collapse

Autor Tópico: Linha Cónica  (Lida 21087 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Linha Cónica
« Responder #15 em: 13:06 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também serve para aguentar a montagem no lançamento... Tenho isso na ideia. Ao lançar direto com com fios fininhos ou até mesmo até 0.25 sem chicote, no lançamento poderá partir... Ou estou errado?

Lançar com 0.25 parte logo, mesmo um 0.35 parte facilmente mesmo que não seja ao primeiro lançamento parte ao segundo
Como é evidente, ninguem usa linhas finas sem chicote e mesmo o 0,35mm é muito pouco para pescar direto.
Nelson Peres
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Linha Cónica
« Responder #16 em: 13:20 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Acho que trás 210 m mais ou menos da linha fina e depois nos 10 m engrossa muito.
Mas a linha é toda a mesna.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por norma as bobines de chicotes trazem 5 ou 10 unid. que começam por exemplo em 0.20 para 0.50 ou 0.22 para 0.57 por exemplo, são separadas por pequenos autocolantes e têm por norma 15m, unes a ponta que sai da bobine à linha do carreto e enrolas e acaba na medida mais grossa depois tem o autocolante de novo onde começa um novo chicote

assim não entendi?  :(
é linha única ou trás várias partes? ou depende de marca para marca?
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline manuel

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 269
  • Agradecido: 26 vezes
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: Linha Cónica
« Responder #17 em: 13:37 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
Eu só uso linhas com chicotes cónicos. Linhas cónicas duram menos. Já tive e não gostei, é para mim trazem poucos metros. Prefiro meter mais.
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Linha Cónica
« Responder #18 em: 13:37 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Acho que trás 210 m mais ou menos da linha fina e depois nos 10 m engrossa muito.
Mas a linha é toda a mesna.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por norma as bobines de chicotes trazem 5 ou 10 unid. que começam por exemplo em 0.20 para 0.50 ou 0.22 para 0.57 por exemplo, são separadas por pequenos autocolantes e têm por norma 15m, unes a ponta que sai da bobine à linha do carreto e enrolas e acaba na medida mais grossa depois tem o autocolante de novo onde começa um novo chicote

assim não entendi?  :(
é linha única ou trás várias partes? ou depende de marca para marca?

Se for a da imagem é única diz que são 220m por isso é como te disse
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Linha Cónica
« Responder #19 em: 18:50 Quinta, 31 de Outubro de 2019 »

 Parece que a malta está a misturar um bocado as coisas, há linhas finas que vêm logo com o chicote na sua construção, cada bobine tem em regra 220 metros.

 Depois há os chicotes, bobines com 5 ou 10 chicotes que começam fino dentro da medida que precisamos e terminam em 0.50 ou 0.57, todos os chicotes estão separados entre si por um autocolante, atamos à linha do carreto a ponta fina enrolamos (são 15 metros) terminando na medida grossa que serve para suportar o nosso lançamento.

 Exemplo; tenho o carreto com linha de 0.20, ato a ponta do chicote de 0.20 e enrolo o chicote, na ponta grossa é onde irei colocar os assessórios para pescar e pendurar a chumbada.

 Na linha que o companheiro fala, são bobines de linha que têm tudo incorporado, a linha é fina (exemplo; 0.20 ) e no seu final faz o chicote, ou seja, engrossa para os 0.50 ou 0.57, o funcionamento é o mesmo, a função é a mesma, suportar o lançamento,  essa bobine está pronta a pescar, quando parte ou atas um chicote dos convencionais (os que falei atrás) ou bobinas o carreto de novo com outra bobine.

 Cada uma das formas é eficaz à sua maneira e, cada um usa o que mais lhe convêm o que se coloca aqui é o facto de, ter nó do chicote ou não ter, há vantagem em não ter se houver lixo/limo, ele não empanca a linha é una, quando não há lixo/limo tanto faz duma forma como de outra.

 Quem pode e ou necessita usa a linha inteira "chamemos-lhe assim" .

 Quem quer gastar menos usa linhas finas na mesma e ata o seu chicote, quem quer pescar com 250/300 metros de linha no carreto tem de atar o chicote, quem quer usar determinada marca de linha ou comprar bobines de 1000/2000/3000/5000 metros, terá de comprar chicotes e terá de fazer o nó de ligação :join:

  :fixe:

 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FilipePC, JoaoSantos, Carlossjd Montijo

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Linha Cónica
« Responder #20 em: 00:35 Sexta, 01 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Parece que a malta está a misturar um bocado as coisas, há linhas finas que vêm logo com o chicote na sua construção, cada bobine tem em regra 220 metros.

 Depois há os chicotes, bobines com 5 ou 10 chicotes que começam fino dentro da medida que precisamos e terminam em 0.50 ou 0.57, todos os chicotes estão separados entre si por um autocolante, atamos à linha do carreto a ponta fina enrolamos (são 15 metros) terminando na medida grossa que serve para suportar o nosso lançamento.

