collapse

Autor Tópico: Iniciar pesca submarina  (Lida 10282 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Iniciar pesca submarina
« em: 08:29 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Bom dia pessoal, depois de um fim de semana cheio ... Cheio de bodioes pequenos e sarguetas, decidi que quero experimentar pesca submarina, eu gosto bastante de andar debaixo de água com os óculos a ver os peixes e gosto de pescar , acho que juntava o útil ao agradável ! Mas tenho umas quantas questões que gostaria de colocar, primeiramente avisar que o orçamento não é muito grande, como tal estava a pensar em comprar a arma em segunda mão , que cuidados tenho de ter na hora de comprar? Há alguma área em que as armas costumam acusar mais desgaste e que tenha que estar atento ? Outra questão é com o cinto com os pesos, visto que vou começar em zonas pouco fundas ,3 4 metros no máximo, é essencial ter o cinto com os pesos ? Eu normalmente quando estou a passear com os óculos afundo sem problemas e nunca uso barbatanas ( mas para a pesca vou comprar ) , outra questão e última  :) agora de verão é mesmo necessário o fato ? Eu sou um encalorado do caraças  :D

Obrigado pelas respostas , vou comprar boia porque já sei que é obrigatória , e vou ver se arranjo um saco para agarrar a bóia para ir metendo os peixes que apanhar
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #1 em: 09:08 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Boas,

Eu não sou nenhum expert da coisa mas acho que o fato e os pesos (1kg por cada 10kg de massa corporal) são essenciais.
A questão do fato, por conforto, o fato não faz calor mas mantém a temperatura corporal, e serve de segurança a vários factores, como raspadelas nas rochas e em último caso, tirando o cinto de pesos, ajuda a flutuar.
Esta atividade é bastante mais perigosa do que possa parecer, não deves iniciar sozinho!

Quanto à arma, desde que a estrutura esteja boa, não tenha nada partido, a única coisa que podes ter de trocar é os elásticos, pois estes ressequem com o tempo, principalmente se ficarem muito tempo parados depois de utilizados.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #2 em: 09:14 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Obrigado Beto , eu ando de olho em uma arma em segunda mão de marca espanhola que me parece estar em condições e barata, a ver se combino com o dono para ver a arma , quanto ao fato e pesos, tens razão de certeza ajuda a proteger dos raspoes e assim, numa fase inicial como vou experimentar em zonas bastante calmas , Caxias Oeiras, não vou adquirir o fato para já, pelos menos nas primeiras pescas , vou ao ambientar-me á coisa primeiro  :)

Outra questão , falaste dos elásticos da arma , normalmente sao universais ? Posso comprar na dechatlon ou assim ?
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #3 em: 09:22 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Outra questão , falaste dos elásticos da arma , normalmente sao universais ? Posso comprar na dechatlon ou assim ?

Eu não pratico esta pesca, apenas falei do que fui ouvindo de colegas meus, por isso não tenho certezas mas creio que os elásticos variam consoante as marcas, podem variar também em comprimento e elasticidade, não sei, espera que apareça alguém mais dentro do assunto...
Cumps.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #4 em: 10:25 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
olá camarada, bem vindo ao mundo da caça submarina, já alguma vez experimentaste? é um desporto muito bonito que temos de ter muito cuidado com a segurança!!!

tens muito opção de conjuntos de material nos sites de usados, quanto aos desgastes, não te sei informar pk comprei o meu material novo em 2014, até hoje, só precisei de trocar as meis e as luvas...tudo o resto mantém...

para te orientares na altura gastei cerca de 600€ no material, mas foi tudo novo...

és friorento? se sim aconcelho fato de 7mm, tb é preciso compensar no lastro, por ex, eu tenho 1.65m e 70kg uso 9kg no cinto, (8 para mim chegavam, mas depois lá em baixo o 9º peso ajuda a manter me lá em baixo...) concelho compra pesos de 2kg

arma para começares arranja uma de 90cm dá para tudo como se fosse todo o terreno, para o perto e para o longe...

lanterna é uma peça fundamental...

boia a gosto, à quem goste de usar uma prancha, dá para levar mais material, dá para descansar em cima dela, mas atenção está definida como deve ser a prancha na portaria...

poita/ peso para segurar a boia num local, com mangueira, para mim a ligação da boia à poita deve ser com uma mangueira tipo de aquário 4mm transparente (cordel mini corda embrulha muito facilmente)

faca, a gosto

acho que são estes os pontos principais...

« Última modificação: 10:34 Segunda, 26 de Agosto de 2019 por scarreira »
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #5 em: 10:53 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Obrigado scarreira e Beto, grande ajuda mesmo  :) nunca experimentei pesca submarina apenas gosto de andar ali á volta das pedras a ver os peixes , as vezes vou mais para longe mas como não tenho barbatanas nem boia não arrisco muito, mas a zona que estou a pensar fazer (por enquanto) é uma zona que nos dias mais calmos o mar parece uma piscina , ontem por exemplo como foi uma maré pequena não havia corrente nenhuma !

