collapse

Autor Tópico: Iscas Costa oeste  (Lida 1867 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ValterC16

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 77 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom de trabal
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Segunda, 10 de Junho de 2019
Iscas Costa oeste
« em: 14:20 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Boas pessoal, por achar que seja um bom tema de conversa, quais as iscas que deram mais alegrias na zona oeste?
Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #1 em: 14:31 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
No meu caso, teagem, caranguejo e mexilhão.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline João Glória

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 46 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #2 em: 14:38 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pessoal, por achar que seja um bom tema de conversa, quais as iscas que deram mais alegrias na zona oeste?

A zona oeste e bastante vasta.

Dependendo da zona diferetes iscos funcionam melhor.

Entre a Foz do arelho e a nazaré - Casulo, Lingueirão, Teagem, bicha branca, ameijoa branca e Lula.

Entre a nazaré e Quiaios - Cagão, grilo, lula e choco, casulo, coreana e carangueijo
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #3 em: 14:45 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Casulo lingueirão branca caragueijo ameijao
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #4 em: 15:30 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Depende de diversos factores... Época do ano, epoca reprodutiva do peixe, dia vs noite, especie alvo, mar, condições... Enfim... Tanta coisa...

Mas os iscos que mais utilizo são caranguejo rijo, 2 cascos, pilados, lingueirão, sardinha, camarita, casulo e grilo... Tudo depende dos fatores que referi em cima...
 

Offline ValterC16

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 77 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom de trabal
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Segunda, 10 de Junho de 2019
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #5 em: 15:56 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Sim eu por exemplo costumo usar casulo, minhoca da pedra, ameijoa, ocasionalmente americana...
É só para a malta distraír um pouco e ver as ideias do pessoal  ;)
Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #6 em: 16:13 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Caranguejo mole ou de dois cascos, teagem e raio de polvo.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #7 em: 16:18 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Os que mais alegria me deram foi teagem e casulo.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #8 em: 16:51 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os que mais alegria me deram foi teagem e casulo.

Foi precisamente isto que foi questionado pelo amigo Valter... "quais as iscas que deram mais alegrias na zona oeste?"... e não o que costumamos utilizar ou que poderá resultar melhor em função disto ou daquilo...
Por esse ponto de vista, já devo ter usado muito mais de uma dezena de iscos diferentes, na zona oeste, alguns com resultados satisfatórios e outros completamente desastrosos.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #9 em: 16:57 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Ok, correto...
Os iscos que referi foi mesmo os que mais alegrias me deram, cada qual na sua situação específica...
Aliás, os iscos que uso é sempre em função dos diversos fatores...por exemplo, não faz sentido usar pilados de abril a julho... Em agosto e Setembro já o faz e é um dos melhores ou até mesmo o melhor...
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #10 em: 16:59 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ok, correto...
Os iscos que referi foi mesmo os que mais alegrias me deram, cada qual na sua situação específica...
Aliás, os iscos que uso é sempre em função dos diversos fatores...por exemplo, não faz sentido usar pilados de abril a julho... Em agosto e Setembro já o faz e é um dos melhores ou até mesmo o melhor...

 :fixe:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline JoaoFerreira47

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 306
  • Agradecido: 47 vezes
    • Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:14 Sexta, 16 de Junho de 2017
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #11 em: 17:25 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
As maiores alegrias foram me dadas com ganso, casulo, minhoca de sangue, lingueirao e sardinha
 

Offline ValterC16

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 77 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom de trabal
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Segunda, 10 de Junho de 2019
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #12 em: 21:31 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os que mais alegria me deram foi teagem e casulo.

Foi precisamente isto que foi questionado pelo amigo Valter... "quais as iscas que deram mais alegrias na zona oeste?"... e não o que costumamos utilizar ou que poderá resultar melhor em função disto ou daquilo...
Por esse ponto de vista, já devo ter usado muito mais de uma dezena de iscos diferentes, na zona oeste, alguns com resultados satisfatórios e outros completamente desastrosos.
Exato, a ideia era só abrir um tópico para conversar na boa e talvez quem queira falar de algum relato com o isco X ou Y... Nada de mais. Bons lances pessoal.
Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #13 em: 21:57 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Ok, já percebi a ideia do tópico... Posso fazer brevew relatos com diversos iscos, as maiores capturas que fiz...
2012,  mês de abril... A pescar perto da foz do arelho... A iscar com navalhas inteiras, apanhei as minhas maiores douradas até à data, uma com 4.3kg e outra com 4.1kg.
2012, mês de maio... Pescaria com 7 douradas a mais pequena tinha quase 3kg e a maior com 3.9...com caranguejo rijo...
2012, mês de julho... As minhas maiores douradas, uma com 6,150kg e outra com 5,980...com pilados...
Em 2010 apanhei o meu maior robalo ao surfcasting com sardinha, junto ao gronho... Tinha 7,800kg...
Entre 2005e2010 apenas pescava com casulo e grilo e fazia grandes pescarias de douradas.

Em boia, os maiores sargos que eu apanhei foi com camarinha viva... Mas em termos de quantidades foi lingueirão...

