collapse

Autor Tópico: Dourada e ligueirão  (Lida 1794 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline americo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:47 Quinta, 26 de Setembro de 2019
Dourada e ligueirão
« em: 13:28 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Boa tarde!!!uma dúvida....pesco aqui a sul em portimão,e uso sempre o ligueirão todo o ano para a dourada...pois há sempre algumas que ficam por cá.....mas a questão é????mas porque é que elas só pegam no ligueião até ao verão???ok ok até pode ser problema meu,mas em geral faço sempre tudo igual,e depois do verão é sempre complicado as apanhar....ok pode ter condicionantes,eu só pesco de dia,pesco ao fundo,e como aqui é areia e foz,também é surfcasting.......ah e tambem com casulo,mas apanho menos daí pescar mais com ligueião....mas pode haver essas épocas em que comem mais uns iscos do que outos???muito obrigado..
Américo Reis
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #1 em: 13:46 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Eu sei que a dourada mais mês menos mês deixa de aparecer o fracasso não será mais daí?
O lingueirao é um isco que elas gostam muito tal como qualquer isco de casca pelo que não me parece que seja disso.
Mas pode ser que alguém mais entendido explique algo não saibamos
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #2 em: 13:46 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Não sei como é por aí, mas as douradas encostam quando as águas estão mais quentes e mais paradas, ou seja de verão, não é o facto de elas não pegarem no inverno, simplesmente no inverno não andam junto  à nossa costa, pelo menos aqui mais para cima ai não sei se o comportamento é idêntico
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1037
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #3 em: 14:17 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Amigo Americo

Não pesco na tua zona , pelo que o que vou dizer carece de confirmação local.

Na costa Oeste as Douradas aparecem , grosso modo entre Abril e Outubro , pelo que é neste período que se fazem as melhores capturas , sendo o período quente entre Maio a Setembro.

O lingueirão é um óptimo isco , tal como caranguejo, anelídeos , mexilhão entre outros , mas os resultados de verão serão sempre superiores a outras alturas do ano.

É certo que nada impede uma captura de uma Dourada em Dezembro ou Janeiro , mas será sempre uma captura rara e por norma um peixe magro e desgarrado , apanhado fora de época.

O que te relato é o que acontece na generalidade da costa Oeste a norte de Lisboa, pelo que a sua aplicação a terras algarvias poderá não ser linear.

Acho que o amigo Nelson Peres , grande matador de Douradas a sul te pode dar umas dicas e ajudar......
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline americo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:47 Quinta, 26 de Setembro de 2019
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #4 em: 14:28 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
pois,tem toda a razão também já pensei o mesmo....se não pegam,é porque podem não andar por cá....e também como tinha dito,elas ficam por cá todo o ano,claro muito mais pequenas e magras sem dúvida.... ;) ;)
Américo Reis
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #5 em: 14:49 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Aqui está una questão à qual já respondi, de acordo com a minha experiência, no tópico Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

As douradas têm hábitos alimentares lineares ao longo do ano... Entre Outubro e Fevereiro elas simplesmente não estão na costa (a menos que as águas estejam estranhamente quentes para a época)... Isto pelo oeste... Não sei como será aí no sul...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #6 em: 15:06 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Assim que puder, logo á noite já dou a minha opinião, pois esse é o meu território e nos últimos dias tirei algumas ^-^ douradas. Vai lendo o que os companheiros já escreveram, faz todo o sentido aqui também com a excepção de que temos cá douradas entre Fevereiro e até meio de Novembro.
Nelson Peres
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #7 em: 23:09 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui está una questão à qual já respondi, de acordo com a minha experiência, no tópico Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

As douradas têm hábitos alimentares lineares ao longo do ano... Entre Outubro e Fevereiro elas simplesmente não estão na costa (a menos que as águas estejam estranhamente quentes para a época)... Isto pelo oeste... Não sei como será aí no sul...

Viva, no link que o António mencionou encontras muito por interiorizar, muita informação util e a aplicar.

Ora bem, eu conheço muito bem esse local, apanhei aí muitas e muitas douradas há alguns anos atrás, agora vou menos vezes porque é um local muito concorrido, principalmente no verão ou nos meses quentes.

A tua primeira questão é, porque elas só pegam no lingueirão até ao verão ?! Não te sei responder a isso em concreto, mas posso te dizer que nos primeiros meses em que as douradas reaparecem nessa zona, apartir de Fevereiro, o lingueirão é um isco muito efectivo, as douradas estão magras e famintas e pegam muito bem nos iscos duros. Umas das coisas que tens que fazer é acrescentar outros iscos á ementa.

Não há dias iguais, mesmo nos meses iniciais em que o lingueirão é mais efectivo vão haver dias em que as douradas só pegam em determinados iscos, a unica forma de saber é com base na tentativa.

