collapse

Autor Tópico: Denunciar o Lixo  (Lida 1829 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Mané

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 49 vezes
  • Paz
    • Junto ao mar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:18 Quarta, 26 de Setembro de 2018
Denunciar o Lixo
« em: 16:51 Terça, 09 de Julho de 2019 »
Este tópico destina-se a quem puder denunciar o lixo que encontra nos sítios onde esteve, e que possa colocar uma foto.
Para que a informação seja útil: local e data.


De acordo com um dos dicionários de Português, lixo é isto:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

li·xo |ch|
substantivo masculino
1. Qualquer matéria ou coisa que repugna por estar suja ou que se deita fora por não ter utilidade. = ENTULHO, PORCARIA
2. Resíduo resultante de actividades domésticas, comerciais, industriais, etc., e que se deita fora. ; detritos, sobras. = DETRITO, SOBRA
3. Local onde se acumulam esses resíduos ou matérias.
4. Recipiente onde se colocam esses resíduos ou matérias.
5. [Figurado]  Escória, ralé.
"lixo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 17:06 Terça, 09 de Julho de 2019 por Mané »
Guarda o que comer não guardes o que fazer.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #1 em: 08:31 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este tópico destina-se a quem puder denunciar o lixo que encontra nos sítios onde esteve, e que possa colocar uma foto.
Para que a informação seja útil: local e data.


De acordo com um dos dicionários de Português, lixo é isto:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

li·xo |ch|
substantivo masculino
1. Qualquer matéria ou coisa que repugna por estar suja ou que se deita fora por não ter utilidade. = ENTULHO, PORCARIA
2. Resíduo resultante de actividades domésticas, comerciais, industriais, etc., e que se deita fora. ; detritos, sobras. = DETRITO, SOBRA
3. Local onde se acumulam esses resíduos ou matérias.
4. Recipiente onde se colocam esses resíduos ou matérias.
5. [Figurado]  Escória, ralé.
"lixo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia . Isto  é uma boa dica.Fotos da boca do Inferno já foram enviadas para o Pelouro respectivo da Câmara Municipal de Cascais, e a resposta que me deram foi: .Todos os dias sai uma brigada da Câmara para limpeza desses locais . Estou a falar da Boca do Inferno. Se fores lá ,onde está a brigada.?
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #2 em: 09:10 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
.Fotos da boca do Inferno já foram enviadas para o Pelouro respectivo da Câmara Municipal de Cascais

Isso é o 1º passo para proibirem a pesca lá, se as coisas continuarem como sempre :)
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #3 em: 12:00 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
.Fotos da boca do Inferno já foram enviadas para o Pelouro respectivo da Câmara Municipal de Cascais

Isso é o 1º passo para proibirem a pesca lá, se as coisas continuarem como sempre :)


... ou para a criação de mais umas taxas ou licenças... e depois queixam-se!   :evil:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este país é só roubar. Licença para ali. Licença para  Acolá. Qualquer dia até para dormirmos com a nossa mulher temos que ter licença. CHICHA  que é demais!!!!


Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #4 em: 12:44 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
.Fotos da boca do Inferno já foram enviadas para o Pelouro respectivo da Câmara Municipal de Cascais

Isso é o 1º passo para proibirem a pesca lá, se as coisas continuarem como sempre :)


Exacto. E depois o lixo continua pq os turistas estão-se a cagar para o caixote do lixo que lá está. Até se dão ao luxo de estar lá em cima e a mandar o lixo cá para baixo para as pedras
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #5 em: 15:54 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Exacto. E depois o lixo continua pq os turistas estão-se a cagar para o caixote do lixo que lá está. Até se dão ao luxo de estar lá em cima e a mandar o lixo cá para baixo para as pedras

Certo. Mas eu só falo por mim e tenho a certeza de que a mim não me culpam pelo lixo. Ou pior, culpam quando eu não tenho nada a ver com isso, porque pesco e como tal por causa de uns idiotas eu também tenho a fama.

E já agora, vê o ultimo video dos Segredos da Pesca do Manuel Monteiro e diz-me se ali também são os turistas ou os "gajos do carapau".

 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #6 em: 16:11 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E já agora, vê o ultimo video dos Segredos da Pesca do Manuel Monteiro e diz-me se ali também são os turistas ou os "gajos do carapau".
Nesta altura é bem pior,. Durante o ano não se vê tanto porquê? Porque não há carapau. Quando esta espécie começa a encostar pronto, começa a nundice
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #7 em: 16:17 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nesta altura é bem pior,. Durante o ano não se vê tanto porquê? Porque não há carapau. Quando esta espécie começa a encostar pronto, começa a nundice

Bom eu pesco todo o ano e n noto diferença. Talvez mais no verão mas tb há mais gente a pescar no versão do que no inverno. Não tenho informação suficiente para dizer que sim nem que não, por isso abstenho-me de acusar.

