collapse

Autor Tópico: Faz diferença, ou não?  (Lida 4037 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #30 em: 14:09 Quinta, 08 de Abril de 2021 »
Já fiz pescas muito boas onde estive quase sempre a apontar a luz para a zona da escoa e já fiz pescas péssimas onde mal liguei a luz isto falando de surfcasting. Evito faze-lo mas continuo com a mesma opinião, em praias muito muito escuras onde não há iluminação artificial nenhuma acredito que faça alguma diferença, em praias com bastante iluminação artifcial constante penso que terá menos relevância.

O facto de apontar a lanterna para a escoa quando estou a recolher um peixe  e se ele for de tamanho considerável numa praia completamente escura e numa escoa forte para mim é quase inevitável, para quem pesca com 0.45 direto ou por aí perto acredito que seja igual ao litro ter luz ou não ter, ele vem a reboque e vem.
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #31 em: 15:30 Quinta, 08 de Abril de 2021 »
Boa tarde

Nos carapaus acho que não faz mesmo diferença nenhuma , cheira-me sempre mais a desculpa que outra coisa qq para justificar a ausencia de peixe.

Nas outras pescas admito que possa ter alguma influencia , principalmente no spinning . Eu pelo sim , pelo não, evito , até porque tenho um companheiro que é um chato com essa teoria !!!

 ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #32 em: 16:26 Quinta, 08 de Abril de 2021 »
a verdade é que não existe nenhum metodo fiavel de confirmar se a luz faz ou não diferença..

Eu não me preocupo muito com este tema. Ligo e desligo a lanterna quando preciso. E com luz ou sem luz o peixe é sempre pouco!  C:-)
Tb nunca tive stress de embirrarem comigo por causa da luz mas a verdade é que frequento pesqueiros onde normalmente não tenho companhia.
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #33 em: 15:55 Sexta, 09 de Abril de 2021 »
Eu também costumo pescar em zonas com pouca gente, mas de vez em quando lá aparece um lá ao longe na praia que começa aos berros para apagar a luz  ;D ;D
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #34 em: 10:01 Quinta, 29 de Abril de 2021 »
É mais uma daquelas coisas que depende daquilo que cada um acredita do que propriamente o que está provado ser ou não ser.
A regra que uso no geral é utilizar o menos possível tudo aquilo que não sei se é prejudicial ou não.
Tudo o que consigo fazer sem auxilio da lanterna faço. Se preciso de luz para trocar de amostra, não deixo de usar a lanterna, mas também não troco a amostra virado para o mar, e claro que por segurança também não viro as costas ao mar num local onde o mar chegue. Nestes casos afasto-me uns bons metros da margem (se estou na praia) e troco a amostra virado para terra evitando assim, apontar para a margem.

Agora, acreditando ou não que um foco de luz apontado para a água pode ser prejudicial ou não... uma coisa são lanternas outra coisa são coisas que mais parecem um farol. Sinceramente não vejo qual a necessidade de alguém a cerca de 200m de mim me apontar uma lanterna e quase me deixar cego durante cinco minutos. Querem usar lanternas que o façam para auxiliar na pesca que estão a fazer, e não para andar a querer ver o que quem está na zona está a fazer. Por norma levo a minha lanterna e não preciso de luzes auxiliares.

Da mesma forma, a minha lanterna é muito fraquinha, pois para auxiliar no manuseio do material, só preciso que aponte até às mãos, e para auxiliar nas deslocações basta que alcance 3 ou 4 metros atém da minha passada. Se precisasse mais do que isso pescava de dia e não de noite.

E também da mesma forma, se a minha fraca luzinha incomodar alguém, é porque está a pescar demasiado perto de mim.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricardo03

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #35 em: 14:27 Quinta, 29 de Abril de 2021 »
Boas

porque é que pelas regras que regulam a pesca é expressamente proibido usar utensílios luminosos para a pratica da mesma há exceção da pesca ás lulas ??

será porque afugenta o peixe ou será porque o atrai, tal regra cai pela base e não tem motivo de ser no caso de espantar o peixe!!!

13P - Podem utilizar-se fontes luminosas como chamariz do pescado, estando a pescarcom cana de pesca ou linha de mão (com anzóis)?

13R - Não. Apenas poderá utilizar fontes luminosas como chamariz na pesca com
toneira, ou como indicadores de bóias (cfr artigo 3º, nº 4, da Portaria 868/2006). A sua
utilização como chamariz na pesca com outras artes distintas da toneira constitui
contraordenação
punível com coima de 250 a 2493 euros (cfr artigo 14º, nº 2, alínea b), do
Decreto Lei 246/2000)



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre





 :hummm: :hummm:

« Última modificação: 14:39 Quinta, 29 de Abril de 2021 por ze carlos »
Abraço
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #36 em: 17:00 Quinta, 29 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

porque é que pelas regras que regulam a pesca é expressamente proibido usar utensílios luminosos para a pratica da mesma há exceção da pesca ás lulas ??

será porque afugenta o peixe ou será porque o atrai, tal regra cai pela base e não tem motivo de ser no caso de espantar o peixe!!!

