua até à página 17 ( este forum tem 19 páginas o tópico é de 2014 e tem o título... interpretar uma coroa) aí se mostra coroas no real e de boa visibilidade e a malta dá dicas bem boas de entender para quem tem essa dificuldade de observar as coroas.

  :fixe:
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #19 em: 17:05 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Tudo ou quase já aqui foi dito e esclarecido. Em jeito de opinião pessoal, eu pesco antes ou depois da coroa conforme o estado do mar e a distância a que ela se encontra. Se numa maré vazia ela estiver mesmo muito evidenciada, há maré cheia (principalmente em marés pequenas) ela vai continuar saliente, ou seja, vou ter ali uma barreira que não vai permitir a passagem do peixe e a solução será colocar a pesca após ou em cima da coroa caso ela se encontre a uma distância que eu consiga lá chegar. Senão, procurar outro ponto. Isto de uma forma generalista, porque cada praia é uma praia, e mesmo as marés, o tempo, as correntes, tudo isso tem o seu quê. O ideal é pescar quase sempre nas mesmas 2 ou 3 praias para ir adquirindo conhecimento sobre as mesmas nas várias fases e transformações. Eu chegando a minha praia habitual nas condições habituais, e digo habituais porque é um local que entre jornadas tira e mete areia que é uma coisa estúpida, gosto mesmo de pescar num fundão logo á frente de uma coroa mais pequena. Quando encontro essas condições trago sempre peixe na alcofa.
Uma das últimas jornadas de surfcasting que fiz, fui com um companheiro para outra das nossas praias de eleição mas não tão habitual. Identificámos o local, um fundão logo a seguir a uma coroa algo grandinha mas como a maré estava mesmo muito baixa achámos que ia melhorar. E foi. Com um senão. Houve muita atividade, muito peixe devolvido, mas eu estando uns metros ao lado dele apanhei a zona mais alta da coroa, ele com toques e ferragens constantes e eu com uma de lés a lés. Levantei os ferros, passei para o lado oposto, com a mesma distância que mantinha dele, e as coisas mudaram drasticamente. A zona de comedia estava uns meros metros ao lado 🤔
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline BrunoFerreira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 7 vezes
    • Óbidos
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:55 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #20 em: 17:24 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
No caso do relato, no perfil da praia apresentava nesse sitio da pescaria uma língua de areia, que mesmo na maré cheia entreva um pouco pelo o mar dentro, só foi possível pescar em cima dessa "língua" porque o mar tinha caído mesmo mesmo muito. Caso contrario seria muito difícil pescar em cima da dita. Uma coisa que deve notar é a areia cá fora ser mole, ou seja é detritos novos, sinal que o mar mexe ou mexeu bem ali naquela zona.

Sempre que o mar apresenta boas quebras procure pescar em cima de uma coroa, se correr tente as abas da mesma por forma a segurar a pesca.

Nada como ir experimentando.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #21 em: 18:43 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Este tema das coroas está aqui mesmo, recua até à página 17 ( este forum tem 19 páginas o tópico é de 2014 e tem o título... interpretar uma coroa) aí se mostra coroas no real e de boa visibilidade e a malta dá dicas bem boas de entender para quem tem essa dificuldade de observar as coroas.

  :fixe:

Boas

Soares

qual é a categoria em que está esse tòpico?

lembro-me de ter lido esse tòpico mas não o consigo encontrar


este em que estamos está na categoria TÓTÓS
Abraço
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Coroa de areia
« Responder #22 em: 19:03 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Acho que o essencial foi dito e esclarecido.

