collapse

Autor Tópico: Conjunto Surfcasting Decathlon  (Lida 2495 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Amauri Di Maia

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
  • Agradecido: 5 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:50 Segunda, 29 de Julho de 2019
Conjunto Surfcasting Decathlon
« em: 21:26 Quarta, 31 de Julho de 2019 »
Boa noite, queria apresentar a todos o que comprei hoje, uma cana Caperlan Surf 420 Tele, carreto Caperlan Advant Power 8000, li bastante neste forum e aprendi muito com o que li, vi imensos videos no Youtube de pessoal a pescar com certos e determinados equipamentos, mesmo assim porque o comprei? Acima de tudo como li noutro post, a questão da garantia, depois porque nao queria gastar muito nesta minha primeira vez apesar de saber o que quero para o meu futuro e porque ja tive grande sucesso com material de marca propria da Decathlon, a questão de ser Tele foi propositadamente pois fica bem mais maneirinha e arrumada para um iniciante que ter a cana repartida, venho agora por este meio pedir ajuda no sentido de que linha comprar para encher o carreto e que material sugerem para fazer uma montagem (que para já é para pescar em Faro, quando voltar para Aveiro a conversa é outra) nao comprei nada de linhas ou outors equipamentos porque acho que os funcionarios que la trabalham se calhar nunca foram a pesca e por vezes nao sao assim tao sinceros com o que aconselham.
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #1 em: 22:31 Quarta, 31 de Julho de 2019 »
Epah se o teu objetivo é não gastar muito dinheiro e se é para iniciação compra uma bobine de 1000m de 0.30 ou 0.35....sei que não é o mais aconselhado mas com 7 euros já compras e é bom fio para começares a fazer os nós e tudo mais...depois quando tiveres o material que pensas investem então bem!
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #2 em: 23:05 Quarta, 31 de Julho de 2019 »
No Algarve precisas de pescar longe. O diâmetro da linha faz toda a diferença para conseguires lançamentos longos. Para pescar nesses mares tenho 0,20 nas bobines. Depois metes-lhe um chicote cónico ou, na falta de melhor, 12-15 metros de um 0,45-0,50 por exemplo para aguentar o lançamento.

Quanto a marcas, há inúmeros tópicos recentes sobre isso: Colmic, Sky Line Red Inferno ou outra.

Quanto a montagens, eu compro feitas porque não tenho tempo para as fazer. Se eu fosse à pesca todas as semanas já pensaria duas vezes.

Mas temos colegas que poderão ajudar mais do que eu.
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #3 em: 12:40 Quinta, 01 de Agosto de 2019 »
A linha deverá ser fina (0.20 a 0.25, no máximo... Com Chicote cónico)...
Relativamente às montagens, varia muito consoante o local e especie alvo.
Eu pessoalmente uso 2
Com a chumbada a correr, basicamente é a chumbada a correr na madre, na ponta da madre coloco 1 destorcedor e de seguida vai o estralho com o anzol... Simples e eficaz.
A outra montagem, que é a que eu mais gosto, é na madre colocar 1 slider, e na ponta da madre 1 alfinete onde se coloca a chumbada. Faço 2 stoppers manuais para o slider ficar no meio deles e no slider coloco o estralho do anzol....
Nas zonas onde tem nós, nomeadamente na zona da chumbada coloco um tapa nós, para proteger o nó e agarrar menos lixo.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #4 em: 13:46 Sexta, 02 de Agosto de 2019 »
Concordo com a opiniãos da linhas finas e o António já te explicou como podes fazer a montagem. Se quiseres ser prático, compras urfes e não tens trabalho nenhum, vais conseguir pescar bem o mar está parado. Se eventualmente pescares na ria formosa ou em pontões, molhes ou de cima da rocha é que convem usares linhas mais grossas no carreto.
Nelson Peres
 

Offline Fernando Nunes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 56 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:53 Sexta, 28 de Agosto de 2015
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #5 em: 14:31 Sexta, 02 de Agosto de 2019 »
Boa tarde,

Peço desculpa ao Amauri se por ventura o possa tomar (erradamente) como um pescador inexperiente de surfcasting.
Contudo, quero salientar que quando os companheiros que os estão a ajudar nesta questão falam em fios 0,20-0,22 estão a falar certamente em multifilar , uma vez que o mono deste diâmetro (para o preço que pretende gastar) não seria aconselhável para enchimento de um carreto para a prática de surfcasting.