13P - Podem utilizar-se fontes luminosas como chamariz do pescado, estando a pescarcom cana de pesca ou linha de mão (com anzóis)?

13R - Não. Apenas poderá utilizar fontes luminosas como chamariz na pesca com
toneira, ou como indicadores de bóias (cfr artigo 3º, nº 4, da Portaria 868/2006). A sua
utilização como chamariz na pesca com outras artes distintas da toneira constitui
contraordenação
punível com coima de 250 a 2493 euros (cfr artigo 14º, nº 2, alínea b), do
Decreto Lei 246/2000)



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre





 :hummm: :hummm:




Era practica corrente o pescar-se ao carapau com um candeeiro petromax aceso junto a água, antes desta legislação em vigor.

E fiz excepcionais pescas nessas condições , notando inclusive menos captura de cavalas, se tem influencia ou não, não sei ,.......mas os resultados obtidos pareciam indicar que era benéfico.

A partir do momento que foi proibido , nunca mais pesquei em tais condições e nos primeiros tempos notei um decréscimo de capturas e muito mais cavalas . Pode ter sido coincidencia ,.....mas esta é a minha recordação de tais tempos , já lá vão uns anos !!!!
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #37 em: 19:47 Quinta, 29 de Abril de 2021 »
a luz atrai pequenos organismos há superfície, fitoplâncton, krill e todo o tipo de organismos minúsculos que por sua vez atraem pequenos cardumes de peixes, o caso da sardinha, carapau,  cavala, peixe rei etc  penso que  os peixes predadores deste tipo de espécies virão por sua vez atras destes, se a luz os incomoda ou não?

o mais provável é não incomodar !!

Abraço
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #38 em: 20:28 Quinta, 29 de Abril de 2021 »
É preciso distinguir o que é uma luz constante, como por exemplo quando se ia ao candeio e se deixava o petromax pendurado horas a fio rente à água, ou o que são candeeiros que todas as noites iluminam constantemente certas zonas  à beira mar/rio, e o que é uma lanterna na cabeça sempre em movimento. O peixe poderá não entender estas luzes da mesma forma e simplesmente interpretar estas luzes em movimento como um sinal de perigo.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #39 em: 12:27 Sexta, 30 de Abril de 2021 »
Tb acredito mais na teoria apresentada pelo gmarques.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #40 em: 15:18 Sexta, 30 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

se funciona, não sei mas é um utensilio com o propósito de atrair peixes????

chinesices :D :D
Abraço
 

Offline MMagalhães

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 66
  • Agradecido: 17 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:31 Quinta, 08 de Abril de 2021
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #41 em: 18:01 Sexta, 30 de Abril de 2021 »
Uiiii
Isso para pirilampas deve ser bommm :P
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #42 em: 22:13 Sexta, 30 de Abril de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uiiii
Isso para pirilampas deve ser bommm :P

pirilampas e ganbosinos

 :hahaha: :hahaha:
« Última modificação: 22:16 Sexta, 30 de Abril de 2021 por ze carlos »
Abraço
 

Offline P. Cardoso

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 23 vezes
    • Rio Tinto
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:50 Terça, 25 de Fevereiro de 2020
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #43 em: 16:14 Sábado, 01 de Maio de 2021 »
Eu pessoalmente evito ao máximo ligar a lanterna virado para o mar, só mesmo por algum motivo de força maior como por exemplo a segurança.
Já me aconteceu em são jacinto a pescar ao congro, ao recolher a pesca, ficou presa junto à água, eu dei um esticão ao de leve para a soltar e o chumbo passou me perto da cara. Por isso é que eu digo, segurança sempre em primeiro lugar!
No spinning, pesca à bóia ou surfcasting dificilmente ligo a lanterna virado para o mar.
Acho que é uma questão de hábito, se tivermos sempre presente esta prática, acabamos por arranjar forma de fazer quase tudo sem ligar a lanterna virados para o mar.
E faço-o porque também penso que quanto mais discreto passar o pescador maior é a probabilidade de êxito na pesca.
Esta é apenas  a minha opinião.
Paixão pela pesca sempre!!!
 

Offline P. Cardoso

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 23 vezes
    • Rio Tinto
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:50 Terça, 25 de Fevereiro de 2020
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #44 em: 16:33 Sábado, 01 de Maio de 2021 »
Vê este vídeo, é a opinião de alguém com muita experiência no spinning noturno com boas dicas.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Paixão pela pesca sempre!!!
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]