collapse

Autor Tópico: Fio Sufix Direto  (Lida 2599 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #30 em: 17:03 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Boas
Ricardo

sim isso é verdade, mas em minha opinião na maioria das vezes o peixe anda mais perto de terra do que longe, dai a tendência de se pescar na maré cheia assim sendo uma linha mais grossa também cumpre o propósito e finalidade que é apanhar algum peixe que penso que seja o principal objectivo de ir á pesca, sei que a minha opinião pode ferir algumas susceptibilidades o que não é a minha intenção, mas cada vez mais tenho a sensação que o pessoal que pratica este tipo de pesca  vai mais para fazer concursos de lançamentos do que simplesmente ir pescar na verdadeira acessão da palavra

nota: é só a minha opinião não quer dizer por isso que esteja correcta
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #31 em: 17:25 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pesco há um pouco mais de 30 anos tenho 51 e é uma coisa que ainda não consegui perceber muito bem,

há aí qualquer coisa que está a falhar

Boas

jomartes

consegues-me explicar o quê por exemplo?

para que eu me possa corrigir!!
Abraço
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #32 em: 17:43 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Alguns dos motivos que me levam a utilizar linhas mais finas:
- Atingir maior distância, quando necessário;
-  Menor resistência ao vento e a alguma corrente que possa existir.
- Em caso de prisão, é mais fácil de partir sem ter que massacrar cana ou carreto.
- É mais barato perder uns metros de linha fina do que os mesmos metros de linha mais grossa.

Em zonas de pedra e pescando mais grosso, utilizo por norma estralhos com resistência inferior à linha do carreto e o chamado "fusível" na chumbada, sendo o fio do "fusível" de resistência inferior ao dos estralhos.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #33 em: 17:49 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas
Ricardo

sim isso é verdade, mas em minha opinião na maioria das vezes o peixe anda mais perto de terra do que longe, dai a tendência de se pescar na maré cheia assim sendo uma linha mais grossa também cumpre o propósito e finalidade que é apanhar algum peixe que penso que seja o principal objectivo de ir á pesca, sei que a minha opinião pode ferir algumas susceptibilidades o que não é a minha intenção, mas cada vez mais tenho a sensação que o pessoal que pratica este tipo de pesca  vai mais para fazer concursos de lançamentos do que simplesmente ir pescar na verdadeira acessão da palavra

nota: é só a minha opinião não quer dizer por isso que esteja correcta

Depende da espécie alvo. Quando se vai na intenção de procurar douradas a distância que se consegue atingir tende a definir (não por si só, claro) o sucesso ou falta dele na jornada. Basta a zona de alimentação do peixe estar mais longe, e se não lá conseguirmos chegar nada feito. Já o robalo tende a estar mais perto, junto de rebentação onde é mais fácil capturar o peixe miúdo que eles caçam. Eu uso 2 canas, ponho uma a pescar mais longe e outra mais perto, até porque são canas diferentes e uma não é tão potente como a outra. Mediante os resultados opto por pôr ambas mais perto ou recolher a menos potente por não conseguir chegar com ela á distância que está a outra. Quando se instalarem os mares de inverno, mais brutos, mudo para multi, que não posso pôr 0.35 ou 0.40 com estas canas e não aplico tanta força nos lançamentos, porque aí já vou mesmo direccionado ao robalo.
Pouco me importa se lanço 80 ou 100m e o companheiro do lado chega aos 160 ou 170m, interessa-me é conseguir colocar o isco onde está o peixe e passar um bom bocado a desintoxicar de uma semana de trabalho.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #34 em: 17:52 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Alguns dos motivos que me levam a utilizar linhas mais finas:
- Atingir maior distância, quando necessário;
-  Menor resistência ao vento e a alguma corrente que possa existir.
- Em caso de prisão, é mais fácil de partir sem ter que massacrar cana ou carreto.
- É mais barato perder uns metros de linha fina do que os mesmos metros de linha mais grossa.

Em zonas de pedra e pescando mais grosso, utilizo por norma estralhos com resistência inferior à linha do carreto e o chamado "fusível" na chumbada, sendo o fio do "fusível" de resistência inferior ao dos estralhos.

