collapse

Autor Tópico: Bóia com multi  (Lida 2575 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Bóia com multi
« em: 22:01 Segunda, 01 de Julho de 2019 »
Muito tenho ouvido falar na pesca á bóia com multi. Sempre usei mono, mas confesso que ando curioso com esta opção. Que vantagens/desvantagens notam com o multi, e como fazem a montagem? Eu pesco na grande maioria das vezes com a bóia a correr, daí em parte não estar a perceber o esquema.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Bóia com multi
« Responder #1 em: 22:33 Segunda, 01 de Julho de 2019 »
Pescar com mono ou multi a montagem é igual , eu faço assim, travão feito com multi velho, missanga , bóia , travão em cima dos chumbos (uso chumbo de correr e não gosto que andam a passear) ,missanga e destorcedor

Eu desde que comecei a usar multi não quero outra coisa, principalmente porque posso usar medidas muito mais finas, apenas tenho atenção a fazer o estralho um pouco mais comprido do que o normal para dar um pouco de elasticidade á montagem, e ter atenção ao drag, trabalhar bem o peixe , porque se tivermos o drag muito fechado, como a linha não tem elasticidade tirando o estralho, pode partir pelo estralho , mas nunca me aconteceu isso

Eu comprei o meu multi no ali, tenho em 0.14 para mar e 0.10 para pescar no rio com amostras
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ablobo, Ricardo Nunes

Offline David12

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 547
  • Agradecido: 137 vezes
    • São Marcos
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:55 Domingo, 15 de Julho de 2018
Re: Bóia com multi
« Responder #2 em: 00:46 Terça, 02 de Julho de 2019 »
Eu pesco com mono e multi, e a montagem faço exactamente a mesma, boia ou pião entre stopers manuais com chumbo junto a boia, como vantagens do multi poder pescar mais fino com mais resistência, com isso poder lançar mais se os robalos ou carapaus não encostarem tanta à pedra, para os sargos como pesco sem engodo não me faz diferença que pesco em cima da pedra, prefiro multi aos sargos a pescar em altura da.me mais segurança a içar o peixe. Em relação ao ferrar/desferrar acho que é ela por ela, consigo ferrar com mais facilidade o peixe com multi mas também desferra mais, pela falta de elasticidade do fio. O que prefiro no mono é facilidade de desfazer os enleios, que às vezes no multi só dá vontade de cortar aquilo tudo. Boia a correr prefiro mono por isto mesmo, qualquer nó entre madre, pião chumbo ou estralho é mais difícil de tirar.
« Última modificação: 00:51 Terça, 02 de Julho de 2019 por David12 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ablobo, Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Bóia com multi
« Responder #3 em: 07:44 Terça, 02 de Julho de 2019 »
Com união do multi ao mono e depois destorcedor para o estralho ou tudo directo? Às tantas não se perde tanta bóia quando prende não?
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Bóia com multi
« Responder #4 em: 07:54 Terça, 02 de Julho de 2019 »
Direto não , eu pelo menos não uso, o esquema que uso é aquele que disse em cima

Travao manual em multi - missanga - boia- travão para chumbos- chumbos- missanga - destorcedor

Eu desde que comecei a usar multi nunca mais perdi bóias, quando tinha que comprar mais era por terem partido ao bater em alguma rocha ou assim, mas agora habituei-me as bóia EVA , não partem facilmente

