collapse

Autor Tópico: Alqueva - Herdade do Roncanito  (Lida 933 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nuno.Simas.1966

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 38
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:43 Sábado, 08 de Abril de 2017
Alqueva - Herdade do Roncanito
« em: 22:27 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Boa noite a todos:
Alguém me sabe dizer se é possível pescar nos embalses/barragens da herdade do Roncanito, entre Montes Juntos e Monsaraz, junto ao Alqueva, concelho do Alandroal?
Vou para essa zona em agosto e gostava de saber se é possível pescar nessa herdade e/ou se preciso de licença especial.
Um agradecimento antecipado a todos!
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Alqueva - Herdade do Roncanito
« Responder #1 em: 00:07 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Se a albufeira ou albufeiras em questão forem concessionadas é necessário, para além da licença de pesca lúdica nacional ou regional sul, licença especial diária.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Alqueva - Herdade do Roncanito
« Responder #2 em: 08:56 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se a albufeira ou albufeiras em questão forem concessionadas é necessário, para além da licença de pesca lúdica nacional ou regional sul, licença especial diária.
Bom dia. Este país é só roubar. Licença para ali. Licença para  Acolá. Qualquer dia até para dormirmos com a nossa mulher temos que ter licença. CHICHA  que é demais!!!!
 

Offline IvoCrespo

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 2 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:13 Sexta, 26 de Abril de 2019
Re: Alqueva - Herdade do Roncanito
« Responder #3 em: 09:28 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se a albufeira ou albufeiras em questão forem concessionadas é necessário, para além da licença de pesca lúdica nacional ou regional sul, licença especial diária.
Bom dia. Este país é só roubar. Licença para ali. Licença para  Acolá. Qualquer dia até para dormirmos com a nossa mulher temos que ter licença. CHICHA  que é demais!!!!

E não pagamos???
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1037
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Alqueva - Herdade do Roncanito
« Responder #4 em: 10:19 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
O casamento é :

É a maneira mais cara de um homem ter uma mulher de borla.  ;D ;D ;D ;D ;D

As pescadoras que me desculpem, mas não resisti a partilhar esta frase machista....

Tenho a certeza que os vossos maridos não pensam assim....  :join: :join: :join: :join:

É normal se pagar licença diaria, estamos a falar de águas particulares   concessionadas, pelo que o proprietário é livre de dispor das mesmas como quiser.....
« Última modificação: 10:21 Quarta, 10 de Julho de 2019 por Trindade, Motivo: Correccao »
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Alqueva - Herdade do Roncanito
« Responder #5 em: 11:39 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É normal se pagar licença diaria, estamos a falar de águas particulares   concessionadas, pelo que o proprietário é livre de dispor das mesmas como quiser.....

Amigo Trindade, não existem concessões em Águas Particulares. Apesca é um direito dos proprietários das águas particulares. No entanto, o exclusivo do exercício da pesca está condicionado a prévia sinalização das águas.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1037
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Alqueva - Herdade do Roncanito
« Responder #6 em: 12:22 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É normal se pagar licença diaria, estamos a falar de águas particulares   concessionadas, pelo que o proprietário é livre de dispor das mesmas como quiser.....

Amigo Trindade, não existem concessões em Águas Particulares. Apesca é um direito dos proprietários das águas particulares. No entanto, o exclusivo do exercício da pesca está condicionado a prévia sinalização das águas.


Amigo Vieira

Posso ter me explicado mal ou estar errado na minha percepção.

A ideia que tenho é que há 3 regimes

Regime livre, águas públicas onde é livre o exercício da pesca por qualquer Pescador detentor de licenca

Regime concessionado, sendo as águas públicas ou privadas, onde é necessária licença adicional e cumprir o regulamento da concessão.

Águas privadas onde o exercício da pesca está condicionado a vontade do proprietário, sendo que neste caso não há pagamento ao proprietário,.... Não pode ser explorada comercialmente a pesca.

Esta é a ideia que eu tenho, penso que para explorar comercialmente uma massa de água (por exemplo carp fishing) tem de existir concessão..... Posso estar enganado.

Um abraco amigo Vieira é se me puderes esclarecer eu agradecia, saberás seguramente mais do que acerca da matéria.
Trindade , o gradeiro do Oeste
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Alqueva - Herdade do Roncanito
« Responder #7 em: 14:09 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
A pesca lúdica pode ser exercida em todas as massas de água interiores não submetidas à jurisdição marítima, com exceção:

- Zonas de proteção
- Zonas de pesca profissional
- Águas particulares sem autorização do proprietário
- Águas balneares durante a respetiva época balnear
- Faixa de 100m envolvente de unidades de aquicultura instaladas em albufeiras
- Pegos isolados, aquedutos e a menos de 50 m de eclusas e passagens para peixes
- Perímetros de proteção das captações superficiais destinadas à produção de água para consumo humano
- Zona de proteção da barragem e dos órgãos de segurança e de utilização das albufeiras de águas públicas de serviço público classificadas.

Para pescar numa concessão de pesca ou numa zona de pesca lúdica, para além da licença de pesca lúdica válida territorialmente ou da licença para não residentes, é também necessária a respetiva licença especial a emitir pela entidade gestora da zona

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Mac77 [Hoje às 18:56]

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]