Eu por enquanto estava a pensar em comprar a arma, a bóia e as barbatanas , óculos e tubo eu tenho, faca também ,como é para experimentar numa zona calma, não estava a pensar em comprar fato para já, não me safo com este material só para ganhar o bichinho ?
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #6 em: 11:20 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
O fato é importante. Pelos factores já descritos, e pelo tempo que vais estar dentro de agua. E a agua têm dias que está fria.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #7 em: 12:12 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
comprar a arma em segunda mão

há tantas armas baratas,vais comprar uma arma em 2ª mão estás arriscado a ter uma avaria que não se deteta a olho nu e que nem sempre manifesta que é o mecanismo de gatilho o problema mais comum das armas.Uma arma que disparara sozinha é um perigo.
Depois tens o problema das borracha que podem já estar ressequidas e arrebentarem ao primeiro tiro...esquece.

 lastro 1 k por cada 10 kilos de peso,depois metes mais ou menos conforme te sintas mais confortavel a mergulhar...não te esqueças que depois tens que vir para cima portanto não convêm abusar do peso :)

oculos vidro temperado

fato 5 mm dá para mergulhar de inverno e verão..se comprares de tres mm vais passar frio no inverno se comprares de 7 vais assar no verão

lanterna,só lá mais para a frente que ainda não vais ter experienca para andar a espreitar para dentro dos buracos

atenção ao fato,tens que te sentir confortável com ele,pescar com um fato que não é ajustado ao corpo é meio caminho andado para desistir da caça logo nos primeiros minutos.

faca,boia,saco de rede para meter o peixe,etc etc...cinto de chumbos em borracha...muito importante,se comprares de tecido e fecho de metal estás arriscado a abri-lo sem querer e só vai parar no fundo...e depois não consegues ir buscá-lo.

o fio da boia deve estar preso ao punho da arma

atenção ao tamanho da arma,escolhe o tamanho da arma em função da pesca que vais praticar,para começar uma de setenta cm deve chegar
« Última modificação: 12:15 Segunda, 26 de Agosto de 2019 por jomartes »
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #8 em: 12:30 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Obrigado a todos pela resposta , vou então ver na Decathlon , vi uma no site barata com 70ctm, quanto ao fato e aos chumbos queria ver se me safava deles numa fase inicial por causa do €€ , eu peso mais de 100kg , não vou bem ao fundo ? ;D ;D agora a sério obrigado pela vossa ajuda mesmo.. já agora pergunto , aqui zona do Tejo alguém sabe de alguma interdição á pesca submarina ?
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #9 em: 14:30 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
", eu peso mais de 100kg "

só em chumbos e no cinto são mais de 70 aéreos

nunca vi fazerem caça no rio tejo,,,só se for com óculos de infravermelhos...penso eu de que
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #10 em: 15:06 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
", eu peso mais de 100kg "

só em chumbos e no cinto são mais de 70 aéreos

nunca vi fazerem caça no rio tejo,,,só se for com óculos de infravermelhos...penso eu de que
Pois é por isso é que perguntei se não dava para tentar sem os pesos primeiro, depois se gostar mesmo então comprar, quando digo Tejo digo o final do Tejo, Caxias Oeiras por aí , mesmo no Tejo não até porque a corrente deve ser terrível e água muito escura 😂
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #11 em: 15:37 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois é por isso é que perguntei se não dava para tentar sem os pesos primeiro, depois se gostar mesmo então comprar, quando digo Tejo digo o final do Tejo, Caxias Oeiras por aí , mesmo no Tejo não até porque a corrente deve ser terrível e água muito escura 😂

compra só a espingarda primeiro depois logo vês como é que correm as coisas
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #12 em: 15:51 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
...depois se gostar mesmo então comprar...

Nesse caso, como ainda não te decidiste, porque não combinas com alguém que faça. Normalmente o pessoal que faz regularmente têm mais de uma arma que te possa emprestar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #13 em: 17:36 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Obrigado a todos mais uma vez pela a ajuda , eu vou comprar a arma , a barbatana e a bóia que pelo que vi é obrigatória, depois se gostar para o mês que vem compro o chumbo e o fato.. isto tem que ser aos bocadinhos que o dinheiro não é muito  ^-^ já agora mostro a arma que estou a pensar comprar
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #14 em: 18:58 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
não te esqueças do saco de rede para o pexe ;)
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #15 em: 20:07 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Também gostava de experimentar deve ser doloroso mas lindo ver o o fundo do mar, os corais lindo mesmo
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #16 em: 20:26 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
os corais lindo mesmo


cá não há corais...mas de todas as pescas é sem duvida a mais deslumbrante

go for it !!
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 803
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #17 em: 20:32 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
A arma que escolheu e uma baby, no minimo deve comprar uma junior ( 75 cm ).
Muito importante tambem e o punhal, para matar o peixe e safar alguma situação de perigo.
Mesmo sendo muito acalorado, duvido que consiga fazer caça durante muito tempo, pois e um desporto com pouco movimento.
Quanto a restricoes, penso que não ha, acho que atualmente já se pode fazer caca na Área Marinha Protegida das Avencas.
De Caxias ate Oeiras acho que e impossivel encontrar um sitio para caçar.

