collapse

Autor Tópico: Faz diferença, ou não?  (Lida 4038 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diego Alfonso

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sou um pescador amador do spinning.
    • Santa Maria da Feira
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:29 Segunda, 15 de Julho de 2019
Faz diferença, ou não?
« em: 12:10 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Olá a todos!
Hoje queria falar-vos de um tema de que já me têm falado, que é o facto de quando fazemos spinning à noite "a luz da lanterna não pode estar a apontar para a água!"

Eu queria que me dissessem pela vossa experiência, se efetivamente há problema ou não.

Obrigado
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #1 em: 12:51 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Eu sempre ouvi dizer que sim, e não no spinning mas no surfcasting ainda à bem pouco tempo começou um homem aos berros literalmente para mim para eu apagar a luz que estava a espantar o peixe todo. No spinning mais que noutra pesca qualquer acredito que faça mais diferença porque se pesca perto sempre, no surfcasting talvez faça menos, mas não consigo dizer se realmente tem influencia ou não. Em praias ou zonas escuras onde não há luz artificial constante acredito que possa agravar mais a situação.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2297
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #2 em: 13:19 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Acho melhor pensar que sim. Sempre tens mais possibilidades ferrar um peixe a tua frente, a 1 metro . Acredita acontece muitas vezes.
Além disso a cor da luz de a lanterna faz toda a diferença.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #3 em: 13:22 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
No surfcasting não vejo qualquer importância, mas quando faço uma chumbadinha na praia evito sempre.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #4 em: 13:29 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Eu evito a luz.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline Roxo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
  • Agradecido: 17 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 02 de Agosto de 2019
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #5 em: 13:35 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acho melhor pensar que sim. Sempre tens mais possibilidades ferrar um peixe a tua frente, a 1 metro . Acredita acontece muitas vezes.
Além disso a cor da luz de a lanterna faz toda a diferença.

Eu ia escrever, mas como não pratico nem nunca pratiquei spinning e não sabia as distâncias.. Pelo que leio acerca do spinning, não são grandes distâncias, logo podes crer que influencia (muito ou pouco acredito que depende do peixe que haja e da vontade do mesmo de comer) mas influencia.

Pesco à boia, nalguns pesqueiros o foco de luz mesmo que não seja diretamente para a água é o suficiente para alguns deles notarem a luz e abandonarem. Falo de focos de luz branca/amarela. Se a ideia for teres luz para trabalhares nos anzois, colocar amostras, etc tens lanternas "próprias" para pesca com vários espectros como por exemplo o de cor vermelha.

Uma alternativa que me parece viável MAS NUNCA TESTEI, mas que companheiros meus usam é a lanterna de cabeça da Decathlon, 7eur, luz branca e luz negra. A luz negra não tem grande alcance e apenas reflete nos claros, ou seja, serve para trabalhares o que precisares e garante que (caso influencie) não espantes nenhuma captura.

Espero ter ajudado,
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline João Glória

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 46 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #6 em: 14:26 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá a todos!
Hoje queria falar-vos de um tema de que já me têm falado, que é o facto de quando fazemos spinning à noite "a luz da lanterna não pode estar a apontar para a água!"

Eu queria que me dissessem pela vossa experiência, se efetivamente há problema ou não.

Obrigado
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu sempre ouvi dizer que sim, e não no spinning mas no surfcasting ainda à bem pouco tempo começou um homem aos berros literalmente para mim para eu apagar a luz que estava a espantar o peixe todo. No spinning mais que noutra pesca qualquer acredito que faça mais diferença porque se pesca perto sempre, no surfcasting talvez faça menos, mas não consigo dizer se realmente tem influencia ou não. Em praias ou zonas escuras onde não há luz artificial constante acredito que possa agravar mais a situação.

Tenho a opinião totalmente oposta. No spining ou em pesqueiro muito próximos de nós sim pode fazer diferença e afastar um pouco o peixe.

No surfacsting de praia é mais um dos mitos que circulam por ai.

Vamos pensar um pouco. Uma lanterna "comum" ilumina no ar cerca de 20/30 metros. A partir dessa distancia não há "leque" de iluminação e fica dispersa.

Estou a pescar por exemplo a 100 metros da costa.
A dispersão de luz na agua é muito maior que no ar. Apontem directamente uma lanterna num poço ou numa poça funda a noite (podem fazer esta experiência) e irão notar que nao conseguem iluminar mais do que 5 metros em profundidade. Logo a 100 metros a lanterna não produz efeito nenhum no pesqueiro.

Nunca tive menos peixe num pesqueiro com actividade por apontar a lanterna ao mar ( por exemplo quando estou a puxar uma cana).