De resto, importa adaptares-te e perceber o que o peixe come melhor ou como come. As douradas estão aí, não me choca que não tenhas tido sucesso porque têm acontecido a muitos companheiros que têm pescado por cá. Durante este mês andei a pescar por Alvor, Lagos, Armação de Pera, praias em mar aberto e os anelidios, borracheira e minhoca branca (nós chamamos minhocão) foram os iscos de eleição.

Nos ultimos dias pesquei no rio, tambem aí nesse pesqueiro e levei sempre Salsicha, Lingueirão, Borracheira, minhoca branca. Nos primeiros dias que pesquei o peixe estava ativo, comia bem mas a borracheira fez a diferença. Apartir do primeiro dia de chuva, que foi excelente, entrou mais peixe miudo, douradinhas bebes, e o isco desaparecia rapidamente. O lingueirão desaparecia rapido, a salsicha não lhe tocavam e as minhocas sumiam num apice.

É aqui que tens que perceber o que tens que fazer para combater o que te está a acontecer. Eu gosto de fazer iscadas generosas, mesmo de minhocas. Mas não estava a resultar. Uma das coisas a alterar, é a postura do pescador. Eu digo muito aos meus amigos que uma coisa fundamental é diminuir ao máximo o tempo em que não estamos a pescar. Com isto quero dizer o quê ?! Quero dizer que tens que ter a certeza que tens isco no anzol o maior numero de minutos possivel. Eu tambem costumo dizer que em 1 hora a maioria do pessoal que pesca por aqui, deve ter um tempo util de pesca, ou seja, de isco no anzol uns 20 minutos. O resto do tempo estão á espera não sei do quê, que algum peixe se encoste sem querer ao bico do anzol.

Perceber que pescar em estuário significa pescar onde há muita criação. Mas tambem há peixe grande. De  poucos em poucos minutos eu estou a ver as minhas canas. As vezes o mesmo isco em canas a pescar em zonas diferentes faz diferença, numa temos isco noutra não. Ser pró-ativo !! Apanhei uns dias muito duros, o isco desaparecia... não havia atividade.

Passei a fazer iscadas mais pequenas mas a revisiona-las mais vezes em menos tempo. E as iscadas mais pequenas foram dando melhores resultados. Apanhei 3 douradas, uma pela pele da boca, uma pela pele da parte de fora da boca, e uma pela pele por dentro da boca. Tudo situações em que qualquer erro na luta com estes peixes me valeriam a perda de alguma.

O peixe estar a comer mal fez-me diminuir o tamanho dos estralhos. No estuario uso entre 2,5mt a 3 mts de estralho. Se o peixe não estiver a comer bem reduzo para cerca de 1.20mt. Posso-te dizer que num dos dias em que estava a ver a coisa mal, meti 2 canas a pescar praticamente no mesmo local com a diferença no tamanho do estralho. Uma com borracheira com estralho de 2,5mts, outra com estralho de 1,20mt tambem com borracheira. Apanhei 2 douradas no estralho mais curto.  No mesmo local estava um amigo meu a pescar igual mas com estralhos grandes, mesmo isco.... Em 7 dias de pesca tive companhia 3 vezes de 3 amigos diferentes e eles nunca alteraram nada na forma de pescar, talvez por isso nenhum apanhou nada, não sei, pode ter sido azar !

Mas eu costumo dizer que a sorte dá trabalho. Pode parecer presunçoso mas em todos os dias apanhei douradas, nuns dias mais, noutros menos, mas mesmo nos dias mais complicados em que ninguém fez nada, eu fiz sempre qualquer coisa. Pode ter sido sorte, a sorte faz parte, mas as mudanças e as adaptações foram fazendo a diferença.

O lingueirão nesta altura não me deu nenhum peixe, não foi falta de tentar. A salsicha deu-me 4 ou 5 douradas, a borracheira foi rainha, ao contrário do ano passado que me valeu muito poucas douradas. Isto não quer dizer que nesta altura não se apanhe douradas com caranguejo, com lingueirão ou com outra coisa qualquer... Para fugir ao peixe miudo há que ter iscos duros mas em determinados momentos da maré esses peixinhos desaparecem e tens que perceber esses momentos.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Miguel Reis, antoniopereira, Sansoni7, Ricardo Nunes

Offline americo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:47 Quinta, 26 de Setembro de 2019
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #8 em: 01:00 Sexta, 27 de Setembro de 2019 »
ola boa noite.....ia tens toda a razão pois as coisas em geral mudam todos os dia,até mesmo em horas....ia há sempre que tentar adaptar a situação em que época se pesca,ajustando o isco,e muita coisa em geral....vou testar iscos diferentes,pois agora elas já andam aí mesmo á patrão,a ver se consigo mais alguma antes de fechar a época...... ;) ;) ;)
Américo Reis
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #9 em: 10:12 Sexta, 27 de Setembro de 2019 »
Boas, as poucas que tiro fora da época forte delas é com ligueirão sem casca .. Já na época forte delas tiro mais facil com casca.
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #10 em: 10:31 Sexta, 27 de Setembro de 2019 »
O melhor mesmo é variar, experimentando iscos.

