collapse

Autor Tópico: INQUÉRITO PESCADORES (PESCA ENGUIA NA RIA DE AVEIRO)-Bióloga em busca de ajuda!  (Lida 739 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vanessabio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Aveiro
    • Perfil ResearchGate
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:26 Quinta, 23 de Maio de 2019
Olá Pessoal!

Chamo-me Vanessa Ferreira e sou uma bióloga de Aveiro.
Estou neste momento a fazer uma pesquisa sobre a pesca da Enguia na Ria de Aveiro.

Ando a procura de pescadores (profissionais, recreativos, aposentados...) que me possam ajudar com esta pesquisa, para ter uma percepção dos pescadores locais sobre o estado atual da pesca da enguia (esforço de pesca, locais de pesca, opinão sobre os diferentes motivos que possam estar a causar o declínio desta espécie na Ria de Aveiro, valor económico, fiscalização etc.).

Esta contribuição é totalmente ANÓNIMA e irá contribuir para a elaboração de futuros planos de gestão de peixes migradores na Ria de Aveiro.
Por isso se tiverem disponibilidade e interesse em ajudar-me com esta pesquisa, o vosso contributo seria muito valioso. O questionário demora cerca de 10 minutos a preencher.

Podem preencher o questionário através deste link (Google Forms): Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Muito obrigado desde já e boas pescarias!!!  ;D
« Última modificação: 02:49 Sábado, 15 de Junho de 2019 por vanessabio »
Vanessa Ferreira
Departamento de Biologia & CESAM
Universidade de Aveiro
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: INQUÉRITO PESCADORES (PESCA ENGUIA NA RIA DE AVEIRO)-Bióloga em busca de ajuda!
« Responder #1 em: 14:36 Sábado, 15 de Junho de 2019 »
Olá, infelizmente não posso ajudar, nunca pesquei na ria de Aveiro. A malta da zona que se chegue á frente. :D
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: vanessabio

Offline Splayah

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 19 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:33 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Re: INQUÉRITO PESCADORES (PESCA ENGUIA NA RIA DE AVEIRO)-Bióloga em busca de ajuda!
« Responder #2 em: 15:41 Sábado, 15 de Junho de 2019 »
Não é ilegal pescar enguias para os lúdicos?
 

Offline vanessabio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Aveiro
    • Perfil ResearchGate
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:26 Quinta, 23 de Maio de 2019
Re: INQUÉRITO PESCADORES (PESCA ENGUIA NA RIA DE AVEIRO)-Bióloga em busca de ajuda!
« Responder #3 em: 16:25 Sábado, 15 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não é ilegal pescar enguias para os lúdicos?


Sim é ilegal, mas no questionário eu abordo diversas questões relativas à pesca da enguia e a pesca em geral na ria de Aveiro, onde os pescadores lúdicos podem ajudar bastante, daí ser direccionada a todos os pescadores e ex-pescadores na Ria de Aveiro. Para além disso o questionário é totalmente anónimo, as pessoas que participarem podem ser totalmente honestas relativamente ás suas opiniões e práticas, porque eu não tenho nunca como saber quem foi que preencheu o questionário.
Até porque eu tenho conhecimento de alguns pescadores lúdicos que pescam ilegalmente enguia-amarela aqui na Ria sempre que lhes é possível... então a ideia é mesmo fazer uma avaliação o mais realista possível da realidade da pesca da Enguia (e de outras espécies também) aqui na Ria de Aveiro (o que não é fácil!), de forma a adaptar a legislação atual e a preservar também esta espécie. ;)
Vanessa Ferreira
Departamento de Biologia & CESAM
Universidade de Aveiro
 

Offline Tira Teimas

Re: INQUÉRITO PESCADORES (PESCA ENGUIA NA RIA DE AVEIRO)-Bióloga em busca de ajuda!
« Responder #4 em: 00:27 Domingo, 16 de Junho de 2019 »
bem vinda e boa sorte
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: vanessabio

Offline Splayah

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 19 vezes
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:33 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
Re: INQUÉRITO PESCADORES (PESCA ENGUIA NA RIA DE AVEIRO)-Bióloga em busca de ajuda!
« Responder #5 em: 03:20 Domingo, 16 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não é ilegal pescar enguias para os lúdicos?