Muito importante - não esquecer a licença ( que não e barata )
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #18 em: 21:50 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Muito importante - não esquecer a licença ( que não e barata )
Mais barata que a de embarcada... :'( :'( :'(
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #19 em: 22:15 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A arma que escolheu e uma baby, no minimo deve comprar uma junior ( 75 cm ).
Muito importante tambem e o punhal, para matar o peixe e safar alguma situação de perigo.
Mesmo sendo muito acalorado, duvido que consiga fazer caça durante muito tempo, pois e um desporto com pouco movimento.
Quanto a restricoes, penso que não ha, acho que atualmente já se pode fazer caca na Área Marinha Protegida das Avencas.
De Caxias ate Oeiras acho que e impossivel encontrar um sitio para caçar.

Muito importante - não esquecer a licença ( que não e barata )

A que vou comprar é a 75 😉 o modelo é esse, agora no verão penso não ter grande problema com o frioz mais lá para a frente compro o fato, punhal também já tenho , Caxias e Oeiras até tem sítios para pesca porreiros com certeza, zona ali da giribita , e do lado direito de Santo Amaro , mas mandei hoje um mail para a capitania, responderam logo a dizer que era proibido pescar ali, porque ainda pertencente ao leito do rio ... Enfim 😵
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #20 em: 23:16 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caxias e Oeiras até tem sítios para pesca porreiros com certeza, zona ali da giribita , e do lado direito de Santo Amaro , mas mandei hoje um mail para a capitania, responderam logo a dizer que era proibido pescar ali, porque ainda pertencente ao leito do rio ... Enfim 😵


sim é verdade, só podes contar a partir do forte de carcavelos (praia da torre não dá) em direcção a cascais...
as avencas tb não, é area protegida, (está aqui no forum algures que li recentemente) que se poderá lá caçar, mediante a caça sustentavel (através de uma formação e emissão de cartão, mas ainda não existem cartões...)
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #21 em: 23:24 Segunda, 26 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caxias e Oeiras até tem sítios para pesca porreiros com certeza, zona ali da giribita , e do lado direito de Santo Amaro , mas mandei hoje um mail para a capitania, responderam logo a dizer que era proibido pescar ali, porque ainda pertencente ao leito do rio ... Enfim 😵



sim é verdade, só podes contar a partir do forte de carcavelos (praia da torre não dá) em direcção a cascais...
as avencas tb não, é area protegida, (está aqui no forum algures que li recentemente) que se poderá lá caçar, mediante a caça sustentavel (através de uma formação e emissão de cartão, mas ainda não existem cartões...)


Okay então mas por trás do forte já é possível certo ? Essa zona será muito funda para ir lá aventurar ?
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #22 em: 22:49 Terça, 27 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Okay então mas por trás do forte já é possível certo ? Essa zona será muito funda para ir lá aventurar ?

não é mt longe de ti, eu para ir para estes lados vou pelo ic19, fica as dicas que dei ao colega são locais onde tens muito por cuscar...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
onde ganhei pratica foi nestes:

acesso junto ao forte se são jorge de oitavos (cascais) quando está maré cheia e sem ondas entra se muito bem carro ao lado estacionado
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

tens este acesso perto da senhora da guia cascais boutique tem mesmo uma rampa de acesso carro pode ficar muito perto:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

tens a entrada na escola de escala da guia junto ao farol da guia, este tem 2 senãos... descer umas escadas com o equipamento todo não é fácil!  e o estacionamento tem de estar atento para não deixar o carro em zona paga...
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
este ultimo é o mais fundo talvez a rondar os 4 metros mais ou menos... os outros são mais ligeiros...

outra entrada muito fácil... praia de carcavelos lado de cascais, junto das residencia sénior, deixando o carro na terra batido (cuidado ao atravessar av marginal) tens lá umas escadas junto aos arbustos, desces e depois do lado direito tens lá umas rochas que fazem tipo uma escada tb se entra muito bem...
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

estes são os que mais uso...
espero ter dado uma pequena ajuda boa sorte... 
atenção na ida aos buracos! ainda não tens experiência...


foi neste tópico:Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #23 em: 08:11 Quarta, 28 de Agosto de 2019 »
Scarreira nem sei como agradecer as dicas e os locais  ;D qualquer dia quando eu tiver mais experiência podemos ir fazer uma pesca juntos se quiser, por enquanto quero ver se aprendo para não ser tão maçarico  ;D

No sábado de manhã devo ir para a praia de Carcavelos mais a maria e o puto, se calhar tento entrar pelo lado direito da praia depois daquele pontão a ver se acho alguns peixitos, eu do que me lembro dessa zona na maré baixa é tipo uma laje bem grande , vou tentar entrar por aí com cuidado, e fazer uma pesca rápida porque a mare vai vazar muito e encher bem também , ainda tenho que ir comprar o material  ::)
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #24 em: 09:31 Quarta, 28 de Agosto de 2019 »
Mais uma experiência  fazes bem :D



cumpts



Manuel Matos
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #25 em: 22:47 Quarta, 28 de Agosto de 2019 »
quem sabe...

atenção que este fds a mares vão ser muito grandes em termos de amplitude, por isso poderas eventualmente ter melhores entradas mesmo na zona da rocha, boa sorte... :)
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #26 em: 23:42 Quarta, 28 de Agosto de 2019 »
Boa noite João Roque.