Na minha zona de pesca, e na época delas, até há 2 anos atrás o melhor isco era o caranguejo de casca mole. Era o rei, uma procura enorme e quase sempre esgotado. Agora pegam melhor nos anelídeos vermelhos, ganso, casulo, americana, teagem…
Embora na época delas, se apanhe com outros iscos também, lingueirão, choco..

Fora da época delas ( basicamente inverno ) nem vale a pena apanha-las. Já as apanhei em janeiro e fevereiro e são magras, secas, nada boas para comer, mais vale soltar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #11 em: 13:39 Sexta, 27 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
ola boa noite.....ia tens toda a razão pois as coisas em geral mudam todos os dia,até mesmo em horas....ia há sempre que tentar adaptar a situação em que época se pesca,ajustando o isco,e muita coisa em geral....vou testar iscos diferentes,pois agora elas já andam aí mesmo á patrão,a ver se consigo mais alguma antes de fechar a época...... ;) ;) ;)


Com paciência, persistência e sendo pró-ativo vais conseguir !

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O melhor mesmo é variar, experimentando iscos.

Fora da época delas ( basicamente inverno ) nem vale a pena apanha-las. Já as apanhei em janeiro e fevereiro e são magras, secas, nada boas para comer, mais vale soltar.

Em Fevereiro e Março principalmente elas só tem cabeça mas eu não consigo deixar de fazer esta pesca. É a altura que são mais energicas, batem com mais força, dobram as canas, lutam com mais resistência. Agora que estão gordas as lutas duram menos, morrem mais rápido. As cabeçadas são vigorosas mas é mais o peso gordo do peixe mas lutas lindas, sem duvida.
Nelson Peres
 

Offline americo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:47 Quinta, 26 de Setembro de 2019
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #12 em: 10:45 Domingo, 29 de Setembro de 2019 »
Nelson Peres como tu és daqui queria te perguntar umas coisas...
durante o inverno pode se fazer surfcasting na praia da rocha???ali a uns 100mt do molhe por ex???
e 2ªqual o melhor isco para tal,sendo de inverno,e claro que peixe se pode apanhar ali???
E se tiver o mar muito batido?? 2,3mt??
a ideia era,gostava de fazer a pesca de praia,mas claro com a hipótese de apanhar alguma coisa...não quero estar a pescar,e parecer que estou a lançar para dentro de uma horta!!!!que nem o isco comem durante horas a fio....ok um abraço e bons lances :)
Américo Reis
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #13 em: 16:09 Domingo, 29 de Setembro de 2019 »
O que tu queres é o que todos nós queremos, chegar aos locais e apanhar peixe com fartura ;D. Mas isso não funciona assim :).

Respondendo ás tuas perguntas:

-Sim, podes pescar no inverno em toda a extensão da praia. O melhor isco não te sei dizer porque não sei ao que vais, se tens peixes alvo definidos. Qualquer tipo de minhoca é sempre um isco bom, mas se queres ir pescar com o mar um pouco mais batido podes usar choco, lula, sardinha, por exemplo...

Se és daqui, aproveita que a agua ainda está boa e no fim de semana vais á praia dar uns mergulhos e vês os melhores sitios onde podes pescar. Onde faz cabeços e onde tem partes mais fundas.

Nelson Peres
 

Offline americo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Portimão
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:47 Quinta, 26 de Setembro de 2019
Re: Dourada e ligueirão
« Responder #14 em: 00:36 Segunda, 30 de Setembro de 2019 »
oiii ;D ;D :D ;) muito obrigado mesmo,não nada disso,não é a questão de querer apanhar muito  hehehehe..é apenas uma actualização de quando pescava há 10 anos,mas muito tempo passou,e esqueci muita coisa,muita coisa,a começar pela montagem,montes de pessoal usa chumbadas de vareta ou de argola onde vai a linha do carreto,eu não uso nada disso....apenas uso chumbada de 150g redonda de furo...0.40 no carreto,e 0,25 ou 30 no estralho....só isso para tudo,só mudo o tamanho do estralho as vezes....isto é apenas um exemplo de como as coisas vão mudando com o tempo,e nos pesqueiros e iscos é o mesmo.....ok um abraço e bons lances...ah e tb não compro isco,vou apanhar tenho a ria de alvor logo aqui ao lado :)
Américo Reis
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]