collapse

Autor Tópico: Informacao  (Lida 7425 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Informacao
« Responder #45 em: 10:10 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde a todos.

Sobre esta questão das marcas e do dar, ou não dar, muito sinceramente, acho ser algo que deve ficar ao critério de cada um, sem que se esteja a apontar dedos a quem quer que seja, porque dá, ou não dá. As razões que me levam a dizer isto, prendem-se com várias situações vividas, o que me leva a esta pequena conversa.

Sou de Setúbal, fiz caça sub e pesca embarcada por cá, desde os 25, até aos 48 anos, data em que troquei de barco e fui para Sines, onde pesco há 17 anos.

Quando iniciei a pesca embarcada em Setúbal, os GPSs, ainda não eram conhecidos. Era através dos azimutes tirados a partir de terra, e da sondagem que se identificavam os pesqueiros, e claro que, no início, ia para fora, via onde andavam outros barcos, orientava-me pelas bóias de covos e redes, sondava à volta até dar com zonas de pedra. Também um ou outro amigo, ou conhecido, me deram as primeiras marcas de pesqueiros, sobejamente conhecidos. No entanto, de uma coisa ninguém me pode acusar: Nunca fui pescar mais perto que 200 metros, ou mais, fosse de quem fosse. Para mim, é uma questão de princípio. Também nunca gostei, nem gosto, que o façam comigo. Normalmente, quando alguém vem para cima do local onde estou a pescar, levanto o ferro e vou-me embora para qualquer outro local.

Quando fui para Sines, e estou lá a pescar há 17 anos, nunca pedi uma marca, fosse a quem fosse, antes, agarrei na carta de pesca da zona, analisei onde estava a pedra, os limpos e as quedas, fui procurando, e por tal conduta, sou respeitado e não me coíbo de dar dicas a quem quer que seja que me procure, alguns até, da zona. É a minha forma de estar e respeito quem assim não seja, desde que não venha pescar a 10 metros de mim, o que me parece pouco ético. Mas cada um é como cada qual.

O processo de procura de pesqueiros, de que falo, está descrito em dois artigos do meu blogue, de Fevereiro de 2007, que podem consultar aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre; e aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. Leiam também os comentários.

Quem os vá ler deverá ter em conta o tempo em que foi escrito, mas a metodologia está lá e continua a funcionar, ainda mais fácil, hoje em dia, com cartas de fundos que até os relevos de fundo têm.

Em ambos os artigos pretendi, de forma fundamentada, deixar uma mensagem do tipo: "Mais vale ensinar a conseguir do que dar de mão beijada". Não sei se consegui!? Isso será uma avaliação de quem leia.

Portanto, companheiros, melhor mesmo, é aprender a procurar, acabamos por pescar em sítios novos, fora da confusão e muitas vezes pouco pescados. Claro que, assim que publicamos alguma pescaria, passado uma semana já alguém percebe onde é e o descanso acaba-se, mas nada melhor que procurar novos locais.
O problema é que, não devem ser sempre os mesmos a procurar, por isso convém aprender e procurar a autonomia, quanto antes.

Muito boa gente passa a vida na muralha, a ver quem apanhou, a tentar saber onde, e a aparecer por lá..., é mais fácil e económico, ou parece. Não acho bonito, mas acontece. Muitos há que sempre o fizeram, ou fazem, mas logo que começam a apanhar uns peixes, em pesqueiros onde outros estavam, ou que lhes foram oferecidos, criticam abertamente quem o faz. Pessoalmente, não tenho nada meu no mar, por tal, quando começo a ter "companhia" próxima, tão próxima que ouço tudo o que falam no barco e quando chegaram nem um aceno, ou um cumprimento fizeram, normalmente levanto ferro e deixo-os ficar à vontade. Isto pela simples razão de, se não capturar ali, capturo noutro sítio qualquer. Tenho muitos, descobertos por mim, felizmente.

