collapse

Autor Tópico: Como selecionar o peixe  (Lida 2523 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Como selecionar o peixe
« em: 14:21 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Boa tarde,
Ja fiz algumas embarcadas aos diversos,
Em embarcações maritimo turisticas aqui em peniche.
Conseguimos de à um tempo para cá ter um grupo mais ou menos fixo em que nos damos todos bem e nos divertimos bastante.

Agora n tendo grande experiência gostariamos era de conseguir começar a optar pelo calibre que pela quantidade.
O que fazer?

Alterar montagens será essencial digo eu.
Existem pesqueiros especificos?
Ou devemos é nós proprios alterar a nossa maneira de pescar?
Ja li varias dicas por aqui,como todos usarem sardinha para engodar o pesqueiro,a utilização de anzois maiores,mas só isso chega?
ou devo falar com o mestre que procuramos pescar maior?
Talvez esta tb nao seja a melhor altura do ano para isso.

Se alguem me puder aconselhar o k fazer agradecia :)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Serumaninho Pescadô

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #1 em: 16:36 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Pescava muitas vezes de barco com um grupo de amigos tb, íamos em MT mas tínhamos sempre malta para encher o barco e assim não dava azo a confusões. Algo que fui notando com as capturas de exemplares maiores, tinha a ver com as profundidades. Pesqueiros mais fundos, ou onde começava uns descida acentuada de fundura era quando alguns mais experientes apostavam na troca de montagens. Iscadas maiores para selecionar o peixe, pescar mais leve, e muitas muitas vezes, largar o camarão para iscar sardinhas inteiras.
Isto foi aquilo que fui notando nas pescas, entretanto com ausência de peixe no geral, ou só ir apanhar carapau deixei-me disso. Daqui a 15 dias vou fazer uma jornada com eles, mas só mesmo para matar saudades de ir com o grupo.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Fernando Nunes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 56 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:53 Sexta, 28 de Agosto de 2015
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #2 em: 16:46 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Caro Cafunfo,

Pela experiência que tenho na embarcada fundeada é difícil que todos os elementos do grupo estejam dispostos a fazerem o tipo de pesca que propõe, ou seja de espera e muita paciência. Digo isto porque não estou a ver alguns os seus companheiros com pesca aos diversos a tirar uns sargos ou safias valentes ou uns besugos grandes e os restantes manterem-se na pesca inicial. Mas se assim for espero que obtenham muitas capturas se o peixe entrar, o que por vezes poderá levar minutos, horas ou não entrar de todo durante o dia de pesca.

A técnica de pesca para essas “espécies maiores”, como o pargo, safio, bica e goraz é sem dúvida a chumbadinha. Ao utilizar anzois maiores 2/0 a 4/0 obriga necessariamente a outro tipo de iscada (ex: sardinha, lula, bucho de polvo, choco ou caranguejo), que afasta de alguma forma espécies mais pequenas. Contudo não é a primeira vez que mesmo assim os iscos sejam desfeitos por essas espécies, ou que ainda com anzois 2/0 ficam ferradas.

Tem ainda que considerar o tipo de linhas a utilizar e os anzois mais adequados. Posso indicar-lhe o que normalmente utilizo para a chumbadinha:

Chicote – Yuki invisible 0,45
Madre – Yuki invisible 0,40
Estralhos – 2 c/Vega Akada FC 0,35
Anzois - Barros Titanus Inox-SS 2/0 – 4/0
Chumbo – Bola furada 60/80 gr a bater no anzol.
Isco – Sardinha fresca, camarão inteiro, lula de bico e lingueirão com casca (c/2 anzois) caso entrem douradas.

No caso da utilização da sardinha, o seu uso comum a todos já por si faz uma perfeita engodagem para os pargos, que se por lá andarem poderão entrar no pesqueiro.
No fórum poderá encontrar muita informação sobre o diverso tipo de montagens para a chumbadinha.

Quanto a pesqueiros específicos existem, mas para mim apenas em teoria. Já capturei pargos a 80/100 m como a 20/40 m. Tudo depende das condições meteorológicas, do mar e do conhecimento que o Mestre tem do pesqueiro. Contudo não espere que o Mestre o vá levar para “um pesqueiro secreto” de peixe de porte, como deve compreender os profissionais dependem também da pesca para sobreviver.

