collapse

Autor Tópico: Ardentia - Noctiluca miliaris  (Lida 3959 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Ardentia - Noctiluca miliaris
« em: 11:19 Domingo, 22 de Dezembro de 2013 »
ARDENTIA
Noctiluca miliaris = Noctiluca scintillans

Quem já não ouviu falar neste nome?
 Mas quantos sabem realmente do que se trata?
Quantos já o presenciaram?
 Quantos tiveram boas
pescarias?
Quantos gradaram?



O conhecimento que tenho deste fenómeno diz-me que mais vale ficar em casa, que normalmente demora uma lua a passar, e que a larga maioria dos pescadores foge deste fenómeno como " o diabo da cruz".
Tenho família na pesca, que sempre que ocorre este fenómeno simplesmente não vão ao mar... Dizem que não vale a pena.
A 1ª vez que vi este fenómeno foi o ano passado. Fui 3 dias propositadamente para o Algarve à pesca, e estive 3 dias a fingir que pescava...
Depois desse dia, onde assisti a um espectacular momento oferecido pela mãe natureza, a verdade é que ainda não me tinha voltado a acontecer, até à passada 6ª feira de noite, quando em pleno Meco, 14 pescadores, assistiram, ainda que numa fase me parece já decrescente a este fenómeno...

Porque motivo numa noite daquelas, quase perfeita não dava peixe???

 Foram horas a "stressar" até que finalmente ao se passar o pé pela areia se fez "luz", a areia brilhava com pequenos focos que pareciam pirilampos. Ver o meu amigo Luís à procura de qualquer coisa foi engraçado, pois parece-me que ele nunca vira tal fenómeno. A verdade é que percebi no momento que a pesca estava condenada e que mais valia arrumar a tralha. Fui no entanto me divertindo noite fora a " brincar" com a areia que acendia e apagava como se de pequenos animais se tratasse.Este tema ainda está pouco explorado.
O fenómeno que presenciamos era o de côr amarelada, mas a Ardentia pode se dar em diversas cores. Apreciem o espectaculo pois vale mesmo a pena, grade ou não, o espectáculo está garantido!

Aqui fica a explicação do que é a ARDENTIA



Noctiluciphyceae

Classificação científica



Reino: Protista
Filo: Myzozoa
Subfilo: Dinozoa
Infrafilo: Dinoflagellata
Classe: Noctiluciphyceae
Ordem: Noctilucales (Haeckel 1894)



Característica: Bioluminescência

Bioluminescência [(do grego "bios" (vida) e do latim "lumen" (luz)] é a produção e emissão de luz fria por um organismo vivo, como resultado de uma reacção química durante a qual a energia química é transformada em energia luminosa.
Essa reacção ocorre quando o substrato, genericamente denominado luciferina, é oxidada por uma enzima, chamada de luciferase. A molécula de luciferina, quando excitada energéticamente, liberta esse energia química sob a forma de energia luminosa.

Espécie: Noctiluca

Tamanho: 0.5 a 1.0 mm, até 3.0 mm.
Reprodução: Assexuada, formam células filhas
Dieta: Alimentam-se de fitoplâncton e zooplâncton



Hábitos, estruturas físicas e sociais: A Noctiluca é um dinoflagelado marinho, [(Dinoflagellata - do grego "dinos" – rodopiante) - (flagelos, apêndices locomotores, tipo “pêlos”, que batem no líquido circundante com um movimento geralmente helicoidal.)], um minúsculo microorganismo de forma esférica (medido em micrómetros ou milímetros), coberto de pele espessa, com uma bolsa oral, um flagelo, um dente, e um tentáculo.
Alimenta-se de microorganismos, que fazem parte do fitoplâncton e do zooplâncton, como as algas diatomáceas e ingere a comida pela utilização de um orifício bucal,. As Noctilucas estão imóveis, devido ao flagelo por si só ser incapaz de impulsionar seu corpo através da água: o movimento só é encontrado em rotação da posição vertical por meio de controle de flutuabilidade na célula.