Não estou com esta prosa a criticar ninguém, em especial, quer aqui do pesqueiro, quer de fora, antes a tentar dizer que o tipo de discussão do dá, ou não dá, pesqueiros e marcas, parece-me infrutífera, por aceitáveis quaisquer das opções.

Cumprimentos

Ernesto
Bom Dia  . Tinha que ser o grande Mestre Ernesto Lima  a dizer o que se deve e não deve fazer.. Também hoje fiquei a conhecer um pouco mais  da pessoa em si , pois fui ler o blogspot de 2017 " A minha Pesca" E atenção ao nono paragrafo . O que o Mestre diz é bem verdade. Um abraço e obrigado
 

Offline Ernesto Lima

Re: Informacao
« Responder #46 em: 12:56 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde a todos.

Sobre esta questão das marcas e do dar, ou não dar, muito sinceramente, acho ser algo que deve ficar ao critério de cada um, sem que se esteja a apontar dedos a quem quer que seja, porque dá, ou não dá. As razões que me levam a dizer isto, prendem-se com várias situações vividas, o que me leva a esta pequena conversa.

Sou de Setúbal, fiz caça sub e pesca embarcada por cá, desde os 25, até aos 48 anos, data em que troquei de barco e fui para Sines, onde pesco há 17 anos.

Quando iniciei a pesca embarcada em Setúbal, os GPSs, ainda não eram conhecidos. Era através dos azimutes tirados a partir de terra, e da sondagem que se identificavam os pesqueiros, e claro que, no início, ia para fora, via onde andavam outros barcos, orientava-me pelas bóias de covos e redes, sondava à volta até dar com zonas de pedra. Também um ou outro amigo, ou conhecido, me deram as primeiras marcas de pesqueiros, sobejamente conhecidos. No entanto, de uma coisa ninguém me pode acusar: Nunca fui pescar mais perto que 200 metros, ou mais, fosse de quem fosse. Para mim, é uma questão de princípio. Também nunca gostei, nem gosto, que o façam comigo. Normalmente, quando alguém vem para cima do local onde estou a pescar, levanto o ferro e vou-me embora para qualquer outro local.

Quando fui para Sines, e estou lá a pescar há 17 anos, nunca pedi uma marca, fosse a quem fosse, antes, agarrei na carta de pesca da zona, analisei onde estava a pedra, os limpos e as quedas, fui procurando, e por tal conduta, sou respeitado e não me coíbo de dar dicas a quem quer que seja que me procure, alguns até, da zona. É a minha forma de estar e respeito quem assim não seja, desde que não venha pescar a 10 metros de mim, o que me parece pouco ético. Mas cada um é como cada qual.

O processo de procura de pesqueiros, de que falo, está descrito em dois artigos do meu blogue, de Fevereiro de 2007, que podem consultar aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre; e aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. Leiam também os comentários.

Quem os vá ler deverá ter em conta o tempo em que foi escrito, mas a metodologia está lá e continua a funcionar, ainda mais fácil, hoje em dia, com cartas de fundos que até os relevos de fundo têm.

Em ambos os artigos pretendi, de forma fundamentada, deixar uma mensagem do tipo: "Mais vale ensinar a conseguir do que dar de mão beijada". Não sei se consegui!? Isso será uma avaliação de quem leia.

Portanto, companheiros, melhor mesmo, é aprender a procurar, acabamos por pescar em sítios novos, fora da confusão e muitas vezes pouco pescados. Claro que, assim que publicamos alguma pescaria, passado uma semana já alguém percebe onde é e o descanso acaba-se, mas nada melhor que procurar novos locais.
O problema é que, não devem ser sempre os mesmos a procurar, por isso convém aprender e procurar a autonomia, quanto antes.

Muito boa gente passa a vida na muralha, a ver quem apanhou, a tentar saber onde, e a aparecer por lá..., é mais fácil e económico, ou parece. Não acho bonito, mas acontece. Muitos há que sempre o fizeram, ou fazem, mas logo que começam a apanhar uns peixes, em pesqueiros onde outros estavam, ou que lhes foram oferecidos, criticam abertamente quem o faz. Pessoalmente, não tenho nada meu no mar, por tal, quando começo a ter "companhia" próxima, tão próxima que ouço tudo o que falam no barco e quando chegaram nem um aceno, ou um cumprimento fizeram, normalmente levanto ferro e deixo-os ficar à vontade. Isto pela simples razão de, se não capturar ali, capturo noutro sítio qualquer. Tenho muitos, descobertos por mim, felizmente.