Em tempos fiz caça sub, posso até dizer que a nível razoável, em toda a costa desde Setúbal até ao Burgau, antes de Lagos, tanto entrando de terra como de barco.

Estou afastado há alguns anos e perdi algum contacto, mas ainda tirei o curso de monitor de apneia que, devido à vida, acabei por utilizar pouco.

Não estou muito familiarizado com os materiais mais actuais, mas algumas questões, relacionadas com conforto e segurança, me fizeram intervir, pois penso que não mudaram assim tanto. Posso estar enganado, mas não muito.

1. A espessura do fato, penso que não deverá ir além dos 5mm, pois está directamente relacionada com a liberdade de movimentos e é mais fácil de conseguir um facto ajustado desta espessura que um mais grosso.

2. Prender o cabo da bóia à espingarda, mesmo com cabo que flutue, é perigoso, pois nunca sabemos se ao mergulhar  o cabo não se prende em algum lado ou se enrole em nós de algum modo. Normalmente prende-se um pequeno ferro de fundear ao cabo da bóia, que agarramos puxando esta e quando queremos explorar uma zona, largamos o ferro no fundo e vamos caçar à volta, tornando a apanhar o ferro e transportar a bóia para oura zona onde queiramos explorar. Pela mesma razão, não deveremos ter agarrado a nós, nada que se possa prender facilmente em qualquer pedra durante um mergulho. Normalmente usava-se algo na bóia onde se colocavam os suplentes, através de mosquetões, saco de rede para marisco e enfião para colocar o peixe que se capturava. Devemos estar o mais libertos possível, quando em acção de pesca.

3. Relativamente ao cinto de chumbos, nunca se usavam pesos de 2 kg, usavam-se de quilo, e mais tarde, quando se caçava mais fundo, de meio quilo, para que o peso fosse distribuído igualmente em torno da cintura. Embora a regra do 1 kg para cada 10kg de peso, já existisse, ela deve ser encarada como indicadora, sendo que num fato mais grosso, a flutuabilidade aumenta; num fato mais fino, a flutuabilidade diminui; e, para além disso, cada um de nós pode ser corporalmente, mais ou menos denso. Os factores referidos podem avariar a regra facilmente.
Ainda sobre o peso a colocar, principalmente em quem começa e mesmo mergulhando pouco fundo, por segurança, é preferível ter um pouco mais dificuldade a mergulhar por ter um pouco de peso a menos, do que ter peso a mais para a profundidade a que se vai. Isto porque, em caso de desmaio, com peso a menos, o corpo vem à superfície e talvez faça a diferença entre a vida e a morte.
Quanto maior a profundidade, mais a pressão actua sobre o fato, sendo que lhe diminui o volume das cavidades aéreas diminuindo-lhe consequentemente a flutuabilidade. Quer isto também dizer que, se habitualmente mergulhamos a 5m de profundidade e estamos com alguma flutuabilidade positiva e confortável para esta profundidade, se começarmos a mergulhar a 10 ou mais metros, teremos de reduzir o peso do cinto de chumbos.

4. Outra questão importante tem a ver com a compensação de pressão nos nosso canais maxilares, perinasais e auditivos que deve ser iniciada logo na descida, isto porque com o aumento de pressão, o ar diminui de volume e cria depressão interna da membrana do tímpano e nos outros canais, podendo provocar barotraumatismos com alguma gravidade. Isto é fácil de evitar, usando a manobra mais usual e mais fácil de executar que é apertar o nariz e expirar devagar por ele, compensando assim a depressão interna dos canais referidos e da membrana do tímpano, originada pelo aumento de pressão. A manobra de compensação referida chama-se Manobra de Valsalva, que com mais experiência e prática poderá ser substituída por outras. Esta manobra deverá ser efectuada logo que se inicia o mergulho e ao longo deste, suavemente, e antes de sentirmos a pressão, principalmente no tímpano.

5. Por razões relacionadas com o referido em 4, nunca devemos mergulhar quando em fase inicial ou no fim de uma constipação, pois teremos os canais referidos obstipados e não conseguiremos compensar, podendo ter dores de cabeça fortes.

Muitas outros pequenos barotraumatismos podem acontecer, mas se tivermos o cuidado de executar a Manobra de Valsalva, conforme referido, diminuímos substancialmente as hipóteses de acontecerem.

Se puder, não mergulhe a solo. Tente arranjar um amigo, pelo menos nesta fase inicial.

Não tenha pressa de apanhar peixe, vá primeiro testar os materiais e as flutuabilidades. O peixe virá, tanto mais, quanto mais confortável se sentir em acção.

Muito mais haveria para dizer, mas para início, penso que poderá ser suficiente.

Boas idas e que corra tudo bem.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 23:52 Quarta, 28 de Agosto de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JVieira, asimao

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #27 em: 08:54 Quinta, 29 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite João Roque.