Relativamente a identificar coroas velhas ou novas.
A melhor forma é sem dúvida tentar ver os pesqueiros semanalmente... Mas isso nem sempre é possível por motivos lógicos, muitas vezes apenas temos aquele dia para ver os spots e para pescar...
Quando é estes casos, para identificar as coroas mais novas (porque é essas que nos interessam), podemos olhar com muita atenção para a primeira zona de rebentação (a que fica mais longe da costa), se conseguirmos ver uma cor acastanhada (mesmo que ténue) significa que há areia a mover.se, logo será areia recente que ainda não "acamou".
Por outro lado, coroas mais velhas também podem fazer o que eu disse anteriormente, mas apenas o fazem com mares maiores e com mais força...
Esta não é a melhor forma de ler as idade das coroas, mas é o possível... Sempre segui esta logica e funciona.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, Ricardo Nunes

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #23 em: 19:25 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Soares

lá consegui encontrar 

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


o titulo é interpretar fundões e coroas
a pagina não consigo ver qual é
pesquisei na net geral
« Última modificação: 19:28 Quinta, 07 de Novembro de 2019 por ze carlos »
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7, carlosc.

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #24 em: 19:33 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Soares

lá consegui encontrar 

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


o titulo é interpretar fundões e coroas
a pagina não consigo ver qual é
pesquisei na net geral

Está aqui na secção totós tb 🙂
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #25 em: 20:07 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Como não há padrões universais o que eu faço é experimentar tudo. Nas ultimas praias que fui e que melhor, as mudanças não são habitualmente significativas, nas coroas não temos resultados a não ser as ultimas 3/4 horas de enchente e as primeiras 3 de vazante. Com pouca agua o peixe foge das coroas e mesmo atras delas não funciona bem. Entre as coroas sim, com agua mais baixa ainda se consegue uns peixes, tem dias  :).

Como disse o Ricardo Nunes é importante conhecermos bem as praias.
Nelson Peres
 

Offline Strokie

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Sexta, 09 de Novembro de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #26 em: 20:53 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
A minha ideia acerca das coroas:

-> quando muito evidentes, sabemos que levantam muito alimento, mas:
     --- o peixe não gosta de aguas cheias de areia
     --- os fundões ao lado podem acumular esses alimentos (de que lado?? conforme a corrente)

-> quando pouco evidentes:
     --- não levantam tanto alimento
     --- o peixe já consegue entrar

Resumo:
- a leitura das marés é muito importante para saber se a coroa está a trabalhar ou não e quando devemos pescar em cima ou ao lado.
- marés cheias de lua permitem pescar em coroas que noutras marés são "barreiras"
- praias mais rasas são mais propicias a criar "novas" coroas


Sabemos que todas as informações que temos podem não ser conclusivas, mas, temos de ir ao terreno e experimentar. Só assim tiramos as nossas próprias conclusões
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #27 em: 08:08 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Stroki...o que entendes como «pescar em cima da coroa»?
É o anzol/chumbeira que fica em cima da coroa, ou é o pescador para lançar para um local ( fundão), antes da coroa?
Sim...eu sei que são perguntas de «tótó», mas... :D
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #28 em: 08:52 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Bom dia

Atenção que as coroas servem também no inverno para a desova dos nossos amigos Robalos, pelo que na costa Oeste é quase sempre nas coroas que se procuram os robalos entre Dez a Fev.

E neste caso , é mesmo pescar em cima da coroa , sendo que nem sempre é fácil essa tarefa.

Abraço
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #29 em: 09:48 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia

Atenção que as coroas servem também no inverno para a desova dos nossos amigos Robalos, pelo que na costa Oeste é quase sempre nas coroas que se procuram os robalos entre Dez a Fev.

E neste caso , é mesmo pescar em cima da coroa , sendo que nem sempre é fácil essa tarefa.

Abraço

Fêmeas ovadas nestes meses voltam todas a água
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Coroa de areia
« Responder #30 em: 10:22 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia

Atenção que as coroas servem também no inverno para a desova dos nossos amigos Robalos, pelo que na costa Oeste é quase sempre nas coroas que se procuram os robalos entre Dez a Fev.

E neste caso , é mesmo pescar em cima da coroa , sendo que nem sempre é fácil essa tarefa.