Não estou com esta prosa a criticar ninguém, em especial, quer aqui do pesqueiro, quer de fora, antes a tentar dizer que o tipo de discussão do dá, ou não dá, pesqueiros e marcas, parece-me infrutífera, por aceitáveis quaisquer das opções.

Cumprimentos

Ernesto
Bom Dia  . Tinha que ser o grande Mestre Ernesto Lima  a dizer o que se deve e não deve fazer.. Também hoje fiquei a conhecer um pouco mais  da pessoa em si , pois fui ler o blogspot de 2017 " A minha Pesca" E atenção ao nono paragrafo . O que o Mestre diz é bem verdade. Um abraço e obrigado


Boa tarde António Pereira.

Sei que não foi essa a sua intenção, mas não me sinto bem, quando refere: "... Tinha que ser o grande Mestre Ernesto Lima  a dizer o que se deve e não deve fazer..". Isto porque essa coisa do "grande mestre" acho demasiado pomposo, mas eu dizer "o que se deve, ou não deve fazer", nem pensar.
Limitei-me a dizer o que faço, as razões porque o faço, e deixar a opinião sobre o que não concordo muito que de faça. Mas tudo isso são opiniões minhas, cada um comportar-se-à como achar melhor, e claro, será considerado no mundo da pesca a condizer. Isto porque o mar não é de ninguém e todos os que lá andam serão sempre puros utilizadores. Entre utilizadores, para além da lei escrita, acho que deverá haver alguma ética, não escrita, mas fácil de entender se pensarmos que a liberdade, de cada um, deverá auto limitar-se quando as suas acções limitem a liberdade de outros. Digo eu..., posso estar enganado.

Importa referir que não estou incomodado com as suas palavras, só quis esclarecer sobre o que penso de facto.

Agradeço a leitura, e as minhas desculpas à administração por ter enviado consultas para fora do Pesqueiro, o que fiz unicamente para não me repetir.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 13:01 Quinta, 26 de Setembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6358
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Informacao
« Responder #47 em: 13:42 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Mas que é grande mestre não há dúvidas 😉👏
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 938
  • Agradecido: 217 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Informacao
« Responder #48 em: 13:50 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Não há duvida que somos todos feitos do mesmo, mas as atitudes e a maneira de estar na vida é que ditam quem somos.
Um excelente postura sem dúvida, que todos fossem assim e a pesca era uma hobbie/deporto muito melhor em todos os aspectos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Informacao
« Responder #49 em: 14:24 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
O mestre Ernesto Lima não têm que ficar incomodado com aquilo   que diz ,ou não diz, porque  sente aquilo que diz. Para mim é um prazer enorme ler as sua  opiniões nos tópicos em que participa . Também tenho prazer em ouvir outras pessoas que fazem parte do forum , assim como também tive o prazer enorme em ouvir algumas que já saiam   E não me leve a mal , não o conhecendo pessoalmente , para mim será sempre o Grande Mestre Ernesto.
 Um grande abraço
 António Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20319
  • Agradecido: 1411 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Informacao
« Responder #50 em: 14:46 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Infelizmente nem todos se comportam na pesca como o Ernesto e o Roldão, e outros tantos.
Penso até que a maioria e andas por essas águas e praias é do "contra".
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1038
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Informacao
« Responder #51 em: 15:38 Quinta, 26 de Setembro de 2019 »
Boa tarde

Não conheço pessoalmente o companheiro Ernesto, no entanto em todas as suas intervenções neste forum , são dignas da minha mais profunda admiração .

