collapse

Autor Tópico: Pesca ilegal  (Lida 1940 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5080
  • Agradecido: 384 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Pesca ilegal
« em: 17:10 Terça, 28 de Maio de 2019 »
500 kg de corvina. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mané

Offline luis_rocha

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 47
  • Agradecido: 5 vezes
    • aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:39 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Pesca ilegal
« Responder #1 em: 17:39 Terça, 28 de Maio de 2019 »
É simplesmente vergonhoso.
É esta a razão porque não há peixe na nossa costa ou cada vez há menos.
 

Offline santixolas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 1 vezes
  • Vamos a eles que nadam....
    • azeitao
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:06 Segunda, 01 de Abril de 2019
Re: Pesca ilegal
« Responder #2 em: 17:40 Terça, 28 de Maio de 2019 »
Concordo

E do que já ouvi dizer apenas dá multa e apreensão de material.

E dizem que compensa e muito continuar a comprar novo material e pagar a multa...Não sei se será assim mas se fôr apenas nós da pesca apeada ficam a perder.

 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11873
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ilegal
« Responder #3 em: 18:34 Terça, 28 de Maio de 2019 »
é mesmo muito triste estas situações mesmo sabendo que estão no incumprimento e a prejudicarem-se a eles próprios  >:(
"born to fish forced to work"
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Pesca ilegal
« Responder #4 em: 18:35 Terça, 28 de Maio de 2019 »
Mais do mesmo.
Num país sério nunca mais entravam no barco para trabalhar.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Pesca ilegal
« Responder #5 em: 19:04 Terça, 28 de Maio de 2019 »
Isto num Portugal sério e honesto seria apreensão do pescado, artes, embarcações (todas o que o proprietário tenha) e impedimento de todos os envolvidos na ilegalidade de fazerem pesca embarcada dirante 1/2/3 anos consoante a gravidade.

Mas não, apreendem o material (não deve ser tao caro que 4 ou 5 centenas se quilos não pague) e uma multa que essa é paga com mais 1 centena de quilos de peixe...
Mas o que se passa no tejo é o reflexo do que se passa em toda a costa portuguesa.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca ilegal
« Responder #6 em: 19:04 Terça, 28 de Maio de 2019 »
Boas. Eu moro nos OLIVAIS  e conheço pessoal que faz isso. Se nós estivermos à pesca no Poço de Bispo  à cana somos corridos pela policia ,e estes meninos todas as noites fazem isto. Neste caso o crime compensa e muito. Hoje à noite se forem perto da torre Vasco da Gama  e velos entrarem no rio. Por vezes quando a maré deixa ,até entram no trancao ao pé da curva. Todas as noites fazem isto. Já alguns dias atrás disse aqui no forum ,que as corvinas São vendidas numa lota (barracao)clandestina  na praia de Paço de Arcos . E também sei quais os restaurantes que as compram  diretamenre aqui na zona. Agora bom era barco apreendido e sacar a carta e nunca mais podiam navegar. Aos condutores consoante o alcool assim é a multa.,nestes casos carta sacada e nunca mais podiam andar no mar. Nem  fazer pesca desportiva.  Cortava-se o mal pela raiz.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ilegal
« Responder #7 em: 19:11 Terça, 28 de Maio de 2019 »
Em primeiro lugar, saudar as autoridades !! Há muito mais por onde pegar, muitos mais ilegais mas apanharem 2 já não é mau. A multa devia de ser bem pesada para os pescadores e tambem para a embarcação, inibição de puder sair durante X tempo.

O peixe vendido com o dinheiro a reverter para as custas do processo não compreendo, o processo devia de ser inteiramente da responsabilidades dos infratores.
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dord

