collapse

Autor Tópico: Corrico com drone  (Lida 3478 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Corrico com drone
« Responder #15 em: 08:47 Quarta, 21 de Agosto de 2019 »
Não sei até que ponto será legal a utilização de drones na pesca visto que a utilização de papagaios (kitefishing) é proibida.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Roxo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
  • Agradecido: 17 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 02 de Agosto de 2019
Re: Corrico com drone
« Responder #16 em: 09:14 Quarta, 21 de Agosto de 2019 »
Desconhecia por completo e agradeço por nos aumentar o conhecimento e dar assim a ver novas perspectivas. Acho que não devíamos criticar pois é da evolução que crescemos, se imagino a malta a fazê-lo?
Na verdade não, nem todos os dias está um céu limpo, também chove, nem todos os dias não têm vento, por ai... Não será sempre fácil manobra-lo ao ar livre.
Acho que será mais uma experiência, que espero que seja bem sucedida, quando o fizeres, se possível partilha.

Em relação aos drones, são caros é verdade, mas para esse efeito de levar a isca algures e não necessites de transmissão de imagem em direto, tens alguns a pouco mais de 100eur, além da sua utilização ser livre. (não me lembro do peso, mas o que define ser necessário estar numa base de dados ou ter uma "licença" é o facto de passar imagens em direto para algum dispositivo em conjunto com o peso do equipamento.
Se aqui a gravação não é importante, sempre poupas uns trocos e chegas ao que queres. Relembrar que estes drones do preço que refiro têm autonomia para 8min de voo e alcançam até 300m, ainda é possível retirar a câmara do aparelho e desta forma teres a certeza que aguenta mais peso para o desejado.

E a minha humilde opinião, muito provavelmente não acharia graça a estarem ao meu lado nalgum pesqueiro com um drone, mas por outro lado, seja na pesca ou que área for devemos promover inovar, hoje em dia não vamos trabalhar de cavalo nem de carroça, certo? Tudo o que é inovação, por norma é bastante diferente e todos nós rejeitamos numa primeira instância. Portanto aqui estou para ver e se possível ajudar em algo nesse projeto.

Ps: pessoalmente não acho piada a drones e também não vendo drones  ^-^

Boas pescarias malta
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kaps

Offline Strokie

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Sexta, 09 de Novembro de 2018
Re: Corrico com drone
« Responder #17 em: 10:30 Quarta, 21 de Agosto de 2019 »
Só para avisar que já li aqui pelo pesqueiro a lei referente à utilização de drones - expressamente proibida a sua utilização
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kaps

Offline Roxo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
  • Agradecido: 17 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 02 de Agosto de 2019
Re: Corrico com drone
« Responder #18 em: 11:55 Quarta, 21 de Agosto de 2019 »
Se puder partilhe a ligação que tentei encontrar e não consegui.

A AMN apenas faz referência as leis de proteção de dados, ou seja, a recolha de imagens e seu tratamento.
 
O que encontrei, penso que é pertinente, pelo menos para o Kaps se decidir levar o projeto avante, aqui vai.

As condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente (“drones”), encontram-se estabelecidas pelo Regulamento n.º 1093/2016, de 14 de dezembro, não dispensando o mesmo o cumprimento de outros regimes jurídicos constantes de diplomas legais e regulamentares que sejam eventualmente aplicáveis (art.º 12.º).
 
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) disponibiliza no sítio da internet Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre informação sobre esta matéria, designadamente, no separador “PERGUNTAS FREQUENTES”, onde poderá encontrar resposta para algumas questões que são frequentemente colocadas.
 
De salientar que, a recolha de imagens, caso aplicável, deve ser precedida de autorização da Força Aérea portuguesa, na qualidade de Autoridade Aeronáutica Nacional (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) mas, também, da Comissão Nacional de Proteção de Dados (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre).
 
Importa salientar que de acordo com a Lei de Proteção de Dados, aprovada pela Lei n.º 67/98, de 26 de outubro, na sua atual redação, a captação de imagens só é permitida se as imagens captadas e objeto de gravação não puderem identificar ou tornar identificável qualquer pessoa presente nas imagens e durante o período de tempo em que o tratamento dessas imagens se irá realizar.
 
