collapse

Autor Tópico: Tipo de chumbada  (Lida 1287 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DCunha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
    • Odivelas
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Domingo, 28 de Julho de 2019
Tipo de chumbada
« em: 14:52 Quarta, 30 de Outubro de 2019 »
Boas companheiros
Coloquei aqui este tópico porque recomecei a pescar em Junho, após 20 anos de interregno, e a "pesca" agora tem muitas diferenças.
Depois de ler inúmeros tópicos deste forum, há por agora uma dúvida em relação às chumbadas.
Penso que as cumbadas "bico de pato" serão mais polivalentes, tanto para mar calmo como para mar pouco agitado, certo? Ou não?
Tendo eu uma cana Barros de 4,5m tubular e uma Vega Kushiro de 4,2m, qual o peso das chumbadas que aconselham?
Desde já o meu obrigado.
 

Offline Robaleiro

Re: Tipo de chumbada
« Responder #1 em: 15:54 Quarta, 30 de Outubro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas companheiros
Coloquei aqui este tópico porque recomecei a pescar em Junho, após 20 anos de interregno, e a "pesca" agora tem muitas diferenças.
Depois de ler inúmeros tópicos deste forum, há por agora uma dúvida em relação às chumbadas.
Penso que as cumbadas "bico de pato" serão mais polivalentes, tanto para mar calmo como para mar pouco agitado, certo? Ou não?
Tendo eu uma cana Barros de 4,5m tubular e uma Vega Kushiro de 4,2m, qual o peso das chumbadas que aconselham?
Desde já o meu obrigado.

A chumbada bico de pato para mar agitado dificilmente lhe segurará a pesca, o melhor é optar por pirâmide portuguesa ou mesmo pirâmide cortada, ambas com haste. Tem ainda as chumbadas de bola e no caso de não conseguir segurar a pesca com as pirâmides, pode, em último recurso usar uma chumbada de garras, mas sempre com fios > 0.25.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Tipo de chumbada
« Responder #2 em: 15:59 Quarta, 30 de Outubro de 2019 »
Boas . Tens que ver na cana a acção  da cana. Ex. Se a acção for de 80 a 200 grs. Podes por chumbadas entre esses  pesos . Embora eu aconselhe a não ires ao limite da cana que é neste caso de 200 grs. Mas também digo que o surfcasting não é a minha praia já foi em temos, embora uma vez por outra para convívio.  ainda faça.Mas só de vez em quando. No entanto aqui no forum há companheiros nossos  que fazem esse tipo de pesca e melhor do que eu eles te elucidarão . E relação ás chumbadas o Robaleiro já te esclareceu. Um abraço
« Última modificação: 16:01 Quarta, 30 de Outubro de 2019 por antoniopereira »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Tipo de chumbada
« Responder #3 em: 16:05 Quarta, 30 de Outubro de 2019 »
A Barros não conheço, a kushiro creio que vás confortavelmente às 150/160grs, mais que isso não vejo necessidade. Bomba brasileira é boa para mares calmos, voam muito longe. Bico de pato são polivalentes, voam bem e seguram bem mas mar batido ou com vais corrente esquece. Pirâmide e bola são as melhores para segurar a pesca em fundos mistos, uso com mar mais bruto e com corrente. As bola perdem muita distância de lançamento. Para fundos de areia, aí sim as de garra são as melhores para segurar a pesca.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Tipo de chumbada
« Responder #4 em: 16:07 Quarta, 30 de Outubro de 2019 »
As chumbadas bico de pato são as que eu mais uso ao longo do ano inteiro... No inverno é normal optar por piramide com com haste.
Os pesos que eu uso em ambas vão das 130 às 150g, consoante o mar e a forma como o peixe está a comer.
 

Online ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1155 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Tipo de chumbada
« Responder #5 em: 16:36 Quarta, 30 de Outubro de 2019 »

 Sem conhecer o cw das canas que usas acho que os pesos a usar andarão entre os 130 e os 150 g a maioria das vezes, agora os modelos das chumbadas já vai de cada um, geralmente (eu) uso bicos de pato de 135 e 150 depois pirâmides tradicionais de 130 e 150, dentro disto o mar é que vai determinar o que vou usar na hora.