Espero de alguma forma o ter ajudado, e de nenhuma forma o ter desmotivado na sua tentativa de capturar peixe de maior porte. :)

Um abraço,
Fernando Nunes 
« Última modificação: 16:50 Segunda, 22 de Julho de 2019 por Fernando Nunes »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Miguel Reis, Gonalo88, Ricardo Nunes

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #3 em: 20:24 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Obrigado pela ajuda,nao desmotivou em nada,só ajudou.
A ideia é evoluir e as duvidas sao muitas :)
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #4 em: 20:26 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Ricardo tb vou daqui a 15 dias,em peniche no mensageiro do mar,ontem fomos no mestre Inácio.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #5 em: 20:32 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ricardo tb vou daqui a 15 dias,em peniche no mensageiro do mar,ontem fomos no mestre Inácio.

Só por curiosidade, e caso queiras dizer. Levaram uma bela banhada ou até se portou bem?
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Joel Alves

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #6 em: 20:36 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Olá indo por partes a mais importante será a tua atitude a tua postura e de inicio não vai ser fácil,vais ver os teus amigos a tirar peixe e tu poderás ou não ver os teus esforços compensados com especimes de maior porte(paciência muita paciência).
Tens duas alternativas:pesca chumbadinha ou montagem de 2 anzois.
Chumbadinha: uso 3,4,5,6 barra zero da Haybuza,chumbadas tipo oliva ou redonda entre as 30 e as 60 gramas que pode ser a correr ou tipo estralho com destrocedor o chicote em fluocarbono .
Momtagem:de dois anzois uso 3,4,5,6 barra zero Haybusa estralhos  entre 80 cm a 1 metro o chicote em mono as chumbadas podem variar mediante a aguagem e profundidade exe.de 120 a 200 gramas.
Iscos:Sardinha,cavala fresca,camarão iscado inteiro com casca,lula ect.Será um caminho que terás de percorrer com paciência até conseguires em primeiro dominar as técnicas seres perseverante e os resultados vão aparecer qualquer duvida pergunta


abraço


Manuel Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonalo88

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #7 em: 22:59 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Obrigado pelas dicas manuel,
Tenciono pescar com montagem,
Um 0,40 na madre e 035 no estralho sao suficientes?
 
Ricardo nao foi mau,foi a 1a vez que fui com o filho.
Normalmente o velhote é mto activo e esta sempre a dar dicas ao pessoal.
Mas no geral foi uma boa pesca,mtos chicharros grandões,mtos besugos grandes tb,safias foram poucas,um polvo grande tb uns pargotes...
Ouve tb dois k fugiram,como se costuma dizer eram os maiores.... O0
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #8 em: 23:09 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Boa noite cafunfo sou da mesma zona que tu...quais as condições a nível de preço e o que inclui
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #9 em: 06:53 Terça, 23 de Julho de 2019 »
Bom dia,normalmente nessas embarcações é 40 com almoço.
De resto é tudo contigo,a nivel de material
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #10 em: 18:54 Segunda, 27 de Janeiro de 2020 »
Boa noite, venho aproveitar este tópico já que tem a ver,
Vou numa Mt com o grupo do costume e queria fazer uma chumbadinha.
Queria saber mais acerca de engodar, se vale a pena e de que maneira.
O que já vi foi cortarem sardinha aos bocados e ir deitando ao mar, mas nunca percebi com que frequência nem as quantidades a usar.
Alguém me pode ajudar?
Desde já obrigado
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #11 em: 20:38 Segunda, 27 de Janeiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite, venho aproveitar este tópico já que tem a ver,
Vou numa Mt com o grupo do costume e queria fazer uma chumbadinha.
Queria saber mais acerca de engodar, se vale a pena e de que maneira.
O que já vi foi cortarem sardinha aos bocados e ir deitando ao mar, mas nunca percebi com que frequência nem as quantidades a usar.
Alguém me pode ajudar?
Desde já obrigado


