collapse

Autor Tópico: Iniciar na Embarcada  (Lida 3518 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Somedevil

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Domingo, 14 de Outubro de 2018
Iniciar na Embarcada
« em: 22:36 Sexta, 26 de Julho de 2019 »
Boas,
não tenho muita experiência na pesca, sou um iniciante. Tenho equipamento para spinning e para boia (carapaus).
Agora gostava bastante de adquirir um conjunto para a pesca embarcada, a minha grande curiosidade, mas tentando ir para um compromisso preço/qualidade o melhor possível. Até porque não sei se me vou dar bem com o barco e interessa-me pouco ter material adquirido parado por abandono...

Para o spinning tenho uma cana Barros Stout Stricker 3,0m, um carreto Shimano Stradic Ci4+ 4000XGFB, com multifilar Shimano Kairiki PE 0.20mm 150m Verde.

Posso usar tranquilamente algum destes elementos na embarcada, ou deverei avançar para algo mais especifico?

Já agora, em algumas lojas online propõe alguns conjuntos, será que valem a pena algum deles?

"PACK EMBARCADA TICA SÓ 79.99€!!!!!!

CANA AMORIM OCEANIS RIA 2.40MT

CARRETO GALANT-GAAT X-TREME 4500"


ou

"Pack Pesca Embarcada
Apenas 85,00€

• Cana Vega Maxius Boat 2,70m/ 80-250g/3 ponteiras/300g
• Carreto DAM Quick Fighter Pro Metal 350FD/2 bobines/4.9:1/3 rolamentos/0.35-166m
• Bobine multifilamento Vega X8 Multicolor 300m em 0,18 ou 0,22mm
• 3 Montagens Barros Fundeado Boat número 1/2/4"


O meu orçamento andará por volta dos 100€, alguma coisa mais se realmente justificar...

Obrigado!
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #1 em: 22:54 Sexta, 26 de Julho de 2019 »
O 1o conjunto é na loja senhor casulo?
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #2 em: 23:13 Sexta, 26 de Julho de 2019 »
O primeiro é no Sr casulo 😛 se não sabes se vais gostar ou adaptar-te á embarcada, o melhor mesmo é tentares ir com material emprestado de algum amigo ou familiar. Se vires que sim, aí podes pensar em fazer um investimento, tendo tb em atenção a regularidade com que pretendes ir para definir um orçamento. Lembro que aconselhável é levar sempre 2 conjuntos, porque os azares acontecem e quem vai ao mar, avia-se em terra
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #3 em: 00:28 Sábado, 27 de Julho de 2019 »
Boas. Se puderes experimentar com material emprestado perfeito. Em termos do material que tens, a cana de spinning pode ser usada, mas principalmente à chumbadinha, aos diversos acho melhor ter uma cana de embarcada, mas não é por isso que não apanhas peixe. Para conjunto por esse valor, carreto só conheço uma hipótese boa, que é o Vega Sandero que consegues à volta dos 50€. Para a cana tens mais opções, por esse valor acho a Vega Krypton bem porreira, certamente haverá outras...
 

Offline Somedevil

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Domingo, 14 de Outubro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #4 em: 16:55 Sábado, 27 de Julho de 2019 »
Olá.
A ideia de ir com material emprestado não me agrada muito, embora possa ser uma alternativa. Não gosto muito de pedir coisas emprestadas, porque lá está, os azares acontecem, e por vezes não é só o valor material que conta...

Pela ausência de comentários diretos às promoções que coloquei, vejo que se calhar não são grande coisa, será?

Vejo também que, no que diz respeito a cana, posso estar mais ou menos safo com a Stout Stricker, mas o meu Stradic está fora da equação...
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #5 em: 17:35 Sábado, 27 de Julho de 2019 »
Não é que material das promoções não seja bom, nem pouco mais ou menos. Naquilo que já me passou pelas mãos, embarcada é talvez das modalidades que até se consegue (em termos de material) mais barato com algum á vontade. Canas tens mais que muitas e económicas para o pica pica. A nível de carreto é que há que ver algo que não te vá arrebentar com os braços ao fim do dia.
Só olhando para esses kits, e por muito que goste do atendimento do Nuno casulo, acho o 2° conjunto mais atrativo
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Somedevil

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Domingo, 14 de Outubro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #6 em: 17:50 Sábado, 27 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A nível de carreto é que há que ver algo que não te vá arrebentar com os braços ao fim do dia.

Ou seja, o que devo evitar? Ou se for mais facil, quais as caracteristicas minimas mais importantes num carreto para embarcada (aos diversos)?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #7 em: 18:10 Sábado, 27 de Julho de 2019 »
Deves procurar algo robusto, com força. O primeiro que tive era um nbs miura 75. O problema dele não era o peso, era mesmo a força. Rebentava os braços todos com aquilo a rebocar o peixe cá para cima, tinha de dar maniveladas e auxiliar com a cana. Se procurares pelo fórum há muitas opções, e como já foi dito, o Vega Sandero. No fim a questão vai-se resumir a se gostas da modalidade ou não, e com que frequência esperas praticar.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #8 em: 12:25 Domingo, 28 de Julho de 2019 »
Para uma primeira vez  o ideal mesmo seria algum amigo ou familiar emprestar o material não havendo essa possibilidade terás que o comprar.O teu orçamento  é muito baixo e insuficiente  na questão das canas nem vou mencionar marcas pois entre +- 75 a 90 euros consegues uma cana  atenção no  mínimo 3 metros os carretos de baixa gama com provas dadas tens por exemplo o ap power, que ronda os 100 euros existem outros não muitos mas o preço anda pelos mesmos valores,precisas comprar multifilamento ,monofilamento para o chicote,para uma primeira vez montagens já feitas isto o minimo dos minimos


alguma duvida pergunta



cumpts



Manuel Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Somedevil

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #9 em: 14:44 Domingo, 28 de Julho de 2019 »
Boas

