collapse

Autor Tópico: Iniciante (mais um) que gostava de pescar no mar  (Lida 1814 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
Iniciante (mais um) que gostava de pescar no mar
« em: 21:11 Terça, 20 de Agosto de 2019 »
  boas! estive a ler alguns tópicos para tentar incluir lá as minhas dúvidas , mas não queria estar a alterar o rumo das conversas nos mesmos , então achei mais fácil abrir um.  Sou pescador (fraco) de água doce, e uma das coisas que me dá mais prazer na pesca é quando não sabemos que espécie de peixe nos vai calhar . Por exemplo costumo pescar numa barragem ao feeder e quando ferra um peixe é sempre aquela ansiedade em saber o que vai sair: pode ser barbo, carpa, pimpão , truta, Lucioperca(nunca tive essa sorte) ou peixe gato (98% das vezes ). e então julgo que no mar o leque de possibilidades aumenta ainda mais.

Como vivo longe do mar tenho sempre a ideia de um dia nas férias arriscar uns lançamentos no mar, mas a verdade é que já não sou grande coisa no rio então imagino no mar. e ainda por cima sempre que vou por vezes ponho-me a observar os pescadores (até me devem achar um maluco ou assim) e quase nunca os vejo tirar nada, então que se eles tiram pouco , nem vale a pena meter-me nisso.

ainda por cima porque teria que comprar material de propósito. mas pronto , a minha pergunta é : qual seria a opção mais fácil de eu tirar uns peixitos salgados? na praia? no paredão? de dia? de noite? á boia? com amostras?

já tive em praias em que havia lá canas ao alto no meio das pessoas, isso é ao menos legal? nem normal me parece?


e sem ser no mar ? se for em lagoas ou rias? a licença também diferente da nacional de água doce? 

eu costumo variar o local das férias todos os anos, por isso a pergunta é na costa em geral e não numa zona especifica.
são muitas perguntas , fico-me por aqui. obrigado desde já
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Iniciante (mais um) que gostava de pescar no mar
« Responder #1 em: 21:48 Terça, 20 de Agosto de 2019 »

A pesca apeada (nao embarcada) de mar pode realmente ser muito frustrante. Da minha experiencia, 80% das capturas sao feitas por 20% dos pescadores, sendo essa minoria os mais experientes e que dispensao mais tempo na arte.

Surfcasting e spinning sao tecnicas que requerem muitas horas de pratica (e estudo) para se comecar a obter resultados. E nao se tem muita variedade de especies, estamos a falar de maioritatiamente Robalo/Baila, Dourada ou Sargo!

Para quem mora longe do mar como voce, e quer apenas praticar pesca de mar ocasionalmente recomendo tecnicas de pesca ligeira, como por exemplo chumbadinha ou LRF (Light rock Fishing).

Estas tecnicas nao trazem os peixes do calibre do Surfcasting ou Spinning, mas dao para divertir e apanhar uma multitude de peixitos pequenos de especies diferentes, danto-te aquela adrenalina de nunca saber o que vai sair.

Idealmente os peixitos depois sao para devolver pois a maioria nao tem tamanho legal ou/e valor gastronomico :)

Encontra muita informacao sobre estas tecnicas aqui:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Abraco, e boas pescas de mar!


« Última modificação: 22:00 Terça, 20 de Agosto de 2019 por PMiranda »
 

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
Re: Iniciante (mais um) que gostava de pescar no mar
« Responder #2 em: 22:09 Terça, 20 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Estas tecnicas nao trazem os peixes do calibre do Surfcasting ou Spinning, mas dao para divertir e apanhar uma multitude de peixitos pequenos de especies diferentes, danto-te aquela adrenalina de nunca saber o que vai sair.

Idealmente os peixitos depois sao para devolver pois a maioria nao tem tamanho legal ou/e valor gastronomico :)



Abraco, e boas pescas de mar!





pois era isso mesmo que eu queria. e claro , o peixe era mesmo para devolver até porque normalmente em férias nem tenho onde os arranjar , porque normalmente nas férias fico em quartos e não em apartamentos. obrigado.

mas já agora aproveito para perguntar: há alguma espécie de peixe que não seja boa para comer ou até perigosa?
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Iniciante (mais um) que gostava de pescar no mar
« Responder #3 em: 22:32 Terça, 20 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Estas tecnicas nao trazem os peixes do calibre do Surfcasting ou Spinning, mas dao para divertir e apanhar uma multitude de peixitos pequenos de especies diferentes, danto-te aquela adrenalina de nunca saber o que vai sair.

Idealmente os peixitos depois sao para devolver pois a maioria nao tem tamanho legal ou/e valor gastronomico :)



Abraco, e boas pescas de mar!





pois era isso mesmo que eu queria. e claro , o peixe era mesmo para devolver até porque normalmente em férias nem tenho onde os arranjar , porque normalmente nas férias fico em quartos e não em apartamentos. obrigado.

mas já agora aproveito para perguntar: há alguma espécie de peixe que não seja boa para comer ou até perigosa?

As tainhas que andem junto aos cais, pontões e esgotos. As de alto mar e águas limpas são muito boas. Fora isso tudo se come, tudo é bom. Depende do gosto de cada um. Alguns peixes têm os seus quês, como a boga e a salema que devem ser amanhadas rapidamente e ter atenção para tirar toda a tripa
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciante (mais um) que gostava de pescar no mar
« Responder #4 em: 16:44 Quarta, 21 de Agosto de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
e então julgo que no mar o leque de possibilidades aumenta ainda mais.