Pescar á chumbadinha numa MT em que está tudo ao pica pica não será a melhor opção, tb dependendo do local do barco em que vais estar. O engodar, pode ajudar tanto a ti como aos teus companheiros, a questão é que como vais estar a pescar ao sabor da aguagem estás sujeito e embrulhar tudo com o resto da malta, e aí nem pescas tu nem pesca ninguém. O mestre Ernesto já referiu isso em alguns posts aqui, até. Se estiveres na proa já será eventualmente uma possibilidade... E para engodar a sardinha, prepara uns bons quilos 😉 em alternativa, e nem todos os mt's o permitem, é levares um engodador e tirarem todos partido disso.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cafunfo

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #12 em: 07:20 Terça, 28 de Janeiro de 2020 »
À chumbadinha costumo ver o pessoal na ré.
Não sou experiente nessa pesca mas as vezes que fiz fiquei com a sensação contraria, de que a pesca foi levada para mais longe
 

Offline Ernesto Lima

Re: Como selecionar o peixe
« Responder #13 em: 12:15 Terça, 28 de Janeiro de 2020 »
Bom dia Cafunfo.

Muito já foi dito por aqui, e na minha perspectiva correcto. Penso poder completar com alguns conceitos.

Considerando que vai em MT, penso que deverá, em 1.º lugar, ter em conta o número de pescadores a bordo, a posição que lhe calhou no barco e a direcção para onde a sua linha vai.
O número de pescadores a bordo estará directamente relacionado com a quantidade de isca (engodo) que está a descer.
A sua posição a bordo, e a direcção para onde vai a linha, ditarão a técnica mais adequada - fundo com estralhos ou chumbadinha - de forma a que consiga pescar sem incomodar ou ser incomodado pelos seus companheiros.

Tentando explicar-me melhor, se estiver na lateral do barco e a linha for para baixo deste, com o espaço muito completo a bordo, terá dificuldades em pescar à chumbadinha. Se estiver na popa e a linha correr para além desta, poderá pescar como bem entender. Entre estas duas situações, há todo um mundo de circunstâncias que terão de ser avaliadas ao longo do dia, de modo a que consiga definir que técnica usar.

Independentemente da técnica em uso (fundo, com estralhos, ou chumbadinha), deverá ter em conta que, com vários pescadores a bordo a pescarem aos diversos, e com muito peixe a roubar, o pesqueiro vai engodando, não sendo necessário que você também engode. Por tal, se optar pela diferença, as hipóteses de capturar, maior e de melhor qualidade, aumentam. Nesta perspectiva, e também independentemente da técnica em uso, se optar por anzóis maiores e iscadas maiores e mais rijas, poderá interessar outros animais. Este tipo de iscadas aguentam mais tempo, tanto pelo seu tamanho, quanto pela dificuldade dos mais pequenos as roubarem, permitindo que quando chegarem os maiores, ou se já lá andarem, tenham tempo de se interessarem pelas iscadas, pela simples razão que as vão ver, tanto pelo volume, quanto pelo frenesim de peixe miúdo que as tenta comer, mas, por serem rijas levam o seu tempo. Importa referir que com iscadas deste tipo, terá de ter alguma calma e deixar comer, pois quando lá for o grande, certamente notará a diferença em termos de toque. Se estiver a sentir picadas contínuas e trémulas (normalmente peixe miúdo) e de repente pararem estes toques, duas coisas podem acontecer: aproximou-se um peixe grande, ou, ficou sem isca.

Para estes tipos de actuação, terá de ser capaz de ver os outros a capturarem espécies mais pequenas, com qualidade razoável, ou não, e..., insistir. As duas coisas, em simultâneo não vai dar, quase de certeza. Também lhe digo que as Sarguetas grandes, os Sargos, os Besugos e as Choupas, caem muitas vezes nestas baixadas, por vezes em anzóis 6/0, principalmente ao fundo com estralhos.

