collapse

Autor Tópico: DGRM não reconhece carta navegação espanholas  (Lida 7887 vezes)

Offline cacts

• Robalo
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:55 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
DGRM não reconhece carta navegação espanholas
« em: 10:14 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Para os efeitos tidos por adequados, informa-se que este órgão local da Autoridade Marítima recebeu recentemente, informação por parte da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) de que o exercício do comando de uma embarcação de recreio até 6 metros de comprimento e até 2 milhas náuticas de costa, bem como de motas de água da classe C (espanhola), por parte de indivíduos habilitados com a licença de navegação espanhola, emitida por federações de vela ou por escolas de náutica de recreio espanholas, não tem reconhecimento em território nacional, pelo motivo de não garantir a segurança dos navegantes e dos seus bens, bem como do meio ambiente. Por este motivo, as licenças de navegação que habilitam o navegante a operar o tipo de embarcações referido supra em território espanhol, não são válidas em território nacional.

NOVO -  decrero lei 93/2018

Artigo 39

Reconhecimento de cartas estrangeiras

Linha n. 1 diz as cartas de navegador de recreio oi os documentos equivalentes emitidos prlas administrações  dos estados membros da UE são automaticamente reconhecidos em Portugal nos termos e para efeito do presente decreto lei....

Alguém sabe alguma coisa

Abraço

Offline Ricardo Nunes

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: DGRM não reconhece carta navegação espanholas
« Responder #1 em: 11:22 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Isso pode ter sido em consequência da lei que entrou em vigor no início do ano, que obrigou a malta toda que quer navegar a tirar a carta de marinheiro. Como houve uma corrida às cartas espanholas pq teoricamente era mais fácil, rápido e sobretudo barato, e até havia conversas que em algumas escolas nem era preciso ir às aulas, era pagar e fazer uns pseudo exames, tenham feito sair esse decreto que anula o anterior. Claro que isto é somente uma suposição, quem estiver dentro do assunto é que os esclarecer em concreto
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 14:08 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Isso foi para acabar com a mama. Já basta o facilitismo vergonhoso para quem tira a carta, quanto mais comprar se cartas. Há limites. Havia pessoas que compravam as cartas ou as tiravam num dia. Acho que isso tinha que acabar.
Esta nova portaria tem erros, e estar a ser contestada é bem em algumas alíneas mas neste aspecto concordo.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline cacts

• Robalo
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 19:52 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isso foi para acabar com a mama. Já basta o facilitismo vergonhoso para quem tira a carta, quanto mais comprar se cartas. Há limites. Havia pessoas que compravam as cartas ou as tiravam num dia. Acho que isso tinha que acabar.
Esta nova portaria tem erros, e estar a ser contestada é bem em algumas alíneas mas neste aspecto concordo.

Mas a lei é muito clara... ninguém está acima do decreto lei..
Até pode estar errado mas a lei diz que pode...
Somo união europeia para umas coisas e outras não....
Se alguém pôs essa alinha é pk acha que pode ser.. acho eu...

Artigo 39

Linha n. 1 diz as cartas de navegador de recreio oi os documentos equivalentes emitidos prlas administrações  dos estados membros da UE são automaticamente reconhecidos em Portugal nos termos e para efeito do presente decreto lei....

Offline Afons0

• Marlin
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 21:08 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Se essa lei não foi revogada... contestem através de um advogado e se forem a tribunal ganham.... mas façam o quanto antes para a lei não ser alterada... mas verifiquem se não existe nenhuma lei que anule esta! Se está na lei, nada o podem fazer!!! A não ser atrasar o processo  ;)
Afonso

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 21:54 Segunda, 24 de Junho de 2019 »

Artigo 39

Contesta como te foi dito. Não sou advogado.
As leis valem o que valem, e são manipuladas conforme entendido por quem manda.
As ordens que a PM tem é para multar segundo sei, agora cada pessoa faz depois o que entende. Não te livras da multa, depois podes contestar e ganhar, isso já são coisas legais. Mas tens a multa, o advogado para pagar... É o que é.
« Última modificação: 22:06 Segunda, 24 de Junho de 2019 por Costa, Motivo: corrigir citação »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 21:56 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Boas

Não conheço os contornos dessas leis, pode ser o caso de, na comparação de equivalências, terem concluído que essa licença espanhola não cumpre com os mínimos da nossa categoria mais baixa que é a de marinheiro, daí não ser reconhecida...
Como disse, não tenho conhecimento de causa mas isto é muito comum por exemplo nos cursos académicos e depois acabam por obrigar estudantes estrangeiros a fazer mais uma série de cadeiras para reconhecerem as equivalências...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline cacts

• Robalo
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 13:18 Sábado, 13 de Julho de 2019 »

Artigo 39

Contesta como te foi dito. Não sou advogado.
As leis valem o que valem, e são manipuladas conforme entendido por quem manda.
As ordens que a PM tem é para multar segundo sei, agora cada pessoa faz depois o que entende. Não te livras da multa, depois podes contestar e ganhar, isso já são coisas legais. Mas tens a multa, o advogado para pagar... É o que é.

