collapse

Autor Tópico: Conjunto jigging  (Lida 7851 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #15 em: 14:11 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Boas.

Tenho que agradecer tanto ao Pantão (por me ter metido o dedo nos olhos e ainda por cima com areia) como ao Ernesto por ser sempre tão esclarecedor na forma como constrói e transmite as suas opiniões e experiências.


Na verdade comecei a fixar me no jigging e a focar me bastante no slow que já tinha realmente percebido ser um autêntico state of the art. Depois dos primeiros contactos comecei a procurar alguma informação e acabei por ir bater no anglers secret por causa dum video que vi do Totos a fazer assist hooks. Na verdade também a ele coloquei a questão que aqui coloquei e ele reafirmou a opinião do Pantão... O slow jigging não é a especialidade indicada para as condições em que pesco. Não passa para já por aí , talvez no futuro quem sabe.

Ele fez inclusivamente algumas sugestões e falou me duma cana power 4 ( que ainda não consegui desvendar ao certo de que marca é ou o que é) para a pesca que faço por cá.

Naturalmente que já corri muita leitura e obviamente que a teoria conta sempre mas é na prática que as coisas são a valer. Tenho que fazer mais pescas, tenho conseguido ir de duas em duas semanas no meu barco e também já percebi que até a esse nivel tenho que fazer algumas adaptações.

Relativamente às canas vou ver se encontro os modelos que o Pantão indicou.No que toca a carretos, indicaram me o stout fa que já vi e me pareceu muito porreiro, vi também o daiwa bg que me pareceu ser um carreto cheio de força mas a puxar para o pesadote, neste campo também ainda não tou bem resolvido.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #16 em: 21:41 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.

Tenho que agradecer tanto ao Pantão (por me ter metido o dedo nos olhos e ainda por cima com areia) como ao Ernesto por ser sempre tão esclarecedor na forma como constrói e transmite as suas opiniões e experiências.


Na verdade comecei a fixar me no jigging e a focar me bastante no slow que já tinha realmente percebido ser um autêntico state of the art. Depois dos primeiros contactos comecei a procurar alguma informação e acabei por ir bater no anglers secret por causa dum video que vi do Totos a fazer assist hooks. Na verdade também a ele coloquei a questão que aqui coloquei e ele reafirmou a opinião do Pantão... O slow jigging não é a especialidade indicada para as condições em que pesco. Não passa para já por aí , talvez no futuro quem sabe.

Ele fez inclusivamente algumas sugestões e falou me duma cana power 4 ( que ainda não consegui desvendar ao certo de que marca é ou o que é) para a pesca que faço por cá.

Naturalmente que já corri muita leitura e obviamente que a teoria conta sempre mas é na prática que as coisas são a valer. Tenho que fazer mais pescas, tenho conseguido ir de duas em duas semanas no meu barco e também já percebi que até a esse nivel tenho que fazer algumas adaptações.

Relativamente às canas vou ver se encontro os modelos que o Pantão indicou.No que toca a carretos, indicaram me o stout fa que já vi e me pareceu muito porreiro, vi também o daiwa bg que me pareceu ser um carreto cheio de força mas a puxar para o pesadote, neste campo também ainda não tou bem resolvido.

Boa noite Pedroko.

Da leitura que fiz da sua resposta fiquei com a sensação que, para já, desistiu de tentar dedicar-se mais a fundo ao Slow Jigging!?

Se tal for verdade, sugiro que tente começar como puder.

A minha intervenção anterior foi no sentido de deixar um conceito: "Não necessitamos de iniciar com o óptimo, podemos iniciar com o possível, embora com alguma adequação".

Quero dizer que antes de partir para conjuntos cana / carreto de 600 e mais euros, pode começar com algo adequado e ir praticando, treinando, errando e melhorando.

O Luís Ramos, do qual lhe deixei o link para a página, iniciou-se em Benguela com uma Cinnetic Rextail e capturou bastante, sendo que posteriormente evoluiu e arranjou algo bem melhor, sendo agora o testador das Zenaq. Mas atenção..., ele vive da pesca e vai todos os dias. A frequência de pesca é muita, os exemplares são exigentes, o nível fica muito alto e o material tem de ser mesmo bom.

