collapse

Autor Tópico: Iniciar na Embarcada  (Lida 3544 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #15 em: 12:50 Terça, 30 de Julho de 2019 »
SE puder ir para o Daiwa BG 4500, ou 5000, possivelmente ficará mesmo muito bem servido. Tenho um há 2 anos a bombar e dá para tudo.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Somedevil

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Domingo, 14 de Outubro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #16 em: 17:42 Domingo, 04 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quanto à cana, tem uma no mercado que costumo aconselhar a quem queira ter algo fiável e barato..., a Barros Fundeado Goraz XB 3,30. Esta cana assegura um bom sentir e um bom trabalhar de peixe maior, andando pelos 80 €, para cima ou para baixo, dependendo da loja. Tem uma de 3,00m, mas é muito macia para o meu gosto.


Solicito novamente ajuda para o seguinte: qual a principal diferença prática numa cana mais macia ou mais dura? Deve ser obvio para alguém experiente, mas sem prática não faço ideia...

Vejo 3 hipoteses, para o orçamento a que me proponho, cerca de 60-70€:

- Vega Krypton 3,0m;

"Tamanho:3.00m

Acção:100-400g       

Elementos:2+4 ponteiras

Tipo de material:Carbono

Passadores:SIC

Porta-carretos:Tubular

Peso:290g"



- Barros Fundeado Goraz XB, 3,3m (pela recomendação deste tamanho);

"Cana para pesca de embarcação fundeada, em carbono entrançado de alta resistência.
Encaixe de espigão com anilhas metálicas de reforço.
Montada com porta carretos DPS e passadores K e KW. Com ação 1/3, estas canas, muito finas, disponíveis em 3.00m e 3.30m, vêm equipadas com duas ponteiras em fibra maciça (M e L).
Comprimento: 3.30m
Comprimento de transporte: 150 cm
Ação Máxima: 350g
Segmentos: 2+2
Peso: 325g"



- Barros Squadron Boat 3,0m.

"A cana Squadron Boat vem preparada com uma ação de ponta muito rápida, ideal para quem prefere as canas rijas.
É uma cana muito robusta capaz de capturar peixes de tamanho considerável.
Vem incluído 3 ponteiras em fibra maciça.
Cana fabricada em carbono H.R., porta carretos DPS da FUJI e passadores MN T-ring.


Comprimento: 3.00 mt
Comprimento de transporte: 155 cm
Ação máxima: 320 gr
Elementos: 2+3
Peso: 265 gr"


Qual será a melhor escolha, para alguém inexperiente na embarcada e ainda assim pouca experiência a tirar peixe no geral?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #17 em: 17:50 Domingo, 04 de Agosto de 2019 »
Cana em si á parte, o que me chateia na Barros é meterem componentes da tanga. Até têm canas boas que já mereciam Fuji (até pelo que custam) e depois é o que se vê
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Somedevil

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Domingo, 14 de Outubro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #18 em: 17:52 Domingo, 04 de Agosto de 2019 »
Pois, componentes...
Acredito que equipadas com Fuji já devem ser mais caras...

Mas lá está, estas são aquelas com as quais "engracei", estou disposto a aceitar outras opiniões. Basicamente procuro o melhor compromisso possível.
 

Offline Somedevil

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Domingo, 14 de Outubro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #19 em: 22:19 Quinta, 08 de Agosto de 2019 »
Bem, hoje decido finalmente abrir os cordões à bolsa e ir às compras. Assim, adquiri:

- Cana Vega Calida 3,0m.

• Secções: 2 + 3 (Ponteiras)
• Corpo: High Modulus Carbon
• Comprimento: 300 cm (aberta)
• Peso: 210 g
• Acção: 80-250 g
• Passadores: Fuji
• Porta-carretos: Fuji

- Carreto Tubertini AP Power 6000 Yellow.
Rolamentos   5 - 4 + 1
Ratio   5.0 : 1
Cap.Linha   0.33mm / 230m
Bobine Extra   Não
Drag   10 kg
Peso   396 gr

- Multifilar Sufix Matrix Pro 0,27 250m.


Acho que fico com um conjunto com um peso muito bom e não devo ficar muito mal servido...

Obrigado a todos, as vossas opiniões foram muito úteis!
 

Offline pantao

Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #20 em: 09:26 Sexta, 09 de Agosto de 2019 »
Mas compraste alguma coisa do que foi aqui sugerido? ??? ??? ???
 