Acho que o tratamento por "mestre Ernesto" , vem exactamente dessa admiração colectiva, que a esmagadora maioria dos membros do forum tem pela sua pessoa e suas opiniões/vivências da pesca , inclusive no seu blog o qual já visitei inúmeras vezes.

De facto, sendo eu virgem na pesca embarcada (apenas pesco aos chocos 3 ou 4 vezes por ano), é sempre um enorme prazer devorar as linhas do companheiro Ernesto por todos os ensinamento que partilha connosco, estando sempre disponivel para ajudar quer o mais valente "maçarico" ( como eu) , quer o mais erudito pescador.

Um grande Bem haja Amigo Ernesto por tudo
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline joaoroldao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 23 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Terça, 07 de Maio de 2019
Re: Informacao
« Responder #52 em: 01:43 Sexta, 27 de Setembro de 2019 »
Boas noites a todos, concordo plenamente com tudo que o companheiro Ernesto disse...tudo mesmo...tambem sou da opinião de procurar os nossos pesqueiros e acima de tudo respeitar os presentes no momento, pena que maioria não o faça...por isso pedi ajuda sobe a localização da Vereda...não tive a intenção que me dessem o local exacto do vosso pesqueiro...apenas quis a zona...agora cabe a mim sondar essa zona e criar os meus pesqueiros...tambem sobe a partilha de informação continuo a ser da opinião que se queremos uma comunidade de pescadores mais unida e com mais respeito é preciso tambem muita interação...e a meu ver são estes momentos em que partilhamos informações e não só damos dicas como tambem absorvemos outras...mas é toda esta interação que nos aproxima uns aos outros...
conheço muitos pescadores bem distintos uns dos outros e as atitudes deles revelam-os logo...
tenho dia de chegar á rampa e ouvir "é companheiro tão isto é que são horas? a maré tá quase a virar...ou epá vais tentar onde? ou as marés limparam o cabeço tal aquilo ali já era....isto são os tais pescadores integrados numa comunidade de pescadores..."os que se respeitam..." agora exisrem aqueles que eu ainda não parei o carro e ao ve-los já sei que vem lá xatice...começa logo ao porem o barco na água, com uma rampa tão grande é mesmo no meio! ou aqueles que tamos nós a fazer a manobra para ir de marcha atrás e eles vão de frente e viram na propria rampa qual esperar...qual fila...já venho para aqui á anos!!!! hé hé hé,
bom isto encontra-se mais numa faixa etaria mais avançada...mas eu como sou da paz e gosto de tudo sem xatices, lá me meto com eles e aquilo vai....isto para dizer, há coisas que não mudam...são anos a ser assim...mas felizmente já existe muita gente nova incluindo mulheres com gosto pela pesca e com as novas tecnologias as coisas tendem a melhorar...os novos trazem já uma visão diferente sobe a pesca...através destas tecnologias vão aparecendo sites e aplicações que envolvem a partilha e no fundo vão tambem promovendo a construção de uma comunidade de pesca um pouco mais amiga...um pouco menos gananciosa...e ainda bem.
Não critico nem uns nem outros...cada um tem a sua personalidade...uma coisa eu tenho a certeza, hoje temos destrocedores e clips (quando comecei as puxadas eram diretas na linha madre...) hoje temos N marcas de carretes e os rolamentos o delay o drag a recovery ditam o melhor (quando comecei o topo de gama chamava-se Posedion) rolamentos???? só nos carrinhos de esferas...lol canas em fibra de carbono(lá se foi o Bambu) anzois inox star lights etc etc só tecnologias...mas, alguem as descobriu...e alguem partilhou essas descobertas...no fundo temos vindo a evoluir na pesca porque alguem descobre e partilha...
penso que já é mais que tempo de os pescadores serem um pouco mais companheiros...olharem para a pesca como um hobby,um desporto,...atenção que falo em pesca ludica, não profissional....e pararem com a historia do sou melhor, apanho mais, não digo a ninguem...etc etc etc...
Se for amigo, ganho amigos, e nunca sei quando posso precisar deles....
Agora sou invejoso, para quê? so promovo a sacanisse...pois obrigo outro a seguir-me....e isto leva a quê?? ganho o quê?? ele acaba por saber onde vou...
depois muitos queixam-se de faltas de condiçoes nas rampas de classes de barcos descabidas, e que ninguem faz nada...claro que ninguem faz nada, o respeito e reconhecimento conquista-se...se querem ser ouvidos e ter uma palavra têm de ser unidos, têm de ser visto como uma comunidade...
por isso pessoal vamos lá começar a mudar a imagem que certas entidades têm de nós, que não é nada bonita garanto-vos...
e sermos mais companheiros uns dos outros...
quanto ao partilharem locais, fica á vossa vontade...mas devem lembrar-se para se colher tem de se semear...
Boas fisgadas a todos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Ernesto Lima