Quanto a ser mais difícil ferrar o peixe, ao início também senti isso, agora não, o que fiz foi quando sinto o toque e vejo a bóia a ir ao fundo, deixá-la ir mais uma fração de segundo do que fazia se tivesse com mono, assim o peixe vai ter tempo para meter toda a isca na boca, o multi como não tem elasticidade assim que puxas estás a ferrar, no mono como tem elasticidade dás a tal fração de segundo mesmo inconscientemente
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Bóia com multi
« Responder #5 em: 08:58 Terça, 02 de Julho de 2019 »
Boas . Eu já estou como o joaoroque, desde que comecei a usar multi ,  raramente  pesco uma bóia , só se for por distracção. Antes  não , como pesco junto ao fundo uma vez por outra lá ia uma bóia . Cheguei a perder  5 bóias numa jornada. Desde que uso multi como disse raramente perco alguma bóia . Perco mais na altura do peixe porco (partidas ).Quando os gajos embicam par a as rochas se um gajo não se põe  a pau ,lá vai uma. É mais sensível ao toque do peixe. É mais cara mas o gasto que eu fazia nas bóias compensa.Faço é estralho com multi. Directo nunca, senão só a tesoura salva a questão.
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Bóia com multi
« Responder #6 em: 09:01 Terça, 02 de Julho de 2019 »
Tinha os carretos todos com multi, troquei para mono por causa das vantagens, mais elasticidade o que te aumenta em muito mas mesmo muito em não perder os matateus maiores e a resistência ao abrasão nada tem a ver.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Bóia com multi
« Responder #7 em: 09:27 Terça, 02 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tinha os carretos todos com multi, troquei para mono por causa das vantagens, mais elasticidade o que te aumenta em muito mas mesmo muito em não perder os matateus maiores e a resistência ao abrasão nada tem a ver.

Acredito que sim, eu não apanho assim sargos tão grandes quanto isso, e aqueles grandes que já apanhei trabalhando com o drag consegui safa-los bem, mas eu também pesco ao nível da água, quanto muito a dois metros de altura ,mas a verdade é que a mim dá-me jeito com multi, mas a maioria das pessoas que eu vejo que apanham grandes sargos é tudo com mono no carreto
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Bóia com multi
« Responder #8 em: 11:38 Terça, 02 de Julho de 2019 »
Eu gosto de mono e uso mono, já tentei usar multi mas desisti embora que também não lhe dei muito tempo, tenho de voltar a experimentar.

O mutli para mim tem a desvantagem de tirar toda a elasticidade da pesca e depois ao pescar com linhas 0.20 no estralho acaba por tornar a ruptura muito mais fácil se apertar-mos um bocado mais com o peixe, e quando o multi vai ao mexilhao parte que é uma beleza.

Por outro lado com o mono tenho de usar medidas mais grossas no carreto e em dias de vento é difícil ter a pesca naquelas zonas "quentes" que tanto queremos e depois com bóias mais ligeiras lançar também é mais complicado, mas a maior desvantagem para mim é mesmo o facto do vento lhe pegar muito mais, e não estando a pescar nas zonas certas é meio caminho andado para o sucesso da pesca ser menor.

 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Bóia com multi
« Responder #9 em: 11:44 Terça, 02 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu gosto de mono e uso mono, já tentei usar multi mas desisti embora que também não lhe dei muito tempo, tenho de voltar a experimentar.

O mutli para mim tem a desvantagem de tirar toda a elasticidade da pesca e depois ao pescar com linhas 0.20 no estralho acaba por tornar a ruptura muito mais fácil se apertar-mos um bocado mais com o peixe, e quando o multi vai ao mexilhao parte que é uma beleza.

Por outro lado com o mono tenho de usar medidas mais grossas no carreto e em dias de vento é difícil ter a pesca naquelas zonas "quentes" que tanto queremos e depois com bóias mais ligeiras lançar também é mais complicado, mas a maior desvantagem para mim é mesmo o facto do vento lhe pegar muito mais, e não estando a pescar nas zonas certas é meio caminho andado para o sucesso da pesca ser menor.



Essa é a principal vantagem sem dúvida, eu ainda na semana passada estive a pesca com algum vento e a pescar com bóia de 4 e multi 0.14 o vento não pega tanto
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Bóia com multi
« Responder #10 em: 11:38 Terça, 16 de Julho de 2019 »
Eu só pesco com multi.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Bóia com multi
« Responder #11 em: 14:25 Terça, 16 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa é a principal vantagem sem dúvida, eu ainda na semana passada estive a pesca com algum vento e a pescar com bóia de 4 e multi 0.14 o vento não peg
O vento não pega tanto no Multi???????????????
È o contrário não pega tanto no mono, mais elastecidade o que permite cansar mais rápidamente o peixe, evita desferragens e maior resistência a abrasão.
Já tinha dito e volto a dizer retirei o multi de todos os raccretos por alguma razão foi
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Bóia com multi
« Responder #12 em: 12:47 Sexta, 02 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa é a principal vantagem sem dúvida, eu ainda na semana passada estive a pesca com algum vento e a pescar com bóia de 4 e multi 0.14 o vento não peg
O vento não pega tanto no Multi???????????????