Offline telmomadeira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 133
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
Re: Pesca ilegal
« Responder #8 em: 19:57 Terça, 28 de Maio de 2019 »
Esta notícia é uma vergonha para a PM. Só 500 kg... Não quiseram ir mais cedo. Enfim é mais do menos.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Pesca ilegal
« Responder #9 em: 22:06 Terça, 28 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas. Eu moro nos OLIVAIS  e conheço pessoal que faz isso. Se nós estivermos à pesca no Poço de Bispo  à cana somos corridos pela policia ,e estes meninos todas as noites fazem isto. Neste caso o crime compensa e muito. Hoje à noite se forem perto da torre Vasco da Gama  e velos entrarem no rio. Por vezes quando a maré deixa ,até entram no trancao ao pé da curva. Todas as noites fazem isto. Já alguns dias atrás disse aqui no forum ,que as corvinas São vendidas numa lota (barracao)clandestina  na praia de Paço de Arcos . E também sei quais os restaurantes que as compram  diretamenre aqui na zona. Agora bom era barco apreendido e sacar a carta e nunca mais podiam navegar. Aos condutores consoante o alcool assim é a multa.,nestes casos carta sacada e nunca mais podiam andar no mar. Nem  fazer pesca desportiva.  Cortava-se o mal pela raiz.

Isso entregue de bandeja a uma Alexandra Borges era uma mimo 😏
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Pesca ilegal
« Responder #10 em: 22:51 Terça, 28 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas. Eu moro nos OLIVAIS  e conheço pessoal que faz isso. Se nós estivermos à pesca no Poço de Bispo  à cana somos corridos pela policia ,e estes meninos todas as noites fazem isto. Neste caso o crime compensa e muito. Hoje à noite se forem perto da torre Vasco da Gama  e velos entrarem no rio. Por vezes quando a maré deixa ,até entram no trancao ao pé da curva. Todas as noites fazem isto. Já alguns dias atrás disse aqui no forum ,que as corvinas São vendidas numa lota (barracao)clandestina  na praia de Paço de Arcos . E também sei quais os restaurantes que as compram  diretamenre aqui na zona. Agora bom era barco apreendido e sacar a carta e nunca mais podiam navegar. Aos condutores consoante o alcool assim é a multa.,nestes casos carta sacada e nunca mais podiam andar no mar. Nem  fazer pesca desportiva.  Cortava-se o mal pela raiz.

Isso entregue de bandeja a uma Alexandra Borges era uma mimo 😏


Se isso fosse de facto uma notícia de relevo a nacional, como acredito que seja se ela souber, a PM iria atuar em condições sobre todas as ilegalidades que se praticam nas diversas embarcações.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ilegal
« Responder #11 em: 00:28 Quarta, 29 de Maio de 2019 »
Dá pena ler isto.
Dos dois lados. :(
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Mocaccino84

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 63
  • Agradecido: 3 vezes
  • Desembarcar, ao assalto...
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Segunda, 20 de Maio de 2019
Re: Pesca ilegal
« Responder #12 em: 14:57 Quarta, 29 de Maio de 2019 »
Eu não consigo ver um lado negativo para a PM, fizeram o trabalho deles, se poderiam ir mais longe? Talvez sim, mas existem muitas condicionantes... Falar no sofá sempre foi muito fácil em tudo o que é matéria em que envolve perigo!
Eu só tenho pena de não ter em mim possibilidade de acabar com esses bandidos todos, porque seria o que faria... Além de multas, iriam limpar muita mata e muita praia!
Há que ter vergonha na cara e respeito por quem anda dentro da lei.
Instagram : gb_mocaccino
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ilegal
« Responder #13 em: 15:46 Quarta, 29 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não consigo ver um lado negativo para a PM, fizeram o trabalho deles, se poderiam ir mais longe? Talvez sim, mas existem muitas condicionantes... Falar no sofá sempre foi muito fácil em tudo o que é matéria em que envolve perigo!
Eu só tenho pena de não ter em mim possibilidade de acabar com esses bandidos todos, porque seria o que faria... Além de multas, iriam limpar muita mata e muita praia!
Há que ter vergonha na cara e respeito por quem anda dentro da lei.
Nem mais falar é facil mas só quem anda no terreno é que sabe, os meios as maior parte das vezes não existem e as pessoas não imaginam as dificuldades que existe.
Muitas vezes têm de estar parados pq não á dinheiro para combustivél e outras coisas mais, só saiem mesmo em caso de emergência, depois pensam que é pq nmão querem e estão comprometidos, tretas mas a sociedade é que anda de olhos tapados e desconhece a realidade, enfim
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Pesca ilegal
« Responder #14 em: 18:42 Quarta, 29 de Maio de 2019 »
tudo tanga...se algum dia aparecer um comandante com tomates esta bandalheira acaba num instante.
Mas é mais fácil andar a passear de EAV e multar a malta que não tem colete ou o pescador que está com a caninha a dar banho à minhoca.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Pesca ilegal
« Responder #15 em: 22:07 Quarta, 29 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
tudo tanga...se algum dia aparecer um comandante com tomates esta bandalheira acaba num instante.
Mas é mais fácil andar a passear de EAV e multar a malta que não tem colete ou o pescador que está com a caninha a dar banho à minhoca.