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3850
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Informacao
« Responder #53 em: 01:50 Sexta, 27 de Setembro de 2019 »
Tenho a honra e o prazer de conhecer  o Ernesto Lima e daqui um grande abraço




Manuel Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Informacao
« Responder #54 em: 01:09 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Boas,
Na pesca Embarcada como qualquer outra tem sempre aquele chico esperto, e aqui na minha zona onde tenho o meu barco Povoa de varzim  tambem tem disso identifico-me com o sr, Ernesto ate porque prefiro sair de barco e sondear e pescar sossegado faco pesca embarcada porque me sinto bem, tira me o stress do trabalho  se quisesse confusoes e stress ia fazer pesca de competicao
nas conversas de cafe no dia anterior a pesca ja se comeca a planear os pesqueiros aquele vai ao norte aquele vai ali eu vou para o meu pesqueiruzito ate porque nao e muita gente que consegue ancorar e dar com uma pedra quase do tamanho do barco,
tenho mestres amigos que partilho informacoes sendo alguns com embarcacoes MT, mas tambem tenho alguns locais  que pesco sozinho porque eu perdi tempo para sondar falar com mestres da pesca profissional, saber onde e em que zona  estao os aparelhos para nao largar o ferro em cima pergunto se da peixe de escama pela zona e depois e ir la e bater a zona criar pontos na carta tudo isto e investir tempo e dinheiro e respeitar o pessoal da profissional tambem.
sendo esta zona recheada de artes de pesca  torna se dificil dar pesqueiros porque dar uma posicao a certa gente e a certeza que todos vao saber, pior do que as comadres da esquina, e depois chegam la e pensam que so largar ferro e ja esta depois faz avarias ao aperelho qe la esta e passo eu por culpado, tem situacoes em que chego a certos pesqueiros e dou meia volta porque nao tenho como largar o ferro devido a tanta boia de pesca e saber para onde esta virado o aparelho e um risco muito grande.
e voltando ao topico troca de informacoes, tem tambem por aqui aquela gentinha  que eu passo quando vou a Marina fazer alguma manutencao ou limpeza ao barco em que se da um bom dia e nem resposta, sou uma pessoa simples mas tambem tenho os meus momentos so dou bom dia uma vez se nao me responde passou a ser um nada para mim
Mas depois vem a tal historia quando se chega a marina depois de uma pesca ficam de pasmaceira a ver quantas arcas sai do barco e ainda tem a p...a da lata de vir meter conversa tipo ( entao deu alguns peixinhos) (foi la fora ou foi por terra) eu e que ainda fico com cara de estupido com tanta falta de respeito e depois andam la a espreita no face a ver se coloco fotos e zona de pesca
por isso meus amigos tem de tudo na pesca e com isto quero dizer e como ja foi aqui dito tem coisas que se partilha mas tem coisas que eu acho que sao nossas porque investimos nelas
sendo pedras grandes assim como voces tem a Vereda nos temos por ca o Selir e grande eu tenho umas posicoes outros tem outras mas nunca e grande de mais tem sempre aqueles que chegam poe se ao rola e depois de ver algumas aladas decidem se largam em cima ou se vao tentar outros lados
sem esquecer tive situacoes onde  maior parte das vezes faco um ou dois lancamentos ao rola e vejo que tipo de peixe anda por ali tem aquele chico esperto que fica de rapeira a espera que ancore e depois passa perto e pergunta qual e a minha proa para quem nao sabe depois de ancorado temos correntes accao de vento e nem sempre acertamos com o pesqueiro e temos que levantar e acertar assim sabendo qual e a proa de barco ja ancorado torna as coisas muito mais faceis enfim esta e a pesca embarcada