Sobre as iscas a usar, elas já foram indicadas por aqui, ou seja: Cavala acabada de capturar, ao filete (grande ou pequeno), Camarão maior com casca (pode ser o mais barato que encontrar), Caranguejo, Cabeça e tripa de Lula e Choco, Bucho de polvo, Batata, filetes de Carapau azul, e claro, a Sardinha, inteira, ou meia, atada ou não.
Com muita gente a bordo a engodar, a sardinha deve ser mesmo iscada inteira e com escama (cuidado para o bico do anzol não ser tapado por esta), atendendo a que, de todos os iscos referidos, é o que mais rápido será comido, caso haja peixe miúdo interessado. Para além disso, se usar sardinha que se consuma rapidamente, em vez de aproveitar o engodo dos outros, poderá estar você a engodar para alguém.
Face ao descrito, penso que, em MT, a sardinha só deverá ser utilizada caso esteja na popa, com aguagem para além desta.

Outra coisa que deverá ter em conta..., muitas vezes anda peixe grande em torno, e um pouco afastado do barco, e não se atira, por estar interessado nos peixes miúdos que por lá andam, ou por iscadas maiores. Se lançar um pouco afastado dos outros pode ir buscá-los onde estão. Isto, mesmo a pescar na lateral do barco.

Sobre as iscas, não tem de levar todas as referidas..., a cavala captura-se lá, e fora a sardinha, parece-me das melhores. pode levar uns camarões maiores e Lula, ou choco, ou caranguejo.

Sobre os pesqueiros para peixe maior, normalmente, fim de Outono, Inverno e início de Primavera, tendem a ser pesqueiros mais fundos (dos 60m para os 100 / 120); e, menos fundos, no fim da primavera, Verão e início de Outono. Claro que estes limites são indicativos e variáveis de ano para ano.

Cumprimentos

Ernesto 
« Última modificação: 12:25 Terça, 28 de Janeiro de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Gonalo88, Peko, pereirajp, Cafunfo, eau13356, Pedro Martinho, PMiranda, antoniopereira, Ricardo Nunes

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #14 em: 08:29 Quarta, 29 de Janeiro de 2020 »
Bom dia Ernesto, e obrigado pelas suas palavras, como sempre tirou-me imensas dúvidas.
Um muito obrigado pelo seu tempo.
Em relação à pesca de acordo com os restantes ficarei na ré.
A ideia era tentar pescar maior, já que estas idas são a melhor oportunidade que tenho de ir buscar um peixe mais digno.
O pescar para encher a geleira gosto por ser pesca activa, mas já em casa olho para o resultado e penso que não é o que procuro
« Última modificação: 08:40 Quarta, 29 de Janeiro de 2020 por Cafunfo »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #15 em: 15:23 Quarta, 29 de Janeiro de 2020 »

Boas,
Pelas poucas vezes que pesquei em MT e como ja foi aqui referido, a pesca vai ter sempre enredos de linhas, porque uns pescam com 80gr e outros com 180gr ora isto com um pouco de corrente e claro que 180gr chega mais rapido ao fundo enquanto a de 80gr la vai indo a vaguear apanhando uma linha aqui e ali.
outros abrem muito o drag quando trazem o peixe para cima e se carapau ou cavala Vai la Vai, aquilo e um tal de andar de um lado para o outro  outros deixam a cana de mao com as linhas brandas e por ai
Outra coisa que eu nunca fiz, se quero exemplares maiores e  engodar  se o fizer com certeza que os mais rapidos a chegar e o peixe miudo e depois com aquele  banquete as nossa iscadas sao logo devoradas a chegada ao fundo, o que por outro lado o peixe miudo atrai peixe grande

outra razao e porque aqui ao norte as correntes quase sempre sao correntes ja consideraveis e ao colocar o engodo mesmo com peso posso ate andar a afastar a pesca para longe do barco o engodar nao e so mandar sardinha la moida com areia para o fundo ha que saber quando engodar e quando ao faze-lo iremos afastar o peixe

em termos de material varias opcoes eu quando ancoro em pesqueiro com possiveis maiores predadores, Badejo,Goraz,pargo ou congro uso montagens de 3 anzois onde o anzol de baixo sera maior e vamos vendo comeco com estralho rasteiro comprido ou mais levantado do fundo

e Depois vem as iscadas claro anzol maior maior iscada e sempre perco o tempo de amarrar direitinho, o uso de Cavala, sardinha uso tambem ameijoa viva se possivel pois aguenta mais no anzol, camarao varias maneiras de iscar eu tiro a casca ate a cabeca esmago com os dedos para que os pequenos peixes tirempequenos pedacos ou se soltem criando o meu proprio engodo e tiro a parte dura da cabeca deixando o coral a mostra, e faz a diferenca na escolha de peixe mais graudo

