collapse

Autor Tópico: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?  (Lida 1457 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Danisco

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:06 Sexta, 21 de Junho de 2019
Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« em: 15:19 Quarta, 17 de Julho de 2019 »
Boas malta, queria so deixar um pequeno relate, Sou iniciante na pesca mas tenho ido muito á pesca nestas ultimas 3 semanas, mas sem um toque, e tenho reparado que tambem ha muito poucos pescadores na praia. Faço pesca a fundo nas praias da zona de santa cruz. Tambem já percorri algumas zonas com rocha mas tambem pouca acrividade, sera que nao estamos numa boa faze para pescar ?
Pesco com varios tipo de isco, casulo/amaricana/camarão etc.
Mas nada, mesmo na pesca nocturna e sessões de 8/10 horas e nada.
O mar teve muito calmo, agora já embraveceu.. mas continuo sem actividade. Nao sei bem se o problema esta em mim, ou se Simplesmente nao tem havido muita actividade nestes dias/semanas.
Abraços e alguma dica seria otimo.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #1 em: 16:08 Quarta, 17 de Julho de 2019 »
Boas Danisco . O peixe anda ao sabor do tempo.  Se for preciso daqui a uns dias vais aos teus pesqueiros habituais e sacas bons exemplares. O tempo anda muito incerto, embora eu tenha ouvido dizer que para os lados da Assafora  e Ericeira estão a sair bons peixes . Não sei. Esta semana e a que vem o IPMA dá ventos fortes e ondulações com mais de 2 metros. O peixe também se abriga , afundando mais. Deixa passar estas duas semanas para ver o que isto dá.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #2 em: 17:25 Quarta, 17 de Julho de 2019 »
Isso é um pouco relativo... Este ano já tive excelentes dias de pesca como já tive alguns que só andei a ver navios...

O que eu noto é que as condições existentes não são as melhores, tem muita areia e poucos fundões proximos das coroas, isso dificulta que o peixe se fixe nesse local e esteja apenas de passagem... E depois temos a lagoa de obidos, totalmente assoreada e com isso pouca corrente que não faz mexer os fundos da zona do mar... Isto na pesca às douradas...
Relativamente aos sargos na pedra, está muito mau, talvez também devido ao assoreamento exagerado... Não sei...

Sei é que este ano é o pior que tenho até ao momento... Mas refiro, as condições que habitualmente tenho por aqui não tem comparação com as atuais... Enfim... Há coisas piores...
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #3 em: 17:29 Quarta, 17 de Julho de 2019 »
Verdade amigo António. Este ano tem sido dos piores, senão o pior de que tenho memória, mas tb vendo o estado do tempo é de pensar que seja um pouco por aí. É continuar a insistir e procurar, algures pelo meio há-de se dar com eles. Este fds esteja mau ou não, tenho de ir esticar as linhas que já estou de ressaca 😅 a não ser que o vento não deixe.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #4 em: 20:04 Quarta, 17 de Julho de 2019 »
Já  andas com  comichão  no corpo. Comigo acontece o mesmo se fico 2 semanas sem ir entro em parafuso
 

Offline Danisco

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
  • Agradecido: 1 vezes
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:06 Sexta, 21 de Junho de 2019
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #5 em: 20:07 Quarta, 17 de Julho de 2019 »
Realmente faz sentido, dias melhores virão com certeza.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #6 em: 20:12 Quarta, 17 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já  andas com  comichão  no corpo. Comigo acontece o mesmo se fico 2 semanas sem ir entro em parafuso

E como ando doidinho para ir fazer reconhecimento a uma praia na Ericeira pior ainda.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Fisherpro

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 83
  • Agradecido: 8 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:10 Segunda, 08 de Julho de 2019
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #7 em: 21:46 Sexta, 19 de Julho de 2019 »
Já somos 2 ou 3, este ano tem sido o pior ano de que tenho memoria da 6 anos para cá, e pessoal eu corro os cantinhos todos, apanha-se muito peixe miudo e se um dia vem algum maiorzinho não é nada de especial, não consigo entender, também coloco talvez as culpas no tempo incerto que tem havido, mas não sei se será mesmo ele o culpado disto tudo
 

Offline MárioRosa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 37 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:24 Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #8 em: 22:06 Sexta, 19 de Julho de 2019 »
No Mar realmente fica difícil arranjar justificativa, é da Lua, é do Sol, é da temperatura das águas, é das condições meteorológicas etc, etc, vá-se lá saber.

Já no Rio, tanto no Tejo como no Sado, a principal razão, para mim, é a pesca comercial ilegal...Ninguém me tira isso da cabeça.