A utilização destes aparelhos em espaços do domínio público marítimo (orla costeira), deve ser precedida de requerimento – nos termos previstos no art.º 102.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 07 de janeiro – dirigido ao Capitão do Porto da área de jurisdição onde as imagens vão ser captadas, momento em que, caso aplicável, deve apresentar as autorizações previamente requeridas a outras entidades para a operação com o drone.
 
Os contatos e as áreas de jurisdição das capitanias podem ser facilmente obtidos através do sítio da internet Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, no separador “CAPITANIAS”.
 
De referir que, tal como estatuído na alínea e) do art.º 18.º do Decreto-Lei n.º 10/2004, de 09 de janeiro, a fiscalização do cumprimento das normas relativas à aviação civil compete, entre outras entidades, aos órgãos da autoridade marítima.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kaps

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11875
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Corrico com drone
« Responder #19 em: 12:53 Quarta, 21 de Agosto de 2019 »
Drones  :D :D epá aquilo até é giro e tal mas na pesca .... por favor comigo não nunca irei utilizar  ^-^
"born to fish forced to work"
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Corrico com drone
« Responder #20 em: 13:27 Quarta, 21 de Agosto de 2019 »

Não deve ser muito pratico, e pelos vistos é proibido.
Tenho um colega de faina que tem um drone e já o utilizamos para fazer o reconhecimento aéreo dos fundos onde costumamos pescar.

 
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Corrico com drone
« Responder #21 em: 22:58 Quarta, 21 de Agosto de 2019 »
Tecnologia na pesca tem obrigatoriamente de passar apenas pelos materiais bases, cana e carreto ou elásticos na minha vertente de pesca.
Drones não mesmo.

Faz parte daquelas coisas que posso dizer , nunca mesmo.

Desvirtuar a pesca não é para mim.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Splayah

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 19 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:33 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Re: Corrico com drone
« Responder #22 em: 00:16 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Na minha opinião espero que seja proibido qualquer drone ou canhão de lançamento, tira a essência da pesca, o que vem a seguir? Câmaras na chumbada que transmitem para o écran do telemóvel em tempo real?
 

Offline João Glória

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 46 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Corrico com drone
« Responder #23 em: 00:29 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha opinião espero que seja proibido qualquer drone ou canhão de lançamento, tira a essência da pesca, o que vem a seguir? Câmaras na chumbada que transmitem para o écran do telemóvel em tempo real?

Já existem dispositivos desses disponíveis, não na chumbada mas na montagem que permitem ver o fundo e se o peixe anda perto ou não. As sondas que se lançam com a linha com Bluetooth para o telemóvel com aplicação para ver o fundo também já andam na moda.
 

Offline kaps

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
  • Agradecido: 1 vezes
    • Amora
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:05 Segunda, 19 de Agosto de 2019
Re: Corrico com drone
« Responder #24 em: 20:36 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Mais uma vez, Obrigado a todos pelo feedback!

O que me parece de facto é que, legalmente, basta requerer de uma licença à ANAC e à capitania, para estar em cumprimento da lei, partindo do pressuposto que tudo o resto se encontre enquadrado legalmente com a Lei de Pesca em Portugal. No entanto continuo aberto a excepcoes que eu possa nao estar a par.

Roxo
Inserir Citação (seleção)
Na verdade não, nem todos os dias está um céu limpo, também chove, nem todos os dias não têm vento, por ai... Não será sempre fácil manobra-lo ao ar livre.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Actualmente, o meu drone mantem-se estavel com ventos de 26 nós (30mph/48kmh), o que penso abranger um espectro muito largo (nao é o mesmo do link).

Relativamente aos dispositivos que transmitem em tempo real em profundidade, sim, ja existem bastante tipos, desde os controlados remotamente ate aos que estao "agarrados" a um cabo. Penso que continuaram a evoluir e futuramente teremos melhor qualidade de imagem/transmissao/preço/etc.