Mas para ser multado eles tem que por o decreto lei que se esta infringir.. neste caso não sei qual  o vão usar...

Abraço

Offline manuel

• Corvina
    • charneca
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:37 Terça, 31 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 14:02 Sábado, 13 de Julho de 2019 »
Fui abordado a dias e tinha a bordo um familiar com carta espanhola a PM disse que se só ele tivesse carta no barco, seríamos multados. Isto das leis nem sei o que fazer. Parece que cada zona tem as suas regras e até na mesma zona depende do agente. Portugal não se entende.

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 15:31 Sábado, 13 de Julho de 2019 »

Quando tirei a minha carta nos 90, com legislação diferente, era a contrário, os espanhóis vinham em excursão tirar a carta a Portugal, e nunca me constou que as autoridades espanholas fizessem o mesmo.

Foi um momento engraçado: bastava um exame escrito em que o grupo era deixado sozinho numa sala sem ninguém a vigiar (e quando apareceu o marinheiro, ainda tirou umas duvidas e deu umas dicas), e depois era para a água dar uma voltinha de 20 metros com uma casca de noz com um motor a desfazer-se, dar um nó num cabo (que podia ser um nó cego), e saltar para a água para demonstrar que se sabia nadar. Havia espanhóis que até traziam um atestado que dizia que sabiam nadar, mas o que era demais era demais, e tiveram de saltar pr'a agua como os outros, vi alguns à rasca mas lá se conseguiram manter à tona e passaram na mesma. Isto tudo num par de horas e estava-se habilitado!
E na época os limites eram outros! 13,7m e 235cv.
Para quem tiver curiosidade, é ver os anexos.
Não vale rir da foto da carta :D
« Última modificação: 15:33 Sábado, 13 de Julho de 2019 por Zé Maria »

Offline pereirajp

• Marlin
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
« Responder #10 em: 18:34 Segunda, 15 de Julho de 2019 »
O que não faltam são leis portuguesas em contradição com as leis europeias..
Vejam o caso do imposto automóvel.. existe uma lei europeia que impede a dupla tributação. A realidade é que , quando alguém compra um carro num país da EU e o quer legalizar em Portugal é obrigado a pagar imposto..
Houve agora o caso de uma pessoa que pôs o estado português em tribunal (europeu) e ganhou sendo o estado obrigado a restituir o valor cobrado. Mas o que é certo é que o estado continua a cobrar, mesmo já tendo perdido um caso em tribunal.
Por isso o conselho é seguir a legislação portuguesa a não ser que tenham meios para contestar juridicamente.

Offline Murdillo

• Boga
  • *
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:18 Quarta, 12 de Setembro de 2018
« Responder #11 em: 12:26 Terça, 16 de Julho de 2019 »
concordo com isto, eu estive quase para tirar uma carta em espanha no inicio deste ano mas optei pela nacional de forma a ficar preparado, e mesmo assim depois de muitas aulas tive de ir bastantes vezes ao mar para ficar mais ou menos preparado :) quanto mais com carta espanhola onde se tira por 100€ em 2horas ...

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #12 em: 12:32 Terça, 16 de Julho de 2019 »

Existe um sujeito no facebook que marca garante as cartas num dia em Espanha, 6 horas e carta na mão só que depois os limites são outros que é o que diz ai a noticia 
"born to fish forced to work"

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 13:03 Terça, 16 de Julho de 2019 »
Boas,

Como é normal, em qualquer lado tem de haver equivalências!
Um gajo em Moçambique faz o curso de médico em 2 ou 3 anos ;D, se esse gajo os viesse operar num hospital em Portugal vocês aceitavam?  ::)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline JoaoSantos

• Marlin
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #14 em: 23:18 Terça, 16 de Julho de 2019 »
Pois, o problema está na equivalencia das cartas Espanholas e Portuguesas. Telefonei para uma pessoa que leva Portugueses a Vigo para tirar a carta de marinheiro num dia. A carta espanhola apenas dá para condução diurna a 1 milha da costa e a 2 milhas do porto de abrigo.

* Tópicos Recentes

Duvida cana Surfcasting por robalinho [22:46 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Carreto para choco, cavala, robalo... LRF? Ajuda por João Azevedo [20:04 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Armario pvc trasformado para guardar o nosso material por Nelson Peres [18:39 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Cana Iniciação Spinning por FilipePC [15:15 Quarta, 08 de Abril de 2026]

PRAIA DO MECO | Sesimbra por Ricardo Pepino [07:03 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Porta carretos canas Vega por Francisco Figueira [09:06 Terça, 07 de Abril de 2026]

Carreto Akami Reclus por FilipePC [07:51 Terça, 07 de Abril de 2026]

Conjunto Spinning embarcado - Leve, Potente, Versátil até 500eur por FilipePC [18:01 Segunda, 06 de Abril de 2026]

Cana Spinning / Zona Centro por sousa01 [14:37 Sábado, 04 de Abril de 2026]