De salientar que quando comecei a minha pesca embarcada tirei muitas informacoe de sites e blogs inciuindo (aminhapesca)
boas pescas
A pesca e uma terapia
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Informacao
« Responder #55 em: 09:45 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Boas

Acho que a grande maioria do pessoal que anda por aqui neste pesqueiro tem essa característica da partilha.
Ainda assim, existem pesqueiros que não convém partilhar a posição exacta, pelo menos enquanto o pesqueiros está “quente”....

Eu quando adquiri o barco e o pus na Nazare, tive a sorte e o privilégio de ficar com o lugar ao lado de um velhote que tem barco por ali à uns 40 anos.
Deu-me um livro dele com mais de 100 marcas, com a informação do fundo e tipos de peixe em cada local, foi uma ajuda fundamental em muitas das tarefas de manutenção do barco  e outros ensinamentos do mar, em “troca” só tinha de o ouvir ;D e embora muitas vezes não estivesse com grande paciência, sempre o fiz com um sorriso ;)

Aqui neste caso, só admira a partilha do Ernesto a quem não o conhece :fixe:

Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Informacao
« Responder #56 em: 10:47 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
há muitos muitos anos quando fazia caça submarina um grande amigo meu que foi quem me iniciou nesta pesca maravilhosa convidou-me para fazer uma caçada num local ainda pouco falado e conhecido,pelo menos da malta do Algarve para cima.
Lá chegados a fauna era abundante junto á costa e a pouca profundidade,eu que nada percebia daquilo conseguia sacar chocos polvos sargos tal era a abundancia.
Deslumbrado com a pescaria feita calhei na asneira de contar a alguns "amigos" da terra.

Passadas algumas semanas quando lá voltei,qual não foi a minha surpresa quando vejo dois semi rigidos com 3 caçadores cada um reconhecendo-os como sendo do minha terra.Só podiam ter sido os amigos a quem contei que contaram aos amigos como vim a constatar.
Quando regressaram a terra houve logo confusão com os pescadores locais pelo tamanho das espécies capturadas,pescadores que dependem da pesca para subsistir e não viam com bons olhos a vinda de cada vez mais caçadores que não respeitavam nada nem ninguém.

Conclusão:fiquei mal visto, fiz 600 km e nem sequer entrei na água,não valia a pena,6 mais alguns que já lá andavam era um mar de boias.

Esse Paraíso era o Burgau como o mestre Ernesto bem conhece.

Continuei a lá ir e as boias eram cada vez mais até que desisti,voltei lá este ano depois de longa ausência só para constatar o que já adivinhava antes de entrar na água,aquilo que era um paraíso era agora um deserto desolador.

Isto para dizer o quê?não me importo de compartilhar onde e quando apanho alguma coisa...mas não é com toda a gente,e muito menos na internet.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Informacao
« Responder #57 em: 13:05 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Foi com grande gosto que vim dar uma espreitadela ao pesqueiro e me deparei com as ultimas intervenções neste tópico, é este ambiente de que eu e todos nós nos orgulhamos.

Para rematar, dizer tambem que faço minhas as palavras do Trindade abaixo citadas.

Um valente abraço a todos.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde

Não conheço pessoalmente o companheiro Ernesto, no entanto em todas as suas intervenções neste forum , são dignas da minha mais profunda admiração .

Acho que o tratamento por "mestre Ernesto" , vem exactamente dessa admiração colectiva, que a esmagadora maioria dos membros do forum tem pela sua pessoa e suas opiniões/vivências da pesca , inclusive no seu blog o qual já visitei inúmeras vezes.

