collapse

Autor Tópico: Dúvidas no spinning  (Lida 901 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Dúvidas no spinning
« em: 13:59 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Ando com ideias de finalmente matar a curiosidade em relação ao spinning, e após muito procurar aqui no fórum já tenho algumas ideias em relação ao material. Como isto ainda é apenas para sondar se é modalidade que me adapte ou queira efectivamente fazer, vou começar com uma cana de 3m que um amigo me vai emprestar dado que não a usa, e o carreto vai ser um daiwa ninja 4000 que usava para a bóia. Vou adquirir alguns vinis e cabeçotes para iniciar. Será mais em praia, zona de Sintra e eventualmente Cascais.
As grandes dúvidas que ainda me assolam são:

Vestuário: poderei praticar á vontade com waders, dado que a minha pesca é surfcasting, ou é imperativo fato de neoprene?
Amostras rígidas: as que tenho visto, e a grande maioria no AliExpress, são de 15 e 20grs. Isto aguenta mares grandes como é típico aqui da zona?
Fio: estou a pensar num 0.18 4x, como os fundos aqui têm algumas pedras sempre aguenta mais roçar.
Pesqueiros: vale a pena fazer a partir do areal ou devo ir para cima das pedras? Honestamente preocupa-me a questão da segurança, daí que eu não faça bóia de inverno
O carreto sei que é fraquinho, mas sendo para experimentar a modalidade e ver se me adapto terá de chegar.

Agradeço a ajuda possível, que se não reunir as condições não vale a pena fazer investimentos
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dúvidas no spinning
« Responder #1 em: 16:11 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Peço desculpa que só agora reparei que fiz o tópico na secção errada. Peço a um moderador quê o mova para a secção correcta sff. Obrigado

P.S. em relação ao fio, 150m são suficientes ou é melhor ter 300m?
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Dúvidas no spinning
« Responder #2 em: 16:28 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Peço desculpa que só agora reparei que fiz o tópico na secção errada. Peço a um moderador quê o mova para a secção correcta sff. Obrigado

P.S. em relação ao fio, 150m são suficientes ou é melhor ter 300m?

Mas está no sitio correto !! ???
Nelson Peres
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dúvidas no spinning
« Responder #3 em: 16:53 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Peço desculpa que só agora reparei que fiz o tópico na secção errada. Peço a um moderador quê o mova para a secção correcta sff. Obrigado

P.S. em relação ao fio, 150m são suficientes ou é melhor ter 300m?

Mas está no sitio correto !! ???

Tou pior 😅 acredita que tinha visto isto como se tivesse postado na secção de relatos 🙁
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dúvidas no spinning
« Responder #4 em: 19:04 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vestuário: poderei praticar á vontade com waders, dado que a minha pesca é surfcasting, ou é imperativo fato de neoprene?
Waders para pesca em praia é mais que suficiente para começãr pois não aconselho entrar na agua sem muita experiencia e muito menos fora das épocas de Primavera ou Verão. Outono e Inverno, na minha opinião, é mais para pescar a seco da areia, assim Waders é mais que suficiente.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amostras rígidas: as que tenho visto, e a grande maioria no AliExpress, são de 15 e 20grs. Isto aguenta mares grandes como é típico aqui da zona?
Não te aconselho Aliexpress....sinceramente mais vale a pena gastares uns 10 euros em poucas amostras Savage ou Fiish BM do que teres muitas que não valem nada. Boas amostras aumentam significativamente a probabilidade de apanhar peixe. Recomendo-te começar com vinis com montagem em anzol texas se pescas em fundos mistos, senão é só perder as amostras nos primeiros tempos. Mais uma vez, Savage sandell com montagem texas ou Fiish Black Minow 15-25g, poucas mas boas.


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fio: estou a pensar num 0.18 4x, como os fundos aqui têm algumas pedras sempre aguenta mais roçar.
Tá bom para começar, alternativamente podes tentar um 0.16 8x 150 metros, com cama de mono 30/35mm e com um estralho 0.40 floorcarbono (50 cm é suficiente).