Tudo tem um princípio, e, na verdade, mesmo que começasse agora com material topo de gama, embora pudesse facilitar, teria de aprender a trabalhar os movimentos, perceber onde anda o peixe, aprender a lidar com o barco, parando-o em cima do pesqueiro, ou em deriva e tudo o mais exigível, mas é preciso tempo e frequência de pesca.

Penso que, para pescar no mar a 50 / 70 metros, a Cinnetic Rextail e o tal carreto Hart Brutal 50 SL, seriam um excelente começo.

Tem também outro carreto, parecido, com preços idênticos, que um amigo meu usa com boas prestações..., o Poseidon 50SJ. Já o usa há algum tempo, já capturou com ele, já trabalhei com ele, e é confortável a pescar.

Sobre fios, anzóis, amostras e seu comportamento, poderemos sempre ir testando, trocando impressões e adequando.

O acima referido pretende dizer: Não desista duma técnica tão rica e compensadora pensando que só captura com material topo de gama. Chegará a altura que, já com alguma segurança, partirá para outros materiais, mas quando o fizer já terá tido resultados, e outras experiências de animação, com o material inicial. Aí sim, a diferença será significativa.

Se me enganei na interpretação da sua escrita, as minhas desculpas. Mas, pessoalmente, gostaria de ter começado esta pesca há mais tempo e o tempo só nos dá as oportunidades que aproveitamos, depois..., passa, e muito rápido.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 21:57 Quinta, 07 de Novembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #17 em: 11:10 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Interessa é começares, mesmo com o pau de vassoura se aprende.
Tens uma vantagem já tens algumas dicas para não começares do zero ( sim estou a falar da cana :-) )como eu e o Ernesto.
Eu começei na zero, rextail, saltiga, e mais tarde apostei em material de topo. Foi a melhor coisa que fiz pois é um material que não admite erros, o partir uma cana aconteçe num instante e numa fase inicial os erros são mais que muitos.
A power 4 é a Evergreen Posseidon #4, é uma das canas referência para esta modalidade. A #4 por ser a mais polivalente jigs até 200grs. Foram desenvolvidas por Mr. Yochi que é considerado o pai do Slow Jigging. São canas excelentes mas tens mais 2 marcas que foram a evolução destas e actualmente consideradas superiores, falo das Sea Floor Control e no topo as Deepliner. Os próprios jigs chinocas são imitações de jigs desenvolvidos por estas marcas. É uma modalidade pela qual me tornei aficionado pois exige de nós o maximo e uma constante evolução dai ser tão aliciante. Tive que repensar/evoluir tudo que fazia. Hoje em dia estou a fazer slow  entre 300-600m de profundidade e digo-te é alucinante tirares um bicharoco a unha destas profundidades. A qualquer momento temos um peixe que parte com tudo e a frustação é srsrsrsrsr vais para casa a pensar onde é que errei? faço e refaço os nós treinas o FG até mais não, e sim é o único que aguenta, dúvidas de ti e do material mas no dia a seguir ja estas pronto com mais uma melhoria feita. Dou te outro exemplo em que tens tudo pronto e o peixe espada atira-se ao entrançado a marca branca que nos indica os metros...e la foram 600m de entrançado do mais caro...resumo não usar multicolor :-)
Quero com isto dizer-te tal como o Ernesto não desistas de aprender Slow, como ele disse o tempo passa rápido demais e o teu orçamento dá perfeitamente para começares.
Deixo-te um link de uma marca em que te explica realmente bem o que deves fazer. Tive o privilégio de pescar e aprender com uma desta pessoas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto jigging
« Responder #18 em: 11:35 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
@Pantao agora que falas na deepliner vejo muitas referências a essa marca pela gofishing. Acho que os barcos deles levam o material todo. Só trabalham com esses jigs
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #19 em: 11:42 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
boas pantão, já experimentaste as jam da seafloor control? estava numa de dar o salto agora para uma melhor, e essa é a que tenho estado em mente. JAM JR603-3
mas gostava de ter algum feedback coisa que ainda não tive.
acredito que vindo da seafloor control seja muito bom. mas ajudava se alguem a conhecesse.