Um abraço,
Fernando
 

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #6 em: 16:33 Sexta, 02 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde,

Peço desculpa ao Amauri se por ventura o possa tomar (erradamente) como um pescador inexperiente de surfcasting.
Contudo, quero salientar que quando os companheiros que os estão a ajudar nesta questão falam em fios 0,20-0,22 estão a falar certamente em multifilar , uma vez que o mono deste diâmetro (para o preço que pretende gastar) não seria aconselhável para enchimento de um carreto para a prática de surfcasting.

Um abraço,
Fernando

Parece-me que está enganado.
Acho que estão mesmo a falar de mono.

Efectivamente encher um carreto com .20 ficaria caro (ainda assim mais barato que multi) mas a ideia seria fazer enchimento com um fio de diametro muito superior previamente.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #7 em: 18:14 Sexta, 02 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde,

Peço desculpa ao Amauri se por ventura o possa tomar (erradamente) como um pescador inexperiente de surfcasting.
Contudo, quero salientar que quando os companheiros que os estão a ajudar nesta questão falam em fios 0,20-0,22 estão a falar certamente em multifilar , uma vez que o mono deste diâmetro (para o preço que pretende gastar) não seria aconselhável para enchimento de um carreto para a prática de surfcasting.

Um abraço,
Fernando

Fala-se em mono mesmo. E até há quem pesque com 0.18 ou 0.16 🙂 se a bobine do carreto for muito funda é fazer enchimento com o mono mais barato que encontrar, já que só serve para isso mesmo.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #8 em: 18:42 Sexta, 02 de Agosto de 2019 »
Sim, as linhas que se falam para surfcasting é mesmo mono... Conheço quem use 0.14 (a mim faz alguma confusão uso tão fino)... O ideal será o 0.22...para encher a bobine é meter uma linha barata por baixo para fazer enchimento e depois uns 300mts da linha fina... Chega bem...
Relativamente a usar multi, há quem use... Eu não sou fã... Não tem elasticidade, a cana anda sempre a abanar com as ondas, fica mais pesado passado algum tempo devido à água que absorve...
 

Offline Amauri Di Maia

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
  • Agradecido: 5 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:50 Segunda, 29 de Julho de 2019
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #9 em: 00:21 Sábado, 03 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A linha deverá ser fina (0.20 a 0.25, no máximo... Com Chicote cónico)...
Relativamente às montagens, varia muito consoante o local e especie alvo.
Eu pessoalmente uso 2
Com a chumbada a correr, basicamente é a chumbada a correr na madre, na ponta da madre coloco 1 destorcedor e de seguida vai o estralho com o anzol... Simples e eficaz.
A outra montagem, que é a que eu mais gosto, é na madre colocar 1 slider, e na ponta da madre 1 alfinete onde se coloca a chumbada. Faço 2 stoppers manuais para o slider ficar no meio deles e no slider coloco o estralho do anzol....
Nas zonas onde tem nós, nomeadamente na zona da chumbada coloco um tapa nós, para proteger o nó e agarrar menos lixo.

As montagens que falaste é exatamente o que uso, gosto muito de usar a chumbada solta, mas uso ambos para nao ser sempre igual. É bom ver que nao ando a fazer asneiras...
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #10 em: 19:27 Sábado, 03 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A linha deverá ser fina (0.20 a 0.25, no máximo... Com Chicote cónico)...
Relativamente às montagens, varia muito consoante o local e especie alvo.
Eu pessoalmente uso 2
Com a chumbada a correr, basicamente é a chumbada a correr na madre, na ponta da madre coloco 1 destorcedor e de seguida vai o estralho com o anzol... Simples e eficaz.
A outra montagem, que é a que eu mais gosto, é na madre colocar 1 slider, e na ponta da madre 1 alfinete onde se coloca a chumbada. Faço 2 stoppers manuais para o slider ficar no meio deles e no slider coloco o estralho do anzol....
Nas zonas onde tem nós, nomeadamente na zona da chumbada coloco um tapa nós, para proteger o nó e agarrar menos lixo.

As montagens que falaste é exatamente o que uso, gosto muito de usar a chumbada solta, mas uso ambos para nao ser sempre igual. É bom ver que nao ando a fazer asneiras...