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pesqueiros: vale a pena fazer a partir do areal ou devo ir para cima das pedras? Honestamente preocupa-me a questão da segurança, daí que eu não faça bóia de inverno
Sem duvida areal, leva o teu tempo para ganhar a confiança e experiencia antes de ires para a pedra. No inicio, tentar segurar a cana, dar a manivela no carreto, manter a linha em tensão, não deixar a amostra prender na rocha, olhar o mar, isto tudo combinado com a falta de experiencia é meio caminho andado para uma queda na rocha com o melhor resultado ser SÓ umas waders rasgadas.....a evitar eu diria.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O carreto sei que é fraquinho, mas sendo para experimentar a modalidade e ver se me adapto terá de chegar.
O carreto é muito fraquinho...e pesadote (390)....e "tosco" a recolher...eu sei pois tenho um desses que usava também para boia.....mas, dá para experimentar (para amostras até 25/30g) antes de começar a gastar dinheiro em equipamento que depois pode ficar encostado a um canto ou no olx para venda durante meses porque não se gosta desse tipo de pesca.

Pesca de madrugada ao amanhecer (nesta época entre as 6-9h) ou ao anoitecer (18-21h).

Ultima coisa.....para começar e com esse equipamento e amostras, mares até ~1.5 metros com periodo maximo até de 11/12. Esta semana, Domingo Segunda e Terca..a partir de Quarta já é para ficar em casa (periodos acima dos 17-20 resultado do Lorenzo) !

Não saias de casa sem dar uma olhada no windguru!
« Última modificação: 19:08 Sábado, 28 de Setembro de 2019 por PMiranda »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Caseiro, Ricardo Nunes

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: Dúvidas no spinning
« Responder #5 em: 19:14 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
O PMiranda disse tudo...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dúvidas no spinning
« Responder #6 em: 20:37 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Muito obrigado PMiranda, já fico bastante mais elucidado sobre questões muito importantes, principalmente ao nível da segurança 😃 isto vai começar devagarinho, e depois se me adaptar ou o bicho cá ficar aí penso em investir num carreto de jeito e mais apropriado. O natal tb está aí á porta quem sabe... Essa dica acerca do mar para mim é preciosa, pois assim já tenho uma base para me guiar se devo ou não ir. Com a vinda do Lorenzo já me está a estragar o fds de estreia, mas pronto. Os períodos indicados são fáceis de fazer aos fds que é quando folgo, e assim tb me permite não ter muita guerra com a mulher 😁
Mais uma vez obrigado companheiro 🙏

Acerca de rígidas, pensei em ter pelo menos 1 para o anoitecer e o amanhecer. Que opiniões tens das westlab e em que cores?
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dúvidas no spinning
« Responder #7 em: 10:46 Domingo, 29 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acerca de rígidas, pensei em ter pelo menos 1 para o anoitecer e o amanhecer. Que opiniões tens das westlab e em que cores?
Westlab não são más...uso bastante BAKUBA 140 (14cm) ou a TRIBO (17.5 cm).

Confesso que não ligo muito ás cores e considero o perfil-tamanho da amostra muito mais importante.....mas no entando confesso ter preferencia pelas cores amarela-dourada com barriga laranja  ou entao toda branca ou prateada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dúvidas no spinning
« Responder #8 em: 13:53 Domingo, 29 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acerca de rígidas, pensei em ter pelo menos 1 para o anoitecer e o amanhecer. Que opiniões tens das westlab e em que cores?
Westlab não são más...uso bastante BAKUBA 140 (14cm) ou a TRIBO (17.5 cm).

Confesso que não ligo muito ás cores e considero o perfil-tamanho da amostra muito mais importante.....mas no entando confesso ter preferencia pelas cores amarela-dourada com barriga laranja  ou entao toda branca ou prateada.

Ontem trouxe uma macua 165 dorso amarelo, lateral branca e barriga laranja. Para rígidas as westlab não são caras, daí perguntar a tua opinião. Mais umas boas referências para me aplicar. Obrigado
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lunatic.mind

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dúvidas no spinning
« Responder #9 em: 15:21 Domingo, 29 de Setembro de 2019 »
Na zona do guincho até à ericeira são as silent assasin que tem dado cartas ultimamente.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]