Em tempos fiz caça sub, posso até dizer que a nível razoável, em toda a costa desde Setúbal até ao Burgau, antes de Lagos, tanto entrando de terra como de barco.

Estou afastado há alguns anos e perdi algum contacto, mas ainda tirei o curso de monitor de apneia que, devido à vida, acabei por utilizar pouco.

Não estou muito familiarizado com os materiais mais actuais, mas algumas questões, relacionadas com conforto e segurança, me fizeram intervir, pois penso que não mudaram assim tanto. Posso estar enganado, mas não muito.

1. A espessura do fato, penso que não deverá ir além dos 5mm, pois está directamente relacionada com a liberdade de movimentos e é mais fácil de conseguir um facto ajustado desta espessura que um mais grosso.

2. Prender o cabo da bóia à espingarda, mesmo com cabo que flutue, é perigoso, pois nunca sabemos se ao mergulhar  o cabo não se prende em algum lado ou se enrole em nós de algum modo. Normalmente prende-se um pequeno ferro de fundear ao cabo da bóia, que agarramos puxando esta e quando queremos explorar uma zona, largamos o ferro no fundo e vamos caçar à volta, tornando a apanhar o ferro e transportar a bóia para oura zona onde queiramos explorar. Pela mesma razão, não deveremos ter agarrado a nós, nada que se possa prender facilmente em qualquer pedra durante um mergulho. Normalmente usava-se algo na bóia onde se colocavam os suplentes, através de mosquetões, saco de rede para marisco e enfião para colocar o peixe que se capturava. Devemos estar o mais libertos possível, quando em acção de pesca.

3. Relativamente ao cinto de chumbos, nunca se usavam pesos de 2 kg, usavam-se de quilo, e mais tarde, quando se caçava mais fundo, de meio quilo, para que o peso fosse distribuído igualmente em torno da cintura. Embora a regra do 1 kg para cada 10kg de peso, já existisse, ela deve ser encarada como indicadora, sendo que num fato mais grosso, a flutuabilidade aumenta; num fato mais fino, a flutuabilidade diminui; e, para além disso, cada um de nós pode ser corporalmente, mais ou menos denso. Os factores referidos podem avariar a regra facilmente.
Ainda sobre o peso a colocar, principalmente em quem começa e mesmo mergulhando pouco fundo, por segurança, é preferível ter um pouco mais dificuldade a mergulhar por ter um pouco de peso a menos, do que ter peso a mais para a profundidade a que se vai. Isto porque, em caso de desmaio, com peso a menos, o corpo vem à superfície e talvez faça a diferença entre a vida e a morte.
Quanto maior a profundidade, mais a pressão actua sobre o fato, sendo que lhe diminui o volume das cavidades aéreas diminuindo-lhe consequentemente a flutuabilidade. Quer isto também dizer que, se habitualmente mergulhamos a 5m de profundidade e estamos com alguma flutuabilidade positiva e confortável para esta profundidade, se começarmos a mergulhar a 10 ou mais metros, teremos de reduzir o peso do cinto de chumbos.

4. Outra questão importante tem a ver com a compensação de pressão nos nosso canais maxilares, perinasais e auditivos que deve ser iniciada logo na descida, isto porque com o aumento de pressão, o ar diminui de volume e cria depressão interna da membrana do tímpano e nos outros canais, podendo provocar barotraumatismos com alguma gravidade. Isto é fácil de evitar, usando a manobra mais usual e mais fácil de executar que é apertar o nariz e expirar devagar por ele, compensando assim a depressão interna dos canais referidos e da membrana do tímpano, originada pelo aumento de pressão. A manobra de compensação referida chama-se Manobra de Valsalva, que com mais experiência e prática poderá ser substituída por outras. Esta manobra deverá ser efectuada logo que se inicia o mergulho e ao longo deste, suavemente, e antes de sentirmos a pressão, principalmente no tímpano.

5. Por razões relacionadas com o referido em 4, nunca devemos mergulhar quando em fase inicial ou no fim de uma constipação, pois teremos os canais referidos obstipados e não conseguiremos compensar, podendo ter dores de cabeça fortes.

Muitas outros pequenos barotraumatismos podem acontecer, mas se tivermos o cuidado de executar a Manobra de Valsalva, conforme referido, diminuímos substancialmente as hipóteses de acontecerem.

Se puder, não mergulhe a solo. Tente arranjar um amigo, pelo menos nesta fase inicial.

Não tenha pressa de apanhar peixe, vá primeiro testar os materiais e as flutuabilidades. O peixe virá, tanto mais, quanto mais confortável se sentir em acção.

Muito mais haveria para dizer, mas para início, penso que poderá ser suficiente.

Boas idas e que corra tudo bem.