Abraço

Fêmeas ovadas nestes meses voltam todas a água


Sim, isso é uma atenção que sempre tive, aliás, eu e todos os que pescam habitualmente comigo... Sempre que captura uma fêmea ovada vai para dentro de água... Faz no dia 26 de Dezembro 3 anos que apanhei uma linda fêmea que devia ter entre 5 e 6 kg (pesado a olhometro) que eu devolvi... É uma questão de ética e preservação das espécies... O engraçado é que no dia seguinte apanhei 2 belos robalos com 4.5 e 7.1... Como eu costumo dizer, o peixe devolvido hoje será a tábua de amanhã...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Strokie

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Sexta, 09 de Novembro de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #31 em: 10:23 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Stroki...o que entendes como «pescar em cima da coroa»?
É o anzol/chumbeira que fica em cima da coroa, ou é o pescador para lançar para um local ( fundão), antes da coroa?
Sim...eu sei que são perguntas de «tótó», mas... :D

É mesmo lançar para cima da coroa!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #32 em: 11:34 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Boas

relato muito interessante e pedagógico acerca

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #33 em: 11:41 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

relato muito interessante e pedagógico acerca

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Muito bom de ler
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 372 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #34 em: 13:03 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
O melhor é pescar com 3 canas, uma na coroa, outra no fundão e a outra no agueiro.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #35 em: 18:37 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »

 Malta, eu quando disse aqui, era aqui em "tótós", tem 19 páginas e é na 17, é de 2014.

 Quanto ás coroas, não temos um método só ao abordar a praia e ver onde está a coroa, se chegamos lá com o lançamento ou se conseguimos mesmo passar para o lado de lá (o que será bem melhor porque é aí que o peixe se aproxima primeiro) mas isso é difícil, portanto na maioria das vezes resta-nos lançar para a coroa ou para um dos lados e aí temos de observar a corrente, para escolhermos o lado e termos a possibilidade de manter melhor as pescas.
 Depois temos o fundão onde a comedia se junta e o peixe pode com facilidade comer, ...se houver várias coroas, formam-se os agueiros entre elas, muito bons para tirar uns peixes, o canal formado aí transporta a comedia e o peixe percorre esse local várias vezes na sua busca.

 Não sei se o companheiro SCarreira (que foi quem abriu o tópico) já observou aqui as dicas e se já tem mais este conhecimento que é bastante bom para as nossas jornadas.

  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #36 em: 19:00 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Boas

Soares

como membro só dá para ver 15 paginas!!!
Abraço
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #37 em: 22:15 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »

 Coisa estranha ó amigo Zé Carlos, nem eu sei explicar isso, eu quando abro em "tótós" tenho 19 páginas para pesquisar.

 Vou saber com quem percebe melhor da mecânica disto porque é esquisito, eu não imaginava isto e continuo a pensar que a malta tem acesso a todo o forum, excepto claro, ao forum da gestão.

 Vamos analizar a "coisa" :join:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #38 em: 22:17 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
obrigado

Soares

 :fixe:
« Última modificação: 22:21 Sexta, 08 de Novembro de 2019 por ze carlos »
Abraço
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #39 em: 17:55 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »

 Boas Zé Carlos.

 O Lmagina, deu uma explicação para isso (eu ainda não fui ver) é a seguinte segundo o meu entendimento...

 Vai ao teu "Perfil" e observa estes procedimentos ok?

 ... Mas é fácil perceber o porquê. Isso tem que ver com as "Preferências do Layout".
Ou seja, no menu "Perfil", na caixa do lado esquerdo, tem lá uma opção que se chama "Preferências do Layout".
Ao escolherem essa opção, na caixa central tem um drop down menu que diz "Tópicos por Página". Se escolherem 5, como eu ficam apenas com 8 páginas. Quantos menos escolherem, mais páginas têm...

 Depois diz alguma coisa ok?
 Força aí  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #40 em: 17:57 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
Já foi resolvido no tópico Soares  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #41 em: 18:00 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »

 Ahh ok .