Boas

Vieira

a resistência ao vento e ás correntes é um pouco subjectiva ,visto que o tamanho do chicote costuma andar por volta dos 15m e ter espessuras terminais á volta dos 0,50, rara será a praia que por  mais longo que seja o lançamento tenha profundidades muito acima dos 15 metros o que acaba por ser influenciado pela corrente na mesma

caso a praia tenha um pouco de lixo e limo o que neste momento por vezes chega a ser um exagero com linhas finas torna-se praticamente impossivel pescar, com uma linha mais grossa sempre vai dando para ir safando a pesca

em caso de prisão eu uso sempre uma baixada que acaba por partir pelo nó

em relação ao preço e custo tenho a sensação que uma boa linha fina custa sempre mais dinheiro que uma um pouco mais grossa


eu normalmente gasto á volta de 10€ em bobines de 1000 de 0,35
 que é bastante fio para poder acrescentar de vez em quando, só uso bobines fundas, já me dei mal por faltar fio numa bobine estreita que usei durante uns tempos,provavelmente deveria ser uma corvina já de algum porte que me derreteu com um 0,20mm todo como a linha estava simplesmente passada pelo buraquinho que este tipo de bobines trazem foi-se se soube-se tinha iniciado a bobinagem da mesma com uma laçada
« Última modificação: 18:06 Sábado, 31 de Agosto de 2019 por ze carlos »
Abraço
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #35 em: 19:19 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
a resistência ao vento e ás correntes é um pouco subjectiva ,visto que o tamanho do chicote costuma andar por volta dos 15m e ter espessuras terminais á volta dos 0,50, rara será a praia que por  mais longo que seja o lançamento tenha profundidades muito acima dos 15 metros o que acaba por ser influenciado pela corrente na mesma

Amigo Zé Carlos, de certeza que o vento não vai pegar nos 15m do chicote, mesmo que a linha estivesse na vertical, o que não é o caso. Quanto à corrente, e a pescar a uma distância na ordem dos 100m, só cerca de 10m do chicote é que oferecerão mais resistência ao contrário do que acontece se o fio do carreto for por exemplo um 0,35 ou 0,40mm.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
caso a praia tenha um pouco de lixo e limo o que neste momento por vezes chega a ser um exagero com linhas finas torna-se praticamente impossivel pescar, com uma linha mais grossa sempre vai dando para ir safando a pesca

Caso a praia tenha um pouco de lixo e limo, não vejo grande problema na utilização de linhas finas. Por vezes uma linha fina corta melhor certos tipos de limo que uma grossa.
Quando a quantidade de limo é um exagero, pura e simplesmente não pesco. Deixo a tarefa da recolha para outros, com material mais potente...  ;)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
em relação ao preço e custo tenho a sensação que uma boa linha fina custa sempre mais dinheiro que uma um pouco mais grossa

Se forem de marca e tipo diferentes e se a fina for uma boa linha, é quase garantido que custa mais do que uma um pouco mais grossa. Se forem iguais a que tem maior diâmetro será provavelmente a mais cara.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu normalmente gasto á volta de 10€ em bobines de 1000 de 0,35
 que é bastante fio para poder acrescentar de vez em quando, só uso bobines fundas, já me dei mal por faltar fio numa bobine estreita que usei durante uns tempos,provavelmente deveria ser uma corvina já de algum porte que me derreteu com um 0,20mm todo como a linha estava simplesmente passada pelo buraquinho que este tipo de bobines trazem foi-se se soube-se tinha iniciado a bobinagem da mesma com uma laçada

Na minha opinião, o problema de uma bobine estreita com pouco fio fino deve ser praticamente o mesmo que uma bobine funda com pouco fio grosso. E o problema, tanto numa como noutra... é a falta de fio.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #36 em: 20:34 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
Amigo Zé Carlos, de certeza que o vento não vai pegar nos 15m do chicote, mesmo que a linha estivesse na vertical, o que não é o caso. Quanto à corrente, e a pescar a uma distância na ordem dos 100m, só cerca de 10m do chicote é que oferecerão mais resistência ao contrário do que acontece se o fio do carreto for por exemplo um 0,35 ou 0,40mm.

sim Vieira muito provavelmente é assim



Caso a praia tenha um pouco de lixo e limo, não vejo grande problema na utilização de linhas finas. Por vezes uma linha fina corta melhor certos tipos de limo que uma grossa.
Quando a quantidade de limo é um exagero, pura e simplesmente não pesco. Deixo a tarefa da recolha para outros, com material mais potente...  ;)

aqui parece-me que o unico senão é que o lixo se vai acumular maioritariamente no nó de união do chicote, tambem faço o mesmo quando tem muita alga ou lixo arrumo e venho embora


Se forem de marca e tipo diferentes e se a fina for uma boa linha, é quase garantido que custa mais do que uma um pouco mais grossa. Se forem iguais a que tem maior diâmetro será provavelmente a mais cara.

Vieira neste caso não posso opinar porque desisti de comprar linhas finas as unicas que usei foram a yuki kenta uma da seaguard que não me lembro a nomenclatura e a onda mile da colmic entre 0,20 e 0,23mm



Na minha opinião, o problema de uma bobine estreita com pouco fio fino deve ser praticamente o mesmo que uma bobine funda com pouco fio grosso. E o problema, tanto numa como noutra... é a falta de fio.