Sim o vento não pega tanto no multi, pela simples razão de que uso 0,14 ou 0,16 de multi, e em nylon teria de usar 0,20 ou 0,25, ou como alguns que conheço, 0,30 ou 0,35... Pela simples razão de que o diâmetro é mais pequeno logo a área de contacto é mais pequena. Além da experiência que tenho, a pescar com nortadas, muitas da pescas que fiz com multi, nunca tinha conseguido com nylon...

Em relação ao resto, acho que depende de cada um, é como tantos outros acessórios de pesca, cada um usa o que gosta mais e acha mais eficaz para a pesca que faz...

Eu pessoalmente, desde que comecei a usar multi, já faz uns anos valentes, não quero outra coisa, isto em relação pesca boia... para mim tem mais vantagens que desvantagens, para outro pode ser o contrário...
Agora deixo aqui um alerta, se usaram multi, uma só marca, e ou, 1 ou 2 vezes em pesca, acho que deviam dar mais oportunidades ao fio... Digo isto porque conheço marcas que têm fios (x8) caros, bobines de 150m na casa dos 30€ e não valem um chevo, e existem marcas que têm fios (x8), bobines 300m na casa dos 25€ que, para mim, são bons, isto a falar nos mesmos diâmetros...

Mas mais uma vez é a minha opinião pessoal.

 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Bóia com multi
« Responder #13 em: 14:34 Sexta, 02 de Agosto de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu pessoalmente, desde que comecei a usar multi, já faz uns anos valentes, não quero outra coisa, isto em relação pesca boia... para mim tem mais vantagens que desvantagens, para outro pode ser o contrário...
Eu também sou da mesma opinião . Para pescar há bóia não quero outra coisa, Não quer dizer que um dia me chateie e mude , mas por agora estou satisfeito. E mais como pesco muito junto ao fundo, de vez em quando lá ia bóia. Desde que comecei a usar multi ainda não perdi nenhuma
 bóia. Também não pesco directo.
 

Offline SRoque

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
  • Agradecido: 1 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:52 Segunda, 06 de Julho de 2020
Re: Bóia com multi
« Responder #14 em: 15:39 Quarta, 09 de Dezembro de 2020 »
Vi mais que uma pessoa a referir que perde menos boias com o multi.
Porquê?

Quando perco boias, é porque deixo o fio encostar às rochas (acima da boia), e acabo por ter que puxar até partir.
Nestas situações o multi não partiria da mesma forma (ou até com mais facilidade, por cortar nas rochas)?
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Bóia com multi
« Responder #15 em: 16:03 Quarta, 09 de Dezembro de 2020 »
Mas usam fios que têm maior resistência em medidas mais baixas.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline joseferreira77

Re: Bóia com multi
« Responder #16 em: 16:24 Quarta, 09 de Dezembro de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vi mais que uma pessoa a referir que perde menos boias com o multi.
Porquê?

Quando perco boias, é porque deixo o fio encostar às rochas (acima da boia), e acabo por ter que puxar até partir.
Nestas situações o multi não partiria da mesma forma (ou até com mais facilidade, por cortar nas rochas)?


claro que tens razao.  mais facilidade já não diria, mas sim, vai a vida por aquele sitio.

a única bóia com multi que faço é boias pesadas, e onde não há pouco risco de prisão.  portanto até podia dizer que nunca perco com multi!  mas não é justa comparação.  pesco muito mais ao nível do mar com mono para ser justo. e duvido que haja muita gente a pescar da mesma maneira com multi e mono para fazer justa comparação.

 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Bóia com multi
« Responder #17 em: 16:33 Quarta, 09 de Dezembro de 2020 »
Eu só pesco com nylon e raramente perco bóias.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Bóia com multi
« Responder #18 em: 16:46 Quarta, 09 de Dezembro de 2020 »
Inserir Citação (seleção)
E mais como pesco muito junto ao fundo, de vez em quando lá ia bóia.

Normalmente pesca-se com estralho mais fino, e esse é um dos motivos. Se prende fica só lá o estralho.
Uso 0.30 no carreto e estralhos nunca passo o 0.25. ( Isto tudo em mono ).
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]