collapse

Autor Tópico: Jig Barros Funk - que assists usar ?  (Lida 1584 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Jig Barros Funk - que assists usar ?
« em: 20:56 Sábado, 12 de Outubro de 2019 »
Malta para esta zagaia nas suas versões de 40 60 e 80, pergunto para quem as usa ou usou quais os assists que lhes monta e em que tamanhos.

Eu tou numa de fazer os assists em vez de comprar, dá me ideia que se faz bem e sempre se poupam umas massas para outros acessórios.

 

Offline Ernesto Lima

Re: Jig Barros Funk - que assists usar ?
« Responder #1 em: 19:51 Domingo, 13 de Outubro de 2019 »
Boa noite Pedroko

Para esse jig, em particular, não sei, pois nunca o usei. Da Barros, tenho usado com bons resultados os Giddy e os Dizzy.

Para outros jigs desses tamanhos, tenho usado os anzóis que a seguir mostro em imagem:

  [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Os Captiva em tamanho 3/0 para as amostras mais pequenas (40 e 60), ou 4/0, para as de 80.

Os Hayabusa, em tamanho 2/0, para as mais pequenas (40 e 60) e, em tamanho 3/0 para as maiores (80), principalmente se forem para o sub comprido.

Se montar só um assist, costumo usar tamanhos maiores. Se montar mais que um, como par, ou em cima e em baixo, costumo diminuir o tamanho dos anzóis. Mas uso-os para a maioria dos jigs, independentemente do tipo de jig, variando unicamente em tamanhos e comprimentos dos fios dos Assists. Isto é, jigs mais compridos (ou mais pesados com maior volume) anzóis maiores e fios mais compridos, e vice versa, para jigs mais curtos e/ou menos volumosos.

Atendendo ao jig que refere, depreendo que está a falar de slow pitch jigging. Espero ter correspondido.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 19:55 Domingo, 13 de Outubro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Jig Barros Funk - que assists usar ?
« Responder #2 em: 21:45 Quarta, 16 de Outubro de 2019 »
Olá boa noite.

Obrigado pelo feedback Sr Ernesto, correspondeu e de que maneira. Estou agora a dar os primeiros passos nesta pesca e já ando com o bichinho.

Vou apostar na sua dica e experimentar esses anzóis. Já agora pergunto também, para ligar o assist ao jig, usa que tipo de linha? Será um nylon suficiente ?

 

Offline Ernesto Lima

Re: Jig Barros Funk - que assists usar ?
« Responder #3 em: 12:40 Quinta, 17 de Outubro de 2019 »
Boa tarde Pedroko.

Relativamente aos anzóis, para além destes, também utilizo outros, alguns de argola tipo Chinu Ring. O problema maior na escolha dos anzóis, é que, segundo quem sabe muito mais que eu..., para cada espécie, profundidade, tipo de amostras, condições do dia..., existem materiais e montagens específicas. Neste caso, ainda não o posso ajudar, pois estou a aprender e ainda não cheguei lá.
Tem ainda os VMC para Slow Jigging, já montados, mas tive alguns que partiram e outros soltaram-se. Os da Barros, aguentam-se, os da Vega, não sei, pois ainda não experimentei.
Para todos os efeitos, melhor ou pior, comecei a montar os meus, e é certo que capturam, assim como, até agora, nenhum rebentou, ou se soltou, mesmo quando as zagaias arrocharam lá no fundo.

Mas vamos por partes...

Fio..., uso o da Asari que tem fluorocarbono no interior, em duas resistências: 120 e 180lbs. O mais grosso, para zagais mais compridas e pesadas, e, o mais fino, para zagaias mais curtas e leves, dobrados para anzol único; ou com um anzol em cada ponta, quando quero aplicar um par, em cima, e outro, em baixo.

O Fio é este, nas duas medidas:

Em 120 e 180 Lbs:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Em termos de nó de empate, costumo dobrar o fio, fazer um nó, unindo as pontas e queimando o excedente. Depois aplico na haste do anzol e faço um empate normal com restos de multifilares finos que para lá tenha. Este empate trava na paleta do anzol e no nó do fio grosso.
Depois de ajustado e apertado, aplico cola rápida, ficando com este aspecto:

Amostra de 60g, montada:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Pormenor dos nós e ligações:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Não são bem os nós dos puristas, mas têm resultado.
Outra coisa que tenho notado é que com fio mais rijo, consigo soltar amostras que se prendem ao fundo, com mais facilidade, penso que por se manterem mais esticados e tesos, permitindo que se afastem da prisão quando se folga a linha.

Caso queira ver outros fios, outros nós (também para anzóis de argola) e outras montagens, pode procurar na net, usando a frase: "slow pitch jigging knots". Tem muito por onde escolher.

Penso que é isto que pretende, ou perto.

Abraço

Ernesto



« Última modificação: 12:42 Quinta, 17 de Outubro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: antoniopereira, Sansoni7

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Jig Barros Funk - que assists usar ?
« Responder #4 em: 14:13 Quinta, 17 de Outubro de 2019 »
Boa tarde. Ó Pedroko. Tenho curiosidade numa coisa. Como é que esse tipo apareceu  atrás de ti? ;D ;D ;D ;D ;D
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Jig Barros Funk - que assists usar ?
« Responder #5 em: 14:14 Sexta, 18 de Outubro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde. Ó Pedroko. Tenho curiosidade numa coisa. Como é que esse tipo apareceu  atrás de ti? ;D ;D ;D ;D ;D

Hehhe efeitos especiais! A foto desse sargo foi tão badalada no grupo da pesca que teve direito a edição fotográfica.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em termos de nó de empate, costumo dobrar o fio, fazer um nó, unindo as pontas e queimando o excedente. Depois aplico na haste do anzol e faço um empate normal com restos de multifilares finos que para lá tenha. Este empate trava na paleta do anzol e no nó do fio grosso.
Depois de ajustado e apertado, aplico cola rápida, ficando com este aspecto:

Entendi a jogada, só não consigo apanhar é que nó usou na ligação à argola que liga ao jig. Já agora para as argolas, sei que existem uns alicates próprios para as manusear, há alguma alternativa convencional numa drogaria ou num aki?

Tou meio vidrado nesta pesca, ainda agora comecei e fiquei agarrado. A nível de material já vi que é complicado escolher... também há tanta coisa que o mais fácil é comprar o conjunto errado.

Já aqui li alguma coisa mas pronto tantas duvidas que ficam que se calhar vou ter que as expressar noutro tópico que não este, afinal aqui tratamos dos anzois  ^-^
 

Offline Ernesto Lima

Re: Jig Barros Funk - que assists usar ?
« Responder #6 em: 15:35 Sexta, 18 de Outubro de 2019 »
Boa tarde Pedroko.

Com um fio dobrado com um anzol único, ou com o mesmo fio dobrado, com um anzol em cada ponta, veja este nó, que é mostrado ao minuto 4.00 do seguinte video: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre.

Sobre material penso ser melhor falar em outro tópico, até porque tem pessoal que conhece mais material que eu.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Jig Barros Funk - que assists usar ?
« Responder #7 em: 20:47 Sábado, 19 de Outubro de 2019 »
Olá Sr. Ernesto.

Obrigado foi super elucidativo. Entretanto hoje já fiz uns assists que tenciono experimentar amanhã, depois logo conto como foi hehe.

Vamos lá ver como corre a coisa  :))