collapse

Autor Tópico: A minha história com os achigãs!!!!  (Lida 887 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
A minha história com os achigãs!!!!
« em: 18:31 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
quando me iniciei nas pescarias pouco ou nada sabia sobre pesca. nem os nomes dos peixes nem os seus hábitos. e quem andava comigo pouco mais ou menos ainda sabia. certa vez fomos pescar bogas para uma barragem. mas assim á toa , apenas lançavamos um bocado de engodo á mao para uma zona a 2 ,3 metros da margem e toca de meter a boias a boiar mais ou menos naquela zona. nem sequer  colocavamos o isco rente ao fundo nem nada , era mesmo o que calhava. a meia altura por exemplo. mas, pronto lá ia saindo uma ou outra boga mais burra, até que a certa altura vejo um peixe que para mim era só mais um peixe, encostar literalmente o "focinho" ao asticot, mas sem o engolir, e ali ficou estático , até que me fartei e dei um safanão na cana , e mal o asticot se mexeu, zás!!! o peixe atacou logo que nem maluco. até me assustei. e depois de aprendida a técnica lá tirei mais 4 ou 5 assim (não foram mais porque a maior parte desferravam-se logo porque o anzol era pequenino e eles esperneiam muito). fiquei então a conhecer os achigãs e logo desde aí apaixonado por eles. e ainda mais fiquei quando vi um pescador que por ali passou mostrar-nos um exemplar que tinha tirado (com 2 kg ou perto disso) e lá nos explicou que se pescavam com amostras ou vinis (aquele tinha sido com um daqueles vinis dos mais simples).

é claro que fui logo comprar material e voltando sempre que podia. comprei revistas e vídeos para aprender técnicas. e sempre que lá voltava tirava no minimo 10 ou mais . especialmente com um vinil a imitar salamandra em modo Texas (ainda hoje não consigo deixar essa amostra). os ataques eram sempre certos , eu é que os deixava fugir na sua maioria.

certo dia fui com um colega e  eles não queriam nada . chegamos a uma zona em que era uma espécie de canal com cerca de 2 metros de largo e aí 10 de comprimento e ali andava um cardume deles grandes e pequenos a patrulhar canal abaixo canal acima. não atacavam nada, até que lancei um popper para a água , e aí isso já os chamava a atenção. seguiam o popper para todo lado mas não atacavam. até que nem sei como tive uma ideia parva , meti um empate preso ao rabo do popper e com o anzol (grande ) cheio de asticots a abanarem-se.  e... foi épico. o meu colega de um lado e eu do outro íamos lançando á vez conforme eles desciam ou subiam o canal. em todos os lançamentos atacavam o anzol , e por vezes depois de um peixe preso no anzol havia outros que atacavam o popper. Que loucura!!!! 30 e tal peixes entre os dois. alguns de bom tamanho!!!!  daí para cá já tentei essa "técnica" várias vezes , sem resultados.


noutra ocasião em que eles não se interessavam por nada, e estando já eu por tudo, resolvo usar uns vinis pequenos que tinha no fundo da mala que tinham vindo numa mala de acessórios que comprara no lidl, mas como eram pequenos e eram um verde alface que nunca lhes dei valor . mas eles ficaram malucos com aquilo, quem diria!!!!



e deixo para o fim mais uma história para mostrar como são pacientes e vorazes os danados. certa vez estava a pescar num sitio em que a água ia afundando aos poucos . eu lançava a dez metros  e nos primeiros 4 lançamentos tirei sempre um peixe. Ao retirá-lo tinha que fazer passar o fio entre duas pedras a cerca de 3 metros de mim, e onde a água não tinha mais de meio metro de altura. Ao quinto lançamento não houve ataques e quando ia recolher apressadamente a amostra para novo lançamento eis que ao passar no meio das tais pedras um achigã grande sai debaixo delas e ataca a amostra. ora eu como competente que sou , com o susto, bloqueei e parei de recolher fio e dei ali uns segundos e não o ferrei em condições e ele lá foi á vida dele. mas o que me impressionou foi que ele esteve ali sossegado sem atacar mesmo vendo passar os outros peixes a debater-se á frente dele e só mesmo quando viu a amostra livre é que atacou. impressionante

adoro aqueles bichinhos. e só de os ver andarem ali a patrulhar as margens como reis da porra toda já fico contente. mas quando atacam ... até gela o sangue!!!!

"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A minha história com os achigãs!!!!
« Responder #1 em: 20:03 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Boas

Eu considero-me pescador de água salgada e apenas pesco em água doce socialmente, mas foi numa dessas brincadeiras que “descobri” os achigãs, sem dúvida um peixe muito especial, provavelmente o peixe mais pescado e procurado em todo o mundo, tem dias que até ataca um guardanapo e noutros não ataca nem a “melhor” amostra do mundo!
Uma dor de cabeça para os verdadeiros aficionados e um poço sem fundo de investimento...
Uma pesca apaixonante!!!
Obrigado pela tua partilha :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A minha história com os achigãs!!!!
« Responder #2 em: 20:19 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
As historias são várias e em todas houve capturas.
Houve e bem um adaptar da técnica ou um "inventar" que creio que todos que pescam já o fizeram.

Até que teem tido um final feliz.

Não pratico regularmente essa pesca , mas já me revi em uma ou outra situação.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A minha história com os achigãs!!!!
« Responder #3 em: 20:42 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Gosto de ler histórias, muito fixe, obrigado mais uma vez pela partilha.
Nelson Peres
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A minha história com os achigãs!!!!
« Responder #4 em: 21:10 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Já lá vão uns anos capturas no Alqueva





cumpts




Manuel Matos c
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A minha história com os achigãs!!!!
« Responder #5 em: 21:12 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Faltava a imagem
 

Offline RobsonSantana

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
  • Agradecido: 1 vezes
    • Viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:16 Terça, 09 de Julho de 2019
Re: A minha história com os achigãs!!!!
« Responder #6 em: 21:16 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Por acaso hoje fui a pesca na barragem da aguera e eles não se interessavam por nada.
Minha esposa meteu asticot ao anzol com um senko empatado ali de qualquer maneira (e eu a rir me daquilo)e zas !
Tirou um exemplar de mais de um quilo!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A minha história com os achigãs!!!!
« Responder #7 em: 23:32 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por acaso hoje fui a pesca na barragem da aguera e eles não se interessavam por nada.
Minha esposa meteu asticot ao anzol com um senko empatado ali de qualquer maneira (e eu a rir me daquilo)e zas !
Tirou um exemplar de mais de um quilo!



Sorte de principiante ou técnica inovadora.??
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

 

* Tópicos Recentes

chicote surfcasting ?? por duas [Hoje às 16:55]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [Hoje às 12:00]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Carapaus por Pedro Gonçalves [23:41 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]