Sim é ilegal, mas no questionário eu abordo diversas questões relativas à pesca da enguia e a pesca em geral na ria de Aveiro, onde os pescadores lúdicos podem ajudar bastante, daí ser direccionada a todos os pescadores e ex-pescadores na Ria de Aveiro. Para além disso o questionário é totalmente anónimo, as pessoas que participarem podem ser totalmente honestas relativamente ás suas opiniões e práticas, porque eu não tenho nunca como saber quem foi que preencheu o questionário.
Até porque eu tenho conhecimento de alguns pescadores lúdicos que pescam ilegalmente enguia-amarela aqui na Ria sempre que lhes é possível... então a ideia é mesmo fazer uma avaliação o mais realista possível da realidade da pesca da Enguia (e de outras espécies também) aqui na Ria de Aveiro (o que não é fácil!), de forma a adaptar a legislação atual e a preservar também esta espécie. ;)
Entendido, perguntei porque ocasionalmente na lagoa de Óbidos apanho algumas nos anzóis e sempre as devolvi de volta a água, muitas vezes nem consigo tirar o anzol e fico a pensar se vão sobreviver. Há uns tempos li por alto a história da enguia e fiquei emocionado ganhando ainda mais respeito pela espécie.
Teria todo o gosto em ajudar se fosse da zona em questão e desejo que tudo corra bem.
Obrigado pelo esclarecimento.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: vanessabio

Offline vanessabio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Aveiro
    • Perfil ResearchGate
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:26 Quinta, 23 de Maio de 2019
Re: INQUÉRITO PESCADORES (PESCA ENGUIA NA RIA DE AVEIRO)-Bióloga em busca de ajuda!
« Responder #6 em: 23:46 Domingo, 16 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não é ilegal pescar enguias para os lúdicos?


Sim é ilegal, mas no questionário eu abordo diversas questões relativas à pesca da enguia e a pesca em geral na ria de Aveiro, onde os pescadores lúdicos podem ajudar bastante, daí ser direccionada a todos os pescadores e ex-pescadores na Ria de Aveiro. Para além disso o questionário é totalmente anónimo, as pessoas que participarem podem ser totalmente honestas relativamente ás suas opiniões e práticas, porque eu não tenho nunca como saber quem foi que preencheu o questionário.
Até porque eu tenho conhecimento de alguns pescadores lúdicos que pescam ilegalmente enguia-amarela aqui na Ria sempre que lhes é possível... então a ideia é mesmo fazer uma avaliação o mais realista possível da realidade da pesca da Enguia (e de outras espécies também) aqui na Ria de Aveiro (o que não é fácil!), de forma a adaptar a legislação atual e a preservar também esta espécie. ;)
Entendido, perguntei porque ocasionalmente na lagoa de Óbidos apanho algumas nos anzóis e sempre as devolvi de volta a água, muitas vezes nem consigo tirar o anzol e fico a pensar se vão sobreviver. Há uns tempos li por alto a história da enguia e fiquei emocionado ganhando ainda mais respeito pela espécie.
Teria todo o gosto em ajudar se fosse da zona em questão e desejo que tudo corra bem.
Obrigado pelo esclarecimento.

Muito obrigado!
Sim o ciclo de vida da Enguia é bastante complexo e infelizmente verificou-se um declínio de 90% da população da Enguia (em toda a Europa).

