collapse

Autor Tópico: Ajuda na escolha de material  (Lida 809 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Faria55

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 1 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:13 Domingo, 14 de Julho de 2019
Ajuda na escolha de material
« em: 22:56 Segunda, 15 de Julho de 2019 »
Boas pessoal.
Como tinha dito na minha apresentação, a minha experiencia em pesca é praticamente nula. Ja pesquei durante 2 meses com material emprestado e gostei bastante.
Quero comecar a pescar à bóia e precsiso de todo o material. (tudo mesmo)
O que me podem aconselhar? Não quero gastar mais que o necessário, sendo que também não quero o material mais rasca, quero uma coisa que me dure para uns bons anos sem que tenha de me preocupar depois em comprar novo material.
O que estou mais ou menos a pensar gastar é em torno dos 300€ já com cana, carreto, caixas, tanças e afins.
Dicas para além de cana e carreto são bem vindas.
Abraço
 

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Ajuda na escolha de material
« Responder #1 em: 23:32 Segunda, 15 de Julho de 2019 »
Boas. Isso é que eu gosto, pessoal a aderir à boia. Em que pesqueiros estás a pensar pescar? 5m chega? Consoante isso, poderemos ajudar. Mas esse budget dá na boa para teres um material porreiro...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Faria55

Offline Faria55

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 1 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:13 Domingo, 14 de Julho de 2019
Re: Ajuda na escolha de material
« Responder #2 em: 23:41 Segunda, 15 de Julho de 2019 »
Boa noite David. Obrigado pela resposta.
Agora de início será principalmente em pontōes, siteos não muito altos, 5m deverá ser suficiente(hoje já fui estudar o território). Futuramente de certeza que irei querer experimentar novas coisas.
Tenho andado a ler muitos posts no fórum e realmente o tamanho da cana é uma das minhas grandes dúvidas. O pessoal recomenda quase sempre 6m...
Será para pescar entre 1 a 2 dias por semana.
Abraço
« Última modificação: 23:43 Segunda, 15 de Julho de 2019 por Faria55, Motivo: Adicionar mais detalhes »
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Ajuda na escolha de material
« Responder #3 em: 09:24 Terça, 16 de Julho de 2019 »
A questão da altura será mais para o carreto, pois esse é que fará o esforço a rebocar. 5m é o ideal para a chumbadinha e pesqueiros em que não tenhas muitos obstáculos pela frente. Os 6m são mais polivalentes para alguns pesqueiros. Tens a bullfight, uma cana já muito conhecida pela sua qualidade na gama de preços em que se insere, com boas prestações. Se queres algo com um pouco mais de qualidade (componentes Fuji), tens a Sorento e a combat F4, um pouco mais caras, mas a durabilidade dos passadores tb é outra. Qualquer uma das 3 há em 5 e 6m.
Se não vais pescar em grandes alturas, a nível de carreto o daiwa ninja 4000 é uma possibilidade, leve e barato qb, não se porta mal.
Linhas, depende de preferes multi ou mono no carreto, podes dar uma vista de olhos na secção que há variadíssimas opções bem justificadas. O resto do material é fácil.

Recomendo que vejas alguns dos vídeos do Manuel Monteiro, têm dicas muito boas de montagens e afins que te podem ajudar
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Faria55

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Ajuda na escolha de material
« Responder #4 em: 10:13 Terça, 16 de Julho de 2019 »
Se o amigo quer ficar com material para anos, compre então já uma cana de 6 metros, pq se compra de 5 ao tempo que se vai "profissionalizando" na pesca, vai procurar outros pesqueiros e como tal, a de 6 é mais polivalente. 300 euros , dá para gastar 150 numa cana( Sorento ou tubertini strong hammer) por exemplo, e um carreto bom, aconselho um excelente carreto, preço qualidade top, o barros stout 5000, custa á volta de 110 euros, e ainda lhe sobra dinheiro para fios etc , se quiser carretos mais baratos, mas também bons, tubertini ap power 4000, á volta dos 75 euros, depois um mmultifilamento, o,19.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Faria55

Offline Faria55

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 1 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:13 Domingo, 14 de Julho de 2019
Re: Ajuda na escolha de material
« Responder #5 em: 13:58 Domingo, 21 de Julho de 2019 »
Bom dia amigos. Ainda não avancei para a compra pois ainda estou muito indeciso. Tanto na cana em si como no tamanho da mesma.
Estive a ler o tópico da Vega Sorento e houveram algumas coisas que me chamaram à atenção.
A primeira é em relação à ferragem que dizem que não é muito rápida na ferragem. Isso para um principiante não vai dificultar?
Outra questão é em relação ao tamanho. Dizem no tópico que a cana é macia. Assim sendo em caso de apanhar peixe com peso razoável não vou “perder” comprimento? Ja fiz uns testes com uma cana velha que tenho aqui em casa, de facto a distancia de pedras a minha frente ainda é grande mas não tenho bem noção do que preciso...
abraço
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Ajuda na escolha de material
« Responder #6 em: 14:30 Domingo, 21 de Julho de 2019 »
Boas eu acho que a Vega bullfight é suficiente, o daiwa ninja é realmente uma boa opção...eu por exemplo tenho um Shimano sienna 4000 que é um carreto muito básico custou 30€ mas como a boia só vou ao carapau é suficiente

Como vá ji no grupo para que comprar caro se ficamos servidos barato?!
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Gonçalves