Vieira a bobine que usei para experimentar foi uma mv spools type 4, penso que pelo menos 200m deveria de ter + o chicote
o 0,35mm a meu tinha neste caso permitido uma ferragem mais bruta, em relação ás bobines fundas as que as do buuls eye 9100 e 9120, não sei ao certo quanto levam de fio tenho uma com 0,35 e outro com 0,40 porque tambem pesco no rio Tejo e ai não arrisco com a 0,35 uso sempre 0,40mm


está este tópico em debate que define mais ou menos o que penso

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

mesmos os membros mais habituados a pescar com estas linhas estão sempre com o coração nas mãos em relação a fiabilidade das mesmas



peço desculpa por ter boleado as minhas respostas, mas não sei inserir as citações divididas por assunto
« Última modificação: 20:43 Sábado, 31 de Agosto de 2019 por ze carlos »
Abraço
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #37 em: 20:59 Sábado, 31 de Agosto de 2019 »
*
Vieira a bobine que usei para experimentar foi uma mv spools type 4, penso que pelo menos 200m deveria de ter + o chicote
o 0,35mm a meu vêr tinha neste caso permitido uma ferragem mais bruta, em relação ás bobines fundas as que uso são as do bulls eye 9100 e 9120, não sei ao certo quanto levam de fio tenho uma com 0,35 e outro com 0,40 porque tambem pesco no rio Tejo e ai não arrisco com a 0,35 uso sempre 0,40mm
Abraço
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1399 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #38 em: 17:45 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
As vantagens são mais que muitas.
Muitas já faladas e debatidas em vários tópicos.

A maioria das praias estão espraiadas, rasas. Numa praia deste tipo a ondulação parte muito lá trás, devido á baixa profundidade. Se não conseguir colocar as pescas fora desse local, anda ali na maquina de lavar. Resumindo estralhos e montagens todas enroladas. Depois pensamos que estamos á pesca.

 
Inserir Citação (seleção)
rara será a praia que por  mais longo que seja o lançamento tenha profundidades muito acima dos 15 metros o que acaba por ser influenciado pela corrente na mesma

A pescar na praia a linha relativamente á água está a um angulo de 25º / 30º . Num lançamento de 150 mts, estão mais de 100 mts dentro de água.

O peixe que se abeira vem de onde? de terra?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #39 em: 20:01 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Boas
estava a falar de profundidade vertical

a unica desvantagem que vejo nas linhas finas é que partem com a maior das facilidades

seja por arear seja por prisão de limos ou prisão em alguma pequena rocha


não tenho nada contra as linhas finas cada um pesca como mais lhe a provier e der jeito, no meu caso como vou á pesca para estar na descontra, com o fio com que pesco a percentagem de perca nesse sentido é menor, quanto ao ter que lançar 200m para passar a rebentação e como não o consigo fazer evito as praias que estejam nesse estado, outro pormenor que levo em consideração é o custo dessas mesmas linhas que ao que me parece e tambem já aqui muito debatido noutros tópicos esse mesmo custo acaba por ser consideravel e neste caso acho que é preferivel gastar dinheiro num melhor carreto ou cana

para não fugir á pergunta inicial do tópico que era fio sufix directo?

a minha opinião é que aguenta perfeitamente um lançamento com 130 ou 140gr

falo por experiencia propria porque já o usei embora tenha sido o sufix calema na medida 0,35

neste tópico aborda-se a questão das ruturas e percas de linha nesses diametros e até por vezes  quantidade de bobines que eventualmente convem levar para fazer uma jornada de pesca
como concordo com a opinião dos membros neste tópico enverdei por voltar á moda antiga que melhor ou pior sempre funcionou

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 20:08 Segunda, 02 de Setembro de 2019 por ze carlos »
Abraço
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 569
  • Agradecido: 63 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #40 em: 20:26 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Dependendo muito do que é uma linha fina, pd ser p. ex um 0.16, 0.18, ou mesmo um 0.23, que não parte assim com duas cantigas, especialmente nas praias, o arear, analisando os segundos da ondulação, a escolha é sempre do pescador, em ir ou não , um mar com 11 /12 segundos raramente area p. ex. e o fator peso da chumbada, que com linhas finas, não tem necessidade de carregar com peso.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #41 em: 20:40 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
falo por experiencia propria porque já o usei embora tenha sido o sufix calema na medida 0,35


O sufix calema deve ser dos poucos fios da sufix que vale a pena o dinheiro. Isto se estiveres a falar do calema de rótulo prateado. Não tem nada a ver com o outro sufix que se encontra na Decathlon
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #42 em: 20:47 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Boas

prateado ou amarelado já não me lembro bem da cor da embalagem
Abraço
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #43 em: 21:09 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Nem uma nem outra. É roxa 😅
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline ze carlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3304
  • Agradecido: 393 vezes
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Fio Sufix Direto
« Responder #44 em: 22:54 Segunda, 02 de Setembro de 2019 »
Boas

eu estava a falar desta em 0,35mm
Abraço
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Joaol [Hoje às 14:03]

Seria um bodiao, arco íris? por Rider [Hoje às 11:30]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]