collapse

Autor Tópico: Informacao  (Lida 7385 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Informacao
« Responder #30 em: 16:35 Terça, 24 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É aqui

pronto...agora já toda a gente fica a saber!!
 :))
esse mapa é fixe.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Informacao
« Responder #31 em: 16:38 Terça, 24 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É aqui

pronto...agora já toda a gente fica a saber!!
 :))
esse mapa é fixe.


A vereda para as douradas é como a caldeira para os chocos, há sempre maneira de saber, não quer dizer é que sempre dê
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Informacao
« Responder #32 em: 16:43 Terça, 24 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A vereda para as douradas é como a caldeira para os chocos, há sempre maneira de saber, não quer dizer é que sempre dê

isso,o truque é saber os sitios e quando é que está dar
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Informacao
« Responder #33 em: 16:47 Terça, 24 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois não sei a dificuldade da coisa porque não sei navegar, mas como das vezes que fui ao mar eles parecem que conhecem o mar como se de estradas marcadas se tratasse pensei que alguém com experiência e sabendo as distancias facilmente desse com o local no dia de amontoado de barcos, ignorância minha

Basta na saída uma diferença de graus pequena, ao fim de 11 milhas é uma distancia grande.
Para quem têm muita experiencia, não será complicado. Mas quem está a começar, como parece ser o caso, não é nada fácil.

Se te der um ponto 200 km a norte, sem consultar mapas, GPS, etcc…, vais em direção ao Minho ou Trás-os-Montes?


Sim o rider tem razão, eu é que tomei como adquirido que a pessoa em questão conhecia a zona minimamente e tinha experiência, e se calhar mais uma vez ignorância minha, alguém sem experiência não ia querer meter no meio de um aglomerado de barcos bem juntos uns dos outros. Mas como não navego nem tão pouco tenho luzes nenhumas pensei que fosse mais fácil, e como os velhos do mar parece que conhecem aquilo como se fosse uma estrada normal, criam-se falsas realidades na cabeça de quem nada sabe. My bad
 

Offline pantao

Re: Informacao
« Responder #34 em: 16:49 Terça, 24 de Setembro de 2019 »
Esse spot tem a ver com correntes e consequente existência de comedia.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Informacao
« Responder #35 em: 16:52 Terça, 24 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
existência de comedia.

comedia é o que por aqui vai :)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Informacao
« Responder #36 em: 22:03 Terça, 24 de Setembro de 2019 »
Boa noite a todos.

Só agora me apercebi deste post.

Marca da Vereda, onde eu pescava, por fora da pedra, mais ou menos ao meio desta:

38º 19' . 057 N

008º 53' . 010 W

Desta marca, se andar para terra, tem um pontão que sobe aos 67m. Para fora deste pontão cai para os 77 e depois para os 84. Eu costumava colocar as iscas entre os 82 e os 84m.

De qualquer modo..., para terra, para Sul e para Norte desta marca, tem bons spots, é só procurar. Também tem um bom spot a Sudoeste, que cai para os 90 e poucos metros, assim como para Noroeste, depois de uma zona limpa, tem uma estrutura alta que também costumava ser produtiva.

Da marca referida para terra, tem vários bicos que terminam numa queda para os 72 a 76 metros e depois é fundo limpo, até aos pontões de São Lourenço.

Não entendo o secretismo, pois, na época da Dourada, chegam a estar lá 80 e mais barcos. Só ainda não tinha respondido porque, como já referi, não me apercebi que este post tratava disto.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 22:05 Terça, 24 de Setembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FilipePC, JoaoSantos, Trindade, SponGSI, A Machado, Paulo J Fernandes, joaofigueira

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Informacao
« Responder #37 em: 22:16 Terça, 24 de Setembro de 2019 »
Aí  está  o Mestre Ernesto Lima , no seu melhir. Sempre pronto a ajudar, não  se resguardando  nos seus  conhecimentos.  Em nome daqueles que fazem embarcada  e em especial às  douradas o meu obrigado
 

Offline Ernesto Lima

Re: Informacao
« Responder #38 em: 22:44 Terça, 24 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aí  está  o Mestre Ernesto Lima , no seu melhir. Sempre pronto a ajudar, não  se resguardando  nos seus  conhecimentos.  Em nome daqueles que fazem embarcada  e em especial às  douradas o meu obrigado

Por acaso enganei-me e já não consegui emendar a tempo..., a marca que corresponde aos fundos que descrevi não é a que coloquei no post anterior, mas sim esta:

38º 19' . 786 N

008º 53' . 121 W

A marca que primeiro referi também é boa, mas é mais fora. As minhas sinceras desculpas.

