collapse

Autor Tópico: Que barco escolher  (Lida 7432 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoroldao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 23 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Terça, 07 de Maio de 2019
Re: Que barco escolher
« Responder #15 em: 18:57 Terça, 27 de Agosto de 2019 »
Bom...penso que ficou esclarecido quanto aos limites de navegação quer pela carta quer pela embarcacao...aqui a questão é primeiro o objectivo segundo o orcamento e isto dita as regras...por ultimo dentro destes qual a melhor embarcacao...
Darei a minha opiniao e é apenas a minha opiniao...mediante a minha experiencia de mar...
Se a ideia é um barco para passear com familia e de vez em quando umas pescas ligeiras apenas...entao basta a carta de marinheiro e uma ER 5...
Agora se o barco é mesmo para pescar e ir à procura de grandes pescarias...ai a historia é outra...
O melhor seria mesmo uma ER4 e se tiver carta de patrão local...melhor...
Sempre irá mais longe...
Quanto aos barcos muito existe a ponderar...
Primeiro ER4 maiores exigencias em seguranca logo maior despesa...
ER5 muito simples...taxa de farolagem e balizagem palamenta basica seguro e ta feito...
Tipos de cascos e barcos...
Tem a ver apenas com 3 coisas, uma a segurança a navegar, outra a comodidade da tripulacao...outra manutencao...
Em seguranca a enfrentar mar mais agitado o rei é o semi rigido
Vantagens do semi rigido mais seguro mais facil de meter na agua requer menos potencia na relacao peso planagem logo motores mais economicos...
Desvantagem do semi rigido...muito cuidado com os utensilios de bico ou corte...manutencao das colagens...é um barco que requer alguns cuidados mas se tudo for feito regularmente dura muito tempo.

Barcos de fibra
Vantagens menos manutencao...uma lavagem e la de longe a longe talvez uma pintura...menos preocupação nos materiais a bordo anzois tesouras etc...
Desvantagens dependendo do barco pode ser mais dificil meter na agua em certos locais depende das rampas por exemplo na trafaria cova do vapor mete qualquer barco na agua...mas retirar ai o caso é outro...se for fibra esqueca ao mais pequeno descuido uma trolitada nas rochas e um buraco no casco...se for um semi rigido se bater na rocha amortece...claro que tambem podera rasgar mas falamos de pequenos toques...
Requer um motor que o faça planar...por norma requer mais potencia logo mais algum consumo...

Dentro da fibra abertos ou semi cabinados...
A unica vantagem de um semi cabinado é a protecção nas intemperies...está vento ou muito frio voce refugia se ou a familia...
Vai a navegar e leva com chapadas de agua sempre pode guardar la materiais e pessoas...
Desvantagens o peso...em dias de vento tambem balouca mais...e por norma o espaco de lazer ou pesca é curto pois metade é praticamente a zona coberta...
Barcos fibra boca aberta tem as desvantagens de um fibra...e se tiver mau tempo pela frente molha se...
Vantagens mais espaço de lazer e pesca menor peso que um cabinado...

Agora motores aqui é que sao elas as opinioes divergem muito e divergem muito da realidade...pois existe sempre a questao gosto proprio...se me perguntar o que prefiro direi 4tempos...lol
Mas se me perguntar é melhor digo claramente NAO!
Pois é entao porque prefiro?
É uma questao de comodidade...nada mais...
Vamos la esclarecer sem falar em potencias
4tempos...epa nao tenho de andar a comprar oleo auto lube nem fazer misturas...é meter gasosa e arrancar...sao mais softs...mais silenciosos...mais macios...um pouco mais economicos...mais evoluidos...
Agora 2tempos...muitos irão discordar do que vou dizer mas é a verdade! Para quem entende de motores...
Desengane-se quem diz o 4t durar mais é puro engano!
Mostre me um 4t que dure 30 anos sem dar problemas...nao digo problemas normais...ha sempre coisas normais ao longo do tempo...falo em cilindros pistons motor por dentro...nao existe nenhum!
Ja 2t é aos pontapes...olhe por exemplo um dos meus...tenho um yamaha 15hp 2t de 1989 nunca foi aberto...problemas 0...o que ja levou? O normal, helice, rotor da agua, e um kit de juntas e diafragmas do carburador à e um cabo de arranque kicker...de resto é velas quando dao o berro e oleo da rabeta...
Resultado o 2t É basico motor muito simples poucos componentes logo menos avarias é so fazer a mistura correta bom auto lube e claro boa limpeza e lubrificacao e dura uma vida...é mais ruidoso gasta um pouco mais mas tambem é mais rapido...tem a desvantagem de não poder ser usado em aguas doces barragens etc...é mais poluidor...
Mas para escolher o motor ideal é preciso ter em conta certos aspectos...
Vamos ter em conta que falamos de barcos na classe entre os 4 e 5,50 metros...
Se vai navegar muitas vezes por semana e longas distancias então um 4t sem duvida irá ser mais economico...
Mas se é apenas aos fins de semana...e vai ali até ao sado brincar e pescar um pouco epa um 2t é o melhor...mais barato pouca manutencao e o pouco uso nao nota a diferenca de consumo...um 4t so vale pela diferenca de consumo se navegar muito...
Mas atencao se pretende ir para barragens e isso terá  mesmo de ser um 4t...