 Exemplo; tenho o carreto com linha de 0.20, ato a ponta do chicote de 0.20 e enrolo o chicote, na ponta grossa é onde irei colocar os assessórios para pescar e pendurar a chumbada.

 Na linha que o companheiro fala, são bobines de linha que têm tudo incorporado, a linha é fina (exemplo; 0.20 ) e no seu final faz o chicote, ou seja, engrossa para os 0.50 ou 0.57, o funcionamento é o mesmo, a função é a mesma, suportar o lançamento,  essa bobine está pronta a pescar, quando parte ou atas um chicote dos convencionais (os que falei atrás) ou bobinas o carreto de novo com outra bobine.

 Cada uma das formas é eficaz à sua maneira e, cada um usa o que mais lhe convêm o que se coloca aqui é o facto de, ter nó do chicote ou não ter, há vantagem em não ter se houver lixo/limo, ele não empanca a linha é una, quando não há lixo/limo tanto faz duma forma como de outra.

 Quem pode e ou necessita usa a linha inteira "chamemos-lhe assim" .

 Quem quer gastar menos usa linhas finas na mesma e ata o seu chicote, quem quer pescar com 250/300 metros de linha no carreto tem de atar o chicote, quem quer usar determinada marca de linha ou comprar bobines de 1000/2000/3000/5000 metros, terá de comprar chicotes e terá de fazer o nó de ligação :join:

  :fixe:

 

E o rapaz pôs uma imagem de uma bobine de 220m que ganha diâmetro...acho w n estou errado mas.
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Linha Cónica
« Responder #21 em: 09:31 Sexta, 01 de Novembro de 2019 »
da minha parte calma, eu não estava a entender pk não sabia k havia os 2 tipos agora que já percebi, obrigado pelas 2 respostas iniciais  ;D
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Linha Cónica
« Responder #22 em: 15:29 Domingo, 03 de Novembro de 2019 »

 É bom que a malta fale nestas (e noutras) coisas pois vai servir para tirar dúvidas e para que outros companheiros possam também ler e ficar a saber os vários pormenores das funções de cada material que temos à nossa disposição nas lojas, depois, claro, cada um usa o que mais gosta e se adapta, quer à carteira, quer à sua forma de pescar  :join:

 Da discussão dos vários pontos de vista nascem as ideias que nos servem.

  :fixe:
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Linha Cónica
« Responder #23 em: 18:01 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
para  alem de se usar um chicote, ainda tem de se usar outra linha para o anzol, certo? que medidas posso colocar?
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Linha Cónica
« Responder #24 em: 15:02 Sexta, 03 de Janeiro de 2020 »

 A linha a que te referes penso que é o estralho, é nele que atas o anzol, esse em regra geral uso sempre em fluorocarbono e as medidas (espessuras) é conforme a época, e, cada situação em si, mas uso sempre dentro do 0.28 e o 0.38/0.40.

 No verão usa-se sempre medidas mais baixas (tipo 0.25, 0.30) no inverno mais fortes (tipo 0.30/0.40).

 Bom Ano  :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

Offline Serafim saudade

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 56
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pexe pexe pexe....
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Segunda, 07 de Dezembro de 2020
Re: Linha Cónica
« Responder #25 em: 22:53 Domingo, 03 de Janeiro de 2021 »
Boas,

Convém perceber o porquê dessas varações.

Tem a ver com o estado do mar mais agitado (fio mais grosso e mais curto) ou menos agitado (fio mais fino e mais longo) e também com o período do dia (dia necessita ser mais discreto) ou noite (menos discreto) e da actividade do peixe (come mais facilmente ou menos). O tipo de isco também pode influenciar mas menos.

O objecto do estralho sendo ligar o isco à linha madre da maneira mais discreta e eficaz possível.   
Cumprimentos,

Pexe pexe pexe....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Linha Cónica
« Responder #26 em: 23:14 Quinta, 07 de Janeiro de 2021 »
Epá chicotes , andei a gastar os da pescatienda durante muito tempo e nada a apontar. Agora tenho gasto shimano speedmaster que arranjei a 12 paus e também gosto... são é mais caros mas nota-se outro "toque" especialmente na parte mais fina onde se liga à linha do carreto.
 

Offline Peter Pan

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Mafra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:05 Domingo, 02 de Agosto de 2020
Re: Linha Cónica
« Responder #27 em: 21:15 Terça, 15 de Junho de 2021 »
Eu uso da Daiwa tapered shock leader e gosto bastante. Normalmente corto 1 metro ou 2 no final, pois acho que 0.50 é muito grosso.
 

Offline matgaiato

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
  • Agradecido: 5 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:54 Terça, 11 de Abril de 2023
Re: Linha Cónica
« Responder #28 em: 21:57 Quarta, 17 de Janeiro de 2024 »
eu pesco com uma da Cinetic esta ainda nao esperimentei
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]