collapse

Autor Tópico: avisos que me fazem pensar duas vezes!  (Lida 1021 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
avisos que me fazem pensar duas vezes!
« em: 14:20 Sábado, 24 de Agosto de 2019 »
 pois , isto da segurança dá que pensar e temos que ter isso em conta. isto porque muitas das vezes (pelo menos eu) acabamos por ir a pescar sozinhos e os problemas estão sempre á espreita. Já apanhei uns quantos sustos: já fiquei preso em silvas submersas numa barragem quando tentava recuperar uma amostra. já caí á água duas ou três vezes , numa delas rachei 2 costelas e valeu-me que havia pessoas perto que me ajudaram. e cair á água em Março no rio é complicado por causa do frio também, porque por vezes a distância do carro é muita.
outra vez andava á truta e ao tentar chegar a um sitio que me parecia bom tive que saltar uns muros e nem reparei que teria que voltar a sair por ali e eram altos de mais para trepar . perdi horas literalmente a inventar um caminho de regresso,  tive que deitar bocados de muro com uns paus e atravessar silvados, isto porque não queria ir por água.

e um colega meu , também sozinho , caiu para um buraco e também teve que escavar para sair de lá.

em barragem também é complicado arriscar porque nunca sabemos o que está submerso. por exemplo numa aqui perto , nem vários ferros espetados nas pedras (da altura em que construiram a barragem) e são perigos á espera de acontecer. e também árvores submersas e subitas mudanças de profundidade. já houve lá 3 mortes que eu saiba (mas de pessoas que andavam a nadar)

e depois outra coisa que também me assusta bastante é as outras pessoas ou animais. certos sitios tenho receio de ir sozinho , porque nunca sei quem ou o que pode aparecer
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AnaCG

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: avisos que me fazem pensar duas vezes!
« Responder #1 em: 18:39 Sábado, 24 de Agosto de 2019 »
Boas:blackbass1685. Por isso  eu disse  num tópico   já  algum tempo atrás,  por muita segurança  que nós  tenhamosm o diabo está  sempre atrás  a espreita. Penso  que foi a Ana que eu lhe deu uma sugestão:. Sempre que uma pessoa vá  a pesca sozinhos  deve fazer o seguinte, é  uma gesto muito simples.  Chega ao local onde vai começar  a pesca  liga o GPS do telemóvel  e faz uma chamada para uma pessoa que queira.  A partir desse momento o GPS anda sempre ligado. Se ouver algum problema  há sempre  um ponto de partida  para um possível socorro.  Façam  isto e vão  sentir-se  mais seguros.  Um abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: blackbass1685

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: avisos que me fazem pensar duas vezes!
« Responder #2 em: 22:50 Domingo, 25 de Agosto de 2019 »
Nem de propósito. Ainda ontem, enquanto pescava estava a pensar nesta questão e em como seria útil ter uma lista de itens (dicas, sugestões, material, etc) que levamos ou fazemos quando pescamos sozinhos (ou mesmo acompanhados), que possa melhorar a nossa segurança, quer na prevenção de acidentes, quer no contacto com os outros pescadores.

Costumo pescar com dois companheiros mas nem sempre estão disponíveis, por isso vou muitas vezes sozinho. Normalmente quando isso acontece tento sempre ir para os pesqueiros que melhor conheço, mas a verdade é que, pelo menos eu, nunca estou totalmente descansado quando pesco sozinho. Claro que não me impede de ir pescar na mesma, e felizmente, fora uns arranhões aqui ou acolá, nunca me aconteceu nada, mas há sempre algumas precauções extra que procuro tomar.

Ontem, um daqueles dias em que estava sozinho, resolvi escolher um pesqueiro no qual só tinha estado uma vez, relativamente longe de onde moro. A descida em si não é de todo perigosa, mas é necessário algum esforço, e ainda estive bastante tempo sozinho (calculo que por causa do jogo?) pelo que só apareceram alguns companheiros já passava da meia-noite. Nestes casos, além das precauções normais, há outras que tomo, para prevenir ao máximo qualquer imprevisto.

Tendo em conta que pesco maioritariamente de noite, em rocha, esta é minha lista, vá sozinho ou acompanhado, sendo que provavelmente alguns pontos não fazem sentido numa ou outra situação. Nenhum ponto é lei, e já os ignorei a todos, de uma maneira ou de outra. Vai do estado de espírito do dia e do quão idiota me sinta nesse dia ::)