Bom...conclusao disto tudo...
Vai ao sado e anda por ali à pesca sem grandes aventuras mar dentro...
O meu conselho barco de fibra 4 ou 4,50 metros boca aberta e motor entre 9.9 e 15hp 2tempos...
Se passea com familia tambem...fibra semi cabinado 15 ou 20hp 2t
Se pretende ir mais longe e enfrentar algumas supresas desagradaveis um semi rigido entre 4.50 e 6 metros e motor nao inferior a 40 cv...2t
O motor a 4t aplica se em cv iguais aos k digo em cima...mas só se for para ter mesmo muito uso...

Se quer diversao e lazer e uma cana para brincar, uns banhos à mistura com a familia e uma coisa muito pratica e barata que seja 5m a por e tirar da agua sem chatices e gastos elevados va por mim compre um semi rigido ou com chao inflavel de 3 a 3,50 metros com um motor mercury de 6hp...e nao tem chatices...5 paus de gasolina e diverte-se o fim de semana inteiro...
Ja tive um barco de 3m com um motor mercury de 6hp...nem reboque precisava...ia na mala da carrinha com o motor deitado em cima...chegava a qualquer lado praia encosta nao precisava de rampas nem nada ligava o pequeno compressor ao isqueiro do carro...estendia o barco no chao enchia e metia o motor 15m tudo pronto...gastos so encher o deposito de 12 litros andava sabado domingo e sobrava muita gasolina...e olhe que fiz muitas vezes o sado para cima e para baixo...era pura diversao com a mulher e filhota e ainda pescavamos...no final do dia rumo à terra abrir valvulas deixar o ar sair tirar o motor meter na mala do carro e até à proxima...que saudades...
Como disse tudo depende do que procura...
Decida com calma...
Abraço e atenção ha mar e mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zé Maria, Rider, Nelson Peres, JoaoSantos, duas, PMiranda, Celso, Splayah, AnaCG, to

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Que barco escolher
« Responder #16 em: 21:31 Terça, 27 de Agosto de 2019 »
João, mas que opinião tão bem estruturada e completa, acho que não deixa dúvidas nenhumas a quem estiver a pensar comprar barco e/ou motor!!! E eu que caí de para-quedas neste tópico, abri só para espreitar pois a carta de Marinheiro já caducou há uns anos sem nunca lhe tirar a virgindade.

Até fiquei com vontade de comprar um semi-rigido de 3.5m com um Mercuri de 6hp, não se faz!!!  ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ajrs

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Que barco escolher
« Responder #17 em: 21:39 Terça, 27 de Agosto de 2019 »
Mais definido, objectivo e elucidativo que isso não há! Espectáculo
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Que barco escolher
« Responder #18 em: 22:36 Terça, 27 de Agosto de 2019 »
Bem João isto é que é uma excelente "dica". ;)

Vê-se que percebe mesmo da coisa.
Só  tem mesmo que se ajustar ao que se quer mesmo.
Grande descrição.

Obrigado por esta excelente partilha. :fixe:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline José Cesário

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Barcarena
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:31 Segunda, 05 de Agosto de 2019
Re: Que barco escolher
« Responder #19 em: 01:26 Quarta, 28 de Agosto de 2019 »
Bom pela experiência que já tive com semi-rígidos e pneumáticos tudo tem a ver com o investimento que se quer fazer e por quanto tempo possuir o barco. O melhor é mesmo até 4 metros, pois o motor será económico e se for para colocar na água pode sempre colocar as "abençoadas rodas de popa". O melhor de todos os mundos barcos de poliuretano. São quase a prova de tudo.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline joaoroldao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 23 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Terça, 07 de Maio de 2019
Re: Que barco escolher
« Responder #20 em: 13:23 Quinta, 29 de Agosto de 2019 »
Vou deixar 2 imagens do barquinho k falo...pratico e economico..e la podem ver as 2 canas para brincar  à mistura...k saudades...
 