Quanto a dar marcas, importa referir o seguinte:

- Acredito que é preferível procurar por nós.
- Uma marca de GPS deve ser encarada como centro de zona e não como ponto único. Tem dias que o peixe pode estar no outro lado da estrutura. Tem de se ver o que há à volta.
- Se eu estiver a tirar peixe num determinado pesqueiro, não dou a marca de mão beijada enquanto tal acontece. Quanto muito falo sobre a zona e deixo espaço para que procurem.
- No caso da Vereda, como já referi, não vejo razão para não se dar, pois é sobejamente conhecido, e uma milha antes de lá chegar já se vêem os barcos todos.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: A Machado, Paulo J Fernandes

Offline joaoroldao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 23 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:10 Terça, 07 de Maio de 2019
Re: Informacao
« Responder #39 em: 00:20 Quarta, 25 de Setembro de 2019 »
boa noite a todos, antes de mais o meu obrigado ao amigo Ernesto...e a outros que embora não sabendo ao certo tentam ajudar...quanto aos que dizem "achas k te dão indicaçoes? já lá ha muitos etc.." só posso dizer...TRISTEZA!!!!! é bom vir aqui tirar ideias e INTERESSES!!!!! olhar para o seu umbigo....quanto ao ajudar, ao espirito de pesca...ao companheirismo é zero!!!!nem sei porque estão aqui....ou se calhar até sei....quanto a quem educadamente disse que sem experiencia é preciso ter cuidado...e que merece o meu maior resppeito, isto é ser honesto e lucido....eu de fato tenho pouca experiencia de pesca embarcada...mas de barco percebo muito e de mar então nem se fala ou não fosse eu filho da escola...mas agradeço profundamente o fato de ter perdido uns minutos não para dizer eu sei onde fica mas sou guloso...mas pelo fato de se ter preocupado em alertar para a segurança isso é muito importante o meu obrigado....
e não não quero papinha feita...tambem pesquisei...mas logico que será mais facil se alguem ajudar...eu não nasci ensinado...parece que muitos já sabiam onde era a vereda antes de pescarem....
Eu tenho pesca no sangue...vem de familia...tambem ja indiquei muitos pesqueiros a muita gente...se me faz confusão? nem um pouco...acima de tudo existe respeito...eu conheco pesqueiros indicados por amigos, já aconteceu eu estar nesse pesqueiro e esse amigo chegar...eu levanto ferro e o mar é grande....se o pesqueiro é dele? não não é...se existe algum problema entre nós por causa desse pesqueiro?nunca...o que existe é respeito!
Para que tanto secretismo com a vereda?????por dar muita dourada? é isso? por estar ao preço que está????
por amor de deus...uma das coisas mais importantes da humanidade é a partilha de conhecimento...ou hoje nem saberiam que existe uma vereda!!!!!!
A uns tempos atrás tinha eu um semi-cabinado e resolvi ir pescar no Bugio...meti o barco na rampa da Trafaria e com um dia espectacular e um mar calmissimo lá fui eu....quando regressei o mar havia mudado...e que mudança...para tirar o barco foi um problema...ondulação e vento lateral...o caos...mas la meti o atrelado e abiquei a proa ao mesmo mas o barco ganhou balanço com o vento pelo través e eu mais a Maria já não o dominamos, e ele ai vai direito ás rochas e durante uns 10minutos andou ali á trancada ás rochas até conseguirmos tira-lo de lá a Maria ainda se aleijou e bem...mas o engraçado é que dentro de agua estavão doi rapazes novos num semi rigido á espera para tirarem tambem o deles da agua...e a verem aquele filme...custava muito terem dito "manda ai um cabo que seguramos o teu barco pela ré e já o podes puxar....tão simples, era só segurarem aquele cabo e o barco saia na boa...mas não foi bonito ver um semi-cabinado a lixar-se todo...e uma pessoa a cair nas rochas e magoar-se...grandes seres humanos....nunca mais me esqueci do nome daquele barco nem da cara deles...
isto aconteceu em Maio...
Em meados de Agosto fui á pesca com a Maria fiel companheira das minhas pescarias...e fomos até Sesimbra...barco na agua já este novo barco....e rumamos ao Cabo Espichel, a meio caminho na zona das grutas...vejo uma pessoa em pé num barco a fazer sinais em pedido de ajuda...e tal se levantava assim caia...e nem pestanejei... disse á Maria, "saca o cabo que está ai no cofre de proa dá-me o colete e mete a boia á mão...virei tudo a estibordo acelerei e vesti o colete até lá chegar...que panorama...um semi-rigido á deriva com duas pessoas...a forte ondulação jogava-o contra as rochas o flutuador daquele lado já vazio...a ancora havia sido cortada pois ficou presa...mais uns minutos e estariam dentro de água...e naquela zona...não se safavam...