São redes e redes, estendidas a menos de 30m da costa, é impossível qq peixe encostar, à noite e às vezes até de dia, o rio fica completamente minado, são redes , aparelhos, covos, etc etc nos locais mais improváveis que possamos imaginar, inclusive em alguns cais da própria Marinha Portuguesa, com o conhecimento deles, e mais não digo >:(
Um dia é da pesca, o outro dia...é meu
 

Offline Fisherpro

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 83
  • Agradecido: 8 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:10 Segunda, 08 de Julho de 2019
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #9 em: 22:11 Sexta, 19 de Julho de 2019 »
Talvez a pesca intensiva que se vê ppr toda a costa não ajude nada, quem me diz que a culpa não é das limpezas que a pesca profissional da nos cardumes na altura da desova dos mesmos(corvinas, robalos, douradas), e cada vez se vai sentindo mais a escases,  :-\
 

Offline MárioRosa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 37 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:24 Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #10 em: 22:17 Sexta, 19 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Talvez a pesca intensiva que se vê ppr toda a costa não ajude nada, quem me diz que a culpa não é das limpezas que a pesca profissional da nos cardumes na altura da desova dos mesmos(corvinas, robalos, douradas), e cada vez se vai sentindo mais a escases,  :-\

Também acredito que tenha influência, mas nos Rios, nem tanto
Um dia é da pesca, o outro dia...é meu
 

Offline Fisherpro

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 83
  • Agradecido: 8 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:10 Segunda, 08 de Julho de 2019
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #11 em: 22:26 Sexta, 19 de Julho de 2019 »
Sim concordo consigo.  :)
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #12 em: 17:55 Sábado, 20 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
São redes e redes, estendidas a menos de 30m da costa, é impossível qq peixe encostar, à noite e às vezes até de dia, o rio fica completamente minado, são redes , aparelhos, covos, etc etc nos locais mais improváveis que possamos imaginar, inclusive em alguns cais da própria Marinha Portuguesa, com o conhecimento deles, e mais não digo
É  verdade e por vezes até  com conhecimento da GNR
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #13 em: 18:00 Sábado, 20 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Talvez a pesca intensiva que se vê ppr toda a costa não ajude nada, quem me diz que a culpa não é das limpezas que a pesca profissional da nos cardumes na altura da desova dos mesmos(corvinas, robalos, douradas), e cada vez se vai sentindo mais a escases,  :-\
Não Mário  a culpa é  nossa que ferramos um peixe fora da medida  e o devolvemos ao mar que damos cabo da espécie . A culpa é  fos pescadores lúdicos,  por isso  é  que PM e GNR andam atrás  de nós  em vez de andar atrás dos prevaricadores
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Pouca actividade peixe na zoa oeste ?
« Responder #14 em: 19:14 Sábado, 20 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Talvez a pesca intensiva que se vê ppr toda a costa não ajude nada, quem me diz que a culpa não é das limpezas que a pesca profissional da nos cardumes na altura da desova dos mesmos(corvinas, robalos, douradas), e cada vez se vai sentindo mais a escases,  :-\
Não Mário  a culpa é  nossa que ferramos um peixe fora da medida  e o devolvemos ao mar que damos cabo da espécie . A culpa é  fos pescadores lúdicos,  por isso  é  que PM e GNR andam atrás  de nós  em vez de andar atrás dos prevaricadores

Bem verdade, a culpa é do lúdico que leva 1 peixe fora da medida por estar embuchado e morrer se for deitado fora... Ou então os responsáveis são aqueles que levam 1 ou 2 peixes fora de medida de forma consciente (não concordo com isso nem um bocadinho)... Os que diariamente andam a fazer arrastos a 1 ou 2 milhas da costa não há problema, não estragam a fauna nem a flora marinha... A culpa é do lúdico... O importante é a pm e a gnr andarem a ver quem tem licença e afins quando assobiam para o lado a mil e uma ilegalidades, mais graves na minha ótica...

Vou contar mais um episódio que aconteceu há cerca de 2 semanas.
São perto de 2 da manhã, estou a apanhar isco na lagoa de obidos para ir às douradas durante a semana e quando olho para o canal (a uns 10m de mim), assusto.me com uma luz vermelha, lá percebi que era uma boia de uma rede... A uns 200m a oeste lá está mais uma... Continuo a apanhar o meu isco, quando volto a passar perto da boia lá está o barco, aponto a lanterna para o barco (o mesmo de sempre) tiro a matrícula e passado uns minutos ligo para a pm... De Peniche porque da foz do arelho está fechada (é bonito, não é????)... Digo o que está a acontecer e que é assim todos os dias, dou a matrícula e quando pergunto o que é que eles vão fazer a resposta é do melhor, "não podemos fazer nada porque temos de o apanhar em flagrante", ora eu disse então venham cá agora eles " quando chegarmos aí já ele foi embora"... Eu nunca percebi muito bem disto, mas de Peniche ao bom sucesso demora.se uns 25 minutos (por alto), eu tive a apanhar isco mais 2h e o barco lá andou para trás e para a frente... O que me leva a pensar é que todos comem do mesmo prato e não se querem chatear....
É uma vergonha todos saberem o que se passa na lagoa, sabem quem o faz e não querem fazer nada acerca disso... E para quem não sabe na lagoa o peixe é todo pequeno (desde douradas de 200g a robalos de palmo)... São assassinos estes 3 montes de ***** que por aqui andam... E a pm a assobiar para o lado, nem o trabalho para o qual são pagos fazem... E legalmente se há uma ocorrência eles são obrigados a mandar efetivos verificar a situação, estes não... São especiais...
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por Afonso bthills [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por Afonso bthills [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]