tens conseguido algumas capturas interessantes a essas profundidades?
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #20 em: 12:25 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Nunca pesquei com nenhuma, estão em pré venda na Malta ainda ponderei fazer uma reserva visto o preço ser bastante atrativo, mas entretanto pesquei com uma Garage Nagi e fiquei deslumbrado com a cana, para mim vem colmatar o que me falta da gama Logical, estou a espera que chegue!
Estamos a evoluir nestas profundidades com bons resultados, de momento penso estarmos mt bem preparados, o mar é que não tem permitido
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #21 em: 12:29 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
@Pantao agora que falas na deepliner vejo muitas referências a essa marca pela gofishing. Acho que os barcos deles levam o material todo. Só trabalham com esses jigs

A Gofishing são os únicos representantes Deepliner em Portugal
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #22 em: 13:09 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
garage nagi não conheço.

eu estava inclinado para a deepliner logical ou a jam. mais para a jam, visto que é um bocado mais barata e não deve ser muito inferior e já me permitia entrar numa gama de canas mais engraçada.

em relação ao tempo, sim, ele não está a ajudar nada não.

outra coisa, o que estavas a falar em relação ao multi?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto jigging
« Responder #23 em: 14:21 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
@Pantao agora que falas na deepliner vejo muitas referências a essa marca pela gofishing. Acho que os barcos deles levam o material todo. Só trabalham com esses jigs

A Gofishing são os únicos representantes Deepliner em Portugal

Está explicado 😁
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #24 em: 14:37 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Garage Nagi, Logical e Mania Fellows são todas da Deepliner.
 É uma gama exclusiva para o mercado Japonês, que se consegue só por encomenda. É uma gama ligeiramente mais barata que a Logical +-100 euros de diferença, são canas de 2 partes e que permitem alguns erros. Para High Pitch Jerk na profundidade a  #14 com jigs de 1kg é assombroso como trabalha.
A JAM acredito que seja boa, mas por uma diferença de preços tão baixa sem qualquer sombra de dúvidas que optaria por uma cana já com créditos no mercado a Posseidon ou Garage Nagi. Não acredito que sejam  extraordinárias pois quando algo desse género surge no mercado depressa se espalha e até agora nada...
O multi chegamos a uma conclusão, não pode ser multicolor pois o peixe espada ao animarmos o Jig o movimento da linha atraiu. O multicolor tem as marcas a branco a indicar os metros pensamos que seja ai que eles se atiram e cortam literalmente o multi, ou verde garrafa ou vermelho tinto.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #25 em: 19:43 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
obrigado pela ajuda.
eu já tenho um contacto de um senhor que tem a logical e a jam. vou tentar falar com ele para perceber.
entretanto quando souber alguma coisa digo.

de qualquer modo, depois quando tiver uma ideia mais formada também posso deixar aqui o que me disseram.

em relação à posseidon conseguiste comprar em portugal?
a logical, na go fish não é muito acessivel, mais de 200 euros que a jam, tem algum sitio que possa adquirir sem ser la de confiança?
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #26 em: 23:35 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Podes mandar vir da Grécia na Efishing mas o preço é o mesmo.
A Poseidon veio de lá.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #27 em: 16:34 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
vou tentar ver.
mas a escolha parece que está a recair para a poseidon depois de ter falado com mais algumas pessoas.
quem tem a jam, disse-me que a cana era muito boa mas muito técnica... não percebi a 100 % o que ele quis dizer.
entretanto recomendou falar com um senhor que tem varias deepliner e evergreen. vamos ver... não queria gastar 600 paus numa cana, não faço tantas vezes jigging. pode ser que até comece a fazer mais vezes.
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #28 em: 22:22 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
Penso que essa pessoa pesca comigo :-)
Qualquer uma destas canas é muito técnica, deepliner ou evergreen, são feitas exclusivamente para animar o jig, o peixe sai exclusivamente com o carreto, tens que ter um carreto ao nível da cana, não vale a pena inventar, em baixo deixo te um link em que podes ver como Tsutsumi com uma Garage  Nagi trabalha o peixe.
Eu tenho a evergreen #4 a cana é espetacular, mas...deepliner  é enorme a diferença, são canas muito mais evoluídas. É difícil explicar mas a ligação pescador/cana jig e feita de uma forma muito simples e fácil.
Falamos de patamares de 500-700 euros em que só tu puderas decidir.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #29 em: 23:20 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
carretos... já tenho... achei que era mais fácil começar por bons carretos e depois passar para a cana...
com a 4 estás a pescar em que gramagens e profundidades, ou onde achas que é a faixa dela?
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]