Escolha do pesqueiro:
  • Evito escolher pesqueiros com vizinhança perigosa.
    Uma boa investigação pela net dá para perceber quais os locais mais perigosos. Perguntar no forum também ajuda. Na dúvida, não vou.
  • Evito escolher pesqueiros com lugares cativos.
    Quero relaxar e divertir-me, não quero estar a aturar um gajo qualquer a chatear-me porque estou no lugar dele, ou que vou para terra dele roubar o peixe ou coisas do tipo.
  • Evito escolher um pesqueiro com acessos muito difíceis.
    Escalada sozinho não, obrigado. E acompanhado têm (muito poucos) dias.
  • Evito pesqueiros desconhecidos.
    Se meti na cabeça que é mesmo para ir, procuro antes saber o máximo de informação. Nota: as fotos podem ser enganadoras
  • No caso de ser um pesqueiro novo, vou sempre de dia! Ver o local de dia é importantíssimo. Entro, saio, volto a entrar e procuro caminhos alternativos se os houver, porque nunca é demais saber. Explorar bem o local à volta antes de começar sequer a montar a tralha é importante.
  • Há sempre pelo menos uma pessoa que sabe o local exacto onde estou a pescar.
    Se por acaso mudar de pesqueiro, sai mensagem com link do google maps para o novo local
  • Tenho sempre o 4G e GPS ligados
    Vale o que vale se não houver rede e se houver estou bem localizado. E sempre dá para ir fazendo inveja aos que não puderam ir.
  • Escolho um local no pesqueiro com boa visibilidade.
    Nem sempre é possível e quando estou concentrado na pesca pouca atenção tomo ao que se passa à volta, mas de repente lembro-me e um rápido virar de cabeça dá para ter a noção do espaço. Se ninguém se puder aproximar por trás, melhor ainda
  • Qualquer que seja o pesqueiro, o caminho faz-se com as mãos livres (ver item de mochila). É menos perigoso porque posso apoiar-me, ajuda a subir aquelas rochas onde os joelhos já gritam com o excesso de peso e é melhor para o equilíbrio. Em resumo, vou pescar, não vou acampar. Nada contra quem leva toneladas, mas eu prefiro não levar

Comportamento
  • Sou discreto.
    Estou ali para relaxar divertir-me, não para dar espetáculo. Já vi cenas que me apetecia ir junto do amigo e dar-lhe o contacto do circo chen para uma audição. Não fui, mas há companheiros que têm o pavio curto, e depois é o que se vê
  • Não vou para junto dos outros pescar
    Lá porque o companheiro chegou antes e está no sítio onde eu quero estar, não me vou por ao lado dele a pescar. E é proibido, embora haja quem não saiba isso
  • Não faço pontaria à boia dos outros.
    Estou no meu pesqueiro não no pesqueiro do companheiro do lado. Se ele está a tirar mais peixe do que eu a culpa é minha, não dele. E não vale dizer que a culpa é da corrente.
  • Em suma, respeito.
    Respeito pelos outros, respeito pelo pesqueiro dos outros.

Roupa
  • Muda de roupa.
    É pesado, eu sei, e a maior parte das vezes não é preciso, mas se for está lá.
  • Botas próprias.
    Comprei umas botas na decathlon, para caça acho, confortáveis, antiderrapantes, impermeáveis e com apoio no tornozelo. Já me safaram algumas entorses. E pés molhados (ainda ontem) também
  • Impermeável leve, (tipo kispo?) não sei qual o material, com capuz.
    Eu sei que no verão não chove, mas hoje choveu. E no outro dia à noite também. E o impermeável lá estava e deu jeito. Nota: comprar calças impermeáveis ::)
  • Calças de caça da decathlon.
    Eu sei, são de caça. mas são anti abrasivas, +/- impermeáveis e confortáveis
  • Gorro e boné
    Pois gorro no verão... mas à noite há um calor esquisito. Levo sempre, mesmo que não use (uso a maior parte das vezes)
  • Luvas
    Próprias para pesca, já me safaram algumas vezes quando tive de puxar pelo nylon evitando cortes e outros perigos (os safios têm os dentes afiados)

Material
  • Duas luzes.
    Se uma se partir está lá a outra, e andar em rochas sem luz é chato
  • Pilhas
    Levo sempre uma caixa com bastantes pilhas suplentes para as luzes
  • Kit 1os socorros.
    Pequenino, como convêm. É como os seguros de vida, ninguém os quer usar, mas ele está lá se for preciso.
  • Mochila.
    Levem tudo o que quiserem, desde que caiba na mochila para que possam andar com as mãos livres a caminho para o pesqueiro. Eu tenho uma daquelas cinzentas redondas e cabe lá tudo, canas inclusive. E ainda dá para pendurar cá fora, tipo baldes de engodo e afins
  • Corda.
    Não faço escalada porque não tenho cabedal para isso e eu gosto mesmo é de pesca, mas dá sempre jeito

De certeza de que faço/levo mais coisas que não me lembro aqui, Adicionarei mais à medida que me for lembrando.

Mas independentemente de tudo o que faço e uso nada substitui cabeça fria e não sair dos limites - simplesmente há locais onde não vou, por mais aventureiro que me possa sentir. E sempre que posso vou à pesca acompanhado, é mais seguro e bem mais divertido.

Já agora, no material que levam, não se esqueçam de uns sacos de plástico para levarem o vosso lixo de volta. Para minha segurança.

Boas pescas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alex64, Fuinha, Ricardo Nunes, Roxo, blackbass1685

Offline Roxo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
  • Agradecido: 17 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 02 de Agosto de 2019
Re: avisos que me fazem pensar duas vezes!
« Responder #3 em: 13:27 Quinta, 29 de Agosto de 2019 »
Excelente Amateus!

Reforço a ideia dos sacos do lixo, como todos nós sabemos além de poluir pode ser um perigo, muitas vezes estamos em pesqueiros que durante o dia andam por lá crianças, deixar anzois para trás pode ser um filme por exemplo.

Faço o mesmo que você em relação a analisar o pesqueiro durante o dia, é uma salvaguarda.

Não diretamente relacionado com o perigo, mas como sou fumador levo sempre o meu cinzeiro. Cerca de 15 cm de cana (cana/caniços) cortar abaixo de um dos nós e colocar uma rolha de cortiça na parte de cima. Assim não há beatas nem para o chão nem para o mar. Quando possível posto fotos.

Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: amateus

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]