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3291
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #21 em: 10:43 Sexta, 09 de Agosto de 2019 »
Pena que na cana não tenha sido a de 3.30 em vez da de 3.00.
Por uma diferença de 10 euros seria uma opção bem mais desejável, penso eu.
No carrete o Yellow nao e' mau mas eu teria prestado mais atenção a' sugestão do amigo e grande mestre Ernesto Lima e sem duvida o Daiwa BG 4500 seria a minha escolha.
Agora esta' feito e com escolha própria sem dar ouvidos a tantas sugestões, neste momento e' dar banho a' minhoca e que tenhas muita sorte nesta pesca que tantos de nos admiramos.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline pantao

Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #22 em: 10:55 Sexta, 09 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pena que na cana não tenha sido a de 3.30 em vez da de 3.00.
Por uma diferença de 10 euros seria uma opção bem mais desejável, penso eu.
No carrete o Yellow nao e' mau mas eu teria prestado mais atenção a' sugestão do amigo e grande mestre Ernesto Lima e sem duvida o Daiwa BG 4500 seria a minha escolha.
Agora esta' feito e com escolha própria sem dar ouvidos a tantas sugestões, neste momento e' dar banho a' minhoca e que tenhas muita sorte nesta pesca que tantos de nos admiramos.


Estiveste bem Rui :-)

Só uma observação, com muiti 0.27 é para apanhar tubarões? :-)
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #23 em: 12:47 Sexta, 09 de Agosto de 2019 »

[/quote]

Estiveste bem Rui :-)

Só uma observação, com muiti 0.27 é para apanhar tubarões? :-)
[/quote]

devia ser o fio que o sr da loja tinha lá parado ao tempo... e esse matrix pro deve ser o pior sufix que conheço

agora é por isso tudo de molho, e que o tempo ajude, que para mim não tem sido o caso
 

Offline Somedevil

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Domingo, 14 de Outubro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #24 em: 15:46 Sexta, 09 de Agosto de 2019 »
Boas, confesso que não esperava estas reações irónicas e cheias de superioridade, até porque a minha postura foi sempre de humildade e de procura de conhecimento. Não foram poucas as questões que coloquei, a maior parte delas sem resposta prática...

A cana não foi por aqui recomendada, é um facto. Optei por esta pela relação preço/qualidade, passadores Fuji e pelo preço que me fizeram.

O carreto, sei bem que o companheiro Ernesto Lima deu boas referências do BG. Se não o escolhi foi muito graças à diferença de preço para o AP Power e porque, por todo este forum, o AP Power é um dos mais recomendados. Há inclusive um post de alguém que pretende trocar o AP Power pelo BG (só porque sim) e lhe é referido que não vai ganhar nada de especial para aquilo que lhe vai custar. Inclusive quem comenta lá, comentou aqui também... A escolha deveu-se à conjugação preço/boas referências/peso.

Quanto ao fio, sei que não é o melhor, mas é aquele que a carteira estava disposta a pagar e se é em 0,27 é porque é o fio que "anuncia" 20kg de resistência. Vejo recomendações de fios mais finos, é um facto, mas na resistência vejo muito os 20kg como mínimo.


Isto tudo para dizer que, embora não tenha seguido à letra o que me foi dito aqui, não quer dizer que tenha desdenhado das opiniões! Tudo serve para aprendermos e ver as coisas de outras perspectivas...

Agora, uma nova dúvida prática, que ainda tem solução: porque devia ter optado pela cana em 3,3m? Vantagens?

Obrigado!
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #25 em: 16:09 Sexta, 09 de Agosto de 2019 »
tem toda a razão, mas os comentários menos positivos foram porque não seguiu nenhum conselho que lhe deram. esquecendo isso e focando no que interessa...

o ap power que refere, não é o que comprou. é o modelo antigo, azul com pega laranja, do qual também não sou fã. mas há muitos pescadores que gostam e estão satisfeitos.
de notar que esse carreto no tamanho 6000 é pouco robusto. se fosse para pescar à chumbadinha não era por ai, agora para andar a puxar chumbadas do fundo de 150/180/200 gr vai perceber que infelizmente não fez a melhor opção.

o fio que eu referi, quando começar a pescar com ele vai perceber. é um fio que faz muito barulho nos passadores e que se não for bem cuidado também se estraga depressa. 0,27 pode ser um pouco exagerado mas também não é por ai. se for fazer pesca ao fundo até é uma medida razoável. não vai ser por isso que vai deixar de apanhar peixe.
em relação ao aguentar 20/30/40 kilos, não vá muito por ai. os fios geralmente não aguentam o que diz na embalagem. e aguentam muito menos nos nós, principalmente se não forem nós adequados /mal feitos.

em relação à cana ser de 3 ou 3,3, tem a ver com alavanca de ferragem. uma um pouco maior permite-lhe com o mesmo movimento levantar mais a chumbada do fundo.
há que também ter em conta que a mesma cana em medidas diferentes normalmente não apresenta a mesma rigidez.
mais uma vez, não vai ser por isso que vai deixar de apanhar peixe, é apenas questão de adaptação.

boa sorte para o material, e principalmente na pesca.
 