Cumprimentos

Ernesto

Bom dia amigo Ernesto , mais explícito não podia ser, agradeço imenso todas as dicas que me deu , a manobra de valsalva é algo que sei fazer, pensava que era só fazer antes de entrar na água mas sendo assim vou fazer ao longo do mergulho, depois das dicas que vocês me deram aqui já vou estar mais preparado, o fato só vou comprar no mês que vem e a arma também, pensei melhor no assunto e este fim de semana vou só treinar a respiração e o mergulho, com calma e sem pressas , já sei que se levo a arma quero é apanhar peixe 😝😝 vou levar só mesmo as barbatanas os óculos e o tubo e vou andar pelas redondezas , também a conhecer o local de pesca e assim, pode ser que apanhe algumas navalheiras ou assim , obrigado mais uma vez
 

Offline touny71

Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #28 em: 10:02 Quarta, 02 de Outubro de 2019 »
Boas ,

Queria só deixar o meu input em relação a algumas coisas que foram ditas no tópico.

Antes de mais a caça submarina em Portugal é proibida em águas confinadas, estuários e rios, logo o Tejo está fora de questão.

Depois, quanto ao lastro a regra de 1kg para 10kg de massa corporal é completamente errado, isso pode-se usar no mergulho de garrafa mas mesmo aí eu uso 5kg para 75kg.

O ideal é começar com 70% dessa "regra". Portanto para alguém de 80 kg o ideal serão 6kg. Isto porque procuramos estar neutros aos 5/7 metros de profundidade e não à superfície. Caso se cace apenas a 3m de profundidade até se pode mar 1kg, mas mesmo assim é peso a mais que vai prejudicar a performance.
 

Offline nb10089

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Tercena
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:09 Quarta, 02 de Dezembro de 2020
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #29 em: 17:21 Quinta, 11 de Fevereiro de 2021 »
Boa tarde a todos,

Gostei muito de ler esta conversa e ver a entreajuda que impera neste grupo.

Se calhar já venho tarde, mas gostava de partilhar que tenho vindo a criar um conjunto de plataformas de conteúdo de caça submarina para ajudar quem precisa.

Podem encontrar vídeos, artigos de revistas antigas, ebooks, etc. em:
APAGADOS

Não hesitem em pedir-me ajuda neste fórum. Terei todo o gosto em ajudar!

Abraços,
Paulo Santos
« Última modificação: 22:53 Quinta, 11 de Fevereiro de 2021 por Braga, Motivo: Apagar "links" »
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #30 em: 23:07 Quinta, 11 de Fevereiro de 2021 »
Boas

Caro Paulo Santos relativa a esta sua citação, cujos "links" apaguei:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde a todos,

Gostei muito de ler esta conversa e ver a entreajuda que impera neste grupo.

Se calhar já venho tarde, mas gostava de partilhar que tenho vindo a criar um conjunto de plataformas de conteúdo de caça submarina para ajudar quem precisa.

Podem encontrar vídeos, artigos de revistas antigas, ebooks, etc. em:
APAGADOS

Não hesitem em pedir-me ajuda neste fórum. Terei todo o gosto em ajudar!

Abraços,
Paulo Santos

tenho a comunicar que conforme expressa no primeiro parágrafo, que aqui reproduzo,
Inserir Citação (seleção)
Gostei muito de ler esta conversa e ver a entreajuda que impera neste grupo.
, acrescento que é isso que pretendemos que este seja um local de partilha e não outro.

Ao direccionar para vários "links", está a fazer com que a informação não fique no Pesqueiro, para futuros utilizadores.

Cumpre-me ainda informar que todas as mensagens que foram postadas com "links" e apenas indicava para se ver ali a informação, foram apagadas.

Desde já agradeço a compreensão e também já o referi na apresentação.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline nb10089

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Tercena
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:09 Quarta, 02 de Dezembro de 2020
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #31 em: 09:26 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
Discordo da decisão, as duas coisas são perfeitamente compatíveis. A plataforma que construí apenas tem conteúdo para disponibilizar, não faz a função de um fórum de discusssão.

Lamento sinceramente que a vossa visão seja essa e que não percebam que só teriam a ganhar funcionando em rede com outras fontes de conteúdo. Assim o vosso fórum fica mais pobre, até porque tem uma concorrência enorme da parte de grupos no Facebook.

Mas tudo bem, o fórum é vosso, definiram a vossa estratégia... Acabaram de perder uma pessoa que podia contribuir muito activamente neste espaço...



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Caro Paulo Santos relativa a esta sua citação, cujos "links" apaguei:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde a todos,

Gostei muito de ler esta conversa e ver a entreajuda que impera neste grupo.

Se calhar já venho tarde, mas gostava de partilhar que tenho vindo a criar um conjunto de plataformas de conteúdo de caça submarina para ajudar quem precisa.

Podem encontrar vídeos, artigos de revistas antigas, ebooks, etc. em:
APAGADOS

Não hesitem em pedir-me ajuda neste fórum. Terei todo o gosto em ajudar!

Abraços,
Paulo Santos

tenho a comunicar que conforme expressa no primeiro parágrafo, que aqui reproduzo,
Inserir Citação (seleção)
Gostei muito de ler esta conversa e ver a entreajuda que impera neste grupo.
, acrescento que é isso que pretendemos que este seja um local de partilha e não outro.

Ao direccionar para vários "links", está a fazer com que a informação não fique no Pesqueiro, para futuros utilizadores.