Mas a fama de porcos ninguém nos tira e. infelizmente, embora injusto porque não somos todos iguais, com razão.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #8 em: 16:43 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Exacto. E depois o lixo continua pq os turistas estão-se a cagar para o caixote do lixo que lá está. Até se dão ao luxo de estar lá em cima e a mandar o lixo cá para baixo para as pedras

Certo. Mas eu só falo por mim e tenho a certeza de que a mim não me culpam pelo lixo. Ou pior, culpam quando eu não tenho nada a ver com isso, porque pesco e como tal por causa de uns idiotas eu também tenho a fama.

E já agora, vê o ultimo video dos Segredos da Pesca do Manuel Monteiro e diz-me se ali também são os turistas ou os "gajos do carapau".



Eu estava a referir-me especificamente á boca do Inferno 😉 de verão as coisas ficam sempre piores com os pescadores sazonais, não são todos com é óbvio, assim como nem todos que pescam o ano inteiro deixam tudo limpinho. O bico da messe é outro exemplo disso.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #9 em: 18:27 Quarta, 10 de Julho de 2019 »
Independentemente de a malta dizer que traz o lixo que faz, não consigo compreender como há gente que consegue pescar no meio de tanta trampa e cheiro nauseabundo.  :o
Por vezes a gula é tanta que cega e tira o olfacto...   ::)

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #10 em: 08:39 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Boas pessoal , tenho reparado que no que toca ao lixo continua tudo na mesma , foi ele ou são os outros ou os turistas ou talvez aqueles ... não venho aqui para acusar ninguém mas só para dar dica , e se cada um de nós pescadores sempre que fosse comprar o isco levasse uns tapperweres ? E se se incentivasse as lojas de pesca a acabarem com as garrafas de água e pacotes de leite onde se leva o isco ?  Tipo tem onde levar o isco ? Se não tem são mais X por um tapperwere ou uma caixinha reutilizável , sei que mesmo assim ainda iria haver caixas de isco tipo coreano ,americano etc e não iria resolver tudo mas era um princípio não ? Dêem as vossas opiniões  :)

Em primeiro lugar quero dizer que o que está escrito na parte superior  foi ideia do b.nunes de Faro . Eu só a copiei para aqui porque achei uma ideia extremamente boa  e que  pode ser aproveitada, e como os tópicos no fundo estão relacionadas achei que também tinha aqui lugar. Se algum Administrador achar  o contrário agradeço que  a retire.
« Última modificação: 08:42 Quinta, 11 de Julho de 2019 por antoniopereira »
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #11 em: 09:13 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Boas,

Não acho que seja o caminho, os lojistas iriam perder tempo a acondicionar iscas em recipientes dos clientes e nos já sabemos o tempo que perdemos, ansiosamente, nas lojas de pesca, para além de que muita da isca que os lojistas vendem, já vem acondicionada, nas tais embalagens de plástico/esferovite. O caminho só se poderá fazer através da consciencialização de TODOS aqueles que usufruem dos espaços públicos.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #12 em: 09:20 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Bom dia Boas. Isto é só para evitar que algum pessoal deixasse os pesqueiros sujos. mais 20 segundos ou mesmo um minuto que uma pessoa perde na loja que ia fazer a diferença . Acho eu. Além disso até nós podemos fazer isso em casa.Porque não?
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #13 em: 09:28 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Qual seria a diferença de usar um tupper em vez de uma caixa de plastico, se no fim da jornada coloco as embalagens na reciclagem? Como disseram no outro tópico é um não problema. Os tais que sujam os pesqueiros só com mais fiscalização e multas pesadas porque a conciencia não nasceu com eles
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #14 em: 10:05 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
.Fotos da boca do Inferno já foram enviadas para o Pelouro respectivo da Câmara Municipal de Cascais

Isso é o 1º passo para proibirem a pesca lá, se as coisas continuarem como sempre :)


