collapse

Autor Tópico: Lucio-percas de margem  (Lida 2543 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
Lucio-percas de margem
« em: 16:45 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Boas, tenho uma barragem aqui perto que tem lá belos exemplares de lucio-perca. Já ouvi relatos de alguns de 5 kg (????), e deve ser treta mas a verdade é que já vi alguns que colegas pescaram e são bem grandes, e também já lá vi alguns mortos atacados pelos patos, e é cada bicho que só visto. a questão é muito raramente sai algum, conheço grupos que vão para lá pescar dias inteiros e com sorte lá tiram 1 ou 2 , mas bichos daqueles vale bem a pena.
E esse pessoal não quer revelar as técnicas para ao que parece os gajos estão lá nas profundesas e como isco usam bordalos vivos. Ora como não sei iscar com peixe vivo , e nem sei ao certo se é legal (embora já me tivesse safado bem com percas (por vezes mortas) com trutas), tenho ingloriamente tentado com amostras , mas o que acontece é estar ali horas a dar ao braço sem nenhum tipo de sinal. Alguma dica : amostras, horas, profundidade, etc.
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2297
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Lucio-percas de margem
« Responder #1 em: 16:57 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Procurar os sítio onde profundidade varia. Tipo vai dois metros e de vez passa para 5. Tem ser fundo de areia, se não perde muito material.
Vinis de cores ásperas. Laranja, amarelo, fluorescente. Com cabeçotes 15-30 gr e comprimento 10-15cm
Deixa ir ao fundo e faz toques curtos com pausa 2-5 segundos para vinil percorrer 20-50 cm em cada toque.
Logo vou por link do vídeo como se faz.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Lucio-percas de margem
« Responder #2 em: 18:09 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
... conheço grupos que vão para lá pescar dias inteiros e com sorte lá tiram 1 ou 2...
E esse pessoal não quer revelar as técnicas...
... ao que parece os gajos estão lá nas profundesas e como isco usam bordalos vivos. Ora como não sei iscar com peixe vivo , e nem sei ao certo se é legal

As técnicas não devem ser grandes, porque se lá passam dias inteiros e com sorte lá tiram 1 ou 2...  ::)
A pesca com peixe vivo ou morto é proibida e na minha opinião não há nenhum lúcio-perca que valha o valor da coima.
Quanto à "técnica" para apanhar esses bichos o amigo "voron" já te deu uma dica.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Lucio-percas de margem
« Responder #3 em: 20:26 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Boas

Blackbass, não sei se o teu interesse nos Lúcio-perca é desportivo ou gastronómico, se for desportivo, esquece, é o peixe menos interessante que se pode apanhar numa barragem, parece que apanhaste apenas um bocado de lenha...
Gastronomicamente, é o melhor peixe de água doce que já comi (enguias não conta ;D ) e uma vez que se trata de uma espécie invasora, pode-se pescar à vontade!
A captura é bastante fácil em barragens onde são praga, caçam em cardume, pelo que, encontrando-os, normalmente, sai mais do que um seguido.
Vinil swimbait de cores berrantes fluorescente com cabeçote a pescar fundo e se eles lá andarem vão dar sinal. :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
Re: Lucio-percas de margem
« Responder #4 em: 20:52 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Blackbass, não sei se o teu interesse nos Lúcio-perca é desportivo ou gastronómico, se for desportivo, esquece, é o peixe menos interessante que se pode apanhar numa barragem, parece que apanhaste apenas um bocado de lenha...
Gastronomicamente, é o melhor peixe de água doce que já comi (enguias não conta ;D ) e uma vez que se trata de uma espécie invasora, pode-se pescar à vontade!
A captura é bastante fácil em barragens onde são praga, caçam em cardume, pelo que, encontrando-os, normalmente, sai mais do que um seguido.
Vinil swimbait de cores berrantes fluorescente com cabeçote a pescar fundo e se eles lá andarem vão dar sinal. :fixe:

os meus interesses são gastronómico por curiosidade por isso mesmo por dizer que são muito bons e por nunca ter provado ainda. mas também e principalmente desportivo porque foi uma espécie que nunca tirei (já tirei pequeninos ) e há sempre essa expectativa , ainda por cima sabendo que há grandes exemplares.  já vi videos e documentários sobre eles e em regra geral dizem que andam mais pelas profundidades. o problema é que de margem torna-se dificil correr os fundos, ainda por cima quando parece que estamos ali só a perder tempo
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
Re: Lucio-percas de margem
« Responder #5 em: 20:58 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
... conheço grupos que vão para lá pescar dias inteiros e com sorte lá tiram 1 ou 2...
E esse pessoal não quer revelar as técnicas...
... ao que parece os gajos estão lá nas profundesas e como isco usam bordalos vivos. Ora como não sei iscar com peixe vivo , e nem sei ao certo se é legal

As técnicas não devem ser grandes, porque se lá passam dias inteiros e com sorte lá tiram 1 ou 2...  ::)
A pesca com peixe vivo ou morto é proibida e na minha opinião não há nenhum lúcio-perca que valha o valor da coima.
Quanto à "técnica" para apanhar esses bichos o amigo "voron" já te deu uma dica.

pois , isto é pessoal mais old-school, não usam muito amostras.  e é tipo um grupo fechado e vão para lá e passam lá dias inteiros . já aconteceu eu passar por lá e perguntar como está a correr. mas não revelam muito. só sei que pescam ao fundo e com peixe vivo, mas não sei mais nada. é uma barragem pequena , mas esse grupo fica sempre no mesmo sitio, e segundo eles só ali e ao fundo é que saiem.
mas é uma barragem complicada porque tem muitos detritos e é optima para perder material. depois também está cheia de peixes-gato. já perdi algum tempo a pescar ao fundo(com minhocas) para ver se tiro algum lucio-perca mas os gatos nem deixam o isco pousar no fundo. e com amostras parece que estou ali só a perder tempo , porque nunca consigo lancar muito longe e nem toques há.

quanto á dica, vou mesmo ter que esperar até março , que ali já fechou para balanço
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Lucio-percas de margem
« Responder #6 em: 20:59 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Usando cabeçotes  podes usar quase todas  as amostras dos achiga usando  o sistema que o Voron menciona  e paciência não devem ser assim  tantos manda uma MP ao Quantum



cumpts



Manuel Matos
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Lucio-percas de margem
« Responder #7 em: 21:03 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Os Bordalos são uma  espécie em extinção tenho pena 😠😠



cumpts
Manuel Matos
 

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
Re: Lucio-percas de margem
« Responder #8 em: 21:26 Domingo, 18 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os Bordalos são uma  espécie em extinção tenho pena 😠😠



cumpts
Manuel Matos

um dos factos para essa extinção é o aumento das espécies predadoras. nesta barragem de que falo por exemplo há peixe-gato, lagostins, perca-sol, lucio-perca e possivelmente trutas. como é considerada truteira o calendário de pesca é mais pequeno, ainda por cima é concessionada e sem grandes condições então quase ninguem vai pescar. arriscaria 5 pessoas por semana em média. ou seja praticamente não há pesca, então os predadores não têm predadores , então aumentam cada vez mais, e as espécies-presa é que sofrem. é essas pequenas coisas que os legisladores em portugal não vêem
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Lucio-percas de margem
« Responder #9 em: 09:26 Segunda, 19 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pois , isto é pessoal mais old-school, não usam muito amostras.

Penso que te deves ter enganado no atributo. Pela descrição que fazes, isso é mais um grupo de "vândalos"... daqueles que pescam ilegalmente e no final deixam toda a merd* no pesqueiro.
Orgulho-me de fazer parte, na pesca, do verdadeiro pessoal "old-school". Comecei a pescar com amostras em 1976, em águas interiores, quando muitos dos que por aqui andam ainda nem sequer tinham nascido.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
um dos factos para essa extinção é o aumento das espécies predadoras.

E uma dessas espécies, e na minha opinião a pior, é aquela a que pertence o  grupo que costuma pescar nessa barragem.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]