Disse eu á Maria anda para o leme e fazes o que eu te disser, fui á proa e era impossivel lançar o cabo com aquela ondulação...nem em pé conseguia estar...então gritei para um deles" vou lançar a boia e saltas para junto dela e agarras-te que puxo-te" e ele resonde epa e o meu barco??? Eu disse-lhe opa caga nisso agora eu tiro-vos dai e depois resolvemos isso...e assim foi...começamos, Maria dá um toque á vante e lanço a boia o tipo salta e agarra-a, Maria um toque á ré...e tiramos o tipo da rebentação...homem dentro do barco vamos ao outro...boia na agua ele salta mas fraco nadador e não apanha a boia....e entra em panico...puxo a boia enfio-a em mim e nem há outra forma, agua comigo e nado ate ele agarro-o pelos braços e grito " Maria dá á ré...saidos da zona de perigo e já dentro do barco digo Maria vai lá á vante devagar e para quando te disser...e assim foi lá vou eu outra vez agua com ele nado até ao barco deles k já parecia uma banheira ato o cabo a uma das pegas laterais seguro-me ao cabo e Maria dá á ré...saido da ondulação subi ao meu barco e reboquei o outro até uma mini praia que existe ali no meio da falesia....retiramos a agua do outro barco atei com o cabo o flutuador ao outro e reboqueio para o porto de Sesimbra...durante o caminho eles nem falavam tal não foi o susto coitados...chegados ao Porto o mais baixo diz-me epa se não voçem voçes...não sei...o meu irmão nem nadar sabe...epa obrigado mesmo...enquanto os ajudava a tirar o barco da agua a minha mulher diz João tens outra tishart no Ibiza...em deles olha para mim e diz "epa eu conheço-o de algum lado..."olhei para ele e educadamente respondi pois conheces...e ele diz és do Estoril? respondo não amigo...não é dai que me conheces...ves aquela cicatriz de pontos na perna da minha Mulher? é dai que me conheces...ela é a rapariga que caiu á agua e que o barco a projetou contra as rochas enquanto estavas á espera para tirar o teu barco na rampa da Trafaria...epá fez-se um silencio...olharam um para o outro como quem diz F.........foi mau....e nisto digo bom pessoal estão safos agora vou ver se ainda apanho uns peixitos...e lá fui eu á minha vida.
Pois é a Lei do retorno é tramada!!!
Ainda bem que naquele dia eles não eram os unicos a conhecer aquele pesqueiro!!!!!!!
Espero que um dia que eu vá á vereda não seja o unico lá a apanhar muitas douradas....quero mais é que lá estejam mais barcos...nunca se sabe...e estando tão longe....a quem peço ajuda?
Pensem nisso...não vá um dia o vosso barco afundar com tantas douradas e voçes estejam sozinhos...
PS...esses 2 rapazes cresceram um pouco enquanto seres humanos e pescadores...hoje partilhamos pesqueiros...
O que a pesca tem de melhor? as amizades e historias que ficam...
O peixe comemos e cagamos....o resto ecoa pela nossa vida.
Um abraço a todos que fazem da pesca um desporto lindo.
Boas fisgadas e boas gargalhadas
aos outros....bom as atitudes são para quem as pratica
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, Trindade, kalvas, JVieira, A Machado, Paulo J Fernandes, ricardo03, antoniopereira, Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Informacao
« Responder #40 em: 07:56 Quarta, 25 de Setembro de 2019 »
Excelente, tiveste uma atitude que muitos não teriam coragem (e com razão). Pôr a nossa em risco por alguém que não conhecemos não é decisão fácil. Ainda bem que o fizeram e hoje estão cá todos para contar a história. Eu com um susto desses não sei se algum dia me voltavam a apanhar num barco! Mas tb ir pescar de barco sem saber nadar...
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Informacao
« Responder #41 em: 09:51 Quarta, 25 de Setembro de 2019 »
Na verdade é o que não falta é pessoal a ir à pesca de barco sem saber nadar... O pior é que nem o colete levam vestido e/ou não há.

Agora já com as coordenadas depois partilha a experiência depois de lá ir, como disse só conheço dos videos do beja e parece dar realmente uns bons peixes
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5089
  • Agradecido: 390 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Informacao
« Responder #42 em: 10:36 Quarta, 25 de Setembro de 2019 »
A Vereda está marcada nos mapas da navionics: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Informacao
« Responder #43 em: 11:29 Quarta, 25 de Setembro de 2019 »
Gostava de lá estar para ver. Com estas informações todas  ainda quem calha por  lá ir ainda é PM a por ordem naquilo. Vão ser mais que as mães.Vai ser estilo Cova do Vapor . Havia lá pedras com o nome do pessoal e ai daquele que estivesse lá . Havia logo barulho. Ali vai ser como já disse . Vão por bóia nos locais com o nome dos barcos ;D ;D ;D ;D
 

Offline Ernesto Lima

Re: Informacao
« Responder #44 em: 22:52 Quarta, 25 de Setembro de 2019 »
Boa tarde a todos.