Depois tem mais umas paneleirices que se resulta nao sei mas que no pica pica faz a diferenca faz que e colocar missangas no estralho mas isso vai de cada um.
A pesca e uma terapia
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cafunfo

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #16 em: 22:32 Quarta, 29 de Janeiro de 2020 »
Olá João, é obrigado pela ajuda.
Um ponto que devo esclarecer é que normalmente somos um grupo fixo e nas últimas vezes vamos sempre no mesmo barco.
Conseguimos portanto um espírito de equipa que indo com outros grupos é difícil.
Somos é todos mais ou menos maçaricos e tirando um ou outro só fomos em Mts.
A cavala realmente considero excelente, e tenho aprendido por aqui várias maneiras de a iscar.
Para esta ida levo montagens de 2 anzois com 140cm fio flúor coated da decathlon 0,40
40/55/45, os estralhos a 45 cm com 0,25 a 0,35
Anzóis  do 4 ao 3/0.
Falando do empachar de linhas a maior parte de nós pesca sempre com 150 a 200g,acontece mas não é constante.
Pergunto eu, estando na ré usando por exemplo uma chumbadinha de 60g,iscada grande de sardinha,colocando a pesca afastada dos restantes e sendo a minha cana de 3,30 estou em vantagem não estou?  :-k
No mês passado fui numa vaga que surgiu, estavam lá dois senhores que fizeram uma pesca como nunca tinha visto, poucos peixes cada um, mas cada um...
Um sargo legítimo de uns 3kg ou mais, parecia uma raquete >:D, outro veado, safios,uns pargotes bem bons, até um choco grande lá foi... Isto entre várias safias grandes e vários peixes perdidos.
Fiquei a saber o que é saber pescar ;D
« Última modificação: 22:36 Quarta, 29 de Janeiro de 2020 por Cafunfo »
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #17 em: 13:25 Quinta, 30 de Janeiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Falando do empachar de linhas a maior parte de nós pesca sempre com 150 a 200g,acontece mas não é constante.
Pergunto eu, estando na ré usando por exemplo uma chumbadinha de 60g,iscada grande de sardinha,colocando a pesca afastada dos restantes e sendo a minha cana de 3,30 estou em vantagem não estou? 

Em relacao as chumbadas 150/200gr nao parece muito mas em dias de ressaca de fundo faz diferenca, mas da para ajustar se todos estiverem activos digamos, tipo se tu tens peixe e estas a virar para cima eu tou a pescar ao teu lado, eu na minha prespectiva so vou lancar quando tirares o peixe fora de agua porque se lanco a pensar Epa ele tem um bom peixe na linha vou lancar ja para ver se apanho eu, tem o risco de com as batidas e o andar do peixe fazer com que se perca a pesca.

Em relacao ao pescar a re Como o nosso amigo Ernesto Lima explicou depende para onde a corrente empurre quando estamos ancorados por vezes as correntes sao contrarias e ai podes estar na re e a linha se meter para os bordos, acho que muito raramente a agua corre contra o vento mas acontece,

O que eu faco sempre nao sei se por esses lados tambem da mas quando passo por alguma boia de redes de pesca da para ver para onde a agua atira.

boas pescas
A pesca e uma terapia
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Cafunfo

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #18 em: 06:55 Sexta, 31 de Janeiro de 2020 »
Tinha uma dúvida e acabei por tirar várias ;D
Agora é por em prática.
O caranguejo que falam pode ser daquele dos viveiros de marisco?
Normalmente na costa uso ou mouras ou compro do verde pequeno, mas ao preço que custa...
Como isco rijo poderia tb usar lingueirao inteiro,n sei se é um isco eficaz por peniche, raramente vejo usar
« Última modificação: 06:58 Sexta, 31 de Janeiro de 2020 por Cafunfo »
 

Offline Fernando Nunes

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 56 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:53 Sexta, 28 de Agosto de 2015
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #19 em: 15:06 Sexta, 31 de Janeiro de 2020 »
Caro Cafunfo,

qualquer isco é bom em Peniche, desde que o peixe se disponha a comer.

