collapse

Autor Tópico: Isco na foz do Arelho, arredores  (Lida 3647 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Isco na foz do Arelho, arredores
« em: 19:40 Quarta, 17 de Julho de 2019 »
Malta,

Alguém sabe onde apanhar casulo ou minhoca branca na zona da foz do Arelho?? Alguém que o faca e que eu possa aprender e ir um dia apanhar com a pessoa??
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #1 em: 00:20 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Atualmente já não apanho casulo e minhoca branca, não acho que faça sentido pescar com isso quando há robalos e sargos de palmo.. Mas já apanhei e sei como se faz...
O casulo há na zona da escola de vela, vês os canudos deles com uma parte se fora e com uma pá cortas num ângulo de 45/60°....Há quem use sal para os obrigar a vir à superfície...
A minhoca branca, sei que no ano passado havia na zona das chapas na coroa de areia... Atualmente não sei se ainda há lá, é uma questão de procurar por lá...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Humberto foz do arelho

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #2 em: 09:42 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
António evita pescar com casulo e minhoca branca para seleccionar mais o tamanho do peixe? Por norma opta porque iscos? 
 

Offline Fisherpro

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 83
  • Agradecido: 8 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:10 Segunda, 08 de Julho de 2019
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #3 em: 10:01 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Quais os iscos que aconselha para lá, zona na do mar, obrigado
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #4 em: 11:06 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Sr Antonio também estou curioso para saber o que utiliza e de faz seleção no peixe...eu também estou a pensar apanhar lingueirão já será aconselhável?
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #5 em: 11:28 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Sim, é uma questão de seleção...
Para mim não faz grande sentido apanhar sargos e robalos com menos de 500g... Se metes minhoca branca está lá com sorte 5min, as sarguetas e robalos pequenos vão logo lá...
Nesta altura a única espécie que se pesca de jeito ao surfcasting é as douradas... E douradas com menos de 1kg também não faz grande sentido apanhar... Logo para selecionar o peixe os melhores iscos é os rijos... Caranguejo rijo, navalha com casca, pilados é os que se utilizam mais por quem quer fazer esta pesca específica...
E tem uma coisa boa, as douradas de 600/700g não se mandam a estes iscos... Podes lá ir comer, mas dificilmente ficam ferradas... Mas também o tamanho normal este ano é 1,500kg, logo não será grande problema...
Ameijoa, percebes, mouras também são boas nesta altura.... Tudo depende do que elas andam a comer... O ideal será sempre levar pelo menos 3 iscos... Eu normalmente levo sempre 4/5....lingueirão, caranguejo rijo, pilado (quando consigo arranjar), mouras e ameijoa... Como vamos mais 3/4 pessoas, cada um leva 1 isco e depois partilhamos... Torna.se mais fácil...
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #6 em: 11:31 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Eu tive lá recentemente duas vezes, e sim o peixe pequeno é a monte , experimentei levar caranguejo rijo também e vinha sempre todo ratado mas não ferrava peixe.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #7 em: 11:37 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu tive lá recentemente duas vezes, e sim o peixe pequeno é a monte , experimentei levar caranguejo rijo também e vinha sempre todo ratado mas não ferrava peixe.


Tiveste no mar ou na lagoa?
No mar há cerca de 1 semana encostaram imensas douradas e 600/700g...e no meio lá apareceram umas de bom porte...
Possivelmente as que te lixavam o isco eram essas... As grandes consegue.se notar bem a comer, mesmo com pequenas picadas, se ficares com a cana na mão consegues fazer a distinção de tamanho pela picada...
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #8 em: 11:42 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Só pesco no mar, tive lá sexta passada, a que tirei não pesei, devia ter ai umas 800gr ou 900gr, estava mais um colega que tirou uma também pareciam irmas exactamente iguais, talvez tivesse tirado mais, mas como estava a pescar com casulo se calhar o peixe miúdo nem as deixava comer
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #9 em: 12:42 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Exato... Não faz sentido pescar com iscos moles quando há peixe pequeno no pesqueiro... Andaram lá delas com 2 e 3kg e elas andavam malucas com o caranguejo rijo... Lá está, influencia da lua... É tudo uma questão de observar e fazer analogias...
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #10 em: 12:44 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Boas eu não tenho muita experiência nesse sentido, apontei a fase lunar porque foi um dia de bastante actividade, mas não tenho grandes conhecimentos daquilo que devo fazer em determinadas condições
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #11 em: 14:12 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Se começares a anotar em algum sitio (livro das marés por exemplo) o isco em que elas pegaram mais nesse dia, se houve atividade, capturas, etc... Vais começar a perceber que em determinado dia da fase lunar elas estão mais recetivas a comer a, b ou c... Em x dias da lua elas comem muito mal todos os iscos e aí já vamos pescar muito leve e muito fino... Em outros dias elas comem x e andam feitas brutas, logo pescar mais grosso... Tenho registos de douradas que já datam de 2004 e é sempre tudo igual/idêntico...
O mesmo acontece com os sargos nas pedras...
O único peixe que não segue rotinas tão evidentes é os robalos, talvez por ser um peixe predador e não mariscador como os outros 2...
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #12 em: 14:53 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
É um sem fim de experiência e admiro muito esse tipo de registos e "empenho", vou começar a fazer o mesmo só não sei bem o que devo ou não anotar, por exemplo nesse dia, só pesquei com casulo, muita actividade de sargos pequenos e bailas, um dourada perto de 1kg e uma raia que veio por uma asa.

Devo anotar que naquela fase lunar houve muita actividade geral durante o fim da vazante e toda a enchente por exemplo?

Mais uma vez digo o quão valioso é este tipo de experiência, sou um leigo por completo no que toca a este tipo de coisas, e agora o bichinho pelo surfcasting voltou e à muito que não praticava, e quando praticava era muito mais novo e era uma pesca esporádica que fazia e sem grande critério. 

Abraço

 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1037
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #13 em: 15:14 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É um sem fim de experiência e admiro muito esse tipo de registos e "empenho", vou começar a fazer o mesmo só não sei bem o que devo ou não anotar, por exemplo nesse dia, só pesquei com casulo, muita actividade de sargos pequenos e bailas, um dourada perto de 1kg e uma raia que veio por uma asa.

Devo anotar que naquela fase lunar houve muita actividade geral durante o fim da vazante e toda a enchente por exemplo?

Mais uma vez digo o quão valioso é este tipo de experiência, sou um leigo por completo no que toca a este tipo de coisas, e agora o bichinho pelo surfcasting voltou e à muito que não praticava, e quando praticava era muito mais novo e era uma pesca esporádica que fazia e sem grande critério. 

Abraço




Anota as capturas, estado do mar, lua

Altura da maré das capturas, iscos utilizados e cor das águas.

Pesqueiro e sua configuracao (fundão ou coroa ou aba)

Acho que não me esqueci de nada.....
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 933
  • Agradecido: 213 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Isco na foz do Arelho, arredores
« Responder #14 em: 15:31 Quinta, 18 de Julho de 2019 »
Assim o farei, obrigado pela ajuda
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Carapaus por Pedro Gonçalves [23:41 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]