Já na Figueira nos trapichos que era um sitio espectacular para se estar com a família e passar o dia foi o que aconteceu. Iam cagar para dentro das traineiras como eu algumas vezes vi e ainda me incomodei com um porco desses, roubavam os camarões dos cofres que era o sustento dos pescadores para ganharem algum. Fiz lá boas pescarias junto aos barcos. Enfim.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #15 em: 10:34 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Luis. Tens razão. Mas é mais fácil a PM actuar sobre ti se não tens licença ou outra coisa qualquer, do que actuar sobre esses porcos. Um dia na boca do Inferno cheguei para ir ao carapau , estavam lá 3 ucranianos  há pesca  , com garrafas de cerveja, vi que eram deles porque os vi estarem a beber. Quando se foram embora  deixaram-nas  lá todas. Resultado tive que  as levar   eu para o lixo.
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #16 em: 10:45 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
O problema maior não está nas embalagens...mas sim nas atitudes...quem tivesse a iniciativa de levar os recipientes para as lojas...esses não deixam lixo no pesqueiro...mesmo que fossem as embalagens dos logistas...outra coisa é reduzir o consumo de plásticos aí sim podia fazer alguma diferença.

Quem deixa lá o lixo, vai continuar a deixar enquanto não abrir a mente para a causa ambiental...mais fiscalização, cada pescador deveria ter sempre consigo um saco para o lixo e juntar todo o seu lixo no final da jornada e colocar no devido local (se conseguir trazer mais algum seria melhor, mas pelo menos o seu)

Devíamos criar uma campanha de sensibilização pelo menos online tornando virais as partilhas de modo a chegar ao máximo de população para assim chamar a atenção de quem o faz ou para quem vê fazer que pressione quem faz mal.

Apelo ao pessoal da imagem que crie um "cartaz" / mensagem clara da situação actual e do que se deve fazer para todos juntos partilharmos regularmente para alertar toda a população quer piscatória quer no geral
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #17 em: 18:20 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O problema maior não está nas embalagens...mas sim nas atitudes...quem tivesse a iniciativa de levar os recipientes para as lojas...esses não deixam lixo no pesqueiro...mesmo que fossem as embalagens dos logistas...outra coisa é reduzir o consumo de plásticos aí sim podia fazer alguma diferença.

Quem deixa lá o lixo, vai continuar a deixar enquanto não abrir a mente para a causa ambiental...mais fiscalização, cada pescador deveria ter sempre consigo um saco para o lixo e juntar todo o seu lixo no final da jornada e colocar no devido local (se conseguir trazer mais algum seria melhor, mas pelo menos o seu)

Devíamos criar uma campanha de sensibilização pelo menos online tornando virais as partilhas de modo a chegar ao máximo de população para assim chamar a atenção de quem o faz ou para quem vê fazer que pressione quem faz mal.

Apelo ao pessoal da imagem que crie um "cartaz" / mensagem clara da situação actual e do que se deve fazer para todos juntos partilharmos regularmente para alertar toda a população quer piscatória quer no geral

Também penso que a maneira mais rentavel para dar a volta a esta situação é  como dizes


cumpts


Manuel Matos
 

Offline Ricardo Ramos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 374
  • Agradecido: 73 vezes
    • Cascais
    • Pesqueiros Cascais/Cabo da Roca
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:25 Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #18 em: 22:44 Quinta, 25 de Julho de 2019 »
Estas fotos foram tiradas hoje quando cheguei ao pesqueiro na Boca do Inferno!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pesqueiros!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #19 em: 22:59 Quinta, 25 de Julho de 2019 »
Eh pá... isso é obra dos turistas. Esses gajos são uns malandros.
E depois venham-me falar de baleias em decomposição há meia dúzia de dias.  :evil:
Esses pesqueiros já estão em decomposição há muitos anos... e quem os "matou" devia ser preso.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #20 em: 23:08 Quinta, 25 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estas fotos foram tiradas hoje quando cheguei ao pesqueiro na Boca do Inferno!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Vai a Peniche nas zonas onde se pesca aos carapaus!!! Lages dos Pargos e varandas...

Eu sou "pescador".... mas quem lá deixa aquilo, não são pescadores, são PORCOS e CRIMINOSOS!!! e coitados dos porcos em relação a eles...

Todos os anos se limpam esses locais e no verão tudo se repete! Além de cagarem... sim cagarem na própria vertente da palavra naqueles locais!
Afonso
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #21 em: 23:16 Quinta, 25 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Vai a Peniche nas zonas onde se pesca aos carapaus!!! Lages dos Pargos e varandas...


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Humberto foz do arelho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1611
  • Agradecido: 162 vezes
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #22 em: 23:22 Quinta, 25 de Julho de 2019 »
Fui uma vez a Peniche e confirmo o que o colega disse!!
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Denunciar o Lixo
« Responder #23 em: 11:23 Sexta, 26 de Julho de 2019 »
acho que os porcos fazem isso de proposito para ninguém lá ir e como são porcos não se importam de pescar no meio da m@rda
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]