Pescar apeado o leque tb não é muito grande, e depende da técnica que estás a usar. Há peixes que apanhas ao fundo, outros ao spinning e outros á boia. Embora alguns podem ser pescados nas várias modalidades, e outros com alguma surpresa também.

Inserir Citação (seleção)
qual seria a opção mais fácil de eu tirar uns peixitos salgados? na praia? no paredão? de dia? de noite? á boia? com amostras?

O melhor seria a boia e/ou chumbadinha. Pelo material reduzido e relativamente barato que é necessário.

Inserir Citação (seleção)
já tive em praias em que havia lá canas ao alto no meio das pessoas, isso é ao menos legal? nem normal me parece?

Em praias concessionadas e proibido. Nas que não são concessionadas reina o bom senso.

Inserir Citação (seleção)
e sem ser no mar ? se for em lagoas ou rias? a licença também diferente da nacional de água doce?

A licença de aguas interiores também se pode dividir em 3 partes. Regional norte, centro e sul. Dá para pescar em rios, barragens, etcc… Atenção que algumas tb necessitam de licença especial, e outras poderá ser proibida a pesca. Atenção tb ao defeso.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Raphael

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 116
  • Agradecido: 32 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:22 Domingo, 09 de Julho de 2017
Re: Iniciante (mais um) que gostava de pescar no mar
« Responder #5 em: 10:57 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Para as condições que apresentas, LRF parece ser a melhor e mais satisfatória para o que queres. Não falo de chumbadinha ou bóia porque não pesquisei nada sobre elas. A desvantagem do LRF é que basicamete é um Spining/jiging muito ligeiro e tens de saber trabalhar a amostra, que cor usar em que altura do dia ou em que condições. Mas é extremamente divertida sacar uns peixitos minorcas das mais variadas espécies. Mas atenção que se lá ndarem alguns grandinhos gulosos, pode ster pela frente uma luta interessante, sacar um peixao de meio kilo para cima com linhas finas e carretos ligeiros não é epra doce! >:D. Há imensa informação no youtube sobre LRF, Tens o canal ''Lured Fishing'' em Espanhol ele faz praticamente só LRF, tens ainda o ''Fishing Channel'' de um dos nossos amigos aqui do forúm, se estes dois canais nã te chegarem, escre na barra de procura do youtube LRF ou Light Rock Fishing e vão aparecer-te mais videos do que os consegues ver!  ;D
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Iniciante (mais um) que gostava de pescar no mar
« Responder #6 em: 11:23 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Vamos lá ser honestos, sem dúvida que sugeriram o que melhor vos pareceu.... Mas...
O companheiro quer se iniciar na pesca de mar, iniciar... Tem experiência de água doce (pouca, pelo que li algures).... LRF é uma pesca que precisa de alguma técnica... Não sei se será o mais indicado.
A meu ver o melhor seria praticar surfcasting/fundo... Não é por acaso que este é o tipo de pesca mais praticado pela nossa costa... É o tipo de pesca mais fácil de praticar e mais cómodo... Basta lançar a montagem e esperar que se veja a cana... E possivelmente é aquele onde se captura maior variedade de peixe... E sim, para surfcasting é preciso muita experiência e conhecimento para ter bons resultados... Mas para entreter não é preciso grande coisa...
Chumbadinha também seria simples e fácil, mas aí implica ir para zonas de pedras e pode.se tornar algo perigoso para quem tem pouca experiência...
A boia, spinning, lrf são pescas mais técnicas e de precisão... Aliás, o spinning é a pesca mais gradeira que eu conheço... E o lrf também o é...

O mais simples para ti seria mesmo adquirir uma cana telescópia de 4.20/4.5m e ires fazer um fundo... Sugiro a cana telescópia pela comodidade e facilidade, mas as de 3 partes são superiores...
E sim, a licença de águas oceânicas dá para pescar em lagoas de água salgada (por exemplo lagoa de obidos)

Relativamente ao peixe, em geral todo o peixe da nossa costa é bom para comer... Tudo depende de onde se apanha... Por exemplo, peixe próximo a esgotos/marinas e afins, como estão próximos de poluição serão menos desejados... Mas de resto são bons e de qualidade, tudo depende do gosto.... Cuidado com os que são perigosos, peixe aranha por exemplo... Se apanhares um não lhe toques, nem com um pano...
« Última modificação: 11:31 Quinta, 22 de Agosto de 2019 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Iniciante (mais um) que gostava de pescar no mar
« Responder #7 em: 11:34 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
A meu ver o melhor seria praticar surfcasting/fundo... Não é por acaso que este é o tipo de pesca mais praticado pela nossa costa... É o tipo de pesca mais fácil de praticar e mais cómodo... Basta lançar a montagem e esperar que se veja a cana... E possivelmente é aquele onde se captura maior variedade de peixe...

Não acho que seja a mais pratica e simples. Até acho a mais complexa, onde as variantes são mais que muitas, e o material tb.
Mais material, mais pesado, mais variedade de iscos ( mais custos ).

Inserir Citação (seleção)
Chumbadinha também seria simples e fácil, mas aí implica ir para zonas de pedras e pode.se tornar algo perigoso para quem tem pouca experiência...

Em todas as modalidades há pesqueiros difíceis e de fácil acesso.
No surfcasting não é tudo fácil, também á pesqueiros que implica descer ravinas, e fazer grandes caminhadas no areal.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:07]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]