Características Fisicas

As Noctilucas são: dinoflagelados unicelulares que podem atingir o tamanho de 1mm. A Noctiluca não faz fotossíntese. Actualmente são considerados simplesmente "protistas", (grupo diferenciado das plantas e dos animais).. A característica mais marcante da noctiluca é a sua capacidade de produzir luminescência. A Noctiluca produz pequenos flashes de luz através do estímulo produzido pela circulação da água, o que explica porque a noctiluca brilha apenas quando a água é agitada. Uma Noctiluca pode não produzir uma luz suficiente para ser percebida pelo aparelho óptico humano no entanto como vivem em grupos de compactas massas, que é responsável pelas cores rosa ou vermelho - mesmo verde ou azul - vistas no mar, especialmente em zona de rebentação. Embora não seja o único dinoflagelado bioluminescente (aproximadamente 2% dos dinoflagelados o são), a Noctiluca é, de longe, a mais conhecida. A luminosidade é provocada por uma reacção química. A enzima luciferase catalisa a reacção entre o oxigénio e uma substância chamada luciferina, libertando energia luminosa. Em condições idóneas podem reproduzir-se de forma explosiva, passando de umas poucas células de Noctiluca por litro de água de mar a milhões e milhões em cada litro de água de mar. É o que se chama de "Bloom".




Histórias de Ardentia

Normalmente o gatilho para a emissão de luz é um estímulo mecânico, como o contacto ou a agitação da água ao seu redor. Para entender por que a Noctiluca brilha, podemos compará-la a um carro com alarme. As Noctilucas são predadas por animais que se alimentam de fitoplâncton, como por exemplo, os copépodos (crustáceos de tamanho muito pequeno que fazem parte do zooplâncton). Quando um copépodo (o ladrão) avança sobre uma Noctiluca (o carro), a luz ascende (o alarme dispara), o que atrai a atenção de pequenos peixes (os policias) que se alimentam dos copépodos que estão mais visíveis no ambiente iluminado. Dessa forma, as Noctilucas são capazes de diminuir o efeito de predação existente sobre elas.
A Noctiluca é um microorganismo muito apreciado e como tal comido pelos camarões. O seu espectáculo de luz não passa despercebido ao predador dos camarões: os chocos.
O mecanismo de defesa do Noctiluca começa então a fazer sentido, o choco não consegue encontrar o camarão na escuridão total, o camarão está a salvo se se mantiver imóvel, mesmo com as pupilas dilatadas o choco não consegue ver nada, mas, se o camarão se mexer, o Noctiluca brilha e ilumina-o fazendo com que o choco já o veja.
A Noctiluca denúncia a presença do camarão, atraindo o choco com os seus raios florescentes, protegendo-se assim do camarão.
O choco, ao caçar o camarão, é aliado do Noctiluca. É o jogo do rato e do gato, e o camarão não tem qualquer hipótese: se permanecer imóvel não pode comer a Noctiluca e, se se mexer, um rasto brilhante atrai o choco. Para o camarão, caçar a Noctiluca constitui um desafio arriscado; o choco ganha uma refeição, mas o verdadeiro vencedor é a Noctiluca. Cada camarão eliminado torna a vida mais segura para o minúsculo organismo. O alarme contra ladrões da Noctiluca salva-lhe a vida.

Cada qual terá sua experiência, comigo artendia é sinónimo de uma péssima pescaria!!!
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #1 em: 00:02 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
Filipe,

Parabéns!! Excelente post! Pouco ou nada há mais a dizer sobre este dinoflagelado. Confesso que a única urticaria que me fez, foi trazer à lembrança as aulas da cadeira mais terrível que tive na faculdade: Protistas! arghhhhh

Abraço
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #2 em: 10:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013 »
Txxxiiii que post fantástico. És um fantástico passador de conhecimentos. Nunca houvi falar nem vi nada parecido. Muito agradecido pela partilha ;)
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19695
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #3 em: 18:24 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
 Só uma vez e há muitos anos numa noite de pescaria em Peniche, foi-me dado ver esse espetáculo, foi ali na zona de super tubos e, ao longo da praia bastava andar para que toda a areia que pisávamos ficar cheia de luz, a zona de rebentação parecia uma lâmpada de luz ténue ao longo da água, foi lindo de ver mas também não me lembro já se a pesca foi ou não frutífera.