Mas corrija-me se estou enganado. O seu propósito não vai agora para uma acção de pesca mais selectiva?
São já vários as informações neste post com com tudo o que necessita saber sobre essa pesca e todos os prós, mas também os contras. Como já lhe referi, a grande questão é quanto tempo conseguirá manter esta modalidade, se o seu posicionamento no barco o permitir? Tem também, como já lhe referiram, ter em linha de conta o sentido da aguagem, o vento e a maré. Considerando estes factores minimiza o risco de enleios com os seu companheiros de pesca.

Terminando isto, e não querendo levantar qualquer questão sobre este ou aquele isco, apenas lhe digo que na minha opinião a sardinha é o rei dos iscos. A cavala fresca é óptima, mas o lingueirão (que para essa pesca é normalmente iscado inteiro com dois anzóis em tadém) e o caranquejo (independentemente se for mouro, de casca mole ou duas cascas) são iscos mais virados para uma senhora que come de faca e garfo e se chama dourada e que anda muito arredada dos mares de Peniche.

Como disse, esta é a minha opinião de acordo com a minha experiência pessoal. De todas as formas o que não falta são informações neste site sobre os melhores iscos para exemplares de selecção.

O que é importante é que se divirta, aprenda novas técnicas e principalmente que consiga, pelo menos durante metade do dia resistir à tentação dos "diversos". Pode ser que tenha uma (boa) surpresa. ;)

Um abraço,
fernando Nunes
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cafunfo

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #20 em: 22:55 Sexta, 31 de Janeiro de 2020 »
Boa noite Fernando, é obrigado pela sua resposta.
Seja à chumbadinha ou com montagem vou tentar optar por pescar maior.
Sinceramente gosto muito de pesca aos diversos, é divertido,e rende a nível de quantidade.
Mas agora gostaria como diz, ser mais selectivo e tentar trazer peixe de melhor qualidade em detrimento da quantidade .
Terei que ser paciente.
Realmente que fala nas douradas nunca vi sair uma dourada em nenhuma ida em peniche  ???, ouvi dizer que se concentram na mesma zona
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #21 em: 11:08 Sábado, 01 de Fevereiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como isco rijo poderia tb usar lingueirao inteiro,n sei se é um isco eficaz por peniche, raramente vejo usar

Um pouco off-topic, mas só para informação, há cerca de 25 anos, quando comecei a pecar em Peniche, SÓ se utilizava lingueirão. Era usado sem casca e partido, caiu em desuso quando o preço do camarão baixou.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cafunfo, to

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #22 em: 12:24 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Bom dia,
Venho apresentar o meu relato que foi:Grade!  ::)
Chumbadinha não fiz, o mar tava muito trambolhão, pelo que optei pela montagem com 160 de madre, estralho de cima com 50cm e o de baixo com 60 a ultrapassar a chumbada.
Fio da madre 040 estralhos 035 flúor coated da decathlon
Anzóis 3/0
Isco sardinha e lingueirao vivo iscado com 2 anzois
Chumbo fixo entre 120 a 150 redondo.
No geral foi um dia de pesca fraco em que iam saindo umas safias palmeiras intercalando umas de melhor porte, o que facilitou a minha persistência de me manter com montagens maiores, so estive uma horita a dar o gosto ao dedo com as safias >:D
Tentei sempre lançar mais fora, e penso eu que o peso mais baixo de chumbo deve ajudar à pesca afastar se mais um pouco e parecer mais natural.

Há opiniões divergentes no grupo nas quais precisava de uma opinião, a maior parte acha que a utilização deste tipo de montagens em marítimo turistas uma perca de tempo, sendo que apenas eu e outro colega as usamos, até agora sem resultados a assinalar.

