collapse

Autor Tópico: 2horinhas maré vazia  (Lida 1761 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
2horinhas maré vazia
« em: 00:18 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Hoje fui fazer duas horas a lagoa de Óbidos para tirar da ideia com um colega.
Fomos sem ver a maré, quando chegamos vimos logo que tava maré vazia.
Águas muito paradas mas lancamos.
Ao f do 1 lançamento algo positivo não vinha lixo lançamos mais algumas vezes e nada quando vinha para vir embora a recolher a cana sai uma enguia.

Há tamanho minimos para elas?
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Splayah

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 19 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:33 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #1 em: 02:44 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Acho que é proibido a captura e retenção de enguias, costumam sair algumas na lagoa, devolvo sempre, é uma espécie que respeito muito devido ao que fazem para desovar.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #2 em: 07:33 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
A enguia faz parte da lista de espécies cujas captura e retenção estão proibidas.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #3 em: 09:51 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Há muitos anos que não ouvia um relato de uma enguia sair à cana na foz do arelho...
Faz tempo em que eu via as enguias como uma espécie "indesejada", porque elas surgiam sempre na última hora de vazante, o que coincidia com a melhor hora das douradas, eu não gostava delas por causa de estragar logo a pesca (estralhos lixados e afins).
A sua pesca foi proibida em 2016/2017, salvo erro, por ser considerada uma espécie em extinção...
Relativamente à foz, elas deixaram de aparecer tanto lá devido ao rio real (acho que é esse o nome dele) ter a ligação fechada ao mar, ou seja, as enguias iam para lá para ir desovar na água doce, estando a ligação do rio fechada por comportas, é fácil perceber que elas começam a desaparecer....
E as enguias são um dos peixes que eu mais respeito, isto porque elas fazem milhares de km para desovar, desde o mar dos sargaços até às lagoas/rios de água doce, onde desovam... De facto é um peixe que merece todo o respeito.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Matos Trigo

Offline João Glória

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 46 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #4 em: 13:27 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Apenas para completar.

A pesca é proibida com licença normal de pesca desportiva, no entanto pode-se obter uma licença especial para pesca desportiva nas bacias hidrográficas de portugal para pesca apeada da enguia.

Na lagoa de Óbidos a medida mínima são 22cm

A Licença especial para a pesca da enguia custa 5,07 € e tem que ser pedida.

" Pode ainda ser paga por transferência bancária para o seguinte NIB 078101120000000780145, sendo, neste caso, obrigatório o envio do comprovativo da transferência para o endereço eletrónico da Divisão de Gestão dos Recursos Cinegéticos e Aquícolas dgrca@icnf.ip , mencionando no assunto “taxa da ZPL n.º ---/----“"

A lagoa de Obidos faz parte da Reg. Hidrográfica RH4 ao abrigo da Portaria Portaria nº567/90 de 19 Julho

PS - Vê la se me disseste alguma coisa malandro :P
« Última modificação: 13:33 Sábado, 31 de Agosto de 2019 por João Glória »
 

Offline JoaoFerreira47

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 306
  • Agradecido: 47 vezes
    • Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:14 Sexta, 16 de Junho de 2017
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #5 em: 13:33 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
por acaso, deve estar a fazer agora perto de 3meses, tambem tirei uma enguia aí na lagoa tirei o anzol com jeitinho e foi prontamente devolvida
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #6 em: 14:37 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A pesca é proibida com licença normal de pesca desportiva, no entanto pode-se obter uma licença especial para pesca desportiva nas bacias hidrográficas de portugal para pesca apeada da enguia.

é proibido pq está em perigo de extinção mas se houver dinheiro já se pode apanhar...depois acham estranho que o pessoal menos endinheirado traga umas para casa para fritar ou ensopar...mas isto não é só na pesca é em quase tudo na nossa sociedade.

como dizia o outro "ou há moral ou comem todos"
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #7 em: 14:45 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A pesca é proibida com licença normal de pesca desportiva, no entanto pode-se obter uma licença especial para pesca desportiva nas bacias hidrográficas de portugal para pesca apeada da enguia.

é proibido pq está em perigo de extinção mas se houver dinheiro já se pode apanhar...depois acham estranho que o pessoal menos endinheirado traga umas para casa para fritar ou ensopar...mas isto não é só na pesca é em quase tudo na nossa sociedade.

como dizia o outro "ou há moral ou comem todos"


Faz lembrar o defeso do sargo na costa vicentina
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #8 em: 14:47 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Esse riacho que deságua na lagoa de Óbidos era extremamente rico em enguias.
Quando era miúdo, lembro dos pescadores da minha zona contarem da pesca, aliás, apanha ;D de enguias com um chapéu de chuva e um pouco de pão, era aos magotes!... nessa altura as pessoas apanhavam o que precisavam e como não havia grande interesse comercial, a pesca não era excessiva.
A falta de caudal e a apanha de meixão desgraçou a espécie.
Todos os anos fazem lá grandes apreensões de pesca ilegal de meixão mas eles continuam, vale muito dinheiro...
Já os vi lá ao pé da ponte, uma ou duas vezes a montar as redes em plena luz do dia!
Diz-se por aí que a malta do vau manda no rio...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #9 em: 14:49 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas eles continuam, vale muito dinheiro.

enquanto não raparem tudo não descansam,depois quando não houver mais,quem se orientou orientou e o resto chupa no dedo
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #10 em: 15:32 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esse riacho que deságua na lagoa de Óbidos era extremamente rico em enguias.
Quando era miúdo, lembro dos pescadores da minha zona contarem da pesca, aliás, apanha ;D de enguias com um chapéu de chuva e um pouco de pão, era aos magotes!... nessa altura as pessoas apanhavam o que precisavam e como não havia grande interesse comercial, a pesca não era excessiva.
A falta de caudal e a apanha de meixão desgraçou a espécie.
Todos os anos fazem lá grandes apreensões de pesca ilegal de meixão mas eles continuam, vale muito dinheiro...
Já os vi lá ao pé da ponte, uma ou duas vezes a montar as redes em plena luz do dia!
Diz-se por aí que a malta do vau manda no rio...