Sem querer "agitar" muito o tema da evolucao, no entanto concordo plenamenente que os acessorios de pesca tendem a evoluir para o facilitismo das tecnicas tradicionais de pesca.

Tentarei manter-vos informados das minhas experiencias. Convido, a quem se quiser juntar, mandar uma mesagem para um encontro algures na Costa Vicentina durante a 1a quinzena de Setembro.

Abraco a todos!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JT

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Corrico com drone
« Responder #25 em: 21:52 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Com  estas inovações  todas estao a tirar a essência  do bom que tem a pesca.  Qualquer dia estamos em casa apetece-nos um peixinho  ligamos o drone e passado algum tempo temos o peixinho à  porta , estilo telepiza
 

Offline João Glória

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 46 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Corrico com drone
« Responder #26 em: 23:19 Quinta, 22 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com  estas inovações  todas estao a tirar a essência  do bom que tem a pesca.  Qualquer dia estamos em casa apetece-nos um peixinho  ligamos o drone e passado algum tempo temos o peixinho à  porta , estilo telepiza

UberFish sera o negócio do século :)
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Corrico com drone
« Responder #27 em: 00:45 Sexta, 23 de Agosto de 2019 »
Boas

Gostei bastante de ler algumas opiniões  ;)
É um assunto fracturante sem dúvida, também aqui, numa actividade das mais antigas que se conhece, a evolução tecnológica a ameaçar o tradicional...
Se fizermos uma análise bastante generalista, a evolução tecnológica tem participado bastante na evolução da pesca, mais a nível de embarcada e profissional, mas não deixa de ser na actividade da pesca, e acho que é mesmo aqui que se deve fazer essa separação, uma coisa é pescar, porque se gosta, ludicamente, com o objectivo de tirar uns peixes obviamente, mas também pela actividade em si, outra coisa é apanhar peixe, comercialmente, sem qualquer interesse lúdico ou desportivo pelo meio.

Os drones, assim como já existiam anteriormente os papagaios, os barcos telecomandados, os canhões e até os barchinos, tudo meios que serviam exclusivamente para colocar a chumbada e/ou anzóis, amostras, etc, aparelhos na sua generalidade, onde não conseguem com outros meios, é só mais uma inovação que um ou outro irá experimentar, no final de contas, a grande maioria continuará a exercer da forma mais tradicional, simples e cómoda que conhecem ;)

Isto é só a minha opinião, eu que uso sondas e gps, barco a motor e rádio para ouvir música, além das canas e carretos que continuam a ser os únicos instrumentos que me ligam directamente ao peixe ;D

Abraços
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Glória

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Corrico com drone
« Responder #28 em: 01:29 Sexta, 23 de Agosto de 2019 »
Portaria n.º 14/2014 de 23 de janeiro
Artigo 3.°
Artes, utensílios e equipamentos


1 - Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, a pesca lúdica só pode ser exercida por meio das artes de linha de mão, cana de pesca, corripo ou corrico e toneira, sendo ainda permitida a utilização de equipamento de apoio.
2 - Os aparelhos de anzol podem incluir outros artefactos destinados a melhorar a sua operacionalidade, designadamente lastros e boias, desde que tais artefactos não permitam a captura de espécies por atuação direta.
3 - Na pesca submarina podem ser utilizadas a espingarda submarina, a faca de mariscar, o puxeiro e a arrelhada ou arrilhada.
4 - Na pesca apeada, podem ser utilizados o camaroeiro, a faca de mariscar, a malhada, o gancho, bicheiro ou puxeiro, a pá ou enxada de cabo curto e a arrelhada ou arrilhada.
5 - A utilização de fontes luminosas é permitida na pesca apeada ou de embarcação, exercida com toneiras,
bem como em indicadores de boias e canas de pesca.
6 - É proibido o transporte ou a manutenção a bordo de embarcação, em simultâneo, de espingarda submarina e de equipamento auxiliar de respiração artificial, bem assim como o porte, fora de água, ou em zonas onde a pesca submarina esteja interdita, de espingarda submarina em condições de disparo imediato.
7 - É proibido deter, transportar ou manter a bordo, artes de pesca ou utensílios distintos dos previstos na presente portaria.