Por exemplo, em 2012 foi um ano excepcional de douradas (diria inédito e é daqueles anos que aparece 1 vez na vida) e as douradas no verão apenas pegavam em pilados... Antes do verão era no lingueirão e caranguejo rijo.... Já expliquei aqui no forum a logica das douradas e em que altura os usar... Vejam...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #14 em: 22:31 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ok, já percebi a ideia do tópico... Posso fazer brevew relatos com diversos iscos, as maiores capturas que fiz...
2012,  mês de abril... A pescar perto da foz do arelho... A iscar com navalhas inteiras, apanhei as minhas maiores douradas até à data, uma com 4.3kg e outra com 4.1kg.
2012, mês de maio... Pescaria com 7 douradas a mais pequena tinha quase 3kg e a maior com 3.9...com caranguejo rijo...
2012, mês de julho... As minhas maiores douradas, uma com 6,150kg e outra com 5,980...com pilados...
Em 2010 apanhei o meu maior robalo ao surfcasting com sardinha, junto ao gronho... Tinha 7,800kg...
Entre 2005e2010 apenas pescava com casulo e grilo e fazia grandes pescarias de douradas.

Em boia, os maiores sargos que eu apanhei foi com camarinha viva... Mas em termos de quantidades foi lingueirão...

Por exemplo, em 2012 foi um ano excepcional de douradas (diria inédito e é daqueles anos que aparece 1 vez na vida) e as douradas no verão apenas pegavam em pilados... Antes do verão era no lingueirão e caranguejo rijo.... Já expliquei aqui no forum a logica das douradas e em que altura os usar... Vejam...


Tens aí uma lista fabulosa óh Antonio  ;), essa pescaria de 2012 com 7 douradas XL é uma delicia, nunca tive uma dia desses, até sonho com isso mas vai calhar a muito poucos...e cada vez pior...

Sobre o resto concordo tambem. Embora não seja dessa zona as douradas em determinadas alturas pegam melhor nuns iscos do que noutros. Neste dias, tenho experimentado vários iscos e praticamente só tenho apanhado douradas com borracheira. Lingueirão com casca, nada, salsicha inteira como tanto gosto só me deu 2 dissabores nestes dias, foi uma daquelas que a gente gosta mas só fez metade da viagem.... de resto...só pegam na borracheira.
Nelson Peres
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #15 em: 23:01 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Como eu disse, 2012 foi um ano algo inédito e único... Conheço "velhos" que pescam há mais de 40 anos e eles na altura diziam que nunca tinha visto nada daquilo... Nesse ano dei com elas por acaso em abril, estava a apanhar mouras e comecei a ver muita casca de mexilhão partido... Pensei que fossem sargos, aquela zona é propícia para eles... No dia seguinte fui lá com a cana da boia e chumbadinhas de 15g e linhas 0.25 e 0.22...senti muito peixe, ferrava e partia tudo... Fizeram isto uma 4/5 vezes... Azar do caraças, o fio mais grosso que tinha era mesmo 0.25mm...no dia seguinte fui lá com 0.35 e lá tirei algumas douradas... E por lá andei em abril.... Em maio comecei a ir para o meu pesqueiro de eleição... Tive lá a tarde toda e nada... Comecei a pensar que era só nas pedras que elas andavam... Comecou a anoitecer e lá senti uns toques... A coisa animou... Fiquei e fiz mais alguns lançamentos... Lá as senti e bem... O isco acabou... Azar... Voltei lá a fazer o anoitecer no dia seguinte e igual... Elas só apareciam após o anoitecer e pela noite até por volta das 3h da manhã... (daí eu sempre dizer que elas têm rotinas horárias)... Foi o verão inteiro assim, eram 10/11 por noite... A melhor noite foi 26...mas havia um sujeito com a mulher que acampava lá... Era montes de peixe... A explicação que eu tenho para aquilo acontecer é unicamente a aberta estar funda e a draga ter andado a dragar a lagoa durante o inverno, levantou comedia e essa foi para o mar... As douradas que desovam nas berlengas foram atraidas pelos residuos (tipo engodo) e por lá ficaram... Mas lá está, são coisas quase únicas na vida e tive a sorte de lá ter estado...
 

Offline ValterC16

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 77 vezes
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom de trabal
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Segunda, 10 de Junho de 2019
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #16 em: 23:22 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Boas Antonio, espetáculo esses relatos. Que gozo deve dar pescarias assim... :D
Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Iscas Costa oeste
« Responder #17 em: 23:35 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Voltei lá a fazer o anoitecer no dia seguinte e igual... Elas só apareciam após o anoitecer e pela noite até por volta das 3h da manhã... (daí eu sempre dizer que elas têm rotinas horárias)... Foi o verão inteiro assim, eram 10/11 por noite...

Em 2002, na zona de Aljezur, aconteceu-me algo do género, mas durante o dia. Durante uma semana andei a malhar nelas. Todos os dias tirava, pelo menos, meia dúzia delas, mas todos os dias entravam cerca de 1 hora mais tarde, o que leva a crer que entravam com a maré.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]