 É um ótimo post :fixe:
 

Offline Filipe Neves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 103
  • Agradecido: 1 vezes
  • Sou um jovem que adora pescar, partilhar, conviver
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:54 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #4 em: 23:02 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Bonito post, nunca presenciei algo do género, mas quando souber vou a correr para a praia, não para pescar, mas sim para ver tal fenómeno  :fixe:
Filipe Neves
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11245
  • Agradecido: 1647 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #5 em: 16:59 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Filipe, a Ardentia hoje me dia é por mim muito perseguida. De noite na praia vejo sempre se está. A ardentia tem varias fazes, sendo que muitos dias, basta apagarem a luz, e mexerem com o pé na areia junto da água e vão ver logo pequenas luzes. Em dias fortes, é um espectáculo lindo, se bem que a mim só me dá azar na pesca.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline tiagopacheco

  • Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1143
  • Agradecido: 38 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #6 em: 21:44 Domingo, 29 de Dezembro de 2013 »
Para mim é me "igual"...
Ou por outra nunca notei diferenças no peixe, até porque aqui na Foz, muitas vezes se nota... muitas muitas muitas mesmo
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #7 em: 15:44 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Assisti a este espetáculo algumas vezes a última das quais no Algarve e por azar tinha marcado uma pescaria com um amigo e foi grade. Pelo menos lá em baixo os Algarvios se a água estiver a arder nem vão à pesca.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline miguel gomes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 120
  • Agradecido: 2 vezes
  • respeita o mar para q ele te respeite a ti
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:17 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #8 em: 01:45 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
ola pessoal
aqui em baixo de verão acontece muitas vezes como já foi dito nos chamamos lhe a AGUA A ARDER e quando isso acontece so mesmo para fotos porque peixe nem velo td o q entra na agua deixa rasto luminoso q afugenta qualquer peixe na área!
também já vi umas algas q tem lumisidade q ao tocar parecem q se acedem mas nada a ver com a agua a arder!
abraços
Quem não tem cão pesca com gato
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #9 em: 18:18 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
 ??? ??? ??? Pois, vi uma vez no Algarve, e só aí é que soube que a água estava "Ardida". Bonito de se ver.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #10 em: 17:08 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Boas,
Como o Tiago disse ,aqui na nossa zona é muito normal haver ardentia,ainda no final deste verao culpei durante algum tempo esse fenomeno á falta de peixe,até que um dia fiz uma das melhores pescas do ano á dourada,com tres belos exemplares e deixei de culpar a ardentia,mas regra geral tenho de concordar que é mau para a pesca,ou pelo menos na maior parte das vezes.
Cumprimentos
CANUDO
p.S.
o BRUNO FERREIRA penso que terá as fotos dessa pescaria,fiquei de fazer um relato no sitio mas nao houve oportunidade,se quiser partilhar aqui com a malta ,esteja á vontada,até para desmistificar esta situaçao de que nao dá peixe com ardentia...
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Jorge Pereira

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 93
  • Agradecido: 4 vezes
    • Povoa Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #11 em: 18:40 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
A primeira vez que vi este espetáculo foi com o Filipe no meco, é muito giro de se ver a areia fica com mil e uma luzinhas ;D
Mas como o filipe disse "hoje é grade certa" e foi... n saiu uma escama...
Jorge Pereira
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ardentia - Noctiluca miliaris
« Responder #12 em: 22:40 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Por acaso nunca mais me esqueci deste post.
Achei-o simplesmente brutal.

Boa partilha FilipePc.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por ze carlos [23:35 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por plainas [12:18 Terça, 07 de Maio de 2024]

Novo conjunto para pesca em dias frios e noites de inverno. por José Couto [10:56 Terça, 07 de Maio de 2024]