Qual a vossa opinião, em Mts vale a pena este tipo de pesca ou é mesmo só para pescas mais pequenas?
Penso eu que os grandes se vão sentir sempre mais atraídos pelo frenesim como já aqui foi dito por vós.

Devo antes de sairmos falar com o mestre acerca disso, não querendo penalizar os outros elementos?

Na minha ideia um pesqueiro com peixe atrai tanto grandes como pequenos, depende é da pesca e isco que aplicamos ou é errado o que estou a dizer?
Enfim, sei que apliquei os conhecimentos adquiridos mas venho um pouco frustrado
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #23 em: 13:52 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia,
Venho apresentar o meu relato que foi:Grade!  ::)
Chumbadinha não fiz, o mar tava muito trambolhão, pelo que optei pela montagem com 160 de madre, estralho de cima com 50cm e o de baixo com 60 a ultrapassar a chumbada.
Fio da madre 040 estralhos 035 flúor coated da decathlon
Anzóis 3/0
Isco sardinha e lingueirao vivo iscado com 2 anzois
Chumbo fixo entre 120 a 150 redondo.
No geral foi um dia de pesca fraco em que iam saindo umas safias palmeiras intercalando umas de melhor porte, o que facilitou a minha persistência de me manter com montagens maiores, so estive uma horita a dar o gosto ao dedo com as safias >:D
Tentei sempre lançar mais fora, e penso eu que o peso mais baixo de chumbo deve ajudar à pesca afastar se mais um pouco e parecer mais natural.

Há opiniões divergentes no grupo nas quais precisava de uma opinião, a maior parte acha que a utilização deste tipo de montagens em marítimo turistas uma perca de tempo, sendo que apenas eu e outro colega as usamos, até agora sem resultados a assinalar.

Qual a vossa opinião, em Mts vale a pena este tipo de pesca ou é mesmo só para pescas mais pequenas?
Penso eu que os grandes se vão sentir sempre mais atraídos pelo frenesim como já aqui foi dito por vós.

Devo antes de sairmos falar com o mestre acerca disso, não querendo penalizar os outros elementos?

Na minha ideia um pesqueiro com peixe atrai tanto grandes como pequenos, depende é da pesca e isco que aplicamos ou é errado o que estou a dizer?
Enfim, sei que apliquei os conhecimentos adquiridos mas venho um pouco frustrado

Tem muito a ver com a MT em que vais. Habitualmente quando é para o pica pica eles têm pesqueiros já definidos onde andam cardumes. Aquilo depois é confirmar com a sonda se há ou não. Grandes exemplares andam mais fundo ou junto a formações rochosas onde há grandes diferenças de profundidade (pelo menos esta é a ideia que tenho). Pode acontecer de entrar algo maior por conta do frenesim... Ou não.
Um dos amigos habituais no grupo pescava sempre de forma diferente de nós. Pescava menos mas de melhor qualidade e tamanho. Ele já ia com essa definição em mente, e raras eram as vezes que alterava a pesca para os diversos e conformava-se com o "normal". Íamos muito bom um mestre na Ericeira que acho até que já nem tem barco, e só quando ele nos dizia logo no arranque que íamos atrás dos pargos é que eu optava por arriscar não trazer carapaus, chopas, fanecas, etc, nem que fosse só por umas horas.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #24 em: 14:30 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Eu costumo ir no amar o mar aqui em peniche, é malta porreiro, fui já em varias e há uns meses que vou sempre com eles, tripulação 5 estrelas.
[
Um dos amigos habituais no grupo pescava sempre de forma diferente de nós. Pescava menos mas de melhor qualidade e tamanho. Ele já ia com essa definição em mente, e raras eram as vezes que alterava a pesca para os diversos e conformava-se com o "normal". Íamos muito bom um mestre na Ericeira que acho até que já nem tem barco, e só quando ele nos dizia logo no arranque que íamos atrás dos pargos é que eu optava por arriscar não trazer carapaus, chopas, fanecas, etc, nem que fosse só por umas horas.
[/quote]

Se eu vir que só estão a sair safias palmeiras pessoalmente prefiro arriscar,  se vir sair uns besugos aí não me faço rogado ;D
O que queria de facto não era chegar lá à campeão e trazer troféus, se eles vierem vêm por vontade propria >:D queria era de alguma maneira que safias de palmo e besuguinho não me tocassem tanto ::)mesmo trazendo menos como o seu colega, mas trazendo peixe com tamanho "digno".
Talvez optar por algo intermédio.

