collapse

Autor Tópico: 2ªcana embarcada  (Lida 774 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
2ªcana embarcada
« em: 21:48 Segunda, 12 de Agosto de 2019 »
boas companheiros

comprei uma cana força 8 traineira da Barros o mês passado e fui há pesca com ela e não me senti muito confortável

como comecei a pescar há muito pouco tempo tenho ainda  pouca experiencia em sentir o peixe com esta cana que é rija.

pesquei anteriormente com uma cana muito fininha e que dobrava toda,acho que era parabolica.

o que pretendo é que me ajudem na compra de uma cana fininha de acção parabolica até 50€...aceitam-se ajudas.vai trabalahar com um carreto pesado,600 gramas,não sei se tem influencia para comprar a cana.

é que na próxima vez que for à pesca não quero passar pelo que passei,mal conseguia sentir o peixe e ferrá lo era ainda mais complicado,a diferença para a a outra cana era o dia da noite...portanto venham lá essas sugestões

esta ca na é para pescar peixe miudo nada de peixes 2 kilos...não quer dizer que não possa encalhar algum,mas em principio é só para peixe miudo

o que procuro acho que é isto deste video

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 21:56 Segunda, 12 de Agosto de 2019 por jomartes »
 

Offline pantao

Re: 2ªcana embarcada
« Responder #1 em: 12:15 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
Por esse valor 50€, não conheço nada, mas posso dar-te a minha opinião em relação ao que dizes.
Cada dia é um dia na pesca, e em embarcada isso acontece muito frequentemente. O peixe muda o modo como come do dia para a noite, e teres feito uma boa pescaria com uma cana parabólica nesse dia não quer dizer que o faças hoje.
A grande maioria dos pescadores, principalmente para peixe miúdo prefere canas de ação de ponteira, canas rijas, rápidas.
O maior erro para quem inicia e mais difícil de controlar nesta pesca é saber quando não reagir ao toque do peixe, há muitos dias em que temos que deixar o peixe ferrar por ação unicamente da chumbeira ou outros fatores, uma cana parabólica como é mais lenta ajuda a corrigir este problema, mas aumenta outros. Tens é depois vários tipos de ponteiras, mais ou menos sensíveis. Tenta poupar um pouco mais, que tens canas já  boas a rondar os 100 euros, certo que é  o dobro do valor que anunciaste mas a diferença é enorme.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: 2ªcana embarcada
« Responder #2 em: 12:58 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
obrigado Pantão,vou dar mais uma hipótese á cana que tenho e entretanto vou poupar mais uns cobres depois logo vejo.
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12479
  • Agradecido: 806 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: 2ªcana embarcada
« Responder #3 em: 13:15 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
Onde fizeste essa embarcada? E a que profundidade pescas-te?
Eu até já quase apanhei um peixe!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: 2ªcana embarcada
« Responder #4 em: 17:02 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Onde fizeste essa embarcada? E a que profundidade pescas-te?

sesimbra sessenta metros,a cana e carreto portaram-se bem com cavalas de meio quilo que o toque era forte,mas para sentir e ferrar os carapaus já era mais complicado

dou de barato que tb tem a ver com a inexperiencia,foi a 3ª que fui á pesca,mas o problema é mesmo o peso,para o fim do dia,já me doía tudo e não conseguia ferrar nada...pedi a cana emprestada com que o meu colega estava a pescar e a diferença foi brutal,mais leve e muito mais sensivel comecei logo a ferrar uns atrás dos outros...nem sei que cana é nem ele,porque achou-a e não diz nada mas é e carbono...segundo ele é cana para custar cento e muitos euros
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12479
  • Agradecido: 806 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: 2ªcana embarcada
« Responder #5 em: 18:50 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
As canas boas ajudam a melhorar a inexperiência.
Pelo menos assim quero acreditar.
A essa profundidade tens de ter uma sensibilidade diferente/melhor do que a menor profundidade.
Já fiz também boas pescarias a essa profundidade e a minha cana tinha custado apenas 70€, por isso o factor preço vale o que vale.
Já agora a cana é uma Daiwa Exceler.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline Ernesto Lima

Re: 2ªcana embarcada
« Responder #6 em: 18:58 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
Boa tarde Jomartes.

Concordo com o Pantão a 100%. Canas desse tipo por 50€ são um prenuncio de desastre.

Quanto à cana que mostra no video, pessoalmente, não gosto! E porquê?

Embora seja anunciada como parabólica, de facto, acaba por ser uma cana que dobra demasiado de ponteira e muito pouco desta para baixo, apresentando uma "parábola" muito pouco gradual, parecendo mais uma acção de ponteira. Repare que a ponteira dobra muito e a partir da base desta a cana dá muito pouco. É o que me parece..., posso estar enganado. Isto, sem colocar em causa a qualidade da mesma. Muita gente gostará dela certamente.