Cumpre-me ainda informar que todas as mensagens que foram postadas com "links" e apenas indicava para se ver ali a informação, foram apagadas.

Desde já agradeço a compreensão e também já o referi na apresentação.

Fica bem.

Braga
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #32 em: 10:42 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
E porque não colocar essa informação directamente aqui no Pesqueiro.
Ainda existe muita gente que não têm facebook ( nem quer ), outros deixaram de ter, outros não se identificam.

E não vamos comparar nem confundir o Pesqueiro com o Facebook, são coisas distintas com conceitos diferentes.

Qualquer um é livre de escolher onde quer estar, é só escolher o local onde se sente melhor.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #33 em: 11:03 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
Boas

Serve esta apenas para referir que li a mensagem do Paulo Santos e compreendo a visão do atingível, mas queremos manter as regras a funcionar, iguais para todos o Rider disse o restante.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #34 em: 12:54 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
que regras mais parvas..
já não é a primeira vez que isto acontece..

e sim existem dois pesos e duas medidas...
temos link's para videos do youtube de membros de forum ,  e não podemos ter outros links para outras localizações?? inclusive nesses videos são visiveis claramente comportamentos ILEGAIS como a devolução de certas especies à agua?

ou seja , permitimos videos onde são visiveis comportamentos que vão contra a lei, mas outros já não são permitidos??

surreal...
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #35 em: 13:05 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
Vou só dar a minha opinião acerca do colocar links vs passar a informação diretamente para o forum.

Por vezes pode parecer chato estar a fazer copy paste de textos e fotos para o forum, pois seria mais fácil colocar o link, mas... e há sempre um mas, há que compreender os problemas que podem surgir no futuro.

O exemplo que deixo, é o meu próprio exemplo.
Eu tenho um blog, e os relatos que aqui tenho deixado, são copy/paste do que está no blog. Seria mais fácil, bem mais fácil estar a deixar o link, e até ajudaria nas estatísticas do blog, mas...
um dia, se eu me fartar do blog, e simplesmente acabar com ele, eliminando conteúdos, ou até mesmo proceder a uma restruturação do mesmo em que implique a alteração dos links, ou mudar o blog de uma plataforma para outra, todos os links que aqui tivesse colocado apenas levaria a páginas de erro.

Esse é o principal problema de colocar links em vez de colocar diretamente o conteúdo.





"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1035
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #36 em: 14:29 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
que regras mais parvas..
já não é a primeira vez que isto acontece..

e sim existem dois pesos e duas medidas...
temos link's para videos do youtube de membros de forum ,  e não podemos ter outros links para outras localizações?? inclusive nesses videos são visiveis claramente comportamentos ILEGAIS como a devolução de certas especies à agua?

ou seja , permitimos videos onde são visiveis comportamentos que vão contra a lei, mas outros já não são permitidos??

surreal...

As regras existem para se cumprirem , podem ser mais ou menos de acordo ao que pensamos, mas só temos de as respeitar para saber conviver em grupo.

É assim neste nosso cantinho , como também no nosso país em geral , e nós como membros só temos que as respeitar e fazer respeitar.

E que eu me lembre , existe um cuidado grande em que os videos e fotos presentes no pesqueiro estejam sempre de acordo a legislação vigente , existem inúmeros casos em que foram apagados por não respeitarem exactamente essa mesma legislação.

Lembro-me assim de relance, de armadilhas para camarinha e aparelhos de sucção para ralos nas costa algarvia, bem como algumas fotos de peixe sem medida legal, agora tb me lembro de "vários artistas" que decidiram aparecer para ganharem notoriedade a custa do "pesqueiro" em que a sua intenção era ganhar visualizações e likes a pala do "pesqueiro" sem nada contribuírem para o nosso cantinho.

O nosso fórum tem regras , e são essas mesmas regras que permitem a sã convivência entre toda a comunidade , e que permitem fazer do pesqueiro o melhor forum de pesca nacional.



Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #37 em: 14:39 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
Na grande maioria dos casos, o objectivo deste tipo de links apenas serve para auto-promoção. Para ter mais seguidores, mais likes.... não é ajudar, criar a troca de ideias...

Não podemos comparar a quem coloca um link, um video, ou outra coisa qualquer,  apenas para dar um exemplo, mostrar algo inovador, alguma coisa nova, sem qualquer interesse. Até porque a maioria desses conteudos não são do próprio.

Normalmente a publicidade é paga. E da forma como foi feito ( colocação dos mesmos conteudos em vários tópicos ), sem qualquer explicação, em que ajudou o companheiro que teve duvidas??? A resposta foi, sem tens duvidas procura " aqui" e faz um like e fica adicionado mais um amigo.

Não é assim que se ajuda, ou tira duvidas a alguém que as têm.

E mais, estas são as regras que já existem desde o inicio. Aconselhamos sempre alguém novo que entra a ver as regras. Portanto não sei qual o espanto.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #38 em: 14:40 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
Inserir Citação (seleção)
que regras mais parvas..

Achas mesmo?????

Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline nb10089

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Tercena
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:09 Quarta, 02 de Dezembro de 2020
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #39 em: 15:58 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
Caríssimo,

Não era essa a minha intenção, tenho centenas de conteúdos disponíveis nas plataformas que referi e que poderiam beneficiar quem viesse aqui com alguma dúvida ou à procura de informação para se iniciar.

Dedico imensas horas a este trabalho, pro bono, sem receber nada de jeito que justifique o que faço. Felizmente tenho um bom emprego e não preciso disto para ganhar a vida.

Participo em dezenas de grupos no Facebook onde todos me conhecem por tentar ajudar e disponibilizar o máximo de informação para todos. Sou muito bem aceite em todas essas comunidades.

Era o que queria fazer aqui, mas ficou claro que querem criar um grupo fechado sobre si próprio e apenas estão preocupados em garantir que os "clientes" que aqui estão não são "roubados" para outros lados.

Até há aqui a sugestão inacreditável de que deveria pagar para fazer publicidade...

Antes de fazerem juízos de valor, façam algum due diligence e procurem conhecer com quem estão a falar.

Como não gosto de ser destratado, fui!

Abraço,
Paulo


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na grande maioria dos casos, o objectivo deste tipo de links apenas serve para auto-promoção. Para ter mais seguidores, mais likes.... não é ajudar, criar a troca de ideias...

Não podemos comparar a quem coloca um link, um video, ou outra coisa qualquer,  apenas para dar um exemplo, mostrar algo inovador, alguma coisa nova, sem qualquer interesse. Até porque a maioria desses conteudos não são do próprio.

Normalmente a publicidade é paga. E da forma como foi feito ( colocação dos mesmos conteudos em vários tópicos ), sem qualquer explicação, em que ajudou o companheiro que teve duvidas??? A resposta foi, sem tens duvidas procura " aqui" e faz um like e fica adicionado mais um amigo.

Não é assim que se ajuda, ou tira duvidas a alguém que as têm.

E mais, estas são as regras que já existem desde o inicio. Aconselhamos sempre alguém novo que entra a ver as regras. Portanto não sei qual o espanto.
« Última modificação: 16:09 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 por nb10089 »
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #40 em: 22:30 Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
que regras mais parvas..
já não é a primeira vez que isto acontece..

e sim existem dois pesos e duas medidas...
temos link's para videos do youtube de membros de forum ,  e não podemos ter outros links para outras localizações?? inclusive nesses videos são visiveis claramente comportamentos ILEGAIS como a devolução de certas especies à agua?

ou seja , permitimos videos onde são visiveis comportamentos que vão contra a lei, mas outros já não são permitidos??

surreal...

Não pretendendo dar continuidade a este tipo de discurso, mas cito o seguinte:
Inserir Citação (seleção)
que regras mais parvas..
, só quero lembrar que quem fez estas regras, foram os elementos da Gestão do Pesqueiro e como todas as "leis", são para cumprir, pelo que, quem prevarica sujeita-se às sanções, fica o aviso.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #41 em: 12:28 Terça, 16 de Fevereiro de 2021 »
O objetivo não é que os de cá fiquem só cá. Aliás penso que na grande maioria as pessoas que estão no fórum também estão no facebook e também vêm conteúdos no youtube e onde quer que seja. Aliás há até um elemento da moderação do fórum que também faz uns vídeos volta e meia muito interessantes sobre alguns materiais e são por norma únicos, mais ninguém no país tem aquele tipo de opinião tão fundamentada.

Se vir bem com atenção o que de mau acontece no facebook, aqui não há, e é certamente à conta de algumas regras que por aqui há, se não as houvesse era a desgraça que é no facebook, tenda todos os dias em todos os grupos. E o conteúdo ficar colocado aqui e não redirecionado para outro link faz todo o sentido, é como uma espécie de enciclopédia, ainda hoje se respondem e escrevem em posts com já vários anos, e mesmo assim por vezes ainda ficam a faltar imagens porque os sites de alojamento das fotos fecharam.

Como já lhe disserem ninguém leva a mal que coloque a mesma informação em 2 ou 3 sítios diferentes, e o facebook por exemplo não dá para ter organização nenhuma, e metade dos comentários é palha, é bom para ir vendo umas fotos e alguns relatos, de resto é mais fácil ficar confuso que esclarecido, se colocar aqui um link para um qualquer post do facebook e se puser a ler os comentários o mais certo é ir buscar um balde de pipocas, são raros os posts que funcionam bem e tenho a sensação que isto do confinamento ainda está pior  ;D

Não leve a mal o que lhe foi dito é somente pelo bem, este fórum dura o que dura e olhe que não é à toa, e deve ser o único atualmente que ainda consegue ter a atividade e entre ajuda que encontra aqui.
 

Offline touny71

Re: Iniciar pesca submarina
« Responder #42 em: 01:27 Quarta, 03 de Março de 2021 »
Patética essa decisão dos links. Efectivamente o Paulo tem a maior plataforma de pesca submarina em Portugal com centenas de artigos muito úteis, quem quiser o link basta procurar por executive spearfishing.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: scarreira

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]