collapse

Autor Tópico: Dicas para melhorar  (Lida 5725 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nezulin

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:26 Quinta, 05 de Setembro de 2019
Dicas para melhorar
« em: 18:08 Terça, 10 de Setembro de 2019 »
Boa tarde,

Sou novato na pesca, fui a pescar por volta de dez vezes até hoje. Pesco com cana de 5 m até agora só com chumbadinha de 10 gr sem boia. Costumo lançar perto das rochas, onde há espuma. Apanhei 5 ou 6 peixes, mas reparei que sempre apanho os mesmos dois tipos, esses que chamam de julianas e outros que chamam ranhosas. Fiz duas sopas, ainda que nao sejam muito valorizados. Tenho pescado com sardinha e camarão, porém nao queria continuar a pescar com sardinha nem engodar por causa do cheiro que traz para casa. A minha pergunta é, o que posso fazer, mudar ou melhorar para apanhar alguma outra espécie, como sarguetas? É melhor pescar à boia? Lanzar mais longe? Tenho pescado principalmente na zona de Parede, nas rochas.

Abraço e boas pescas
« Última modificação: 18:14 Terça, 10 de Setembro de 2019 por Nezulin »
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dicas para melhorar
« Responder #1 em: 18:24 Terça, 10 de Setembro de 2019 »
Podes usar camarão, minhoca coreana, ganso, mexilhão, ovas de lapa, amêijoa branca, minhoca do lodo, lingueirão... Deves lançar para onde há água muito mexida, em que essa espuma que vês resulta da oxigenação da água pela sua movimentação contra as rochas. Com o tempo e experiência vais começar a perceber onde essa dita espuma, que se chama feição, é realmente boa ou é só á superfície
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Dicas para melhorar
« Responder #2 em: 22:36 Quarta, 11 de Setembro de 2019 »
Podes usar camarão que os sargos também lhe pegam, pelo menos para estes lados.

E na chumbadinha água espumada e sempre a lançar para perto das rochas.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dicas para melhorar
« Responder #3 em: 00:02 Quinta, 12 de Setembro de 2019 »
Acho que grosso modo estarás a fazer a coisa mais ou menos bem.
Que tal tentares outros pesqueiros, visto que os que já foste não têm sido produtivos, tenta pescar com menos peso, se o mar o permitir e com o chumbo a bater no anzol.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Dicas para melhorar
« Responder #4 em: 02:18 Quinta, 12 de Setembro de 2019 »
Na costa de cascais até oeiras, com a nossa ondulação predominante, são precisos mares grandes para haver pesqueiros bons por exemplo para o sargo. Tenta a costa de cascais  ao guincho. Vou-te dar um conselho que me deram, quando apanhares um sargo, abre-lhe o buxo, e vais constatar que pescando em rocha é raro encontrar um que não tenha mexilhao partido. Para mim a continua a ser o isco rei, mas é possível apanhá-los com tudo o que é isco. Aos sargos não precisas de engodo, tens de procurar aguas bem mexidas, e bonitas azulinhas. O engodo torna-se altenativa, não havendo condicões boas.
 

Offline Roxo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
  • Agradecido: 17 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 02 de Agosto de 2019
Re: Dicas para melhorar
« Responder #5 em: 10:51 Sábado, 14 de Setembro de 2019 »
Em relação à prática em si, segue os conselhos dos companheiros, do que já percebi é ires experimentando e ir tirando algumas conclusões.

O meu conselho é, SE POSSÍVEL, ires pescar com alguém que já tenha mais experiência do que a que tens e que te possa ajudar nesta fase inicial.

Há uns meses no Alentejo comecei a tirar "sarguinhos" depois de empatar os anzóis em 0.18.

Dizem (e eu acredito) que eles vêm bastante bem, sabes que linhas estás a usar nos teus estralhos?

Esta dica é apenas uma gota no oceano. Digo isto porque os sargos comparados às Julianas, são mais "chiques" e precisam de ser enganados de outras formas.

Cumprimentos e vai muitas vezes à pesca, vais melhorando e aprendendo algo em cada uma delas ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dicas para melhorar
« Responder #6 em: 11:25 Sábado, 14 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na costa de cascais até oeiras, com a nossa ondulação predominante, são precisos mares grandes para haver pesqueiros bons por exemplo para o sargo. Tenta a costa de cascais  ao guincho. Vou-te dar um conselho que me deram, quando apanhares um sargo, abre-lhe o buxo, e vais constatar que pescando em rocha é raro encontrar um que não tenha mexilhao partido. Para mim a continua a ser o isco rei, mas é possível apanhá-los com tudo o que é isco. Aos sargos não precisas de engodo, tens de procurar aguas bem mexidas, e bonitas azulinhas. O engodo torna-se altenativa, não havendo condicões boas.

O engodo por vezes acaba até por puxar uns robalos bons, desde que se saiba o que se está a fazer. Facilmente se estraga um bom pesqueiro a engodar. Algo que via muito os mais velhos fazer na costa de Sines quando lá pescava em miúdo, era ir engodando o pesqueiro com as próprias cascas do mexilhão e mexilhão partido
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Nezulin

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:26 Quinta, 05 de Setembro de 2019
Re: Dicas para melhorar
« Responder #7 em: 12:25 Sábado, 14 de Setembro de 2019 »
Obrigado a todos pelas respostas. Realmente, nada substitui a experiencia, ainda que os conselhos podem ajudar e orientar. Agora estou pescando com uma linha de 0,30, estralho de 0,20 e anzol chinu nº2. Experimentarei a pescar pela zona do Guincho ou Cabo da Roca, para ver se ali consigo outro tipo de capturas.

Abraço e boas pescas
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]