  :fixe:
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #42 em: 20:18 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Boas Zé Carlos.

 O Lmagina, deu uma explicação para isso (eu ainda não fui ver) é a seguinte segundo o meu entendimento...

 Vai ao teu "Perfil" e observa estes procedimentos ok?

 ... Mas é fácil perceber o porquê. Isso tem que ver com as "Preferências do Layout".
Ou seja, no menu "Perfil", na caixa do lado esquerdo, tem lá uma opção que se chama "Preferências do Layout".
Ao escolherem essa opção, na caixa central tem um drop down menu que diz "Tópicos por Página". Se escolherem 5, como eu ficam apenas com 8 páginas. Quantos menos escolherem, mais páginas têm...

 Depois diz alguma coisa ok?
 Força aí  :fixe:

Boas

Soares está resolvido :fixe:

obrigado a todos
Abraço
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #43 em: 16:23 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »

 Agora só falta ir lá à página 17 procurar o tópico das coroas e ler o que se acha interessante a esse respeito.

 Penso que está bem razoável e tem fotos bem explicitas para a malta observar as coroas a trabalhar.

 O amigo SCarreira é que não deu ainda sinal !

  :fixe: 
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #44 em: 18:25 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Boas

Soares

eu já tinha colocado aqui o link para esse tópico


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Abraço
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Coroa de areia
« Responder #45 em: 20:13 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Agora só falta ir lá à página 17 procurar o tópico das coroas e ler o que se acha interessante a esse respeito.

 Penso que está bem razoável e tem fotos bem explicitas para a malta observar as coroas a trabalhar.

 O amigo SCarreira é que não deu ainda sinal !

  :fixe: 

não dei sinal, mas já li e reli e voltei a ler...mas pelo que entendi, bom de se ver quando está mare baixa e depois é lançar para o antes e depois da coroa, porque se for recente é mesmo em cima da coroa que se tenta lançar...
foi a minha conclusão...
quanto à existência de outro tópico eu estava desconfiado que existia e fiz 2 pesquisas como anunciei no inicio, mas como não encontrei avencei com novo tópico
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Coroa de areia
« Responder #46 em: 07:53 Terça, 12 de Novembro de 2019 »
É um vídeo longo...mas vale cada minuto.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Oligater

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 395
  • Agradecido: 97 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:48 Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
Re: Coroa de areia
« Responder #47 em: 10:22 Terça, 12 de Novembro de 2019 »
Nem só de de coroas de areia vive o peixe...  ;)
A pesca, nunca será um ciência exata!
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Coroa de areia
« Responder #48 em: 12:45 Terça, 12 de Novembro de 2019 »
boas

a parte das bobines rasas quanto a mim acho uma muito boa explicação á qual concordo plenamente
Abraço
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19441
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Coroa de areia
« Responder #49 em: 15:41 Quarta, 13 de Novembro de 2019 »

 Ó amigo SCarreira, o tópico tem razão de ser e fizeste bem em procurar se existia informação sobre o assunto, eu é que não sabia que muita malta não tinha acesso a toda a informação existente (por uma questão de definições,claro) ainda bem que se falou nisto porque agora isso também se resolveu.

 No fundo o importante é que o que foi dito e mostrado te serviu e serve a outros companheiros para observarem mais um pormenor que é importante nas jornadas de pesca.

 Força  :fixe:
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Coroa de areia
« Responder #50 em: 22:54 Quarta, 13 de Novembro de 2019 »
não há problema nenhum, por norma duvidas assim mais técnicas tento pesquisar... como não encontrei, publiquei a duvida  e também forma que pesquisei no forum... poderia ser erro da minha parte...
assim acabou por ajudar alguns membros >:D
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Coroa de areia
« Responder #51 em: 17:55 Quinta, 14 de Novembro de 2019 »
Boas
Para dar uma ajudinha aqui fica outro topico que foi falado em 2015 com o tema como interpretar  costa norte
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A pesca e uma terapia
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Sansoni7

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]