collapse

Autor Tópico: a importância de não saber ferrar  (Lida 807 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
a importância de não saber ferrar
« em: 21:31 Sexta, 30 de Agosto de 2019 »
Boas ! há algo que também ainda me custa entender: o momento da ferragem. Já tirei muitos achigãs , mas parece-me que se ferraram sozinhos, porque por exemplo tenho-me fartado de ver vídeos no youtube com atenção e nos vídeos há sempre aquele segundo em que vemos o pescador a dar o esticão para a ferragem , mas pelos vídeos não dá para perceber o que leva a ele saber que pode ferrar?

por exemplo quando estou a corricar e sinto uma resistência aí percebo que é para ferrar, mas quando se está a trabalhar a amostra no fundo, longe, só a dar aqueles toques com a ponta da cana, como ter noção do ataque?

e mesmo com os poppers e apesar daquele ataque barulhento tenho sempre algum receio que ao esticar a cana lhe retire a amostra antes dele a agarrar a sério.

até porque em certos ataques dá a ideia que eles vão mais a experimentar ou a dar um "chifrada" e não logo a comer.  é o que me parece e fico sempre com medo de lhe fugir com a  amostra, embora já tivesse provas de que quando eles querem mesmo eles vêm atrás
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 

Offline snlp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 208
  • Agradecido: 14 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:04 Quarta, 08 de Junho de 2016
Re: a importância de não saber ferrar
« Responder #1 em: 05:36 Sexta, 13 de Setembro de 2019 »
Vou ser sincero. Quando não está vento e a água está calma é fácil.

E só veres uma variação do movimento da linha. Ou da um esticão ou para e depois continua. Agora quanto está vento, ainda me é muito difícil perceber.

Quando estou a usar amostras de recolher continuo é como dizes. Se sentir resistência tendo a mandar um belo esticão. As vezes fica cravada no fundo ou em paus por causa disso.
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: a importância de não saber ferrar
« Responder #2 em: 08:55 Sexta, 13 de Setembro de 2019 »
Em amostras de fateixas e de recolha linear a ferragem é mais ou menos fácil de conseguir e de sentir. Nos jigs é geralmente violenta, temos apenas de ser rápidos e vigorosos na ferragem.
Nos vinis a coisa complica-se.
Geralmente oriento-me pela deslocação do fio ou pela sua ausência,isto porque muitas vezes a paragem da deslocação da linha quer dizer isso mesmo, outras vezes sente-se o toque do peixe, o meu conselho é que não se  precipitem, deixem o peixe colocar a amostra bem na boca e depois si, ferrem
As amostras talvez mais difíceis para ferrar serão as rãs, há quem faça uma contagem  até três e depois ferram outros, e é assim que faço, esperam que o peixe dê a volta e afunde e depois sim a ferragem vigorosa.
Uma coisa vos posso dizer com todas as horas de pesca que tenho já no lombo, quanto mais forem há pesca menos ferragens vão falhar, isso é garantido, a aprendizagem faz-se como me disse há muitos anos um grande pescador, sempre virado para a água.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]