 Há mais alguns modelos de chumbadas que podem ser usadas em determinadas situações, esferas/bola, torpedos, pirâmides rasgadas, bala e as de garras etc..., já experimentei muitas mas depois as que são mais eficientes (para mim) são as bico de pato e as pirâmides, são eficientes numa vasta gama de circunstâncias de mar.

 Todas as chumbadas devem ser de haste no surfcasting, minha opinião ok.

 Claro que há muito mais a falar em relação às chumbadas até a sua eficácia relacionada com a cana que usamos, tubular ou híbrida, a fixação das pescas é diferente de uma para outra mas sem entrar muito em pormenores (o cw da cana determina até onde podemos carregar no peso ao lançar, cana ligeira ou mais potente etc...) é basicamente o que posso opinar.

 Força  :fixe:

 

   
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline DCunha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
    • Odivelas
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Domingo, 28 de Julho de 2019
Re: Tipo de chumbada
« Responder #6 em: 17:52 Quarta, 30 de Outubro de 2019 »
Obrigado companheiros.
A cana Barros é a SURFCASTING JET CAST SF71-450.
Com esta tenho usado chumbadas de 150/160g. Com a Vega só usei até 140g.
Vou experimentando os dois tipos de chumbadas - pirâmide e bico de pato.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Tipo de chumbada
« Responder #7 em: 18:05 Quarta, 30 de Outubro de 2019 »
Partilho da mesma opinião que a restante malta, se o mar me deixar pescar com bicos de pato ou gotas por exemplo é com essas que pesco, se não opto por pirâmides com ângulos mais fechados, tenho algumas pirâmides que mais parecem setas de terem o topo com um ângulo tão grande e em 140gr se calharam seguram tão bem ou tão mal que algumas pirâmides de 125gr. Depois tenho também 2 ou 3 pirâmides "invertidas" mas também não lhes acho especial graça comprei só naquela de experimentar
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Tipo de chumbada
« Responder #8 em: 00:44 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
Boa noite como já foi referido chumbadas sempre de haste.
Eu utilizo bico pato pirâmide e também gosto muito de usar bala.
Como tenho aqui a lagoa tenho uma ou duas de 110 mas para o mar tenho de 140 150 e 160.
Eu gosto de usar de haste com destorcedor incorporado.
Tenho utilizado chumbadas termo plastificadas apenas por ser as que arranjo a bom preço
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Tipo de chumbada
« Responder #9 em: 09:36 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
Já agora, qual a principal vantagem das bico de pato em relação ás pirâmides?
Obrigado
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Tipo de chumbada
« Responder #10 em: 09:52 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
Lançam bastante melhor, têm uma melhor aerodinâmica e depois tudo o que advém disso, a recuperar não custa tanto e se arear mais facilmente se desenterra. Não aguentam é muito mar 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Tipo de chumbada
« Responder #11 em: 09:57 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
Obrigado
Vou ver se arranjo uma ou duas para teste.
Peso indicado?
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Tipo de chumbada
« Responder #12 em: 10:37 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
O peso indicado varia das canas e do mar.
Eu no oeste em mar de verão uso sempre entre 140 a 160 agora de inverno ainda não fuias não será fácil segurar a pesca com essas pesagens, digo eu.
Depende do mar onde fores pescar e vê antes se o mar vai estar muito mexido porque se estiver com vagas muito altas secalbar não é bom
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Tipo de chumbada
« Responder #13 em: 11:16 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
Em mares pequenos uso bicos de pato de 130gr ou 140gr no máximo, se não aguentar a pesca prefiro por uma pirâmide de 125 ou 130gr.

Se o mar estiver realmente parado ou eu achar que o peixe está muito desconfiado tenho uma ou duas chumbadas deste género com vareta, mas raramente uso, é um tipo de chumbada que ao mínimo movimento levanta logo, lançam bastante bem, mas para as zonas que pesco muito raramente dão para pescar, só mesmo de verão naqueles dias de mar piscina.

 

 

* Tópicos Recentes

Boa noite. Opinião sobre linha. por ffgsoares [Hoje às 18:47]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]