collapse

Autor Tópico: legislação sobre concessões  (Lida 504 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
legislação sobre concessões
« em: 21:16 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
boas! li não sei onde que o governo não estava a autorizar a cedencia de novas concessões de pesca para barragens. e que as que estavam não seriam renovadas quando terminassem. sabem alguma coisa sobre o assunto?

pergunto isto porque a 1 km de casa tenho uma barragem que é concessionada. nos primeiros anos era uma barragem interessante porque tinha achigãs, trutas (colocadas lá pela entidade que tinha a concessão) bogas (como nunca vi em lado nenhum, chegavam a ter 40cm ) bordalos em quantidade e barbos (alguns bichos que fizeram estragos em canas de muito boa gente). ao fim de poucos anos os achigãs desapareceram (acho que por causa da instabilidade do nivel das águas, e como eles põem os ovos na margem, perdiam-se muitas ninhadas, mas também pela quantidade de pescadores ), mas no entanto continuavam as trutas a ser colocadas anualmente e já havia trutas nascidas lá muito mais desafiantes.

entretanto começaram a surgir as percas-sol em massa  e com o passar dos anos os responsáveis deixaram de colocar trutas, e as bogas morreram em massa com problemas de oxigénio e também pelo ataque cerrados das percas e lagostins que começaram também a aparecer.

e mais recentemente surgiram peixes-gato e lucio -percas , e quase sem se dar por isso , apareceram também carpas e pimpões. com tanto predador bordalos , bogas e até as percas-sol praticamente desapareceram, e com isso desapareceram os pescadores também.

a questão é que a barragem é concessionada e truteira. ou seja , tem que se tirar uma licença, e só se pode ter uma cana, isto numa barragem onde os únicos peixes de jeito são carpas, pimpões e raros lucio-percas. e a questão das licenças é limitativa no sentido de que antes de pensar em ir pescar tenho que primeiro tirar a licença no dia anterior e por vezes não é fácil.

ora segundo me informei no site do icnf a concessão termina em setembro deste ano. então a minha pergunta no final deste testamento todo é : quando acabar a concessão poderei ir pescar para lá ? quem classifica a barragem como truteira? é que há anos que ninguém tira trutas lá? se é truteira já não poderei , mas como saber se é ou não é? e para acabar há algum tipo de lei que obrigue a entidade que tem a concessão a repovoar e controlar predadores e já agora a limpar caminhos e pesqueiros? é que eles só recebem e não fazem nada.

obrigado desde já
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: legislação sobre concessões
« Responder #1 em: 09:52 Segunda, 19 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
boas! li não sei onde que o governo não estava a autorizar a cedencia de novas concessões de pesca para barragens. e que as que estavam não seriam renovadas quando terminassem. sabem alguma coisa sobre o assunto?
Isso é capaz de não ser bem assim.  ::)
Existe um "Despacho", Despacho VCD-NS/435/2019, de 13 de Agosto, sobre a criação e concessão duma zona de pesca lúdica num troço do rio Mondego, à Associação Humanitária de Bombeiros de Fornos de Algodres.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

 

* Tópicos Recentes

Robalo de Primavera por Bruno87 [Hoje às 20:43]

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]