collapse

Autor Tópico: Jagaias em embarcada ao pica-pica  (Lida 1890 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline eau13356

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 42 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:21 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Jagaias em embarcada ao pica-pica
« em: 14:05 Sexta, 11 de Outubro de 2019 »
Boa tarde,

Tipicamente vou em embarcadas em peniche e a pesca mais comum é o pica-pica. Sempre que consigo ficar na popa aproveito e pesco à chumbadinha. Contudo, recentemente tenho pescado de costa com zagaias (20-40gr) e fiquei fã deste tipo de pesca.

A minha dúvida é a seguinte: Será que posso levar zagaias de 150 ou 200gr e pescar ao lado da malta que está ao pica-pica sem me embrulhar com os colegas? Será que há vantagem nisso, uma vez que os predadores estarão mais atrás na aguagem?

Obrigado
Sérgio
 

Offline Ernesto Lima

Re: Jagaias em embarcada ao pica-pica
« Responder #1 em: 15:58 Segunda, 14 de Outubro de 2019 »
Boa tarde Sérgio.

Se estiver a pescar num dos lados do barco, entre vários pescadores, as hipóteses de lhes apanhar as pescas, com as consequências inerentes de mau relacionamento a bordo, aumentam significativamente.

Caso esteja na proa, ou na popa, e a aguagem, em determinado momento corra nesses rumos, não vejo razão para que não tente, quer com jigs, quer com vinis. Pode de facto ir buscar o tal exemplar que vem na linha de engodo. Não é muito usual acontecer, mas também é verdade que é pouco tentado.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: eau13356

Offline pantao

Re: Jagaias em embarcada ao pica-pica
« Responder #2 em: 09:31 Terça, 15 de Outubro de 2019 »
Podes usar jigs com mais peso ainda, mas devido á sua queda errática existe sempre grande probabilidade de apanhar linhas vizinhas, e como o Ernesto disse a probabilidade de fazeres grandes amigos é grande!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Jagaias em embarcada ao pica-pica
« Responder #3 em: 10:23 Terça, 15 de Outubro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Podes usar jigs com mais peso ainda, mas devido á sua queda errática existe sempre grande probabilidade de apanhar linhas vizinhas, e como o Ernesto disse a probabilidade de fazeres grandes amigos é grande!

 :)
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline eau13356

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 42 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:21 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: Jagaias em embarcada ao pica-pica
« Responder #4 em: 12:03 Terça, 15 de Outubro de 2019 »
Bom dia,

Pois, foi o que eu pensei... Vou ter mesmo de desistir da ideia. Talvez um dia consiga convencer os colegas a irmos só com zagaias e/ou chumbadinha...

Obrigado a ambos pela partilha ;-)

Cumprimentos
Sérgio
 

Offline pantao

Re: Jagaias em embarcada ao pica-pica
« Responder #5 em: 14:11 Terça, 15 de Outubro de 2019 »
Não precisas desistir da ideia, apenas mudar de jigs, técnica e material, posso te garantir que terás resultados.
1 ponto e mais importante entrançado o mais fino possivel, para aguagem não lhe pegar, é fundamental senão não vai funcionar nem vale a pena tentar de outra forma. Só aconcelho 2 linhas, Exxa PE 0.3 tens que mandar vir de fora, se quizeres digo-te como, é o supra sumo dos entrançados. 2 escolha Daiwa morethan PE 0.6 que arranjas por cá e leader no máximo 0.30 de nylon.
Amostras podes usar Lucanos com gramagem 100-200grs, por norma tens que cortar as saias para a aguagem não as levar, deixar cair, e toques mts suaves so a levantar do fundo.
Amostras inchiku, tens que estar no sentido da corrente, deixar cair, deixar espiar e animar, podes tambem usar vinis com cabeçotes pesados e a mesma técnica.
Vais deixar de apanhar sarguitos ;-)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: eau13356

Offline Paulo Montes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 5 vezes
  • A vida, é para ser vivida.
    • Viana do castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 10 de Janeiro de 2018
Re: Jagaias em embarcada ao pica-pica
« Responder #6 em: 10:09 Terça, 03 de Março de 2020 »
Boas Pantão.
Onde arranjas as linhas entrelaçadas que falas.
Estou curioso.
Obrigado e abraço
Paulo
Só vives uma vez, logo disfruta.
 

Offline pantao

Re: Jagaias em embarcada ao pica-pica
« Responder #7 em: 11:35 Terça, 03 de Março de 2020 »
Por cá compro aqui

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quando de um momento para o outro o pica pica deixa de dar, é altura de mandar ferro para baixo, por norma entrou um predador maior.
 

Offline Moisesman

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:45 Segunda, 18 de Setembro de 2017
Re: Jagaias em embarcada ao pica-pica
« Responder #8 em: 07:57 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não precisas desistir da ideia, apenas mudar de jigs, técnica e material, posso te garantir que terás resultados.
1 ponto e mais importante entrançado o mais fino possivel, para aguagem não lhe pegar, é fundamental senão não vai funcionar nem vale a pena tentar de outra forma. Só aconcelho 2 linhas, Exxa PE 0.3 tens que mandar vir de fora, se quizeres digo-te como, é o supra sumo dos entrançados. 2 escolha Daiwa morethan PE 0.6 que arranjas por cá e leader no máximo 0.30 de nylon.
Amostras podes usar Lucanos com gramagem 100-200grs, por norma tens que cortar as saias para a aguagem não as levar, deixar cair, e toques mts suaves so a levantar do fundo.
Amostras inchiku, tens que estar no sentido da corrente, deixar cair, deixar espiar e animar, podes tambem usar vinis com cabeçotes pesados e a mesma técnica.
Vais deixar de apanhar sarguitos ;-)


Olá a todos, fiquei interessado neste tópico porque me identifico com ele. Tenho pouca experiência de pesca mas já me tinha lembrado de experimentar algo do genero, mais concretamente com amostras Tenya entre as 30 e 50gr e iscando um camarão inteiro. Gostava de saber que tipo de de amostras são essas Lucanos e se usando essas gramagens 100-200 se se consegue pescar bem na vertical junto dos restantes pescadores aos diversos sem embrulhar, ainda que provavelmente procurando afastar um pouco mais a amostra do barco. Com a Tenya, mais leve, obviamente corre-se o risco de embrulhar, estando em a pensar usá-la por exemplo como na chumbadinha, aproveitando a aguagem ou uma zona do barco não ocupada )

Grato pelas vossas partilhas

Cumprimentos
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]