Offline pantao

Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #26 em: 16:22 Sexta, 09 de Agosto de 2019 »
Somedivil
Não é uma questão de ironia e muito menos superioridade, tenta ver um pouco o outro lado.
 Perdes o teu tempo a aconselhar,  dar um bom feedback, enfim ajudar e depois constas-tas que não ouviste nenhum concelho do que foi dito. Gostavas? 
A mim custa-me ver um campanheiro de vicio a fazer um sacrificio monetário para comprar seja o que for e depois não ficar bem servido.
A questão do multi, mede esse 0.27 e vais ter um 0.35, pudera que aguente 20kg...
Quanto mais fino for menos atrito vais ter, menos a aguagem te pega na linha o que é uma grande vantagem.
A questão da cana, não conheço os modelos em questão, mas cana maior traduz uma maior zona de pesca, por norma melhor trabalhar do peixe e sensibilidade.
 

Offline rui salmonete

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3291
  • Agradecido: 382 vezes
    • ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Terça, 22 de Novembro de 2016
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #27 em: 22:10 Sexta, 09 de Agosto de 2019 »
Muito de acordo com o Pantao e o Carlos Filipe.
E nao foi com jeito de ironia ou superioridade a resposta.
O que surpreende e' ter perguntado e pedido ajuda aos mais experientes, essa ajuda foi dada e muito bem, e depois a compra foi feita sem levar em atenção o que foi aconselhado, o que sendo o senhor a pagar tem todo o direito de escolher o que quiser, mas que surpreendeu isso sim.
Vamos ao que interessa:
O AP Power que eu também tenho um na colecção, não e' o Yellow que quase todos recomendam, mas sim o que tem a manivela cor de laranja.
Eu tenho o AP Power e o Daiwa BG 4500 e posso muito a' vontade dizer aquilo que vejo quando pesco com um ou outro, gosto dos dois mas seria o Daiwa a minha escolha e o preço esta' por ela penso eu.
A Cana com mais 30cm lhe vai dar melhor efeito alavanca na ferragem do peixe e e' melhor no trabalhar o peixe.
O fio eu nao passo do 0.23 em embarcada Multifilar Power Pro, mas isso a carteira do senhor sera' o melhor conselheiro na altura da compra.
Nao leve a mal porque todos vimos o modo educado com que expos as suas questões, e não penso que alguém tenha respondido com ideia de superioridade ou ironia mas sim a ditar as suas opiniões.
Agora se puder trocar a cana para os 3.30 vai ver que não se arrepende e pergunte quanto fica o AP power la' na loja mas o indicado e não o Yellow, e se a diferença não for de monta, ficara' melhor servido.
Um abraco e boa sorte na pesca.
Pescar nao nos deixa dormir, comer bem, descansar mas nada nos da' mais prazer e liberdade.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #28 em: 22:36 Sexta, 09 de Agosto de 2019 »
Boa noite Somedevil

Pessoalmente, faço todo o gosto em sugerir materiais que conheço, independentemente de, quem quer que seja, decidir-se, ou não, por tais sugestões.

Compreendo perfeitamente que os preços sejam limitativos e, por tal, se procurem outras soluções.

Relativamente à questão das canas mais, ou menos compridas, e mais, ou menos macias, só agora me apercebi da questão e o Carlos Filipe e o Rui Salmonete já lhe responderam, respostas que penso enriquecer dizendo que: a alavanca de ferragem está directamente relacionada com a relação comprimento / dureza da cana, sendo que, uma cana muito macia vai dobrar antes de levantar a chumbada, perdendo assim a referida alavanca de ferragem, pior se for mais curta. Por sua vez, uma cana mais curta, ou mais comprida, e rija, tende a ser melhor para sentir e ferrar o peixe, mas tende também a dificultar a luta com exemplares de maior porte, assim como, devido à sua sensibilidade, originar que um pescador iniciado retire a isca da boca do peixe antes de tempo, por reagir cedo demais. Daqui tentarem encontrar-se relações ideais de dureza e comprimento.

Gostaria de lhe ter falado disto mais cedo, mas não foi possível, muito porque nem sempre se consegue responder no tempo em que alguém necessita da resposta, tendo de haver alguma paciência.

Para todos os efeitos, tudo é uma aprendizagem e esse material vai servir, o dinheiro investido não foi muito, e muito possivelmente, a curto, médio prazo, estaremos a falar, não só das capturas que vai certamente conseguir com esse material, como também de outros materiais que os resultados e a experiência lhe mostrarão. É a vida..., faz parte!

Força com a pesca. É preciso é ir!

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 22:41 Sexta, 09 de Agosto de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Carapaus por Pedro Gonçalves [23:41 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]