Vanessa Ferreira
Departamento de Biologia & CESAM
Universidade de Aveiro
 

Offline Carlos Andrade

Re: INQUÉRITO PESCADORES (PESCA ENGUIA NA RIA DE AVEIRO)-Bióloga em busca de ajuda!
« Responder #7 em: 12:20 Segunda, 17 de Junho de 2019 »
viva,
Sendo da zona lagunar de  baixo Vouga, sei que o que andas a fazer é uma tarefa ingrata e inglória, isto porque 99% dos pescadores que por aqui andam na zona, primeiro não pertencerão ao forum, e com sorte, só usam o face os pescadores mais novos. E esses não ligam muito à legislação nem querem saber de proibidos ou meio proibidos, querem é ganhar dinheiro. É uma guerra sempre que os vejo gabar-se de que apanharam isto e aquilo e nem ao tamanho ligam, quanto mais se estão em defeso ou não.
Mais depressa tinhas sorte em insistir em acompanhar a polícia marítima e ires com eles fazer os inquéritos (o que não seria a primeira vez que tal acontecia, e eles também não demonstram interesse em actuar) ou tentar sondar naqueles cafés e tascas típicos de zonas de pescadores e aldeias pequenas que vendem esses petiscos e fazeres os inquéritos presencialmente (se eles as vendem fritas têm que as arranjar em algum lado, e te garanto que são os da zona que as fornecem).
Dá muito mais trabalho, mas de certeza que os velhotes, começado um a ajudar os outros ajudam também.
Lembro-me que quando era garoto costumava ir no verão aos valados da pateira de frossos e ao rio de camaroeiro e apanhavam-se muitas enguias grandes e meixão, mas notei mais o declínio na zona desde que deixou de haver tantas cheias, e em conjunto com o facto de muitas dessas valas terem sido arrasadas ou abandonadas pela agricultura, potenciou a queda de habitat desses peixes juvenis.
Outra praga que apareceu e que contribui muito para o problema, foi o lagostim vermelho. o problema maior foi que isso se traduziu no aumento do numero das cegonhas, e com o declínio do lagostim, elas começaram a dizimar a fauna que restou.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, vanessabio

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Questionário
« Responder #8 em: 14:51 Segunda, 17 de Junho de 2019 »
Não sou da zona, nem nunca pesquei nessa zona, por essa razão não vou poder participar.
Na minha zona existe o tejo e muitas valas que em outros tempos abundava essa espécie.
Aqui também o declínio é muito elevado. Julgo que a principal causa será o factor económico.
Pagam muito pelo Kg da enguia. E pelos alevins ( meixão ) ainda mais. Dinheiro, gira tudo á volta do dinheiro.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: vanessabio

Offline vanessabio

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Aveiro
    • Perfil ResearchGate
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:26 Quinta, 23 de Maio de 2019
Re: INQUÉRITO PESCADORES (PESCA ENGUIA NA RIA DE AVEIRO)-Bióloga em busca de ajuda!
« Responder #9 em: 18:05 Sexta, 21 de Junho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
viva,
Sendo da zona lagunar de  baixo Vouga, sei que o que andas a fazer é uma tarefa ingrata e inglória, isto porque 99% dos pescadores que por aqui andam na zona, primeiro não pertencerão ao forum, e com sorte, só usam o face os pescadores mais novos. E esses não ligam muito à legislação nem querem saber de proibidos ou meio proibidos, querem é ganhar dinheiro. É uma guerra sempre que os vejo gabar-se de que apanharam isto e aquilo e nem ao tamanho ligam, quanto mais se estão em defeso ou não.
Mais depressa tinhas sorte em insistir em acompanhar a polícia marítima e ires com eles fazer os inquéritos (o que não seria a primeira vez que tal acontecia, e eles também não demonstram interesse em actuar) ou tentar sondar naqueles cafés e tascas típicos de zonas de pescadores e aldeias pequenas que vendem esses petiscos e fazeres os inquéritos presencialmente (se eles as vendem fritas têm que as arranjar em algum lado, e te garanto que são os da zona que as fornecem).
Dá muito mais trabalho, mas de certeza que os velhotes, começado um a ajudar os outros ajudam também.
Lembro-me que quando era garoto costumava ir no verão aos valados da pateira de frossos e ao rio de camaroeiro e apanhavam-se muitas enguias grandes e meixão, mas notei mais o declínio na zona desde que deixou de haver tantas cheias, e em conjunto com o facto de muitas dessas valas terem sido arrasadas ou abandonadas pela agricultura, potenciou a queda de habitat desses peixes juvenis.
Outra praga que apareceu e que contribui muito para o problema, foi o lagostim vermelho. o problema maior foi que isso se traduziu no aumento do numero das cegonhas, e com o declínio do lagostim, elas começaram a dizimar a fauna que restou.


Desde já muito obrigado por todas as informações! A questão das cegonhas e dos lagostins é interessante, porque não existem nenhuns estudos publicados sobre o impacto que tiveram na população de enguia aqui na Ria de Aveiro.
De resto concordo totalmente consigo e tenho ido a mercados, e conversado com familiares de amigos que são pescadores e que me vão dando os contactos de outros. Aos pouquinhos vou recolhendo mais informações! Mas as vossas opiniões e relatos aqui no grupo tem ajudado bastante!
Muito obrigado!
Vanessa Ferreira
Departamento de Biologia & CESAM
Universidade de Aveiro
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]