A pesca embarcada tem uma particularidade que a torna diferente de todas as outras e que é determinante para a continuidade nessa modalidade, que é factor enjoo...
Pelo que, aconselho sempre a iniciarem-se com material emprestado, se gostares e não enjoares, podes depois investir num conjunto e vais ver que, podes depois até achar que deves investir mais do que o orçamento inicial.
Esses conjuntos que falas, não conheço nenhum em particular, mas garanto que por esses valores, das duas uma, ou gostas da pesca e rapidamente queres comprar algo melhor, ou não te adaptas à pesca e ficas com um investimento perdido...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Somedevil

Offline Somedevil

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Domingo, 14 de Outubro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #10 em: 16:28 Segunda, 29 de Julho de 2019 »
O carreto Shimano Sedona 6000Fi pode ser uma opção razoável para a embarcada aos diversos?
Digo isto porque parece um bom produto para a gama de preços (60/70€) e com um peso mais baixo que o Vega Sandero, o que julgo ser também importante...

___
De qualquer maneira, acho que vou subir o orçamento para cana e carreto (uns 150/180€) e vou também acolher o vosso conselho de iniciar com algo emprestado. Em principio compro a cana e peço um carreto emprestado.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #11 em: 19:09 Segunda, 29 de Julho de 2019 »
Boa tarde Somedevil.

Desculpe só agora responder, mas vi que muita gente lhe deu bons conselhos e achei que a coisa estava bem encaminhada.

Concordo que o melhor mesmo é tentar levar material emprestado, mas, não sendo o Shimano stradic indicado para a embarcada, acho que o poderá usar numa primeira vez, tendo cuidado em não o forçar muito.

Quanto à cana, tem uma no mercado que costumo aconselhar a quem queira ter algo fiável e barato..., a Barros Fundeado Goraz XB 3,30. Esta cana assegura um bom sentir e um bom trabalhar de peixe maior, andando pelos 80 €, para cima ou para baixo, dependendo da loja. Tem uma de 3,00m, mas é muito macia para o meu gosto.

Se quiser comprar também carreto, pode ir para o que lhe sugeriu o Canivete e fica com carreto para alguns anos. Também já ouvi falar bem do Tica Galant 4500, mas não tenho experiência com o mesmo.

Posto isto, acho que, quanto à cana que sugeri, fica muito bem servido para qualquer tipo de pesca embarcada fundeada - pica-pica, pargos e até chumbadinha - salvaguardando as devidas adaptações das montagens e do seu comportamento. Quanto a carreto, pode começar com o seu, só para experimentar, e, se se der bem com o barco, logo compra algo mais adequado. Ou então, como já referiu, tente um emprestado.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Somedevil

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #12 em: 20:01 Segunda, 29 de Julho de 2019 »
Mestre Ernesto  é  sempre um prazer ler os seus conselhos. Obrigado
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Somedevil

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
    • Caldas da Rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Domingo, 14 de Outubro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #13 em: 21:24 Segunda, 29 de Julho de 2019 »
Mais uma vez, obrigado por todos os sábios comentários.

Esta atarde fui dar uma volta pelas lojas aqui da cidade e fiquei com algumas coisas debaixo de olho, e mais dúvidas, ehehe.

Canas vi:
- Barros Epic Boat;
- Barros Squadron Boat 3,0m;
- Barros Força 8 3,0m;
- Daiwa Exceller Quiver Boat 3,0m.

A mais cara é a Squadron Boat, sendo que foi a que me recomendaram sobretudo pela qualidade dos passadores. As canas acima estão no intervalo 40-75€.

Carretos, propuseram-me alguns também, dos quais me lembro melhor:

- Shimano Nexave, primeira recomendação em duas lojas.
- Shimano Sedona 6000FI.
- Tica Galant Gaat 5000 ou 6000, já não me recordo. Este com um preço de 56€, foi dos mais baratos e apresentado como uma boa opção com um otimo preço.
- Daiwa BG.
Lamento mas já não me lembro bem do tamanho dos carretos, seriam 5000 ou 6000 certamente.
Intervalos de 56 (Tica) e os 130€ (Daiwa).


Fiquei inclinado para a Barros Squadron Boat e o carreto Tica...

Ainda assim, continuo a ver outras opções. Praticamente certo é que devo optar mesmo por comprar uma cana e vou com um carreto emprestado (ou com o meu Stradic, que anteriormente ainda não se tinha dado como hipotese).
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Iniciar na Embarcada
« Responder #14 em: 21:43 Segunda, 29 de Julho de 2019 »
BG é um carreto com muito nome no mercado e muitas provas dadas
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]