Sobre esta questão das marcas e do dar, ou não dar, muito sinceramente, acho ser algo que deve ficar ao critério de cada um, sem que se esteja a apontar dedos a quem quer que seja, porque dá, ou não dá. As razões que me levam a dizer isto, prendem-se com várias situações vividas, o que me leva a esta pequena conversa.

Sou de Setúbal, fiz caça sub e pesca embarcada por cá, desde os 25, até aos 48 anos, data em que troquei de barco e fui para Sines, onde pesco há 17 anos.

Quando iniciei a pesca embarcada em Setúbal, os GPSs, ainda não eram conhecidos. Era através dos azimutes tirados a partir de terra, e da sondagem que se identificavam os pesqueiros, e claro que, no início, ia para fora, via onde andavam outros barcos, orientava-me pelas bóias de covos e redes, sondava à volta até dar com zonas de pedra. Também um ou outro amigo, ou conhecido, me deram as primeiras marcas de pesqueiros, sobejamente conhecidos. No entanto, de uma coisa ninguém me pode acusar: Nunca fui pescar mais perto que 200 metros, ou mais, fosse de quem fosse. Para mim, é uma questão de princípio. Também nunca gostei, nem gosto, que o façam comigo. Normalmente, quando alguém vem para cima do local onde estou a pescar, levanto o ferro e vou-me embora para qualquer outro local.

Quando fui para Sines, e estou lá a pescar há 17 anos, nunca pedi uma marca, fosse a quem fosse, antes, agarrei na carta de pesca da zona, analisei onde estava a pedra, os limpos e as quedas, fui procurando, e por tal conduta, sou respeitado e não me coíbo de dar dicas a quem quer que seja que me procure, alguns até, da zona. É a minha forma de estar e respeito quem assim não seja, desde que não venha pescar a 10 metros de mim, o que me parece pouco ético. Mas cada um é como cada qual.

O processo de procura de pesqueiros, de que falo, está descrito em dois artigos do meu blogue, de Fevereiro de 2007, que podem consultar aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre; e aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. Leiam também os comentários.

Quem os vá ler deverá ter em conta o tempo em que foi escrito, mas a metodologia está lá e continua a funcionar, ainda mais fácil, hoje em dia, com cartas de fundos que até os relevos de fundo têm.

Em ambos os artigos pretendi, de forma fundamentada, deixar uma mensagem do tipo: "Mais vale ensinar a conseguir do que dar de mão beijada". Não sei se consegui!? Isso será uma avaliação de quem leia.

Portanto, companheiros, melhor mesmo, é aprender a procurar, acabamos por pescar em sítios novos, fora da confusão e muitas vezes pouco pescados. Claro que, assim que publicamos alguma pescaria, passado uma semana já alguém percebe onde é e o descanso acaba-se, mas nada melhor que procurar novos locais.
O problema é que, não devem ser sempre os mesmos a procurar, por isso convém aprender e procurar a autonomia, quanto antes.

Muito boa gente passa a vida na muralha, a ver quem apanhou, a tentar saber onde, e a aparecer por lá..., é mais fácil e económico, ou parece. Não acho bonito, mas acontece. Muitos há que sempre o fizeram, ou fazem, mas logo que começam a apanhar uns peixes, em pesqueiros onde outros estavam, ou que lhes foram oferecidos, criticam abertamente quem o faz. Pessoalmente, não tenho nada meu no mar, por tal, quando começo a ter "companhia" próxima, tão próxima que ouço tudo o que falam no barco e quando chegaram nem um aceno, ou um cumprimento fizeram, normalmente levanto ferro e deixo-os ficar à vontade. Isto pela simples razão de, se não capturar ali, capturo noutro sítio qualquer. Tenho muitos, descobertos por mim, felizmente.

Não estou com esta prosa a criticar ninguém, em especial, quer aqui do pesqueiro, quer de fora, antes a tentar dizer que o tipo de discussão do dá, ou não dá, pesqueiros e marcas, parece-me infrutífera, por aceitáveis quaisquer das opções.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 23:03 Quarta, 25 de Setembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, Paulo J Fernandes, Joaol, antoniopereira, jomartes, Cristóvãolopes, Ricardo Nunes

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]