O que prefiro são canas que, quando sujeitas a esforço, fazem parábolas mais graduais e um pouco mais pronunciadas, sem exageros do tipo de dobrar até ao cabo ou pouco menos. Costumam ser mais versáteis, principalmente para quem começa.

Tem muitas canas sugeridas por aí que fazem isso, mas mais caras. A que costumo aconselhar anda à volta dos 80€ e é a Barros Fundeado Goraz XB 3,30. Isto sob pena de me repetir e, inclusivamente, de alguém achar que tenho algum contrato com a Barros, coisa que não acontece, com esta ou qualquer outra marca.

A cana referida não é nenhum primor em termos de acessórios/acabamentos, mas é fiável, marca bem e também trabalha bem qualquer peixe, principalmente de maior porte. Isto porque a vara me parece francamente boa. Importa ainda referir que já pesquei e vi pescar com várias, sem queixas. Pelo preço, duvido sinceramente que arranje melhor.

Entretanto, se não consegue chegar a cana melhor, pois terá de se adaptar ao material que tem, o que me parece preferível a gastar mais 50€ em algo que dificilmente o servirá bem.

Continuação e cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3292
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: 2ªcana embarcada
« Responder #7 em: 19:32 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
Grandes conselhos de todos.
Principalmente do Pantao e do mestre Ernesto Lima, dois grandes conselheiros no tipo de pesca que praticas.
Nao penso que precises de mais para tirares a tua conclusão.
A Barros Goraz XB 3.30 ja' encontras a 75 Euros.
Nao muito mais do que o orçamento que definiste e com mais um pouco de tempo em espera, vais conseguir juntar para tal investimento.
Boa sorte e muita saúde.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: 2ªcana embarcada
« Responder #8 em: 19:44 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
Tens o conselho de 2 pessoas muito experientes nessa pesca. Com isso acho que o melhor mesmo é aguardares, juntar mais algum que possas e comprar algo decente. Uma coisa que tenho notado na Barros é a fraca qualidade dos componentes, mas isso desde que a vara seja boa, facilmente substituis por Fuji, e os componentes de origem desde que facas a limpeza após a jornada ainda duram bastante tempo. O suficiente para juntar para os substituir 😉
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3847
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: 2ªcana embarcada
« Responder #9 em: 20:05 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
Já não tenho nada para dizer ao rapaz ;D ;D ;D .
Tens de perceber como o peixe está a comer e a cana pode ter influência na ferragem já pensaste se estavas a roubar a isca ao peixe na proxima vai com calma analisa o tipo de mar que está ,bem sei que há pescadores que usam sempre  a mesma ponteira e com sucesso mas não é por acaso que vem com 2 ou 3 .
Por exemplo, se uma cana é de acção de ponteira, não devemos colocar-lhe uma ponteira de carbono super rija, pois ficaremos com um conjunto extremamente rijo quanto mais mole for a tua ponteira, maior será a tua sensibilidade e menor a  ferragem e vice-versa vais lá chegar quer é continuação


cumpts


Manuel Matos

 

Offline Ernesto Lima

Re: 2ªcana embarcada
« Responder #10 em: 21:47 Terça, 13 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma coisa que tenho notado na Barros é a fraca qualidade dos componentes, mas isso desde que a vara seja boa, facilmente substituis por Fuji, e os componentes de origem desde que facas a limpeza após a jornada ainda duram bastante tempo. O suficiente para juntar para os substituir 😉

É verdade Ricardo Nunes..., a Barros, principalmente neste caso, não apresenta grandes materiais, penso no entanto que, face à qualidade da vara, o preço é aceitável.
Quanto à duração dos componentes, tenho uma Barros Prestige de 3,00 metros, com uns belos 15/16 anos, parabólica, que para além das ponteiras, já substituídas, sem culpas para a Barros, se mantém com tudo no lugar, e, para além dos tratamentos que lhe fui dando (bem maus), é uma das canas que costumo emprestar a novatos que a tratam bem pior que eu, e está lá, pronta para pescar, com todos os elementos de origem, excepto a base do cabo. Ah..., e nunca viu nada para além de água doce após trabalho.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: 2ªcana embarcada
« Responder #11 em: 11:44 Domingo, 25 de Agosto de 2019 »
Por esses valores gostei de pescar com a Krypton, tendo feito poucas embarcadas mas estou maravilhado com a minha nova Aurata, se alargares o orçamento para 100€, pensa nela.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: 2ªcana embarcada
« Responder #12 em: 16:28 Domingo, 25 de Agosto de 2019 »
peço desculpa a todos mas só agora vi as respostas a este tópico

vou seguir os conselhos que me deram e tentar adaptar-me á cana que tenho


entretanto vou pensar se vale a pena gastar dinheiro numa cana boa €€€  porque as vezes que vou á pesca à cana não são assim tantas que justifique ter duas canas...obrigado a todos mais uma vez
 

 

* Tópicos Recentes

Daiwa ou VEGA por g0ta [Hoje às 12:41]

Okuma por Zagaia [Hoje às 11:19]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [15:19 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]