Offline joaoroldao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 23 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Terça, 07 de Maio de 2019
Re: Que barco escolher
« Responder #21 em: 23:34 Segunda, 23 de Setembro de 2019 »
Boas permita-me discordar sobe os barcos em  poliuretano...não se fie nos videos...se agarrar num machado e bater num semi rigido ele não fura...o pvc ou hypalon faz efeito mola no machado...como o  poliuretano....o  poliuretano é rijo por fora e esponjoso por dentro amortece...
Sobe os barco de  poliuretano...
o  poliuretano para quem desconhece em altas temperaturas emite gases toxicos...gases que não são visiveis a olho nu...o  poliuretano é um material de isolamento termico...e descolora com muita facilidade...é leve sim verdade...resistente sim verdade...indestrutivel???? nem pensar e quanto mais quente mais fragil se torna, e sabemos que estamos ali parados á pesca num dia soalheiro...
viu mandarem o barco pela rebanceira abaixo...ok...mas viu-o bater em algo???nao...se mandar outro qualquer tem o mesmo efeito...
já naveguei com um Pioneer em  poliuretano e posso garantir que é horrivel...em mar ligeiramente agitado pareçe cimento a bater nas vagas...
O meu conselho para quem quer algo que não seja semi-rigido mas mais leve que a fibra, o melhor de dois mundos o ABS...para quem não sabe ABS é o mesmo material das carenagens de motas e carros de F1....é um tipo de fibra plastica mas que não parte tem alguma maneabilidade...eu tenho um barco em ABS um Therhi 4100...leve espaçoso e comodo...o que tem mais estes barcos? são inafundaveis! pode cortar ao meio com um moto serra que não afunda...mas tambem tem  poliuretano....mas numa forma diferente...eu explico, estes barcos são feitos em ABS e dentro do ABS está uma camada de  poliuretano...mas de baixa densidade...ou seja virgem...apenas para o tornar inafundavel para o isolar do calor e tornar o casco amortecivel....
tem outra vantagem....se tiver um acidente é facil reparar muito facil mesmo, passa numa casa de motas e pede um pouco de uma carenagem de mota velha k eles mandam fora...um palmo chega...leva para casa mete na zona a remendar com um macerico ou ferro de soldar a quente derrete e tá feito é so lixar....não precisa mantas de fibra resinas catalizadores nada!
e o ABS resiste mais do que a fibra...porquê? facil...amortece as pancadas a fibra não.
Mais, não tem manutencão...
Bom é apenas o meu conselho....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JoaoSantos

Offline joaoroldao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 23 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Terça, 07 de Maio de 2019
Re: Que barco escolher
« Responder #22 em: 23:50 Segunda, 23 de Setembro de 2019 »
aqui está o meu Terhi...em ABS
 

Offline joaoroldao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 23 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Terça, 07 de Maio de 2019
Re: Que barco escolher
« Responder #23 em: 23:51 Segunda, 23 de Setembro de 2019 »
e
 

Offline joaoroldao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 23 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Terça, 07 de Maio de 2019
Re: Que barco escolher
« Responder #24 em: 23:58 Segunda, 23 de Setembro de 2019 »
De uma vista de olhos...
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline vmgc

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
  • Agradecido: 2 vezes
    • moita
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:50 Quarta, 14 de Agosto de 2019
Re: Que barco escolher
« Responder #25 em: 17:07 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
Bom 2020 para todos!

Ao revisitar a pergunta que tinha feito em tempos, para concluir, comprei um fibramar 480, com um motor 4t Honda de 40 cv, a embarcação é uma classe 5, embora já tenha sido registada em tempos em classe 4, mas como tb ja foi dito, para umas pescarias ocasionais, não justifica os encargos adicionais.

Estou satisfeito com o barco, embora a experiência ainda seja escassa em navegação e pesqueiros  :), com tempo tudo se faz, vou lendo e vendo como os outros fazem.
« Última modificação: 17:14 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 por vmgc »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Que barco escolher
« Responder #26 em: 17:50 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
Muita sorte e boas proas com a nova aquisição
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: vmgc

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Que barco escolher
« Responder #27 em: 19:35 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
Boa sorte com o barco.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
aqui está o meu Terhi...em ABS
.        Tem muito boa pinta !!
Nelson Peres
 

Offline LC

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Agradecido: 24 vezes
    • Alhos Vedros
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:55 Sábado, 12 de Outubro de 2019
Re: Que barco escolher
« Responder #28 em: 19:44 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
Bom sorte companheiro, parece impecável, boas pescarias.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: vmgc

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Que barco escolher
« Responder #29 em: 21:25 Quinta, 02 de Janeiro de 2020 »
Bem bom.
Boa sorte com ele e que traga bons momentos.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: vmgc