A chumbada a correr é raro usar (em 10 uso 1 vez), depende da forma como o peixe comer...
Tenho sempre preferência pela outra montagem... E a meu ver a outra montagem tem 2/3 pormenores importantes...
O slider, convém ser de plástico... Aquelas montagens com stoppers e missangas que se compram é do pior que existe, aquele destorcedor de metal desgasta o fio da madre por completo e depois se lá vai um peixe em condições... Podemos ter azar... A melhor opção a meu ver é mesmo os sliders...
Os stoppers também são importantes, para alem de caros (vá, não são caros, mas com as pescas torna.se dispendioso porque não os conseguimos reutilizar... Portanto o stopper manual é o melhor que se pode fazer, rápido e eficaz.
Por último, o tapa nós... Para além de proteger o nó, permite agarrar menos lixo...

Chegamos a um ponto na pesca que a diferença entre apanhar um peixe ou não é mesmo os pequenos detalhes...
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #11 em: 20:59 Sábado, 03 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde,

Peço desculpa ao Amauri se por ventura o possa tomar (erradamente) como um pescador inexperiente de surfcasting.
Contudo, quero salientar que quando os companheiros que os estão a ajudar nesta questão falam em fios 0,20-0,22 estão a falar certamente em multifilar , uma vez que o mono deste diâmetro (para o preço que pretende gastar) não seria aconselhável para enchimento de um carreto para a prática de surfcasting.

Um abraço,
Fernando

Fala-se em mono mesmo. E até há quem pesque com 0.18 ou 0.16 🙂 se a bobine do carreto for muito funda é fazer enchimento com o mono mais barato que encontrar, já que só serve para isso mesmo.

Correto, é mesmo mono. Neste momento, estou a usar 2 bobines 0,14mm que uso para pescar em algumas praias onde preciso de distância. Não é complicado adaptar, já sabemos de antemão que a resistência é pouca, o trabalhar é diferente de um 0,20mm ou mesmo um 0,18mm, não há qualquer duvida. Ainda não tive a sorte de engatar um peixão grande, este tipo de linhas não são propriamente para esses peixes. Quando acontecer, e estou lá é para isso  ;D, logo se vê !!
Nelson Peres
 

Offline Amauri Di Maia

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
  • Agradecido: 5 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:50 Segunda, 29 de Julho de 2019
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #12 em: 22:05 Sábado, 03 de Agosto de 2019 »
Esqueci-me de dizer na outra publicação, comprei multifilamento 8x de 0.20 e uns chicotes 0.20-0.57 de 10mts (na altura não tinham confirmado que tipo de linha era aqui no tópico) por acaso ainda não montei na cama porque tenho usado uma de empréstimo porque só tenho ido para a Ria.
 

Offline João Glória

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 309
  • Agradecido: 46 vezes
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #13 em: 01:32 Domingo, 04 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim, as linhas que se falam para surfcasting é mesmo mono... Conheço quem use 0.14 (a mim faz alguma confusão uso tão fino)... O ideal será o 0.22...para encher a bobine é meter uma linha barata por baixo para fazer enchimento e depois uns 300mts da linha fina... Chega bem...
Relativamente a usar multi, há quem use... Eu não sou fã... Não tem elasticidade, a cana anda sempre a abanar com as ondas, fica mais pesado passado algum tempo devido à água que absorve...

E dependendo do tipo de bobine nem enchimento prévio leva.

Tenho aqui algumas para bobinar 0.20 são tao rasas que so levam 250m directo.

Eu estou de acordo e continuo a procurar quem me explique qual a ideia de usar multi em surfcasting. Não faz absolutamente sentido nenhum. Causa mais atrito, não tem elasticidade, ensopa ao fim de algumas pescas, não e possível fazer a sua manutenção para prolongar a sua vida útil. Meter multi fino com chicote mono é um risco.

Outra coisa que tenho visto em alguns posts. Cuidado com os carretos que aconselham para surfcasting, muitos que ja li por aqui não são carretos para surfcating.
As bobines são demasiado fundas ou pouco altas e muito estreitas. 

Mas é a minha opinião apenas, cada um deve pescar como mais gosta e tem resultados :)
 

Offline Amauri Di Maia

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
  • Agradecido: 5 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:50 Segunda, 29 de Julho de 2019
Re: Conjunto Surfcasting Decathlon
« Responder #14 em: 02:23 Domingo, 04 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fica aqui o link do carreto, leva 530metros de 35/100

Se acham pouco aconselhável o multi que comprei irei então comprar um mono, sem stress.
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]