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11188
  • Agradecido: 1632 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #7 em: 14:55 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Para mim é tudo relativo. Eu sou um tipo que usa luz, faz me confusão estar as escuras, não gosto. Claro que não vais pescar o tempo todo com a lanterna ligada, mas não é por haver um pouco de luz que deixas de apanhar peixe. É a minha opinião.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #8 em: 15:06 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Conheci muito "pescarreta" que não gostava de luz e faziam praticamente tudo às escuras, e não era porque aguentasse o peixe mas sim para que os outros não vissem o peixe que apanhavam ou onde estavam a pescar.   :sim:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #9 em: 15:10 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Evito sempre a luz directa para a água.
No spinning : Pratico poucas vezes e quase sempre ao por do sol, onde se vê ainda alguma coisa e dispenso totalmente a lanterna.
Na boia: Normalmente pesco perto da agua e locais fundos, logo o peixe pode andar mesmo ali a mariscar na rocha, evito a luz directa, e sempre que tenho que iscar ou alterar alguma coisa é sempre de costas para o mar ( atenção que o local para onde vou e a condições que me permitem lá pescar, não há qualquer perigo em voltar costas ao mar, mas muita atenção a esta prática. )
Surfcasting: Também faço tudo ( iscar, alterar, etcc… ) de costas voltadas ao mar. Mas se tiver um peixe ferrado que sinto ser valente acendo logo a luz. Passei a faze-lo porque há 3/4 anos perdi um bom exemplar de dourada ( não a vi, mas senti e bem ) que depois de uma boa luta, partiu o estralho e a chumbada veio bater-me nos pés. Ou seja, depois de estar ali a lutar com o peixe, não tinha a menor ideia onde estava, e afinal estava ali aos pés.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #10 em: 15:12 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Conheci muito "pescarreta" que não gostava de luz e faziam praticamente tudo às escuras, e não era porque aguentasse o peixe mas sim para que os outros não vissem o peixe que apanhavam ou onde estavam a pescar.   :sim:

Na zona onde pesco ainda há muitos assim, principalmente locais. Não usam lanternas, starlights, nada de luz. Podem estar a pescar a 20/30 mts. de ti, e tu nem dás por eles.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #11 em: 20:42 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Eu também não uso starlights mas não é por uma questão de luz, a lanterna por vezes acontece apontar para a agua, e quando estou a tirar peixe uso também, mas aqui à 1 mês tava a ver que levava no focinho, e agora evito, não porque acho que vou apanhar menos porque já pesquei tanto com luz varias vezes apontada para a agua e sem apontar praticamente vez nenhuma praticamente, mas como sei que há malucos para tudo tenho evitado para não ""estragar" a pesca aos "prós". Isto no surfcasting que é a única pesca que faço de noite
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 567
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #12 em: 21:12 Terça, 03 de Setembro de 2019 »
Uso a luz somente para o necessário, tal qual como a caça,o silencio, a espera a afición acima de tudo, vejo por essas praias fora parecem holofotes, devem de ver muito mal!...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Diego Alfonso

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #13 em: 09:40 Quarta, 04 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Conheci muito "pescarreta" que não gostava de luz e faziam praticamente tudo às escuras, e não era porque aguentasse o peixe mas sim para que os outros não vissem o peixe que apanhavam ou onde estavam a pescar.   :sim:

Na zona onde pesco ainda há muitos assim, principalmente locais. Não usam lanternas, starlights, nada de luz. Podem estar a pescar a 20/30 mts. de ti, e tu nem dás por eles.

E fazem muito bem!

Na minha experiencia, assim que se espalha a noticia que esta a sair peixe numa determinada praia nos dias seguintes apararecem dezenas de pescadores seguidos dos barcos ao arrasto e aparelho! Em menos de 3 dias o peixe desaparece completamente e as aguas tornam-se um deserto! Ja dizem os antigos...pela boca morre o peixe ;)

Quanto ao uso da luz no spinning, evito ao maximo focus de luz a apontar para a agua, pois acho que assusta tanto o peixe miudo assim como os predadores. Uso apenas quando necessario para troca de amostras ou desferrar um peixe,  ultima coisa que quero e me ficarem as maos presas em fateixas no meio do nada a noite!

Quando tenho que usar luz, faco-o sempre longe da agua e com as costas viradas ao mar (uso lanterna de cabeca).

Por ultimo, gosto de estar no escuro e ter a minha visao adaptada a noite, e detesto levar com um foco no meio dos olhos....assim e por respeito aos outros pescadores tambem evito ao maximo usar luz quando outros estao por perto desviando-me sempre uns bons metros quando preciso de o fazer.

Opinioes.....e como o  :but:, cada um com o seu :)
« Última modificação: 09:42 Quarta, 04 de Setembro de 2019 por PMiranda »
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Faz diferença, ou não?
« Responder #14 em: 14:13 Quinta, 05 de Setembro de 2019 »
Acho que antes de o apeado saber que anda muito peixe em determinado local, já os profissionais dos barcos o sabem
Agora se há a "infelicidade" de haver um ajuntamento de tudo e todos onde está a sair muito peixe, em pouco tempo se rapa tudo
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]