O riacho já não desagua, foram colocadas "comportas" de madeira na zona do vau/arelho (onde se passa de carro por uma ponte, não sei bem que localidade é aquela). Sempre ouvi essas historias, da pesca da enguia com chapéus de chuva, alias, até há cerca de 15 anos atrás conheci um velhote, já com os seus 80 anos que ainda fazia essa pesca, mas que já nessa altura dizia que apanhava menos de metade do que apanhava nos anos 90...
Não foi apenas  a falta de caudal que estragou a espécie (alias, todas as espécies naquela lagoa!!!!), a meu ver o que desgraçou aquilo tudo foi essencialmente as artes de pesca ilegais, as pescas noturnas por lá realizadas, e os arrastões que estão durante madrugadas encostados á aberta… Isso tudo aliado ao enorme assoreamento da lagoa resultam na enorme ausência de peixe.

Para terem uma ideia,  era eu pequeno (2000/2001) ouvi o "velho" que me ensinou grande parte do que sei hoje sobre pesca a queixar-se do assoreamento da lagoa (sinceramente não sei o que ele iria dizer das atuais condições, mas enfim), naquela altura havia areia, sim, havia… Mas os principais canais estavam livres e fundos… Lembro-me dele dizer que na zona das estacas/ferros (que ele chamava de "canto das douradas") que se encontram no meio da agua em direção ao covao dos muzaranhos aquilo tinha 15m de profundidade… atualmente tem 1/2... Não recuando muito tempo, no ano passado, até julho, as chapas tinham 9m de profundidade… agora tem 2/3 na maré cheia…

Mas pronto, é o que temos… Alias, o que se está agora a passar com as enguias e os sargos da costa vicentina, não tardará vai acontecer com as douradas e robalos e sargos nesta zona...Já faltou mais… Este deve ser dos piores anos que tive de pesca e muito fica a dever-se aos arrastões que diariamente passam perto da costa… Se não forem tomadas medidas rapidamente vai haver extinção de espécies em breve… Alias, salvo erro a legislação em vigor acerca de arrastões é dos anos 80 (possivelmente já sofreu pequenas atualizações, mas do que tenho ideia é a mesma base), pelo que não faz sentido permitir as mesmas técnicas que se usavam há 40 anos… A tecnologia aumentou, a mentalidade das pessoas acerca do bem estar e preservação animal é outra (pelo menos para alguns), dai não fazer o mínimo sentido… O problema da sociedade na atualidade é essencialmente 2, um por parte dos governos/entidades responsáveis em tomar decisões "difíceis" (sim, é preciso muita coragem para proibir a pesca do arrasto) e o 2o problema é a ganancia e mentalidade "insustentável" das pessoas "normais" (apanha dos mariscos), pescadores apeados (peixe sem medida) e pescadores profissionais, sendo que a meu ver são estes últimos os maiores responsáveis pela diminuição abrupta de peixe na nossa costa (falando entre a foz do arelho e Peniche, que é o que melhor conheço)
Volto a dizer, é difícil tomar decisões de difícil aceitação, mas para proibir a pesca do sargo no Alentejo foi fácil... Quando o real problema é os barcos de pesca. São estes que querem ganhar dinheiro a todo o custo sem pensar no dia de amanha, isto tudo aliado á evidente e visível falta de policiamento tem tudo para levar á extinção do peixe das principais espécies.

Peço desculpa pelo longo testamento, mas senti que deveria abordar estes temas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Splayah, Pedro Matos Trigo

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #11 em: 16:49 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Citação de: Antonio.Silva
Volto a dizer, é difícil tomar decisões de difícil aceitação, mas para proibir a pesca do sargo no Alentejo foi fácil...

Foi fácil porque esse defeso só abrange o pescador apeado 😏
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3302
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #12 em: 17:08 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Hoje fui fazer duas horas a lagoa de Óbidos para tirar da ideia com um colega.
Fomos sem ver a maré, quando chegamos vimos logo que tava maré vazia.
Águas muito paradas mas lancamos.
Ao f do 1 lançamento algo positivo não vinha lixo lançamos mais algumas vezes e nada quando vinha para vir embora a recolher a cana sai uma enguia.

Há tamanho minimos para elas?

Boas

as enguias são uma espécie protegida para o pescador lúdico
no entanto são apanhadas em determinadas alturas em grandes quantidades pelas artes ilegais :huuum: :huuum: :huuum:
Abraço
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #13 em: 19:27 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não fazia ideia que era proibido!
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline matgaiato

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
  • Agradecido: 5 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:54 Terça, 11 de Abril de 2023
Re: 2horinhas maré vazia
« Responder #14 em: 22:14 Quarta, 17 de Janeiro de 2024 »
Enguias fritas e um bom tintol...venham mais  :D