Onde se enquadram, na legislação, os drones??

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline João Glória

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 46 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Corrico com drone
« Responder #29 em: 01:45 Sexta, 23 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Gostei bastante de ler algumas opiniões  ;)
É um assunto fracturante sem dúvida, também aqui, numa actividade das mais antigas que se conhece, a evolução tecnológica a ameaçar o tradicional...
Se fizermos uma análise bastante generalista, a evolução tecnológica tem participado bastante na evolução da pesca, mais a nível de embarcada e profissional, mas não deixa de ser na actividade da pesca, e acho que é mesmo aqui que se deve fazer essa separação, uma coisa é pescar, porque se gosta, ludicamente, com o objectivo de tirar uns peixes obviamente, mas também pela actividade em si, outra coisa é apanhar peixe, comercialmente, sem qualquer interesse lúdico ou desportivo pelo meio.

Os drones, assim como já existiam anteriormente os papagaios, os barcos telecomandados, os canhões e até os barchinos, tudo meios que serviam exclusivamente para colocar a chumbada e/ou anzóis, amostras, etc, aparelhos na sua generalidade, onde não conseguem com outros meios, é só mais uma inovação que um ou outro irá experimentar, no final de contas, a grande maioria continuará a exercer da forma mais tradicional, simples e cómoda que conhecem ;)

Isto é só a minha opinião, eu que uso sondas e gps, barco a motor e rádio para ouvir música, além das canas e carretos que continuam a ser os únicos instrumentos que me ligam directamente ao peixe ;D

Abraços

100%

Mas vamos tal como sugeiu separar as coisas e chamar os "bois"pelos nomes :)

A sonda, o GPS etc etc que se usa maioritariamente na pesca embarcada são ferramentas quase indispensáveis porque sem elas pescar no meio do oceano sem qualquer referência é um puro exercício especulativo ;)

Eu sou 100% a favor do trazer o melhor da tecnologia de ponta para a pesca. trabalhando eu na industria automóvel sei que é um bem essencial para o desenvolvimento mecânico e electrónico de equipamentos.

Mas tal como já tinha referido,um carreto é um carreto serve o mesmo propósito que servia a 4000 anos (só que muito melhor certo?), uma cana é uma cana e serve o mesmo propósito que servia a 4000 anos (só que muito melhor certo?).

E porque o drone? Há mais de 30 anos que os helicópteros RC a combustível existem nas lojas de modelismo e não me lembro de ver artistas a tentar levar chumbadas com helis de 1000 e 1500€ (ou mais) para o meio das ondas. Os drones inovam não por poderem voar mas por levarem sensores e câmeras a bordo.

Os defensores dos drones vão dizer " mas oh João isso é o que os tipos das sondas e do GPS fazem há anos"?
Não, na minha opinião pois a arte da pesca apeada (seja ela Surfcasting, spinning, jigging, pião, bóia, borracha etc etc) nunca dependeu de câmeras e hélices para nos levar mais alem daquilo que o material disponível, a técnica e conhecimento do pescador o permite. Os melhores lançam mais longe os menos bons lançam para mais perto.

Agora vou dar um exemplo onde os drones poderiam ajudar um pescador sem ser na pescaria propriamente dita. Se o pescador quiser apenas fazer um reconhecimento de uma falseia de 40 metros sem ter que descer acho uma excelente ideia pois reduz o perigo de uma queda por nao conhecer o terreno e poupa 1 hora ou mais de descer e voltar a subir se o pesqueiro não for bom.

Dito isto será uma eterna controvérsia pois cada vez mais (infelizmente) veremos este tipo de artefactos nas nossas praias a "pescar" e desde que não haja uma lei especifica para a pesca desportiva com drones a proliferação será inevitável.
 

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [Hoje às 14:58]

Mochila Vs Panier Surfcasting por duas [Hoje às 14:21]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]