De facto, sendo eu virgem na pesca embarcada (apenas pesco aos chocos 3 ou 4 vezes por ano), é sempre um enorme prazer devorar as linhas do companheiro Ernesto por todos os ensinamento que partilha connosco, estando sempre disponivel para ajudar quer o mais valente "maçarico" ( como eu) , quer o mais erudito pescador.

Um grande Bem haja Amigo Ernesto por tudo
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3850
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Informacao
« Responder #58 em: 14:35 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi com grande gosto que vim dar uma espreitadela ao pesqueiro e me deparei com as ultimas intervenções neste tópico, é este ambiente de que eu e todos nós nos orgulhamos.

Para rematar, dizer tambem que faço minhas as palavras do Trindade abaixo citadas.

Um valente abraço a todos.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde

Não conheço pessoalmente o companheiro Ernesto, no entanto em todas as suas intervenções neste forum , são dignas da minha mais profunda admiração .

Acho que o tratamento por "mestre Ernesto" , vem exactamente dessa admiração colectiva, que a esmagadora maioria dos membros do forum tem pela sua pessoa e suas opiniões/vivências da pesca , inclusive no seu blog o qual já visitei inúmeras vezes.

De facto, sendo eu virgem na pesca embarcada (apenas pesco aos chocos 3 ou 4 vezes por ano), é sempre um enorme prazer devorar as linhas do companheiro Ernesto por todos os ensinamento que partilha connosco, estando sempre disponivel para ajudar quer o mais valente "maçarico" ( como eu) , quer o mais erudito pescador.

Um grande Bem haja Amigo Ernesto por tudo

Amigo Nelson comungo o mesmo sentimento o forum tem de ser isso mesmo a Partilha,como sabes venho do sitio do pescador faço parte do nascimento do Pesqueiro e a razão de estar a mencionar isto é simples e a exemplo o teu caso raramente nos vimos e existe amizade no coração de nós dois isto sim é essência e o alimento do forum em breve alguns de nós aqui do forum vamos ter uma embarcada onde o sentimento é estarmos juntos


um abraço



Manuel Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Ernesto Lima

Re: Informacao
« Responder #59 em: 19:59 Sábado, 28 de Setembro de 2019 »
Boa tarde a todos.

Ainda sobre a questão de dar, ou não marcas, em site aberto, sinceramente, acho que foi a 1.ª vez que o fiz, mas por razões que acho válidas: A Vereda é daqueles pesqueiros que, na época das Douradas, quem saia a barra de Setúbal, junto ao Farol do Outão e rume a Sul (+/-), uma milha ou duas depois, com tempo aberto e pouca vaga, é quase impossível não ver onde é a Vereda, tal a concentração de barcos que por lá está, cobrindo a pedra quase toda, e olhem que não é assim tão pequena.

Daqui que..., andar com segredos sobre a Vereda, sinceramente, não vejo razão.

Pessoalmente, por razões já por mim referidas, se actualmente pescasse em Setúbal, seria pesqueiro onde nunca iria na época referida.
No primeiro ano que se deu com as Douradas por lá, foi muito bom, mas no ano seguinte, só lá fui duas vezes, e nunca mais lá pesquei, procurando outros pesqueiros e pescando Douradas na mesma.

Nunca mais lá pesquei porque era uma loucura, ao ponto de haver indivíduos que, sem qualquer noção de como fundear, levantavam o ferro, vinham com ele a arrastar acima do fundo e largavam em cima de quem viam a apanhar uma Dourada, por vezes apanhando o ferro de quem já estava fundeado. Barcos de aparelho largavam as artes por cima dos cabos de fundeio..., era uma confusão. No entanto, continua a ser um bom pesqueiro e as Douradas continuam a aparecer por lá. Mas merecedor de segredo..., nem pensar.

A quem lá for desejo que tudo corra pelo melhor.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: A Machado, Paulo J Fernandes

 

* Tópicos Recentes

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Boundler [Hoje às 02:15]

Iscos para rio por WilsonQuasepescador [Hoje às 00:31]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]