collapse

Autor Tópico: Transformação bóia fixa para bóia de correr  (Lida 1429 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Transformação bóia fixa para bóia de correr
« em: 19:56 Sexta, 21 de Junho de 2019 »
Boas pessoal, como eu disse no meu relato do feriado , não consigo encontrar bóias de correr  leves , de 6 g para baixo , e de verão onde costumo pescar não são preciso bóias mais pesadas que isso, porque não é preciso fazer lançamentos muito longos e o mar também não é assim tão bruto quanto isso, portanto a minha solução foi" transformar "as bóias fixas que compro para bóias de correr. Colando um acessório que por vezes vem em algumas bóias de correr , e no Starlight meter um acessório que sou eu que faço e que aprendi aqui no fórum , num tópico do costa se não me engano >:D

Assim consigo pescar muito mais leve e com bóias de correr, é que eu já não consigo pescar com as fixas , já sinto a pesca diferente, não sei explicar mas ainda a um mês tentei e foi para esquecer , parece que já não confio na montagem fixa ,pode ser paranóia claro. Mas aqui fica as imagens da "transformação"
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #1 em: 20:49 Sexta, 21 de Junho de 2019 »
Boa bricolage, mas em algumas lojas encontras essa peça para adaptar á bóia fixa e assim ficar a correr 😉
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #2 em: 21:28 Sexta, 21 de Junho de 2019 »
A peça de baixo ou a de cima? A de baixo são de compra vinham com outras boas de correr mais pesadas, a peça de cima sou eu que faço, não sei se se vende , eu nunca vi  :-[
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #3 em: 22:09 Sexta, 21 de Junho de 2019 »
Boas , nas bóias  de correr sentes melhor o peixe.  Segundo podes pescar com uma cana de 5 metros  à  profundidade que quizeres. Eu pessoalmente já  tenho tentado bóias  de correr e não  me consigo  adapatar  nem à  lei do caraças
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #4 em: 22:15 Sexta, 21 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A peça de baixo ou a de cima? A de baixo são de compra vinham com outras boas de correr mais pesadas, a peça de cima sou eu que faço, não sei se se vende , eu nunca vi  :-[

A de baixo, sim. Da parte de cima costumo comprar bóias que tenham a argolinha de lado e assim meto essa peça em baixo. Eu já estou tão feito às de correr que já me atrofio a pescar com bóia fixa
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #5 em: 22:26 Sexta, 21 de Junho de 2019 »
Então estás como eu, eu fixas já não consigo habituei-me as se correr não quero outra coisa, pela comodidade, o lançamento muito mais tranquilo sem me preocupar em prender nas rochas atrás se o pesqueiro for muito fundo. Podem ser manias mas comigo tem funcionado, outra mania que tenho é nunca deixar a oliva a correr no estralho, meto sempre um fendido a uns 20 ctm, e uso sempre oliva no estralho, esteja o mar bravo ou calmo, só vou mudando o peso claro, de verão uso entre 0.3g e 1g , muito raramente mais do que isso
 

Offline Piedras Negras

Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #6 em: 23:00 Sexta, 21 de Junho de 2019 »
Ha cambiado mucho la pesca de boya desde que deje de practicarla. Cuando tenga tiempo hare un esquema de como pescaba yo a boya corrida hace 20 años.
Saludos.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #7 em: 01:50 Sábado, 22 de Junho de 2019 »
Essa é que ainda não fiz mas hei-de experimentar. Normalmente meto uma oliva ou chumbadinha redonda mais leve que a bóia até a correr tb até ao destorcedor, e no fio do estralho é que meto um fendido para o resto do peso, mas ainda não vou a gramagens tão baixas, até porque procuro sempre águas mais medidas para os sargos
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #8 em: 02:03 Sábado, 22 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa é que ainda não fiz mas hei-de experimentar. Normalmente meto uma oliva ou chumbadinha redonda mais leve que a bóia até a correr tb até ao destorcedor, e no fio do estralho é que meto um fendido para o resto do peso, mas ainda não vou a gramagens tão baixas, até porque procuro sempre águas mais medidas para os sargos

Eu normalmente com a bóia de 4 calibro com 2g de chumbo mais 0.5 no estranho, depois o resto do peso é as pérolas destorcedor etc, incluindo o isco, por exemplo a moura inteira se meter a bóia exatamente com 4g nunca a vejo .. no inverno também aumento o chumbo junto ao estralho e a bóia é conforme ,aqui mesmo no inverno há dias que se consegue pescar com 6/8g
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20194
  • Agradecido: 1400 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #9 em: 11:56 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
nas bóias  de correr sentes melhor o peixe

Acho que é ao contrário. Quanto ao resto penso que esteja certo. Quando se pretende lançamentos longos, e a pescar fundo, terá que ser boa de correr.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #10 em: 12:07 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
nas bóias  de correr sentes melhor o peixe

Acho que é ao contrário. Quanto ao resto penso que esteja certo. Quando se pretende lançamentos longos, e a pescar fundo, terá que ser boa de correr.

No início quando comecei a usar tinha essa ideia, que era menos sensível , hoje em dia acho que em termos de sensibilidade é igual, desde que nunca deixemos a linha esticada, eu deixo sempre um pouco de linha folgada , apenas um pouco para não prender a linha naa rochas e para não perder efectividade na ferragem, até porque se tivermos a linha esticada seja nas de correr ou nas fixas, escusamos de usar bóias finas e leves, o peixe vai sentir o peso de estarmos a pegar na cana com a linha toda esticada, isto é a minha ideia..

Já na barragem quando me fui entreter a pescar carpas e usei o que tinha por lá ( o objetivo era achigãs) , portanto só tinha chumbadas furadas de 10g por aí, e foi assim que pesquei, anzóis pequenos , chumbo a correr ,milho e linha ligeiramente folgada, e drag todo aberto, assim o peixe não sente prisão de nada, vai embora e quando sente já é tarde demais.

Mas pronto este texto todo foi para dizer que não minha opinião se não tivermos a tendência para ter a linha sempre toda esticada, acho que em termos de sensibilidade funcionam as duas igual
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #11 em: 14:15 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas em algumas lojas encontras essa peça para adaptar á bóia fixa e assim ficar a correr 😉

Boas, em que lojas da zona de Lisboa encontras essas peças ?
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #12 em: 14:39 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Entretanto ontem fiz mais um ajuste que ficou porreiro e nem preciso comprar essa peça, com aquelas borrachas de fixar a bóia, colo com super cola essa borracha mesmo ao fundo do pau da bóia, depois com um clip faço aquela argola , e depois é utilizar aquelas borrachas que vêm nos pacotes dos Starlights mais finos e enfiar a peça entre a borracha colada e essa que vem nos Starlight, assim quando a peça começar a oxidar basta substituir porque não está colada
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Transformação bóia fixa para bóia de correr
« Responder #13 em: 15:20 Segunda, 24 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas em algumas lojas encontras essa peça para adaptar á bóia fixa e assim ficar a correr 😉

Boas, em que lojas da zona de Lisboa encontras essas peças ?


Penso que quase todas as lojas tenham essa peça para vender, eu comprei as minhas na fisgapeixe em Massamá. As peças de baixo atenção! Meto isso em bóias fixas que tenham a argola para o fio na lateral
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por inc.pt [Hoje às 20:09]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [Hoje às 14:58]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]