Offline MárioRosa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 37 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:24 Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Re: Ajuda na escolha de material
« Responder #7 em: 17:22 Domingo, 21 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia amigos. Ainda não avancei para a compra pois ainda estou muito indeciso. Tanto na cana em si como no tamanho da mesma.
Estive a ler o tópico da Vega Sorento e houveram algumas coisas que me chamaram à atenção.
A primeira é em relação à ferragem que dizem que não é muito rápida na ferragem. Isso para um principiante não vai dificultar?
Outra questão é em relação ao tamanho. Dizem no tópico que a cana é macia. Assim sendo em caso de apanhar peixe com peso razoável não vou “perder” comprimento? Ja fiz uns testes com uma cana velha que tenho aqui em casa, de facto a distancia de pedras a minha frente ainda é grande mas não tenho bem noção do que preciso...
abraço


Boas companheiro, antes de mais deixa-me dizer-te que as informações, dicas, conselhos etc da malta aqui do fórum são muito importantes (para mim foram), mas tens de saber filtrar alguma dessa informação, não leves tudo à letra.
Quando alguém diz que uma cana é macia, pode ser de facto macia, mas pode ser apenas para essa pessoa, aquilo que é macio para mim, pode ser um pau para ti e vice versa, quando alguém diz que não é rápida a ferrar, o erro pode estar no pescador e não na cana, para mim por exemplo a Sorento é matadora, e até posso pescar com uma cana melhor mas se não estiver adaptado a ela nunca vou tirar o devido proveito das suas características.

Tens muitas canas top no mercado, ficarias bem servido com muitas delas, a Bullfight e a Sorento como já te disseram são canas que não precisam de apresentação, a Buulfight mais barata mas muito boa para o preço que custa, a Sorento mais cara, mas com uma qualidade excepcional, basta pegares nela.

Como eu só posso falar do que conheço, vou te falar da Sorento, demorei talvez 2 a 3 pescas a adaptar-me à cana mas talvez mais por causa do tamanho, pois não estava habituado a pescar com canas de 6m, e com tamanha potência, mas adorei e fiquei fã...posso te dizer que apesar do raio de acção de 5-130g, eu pesco geralmente pesado, com boias de 40, chumbadinhas de 30 ou 35, e pela 1ª vez a semana passada experimentei pescar com uma boia de 10g e chumbica de 7g, pensava eu que a coisa ia correr mal, porque a cana parecia-me forte demais para pescar com material tão leve, e mais uma vez a Sorento surpreendeu-me, a facilidade de lançamento e manuseamento, assim como a ferragem, com material tão leve, deixou-me de boca aberta.

Por isso ouve a malta mais experiente (ainda não sou eu) mas tenta filtrar aquilo que é subjectivo, e foca-te nos pontos mais objectivos...uma coisa te aconselho, como me aconselharam a mim, compra de 6m, porque vai te fazer falta
Um dia é da pesca, o outro dia...é meu
 

Offline Faria55

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 1 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:13 Domingo, 14 de Julho de 2019
Re: Ajuda na escolha de material
« Responder #8 em: 21:15 Domingo, 21 de Julho de 2019 »
Claro que tento filtrar. Mas algums conceitos a mim não me dizem grande coisas pois se pesquei 15 vezes na vida foi muito, e ja foi ha alguns anos.
Como não percebi essas questões coloquei as aqui para perceber exatamente o que eles queriam dizer com isso.
Estou a ter várias opiniões em conta, tanto do pessoal aqui do fórum como de pessoal amigo.
A cana já decidi que é a sorento so falta decidir o comprimento.
Pela opiniao da malta aqui do fórum vou para a de 6. Falei com 2 amigos um experiente outro menos. O mais experiente diz que 5 é suficiente. Acho que devo ir a loja e ver os 2 comprimentos e aí talvez consiga perceber o que vou precisar, porque ainceramente tambem não tenho noção se 6m será ou nao demais para as zonas que penso ir pescar.
Obrigado a todos pelas opiniões
Ob
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MárioRosa

Offline MárioRosa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
  • Agradecido: 37 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:24 Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Re: Ajuda na escolha de material
« Responder #9 em: 00:03 Segunda, 22 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Claro que tento filtrar. Mas algums conceitos a mim não me dizem grande coisas pois se pesquei 15 vezes na vida foi muito, e ja foi ha alguns anos.
Como não percebi essas questões coloquei as aqui para perceber exatamente o que eles queriam dizer com isso.
Estou a ter várias opiniões em conta, tanto do pessoal aqui do fórum como de pessoal amigo.
A cana já decidi que é a sorento so falta decidir o comprimento.
Pela opiniao da malta aqui do fórum vou para a de 6. Falei com 2 amigos um experiente outro menos. O mais experiente diz que 5 é suficiente. Acho que devo ir a loja e ver os 2 comprimentos e aí talvez consiga perceber o que vou precisar, porque ainceramente tambem não tenho noção se 6m será ou nao demais para as zonas que penso ir pescar.
Obrigado a todos pelas opiniões
Ob

Exactamente o mesmo dilema que eu tive, até porque estava habituado a pescar com canas de 4m,quando abri a Sorento de 6m, achei que tinha escolhido mal, hoje posso-te dizer que ainda vou comprar de 7m, porque já me fez falta...a questão da polivalência que a malta me aconselhou, assim como a ti,  faz todo o sentido porque onde pesco com uma de 5m tb pesco com a de 6m, mas onde preciso de uma cana de 6m, não consigo pescar com a de 5m...o ideal seria mesmo experimentares se tiveres possibilidades
Um dia é da pesca, o outro dia...é meu
 

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [Hoje às 19:18]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 17:52]

Robalo de Primavera por Zagaia [Hoje às 16:48]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [Hoje às 14:35]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]