Como fazia o seu amigo para pescar assim se me puder esplicar
« Última modificação: 14:34 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 por Cafunfo »
 

Offline Ernesto Lima

Re: Como selecionar o peixe
« Responder #25 em: 16:21 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Boa tarde Cafunfo.

Capturar peixe maior e de mais qualidade, não é tarefa fácil, e, em dias de pouco peixe, ainda mais.

Se vir os outros a tirar uns peixes e não acreditar no seu processo de pesca, pior um pouco.

Quem vê fotos de grandes exemplares, por exemplo, no FB, só vê vitórias, as derrotas poucos publicam e olhe que não são poucas, principalmente para quem se inicia.

Há pessoal que anda muito enganado, pois vê gente que pesca à meia dúzia de dias e já apresenta uns exemplares, só que vão para locais em determinados momentos e a coisa dá-se, muitas vezes sem saberem bem como, nem porquê.

Muitas vezes vou e não capturo melhores, ou até trago grade, principalmente em modo de Slow Jigging, isto mesmo quando a frequência de pesca é mais intensa. Agora você vai, num determinado dia, com determinadas condições de mar, sujeito à influência de muitas variáveis, veja só o quanto o factor sorte poderá influenciar, ainda por cima se procura peixe grande e não confia muito em si, ou no processo que está a usar. Quantas vezes terá de ir até acertar com a coisa?

Depois, um dia, quando menos espera, tudo funciona. Pensa para consigo que descobriu a pólvora, vai noutro dia e falha redondamente, precisamente com o processo que lhe tinha sido produtivo na última saída. Pense nisto tudo!

Se, entretanto, quiser tentar um processo intermédio, veja o que está escrito neste tópico: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. Encare o que está escrito como uma tentativa de conseguir o melhor dos dois mundos (Diversos e Exemplares), mas não se esqueça de tudo o que lhe foi dito nas mensagens anteriores, tanto em termos de técnicas e materiais, como em termos de iscas e iscadas, pois serão talvez as melhores formas de conseguir maiores, em MT. Mas atenção..., eles, os maiores, não são carapaus, cavalas, sarguetas, besugos, ou parguetes; e, por algumas razões atingiram a idade e os tamanhos que gostaríamos de fazer subir a bordo.

Sobre a questão das formas de se pescar que aqui foram sugeridas não se adequarem, em MT. Posso dizer-lhe que a técnica da chumbadinha, por exemplo, apareceu porque alguém, em MT, pensou em ir buscar, mais afastados, os grandes que por lá poderiam andar, engodados pela acção de pesca de todos a bordo. Funciona sempre...? Não!! Corrente muito intensa, mal orientada, ou corrente nula, tendem a não ser adequadas para a chumbadinha, não querendo dizer que não se consiga capturar, alterando os pesos das chumbadas. Neste dias, a pesca ao fundo com estralhos tende a ser mais produtiva. Agora se está à espera que uma ou outra técnica, funcionem em qualquer dia, em qualquer pesqueiro, ou em qualquer zona..., é melhor desenganar-se! O que funciona é ir tentando durante espaços de tempo relevantes, só mudando se nada acontecer. Espero ter conseguido explicar-me.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 16:35 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Gonalo88, Cafunfo, miltonleopoldo, to

Offline Cafunfo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 314
  • Agradecido: 58 vezes
    • Caldas da rainha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 15 de Agosto de 2016
Re: Como selecionar o peixe
« Responder #26 em: 18:55 Segunda, 03 de Fevereiro de 2020 »
Conseguiu sim Ernesto, como sempre os seus textos são muito elucidativos.
Obrigado pela sua opinião isto quer é oportunidade para lá ir e tentar!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

 

* Tópicos Recentes

Carreto PENN SARGUS II 4000 por Joaquim Alves [Hoje às 09:13]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por MMagalhães [23:40 Segunda, 22 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]