Isso é facil... Sou a favor da legalidade e do bom senso... Hoje fui apanhar umas navalhas para me ir entreter amanhã e lá estava um senhor já com os seus 70/80 anos com o neto que devia ter uns 5/10 com um canelon antigo a fazer uns lançamentos.. A pm dirigiu.se a ele, pediu a licença e a mesma tinha expirado na semana passada... Ora o agente obrigou o sr. a arrumar tudo e ir embora...
Como eu disse, a legalidade das coisas é extremamente importante, mas o bom senso também o é... O homem tinha licença, caducou na semana passada... O pm fez o correcto, não é isso que tá em causa...
Estando eu próximo, tentei acalmar um bocado o sr. Que se exaltou um pouco e o pm com uma arrogância estúpida apenas disse "ou vai embora ou tenho de o multar" e eu então questionei o pm... Perguntei se ele ia comecar a agir da mesma forma para com as diversas embarcações que atua de forma ilegal na lagoa de obidos (nomeadamente redes e navegação noturna a fazer arrasto) ou se esta era uma situação pontual... A resposta do pm foi apenas "não sei do que fala"... E lá eu perguntei se era preciso fazer mais telefonemas a denunciar ou se era preciso dizer quais sao os barcos que o fazem... E novamente "não posso fazer nada sobre isso".
Enfim...

O pequeno é sempre o lixado e o grande safa.se sempre tranquilamente... (veja.se o exemplo do joe berardo, na pesca é igual)

Não quero com isto dizer que o pm devia fechar os olhos à situação da licença, mas considerando o contexto podia ter outra abordagem... Ou então agir desta forma para com todos os que cometem ilegalidades na lagoa, mas esses não se pode tocar... Enfim
« Última modificação: 22:17 Quarta, 29 de Maio de 2019 por Antonio.Silva »
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca ilegal
« Responder #16 em: 09:35 Quinta, 30 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estando eu próximo, tentei acalmar um bocado o sr. Que se exaltou um pouco e o pm com uma arrogância estúpida apenas disse "ou vai embora ou tenho de o multar" e eu então questionei o pm... Perguntei se ele ia comecar a agir da mesma forma para com as diversas embarcações que atua de forma ilegal na lagoa de obidos (nomeadamente redes e navegação noturna a fazer arrasto) ou se esta era uma situação pontual... A resposta do pm foi apenas "não sei do que fala"... E lá eu perguntei se era preciso fazer mais telefonemas a denunciar ou se era preciso dizer quais sao os barcos que o fazem... E novamente "não posso fazer nada sobre isso".
Enfim...

É o que eu digo  , eles comem todos do mesmo prato. Esta é a realidade
 

Offline foquinha

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 18 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:59 Segunda, 25 de Janeiro de 2016
Re: Pesca ilegal
« Responder #17 em: 10:21 Quinta, 30 de Maio de 2019 »
Não foi por falta de conhecimento por parte das autoridades... simplesmente é mais fácil estar quieto e alegar circunstâncias impeditivas.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ilegal
« Responder #18 em: 10:57 Quinta, 30 de Maio de 2019 »
Nestes dias tenho visto muitas corvinas e bem grandes apanhadas pelo pescador lúdico, não é admiração que os profissionais, ilegais, balanceiros e afins apertem o cerco e dizimem as corvinas.
Nelson Peres
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Pesca ilegal
« Responder #19 em: 15:26 Quinta, 30 de Maio de 2019 »
E a saga continua... Lá fui ver se safava umas douradas ou sargos à chumbadinha e quando chego ao carro lá está um gajo da Nazaré (não me lembro do nome dele) a mirar com os binóculos onde vai meter as redes está noite... A pm no ano passsdo espetou.lhe 3 multas em 2 semanas... Conclusão, ele continua a fazer o que quer e bem lhe apetece... O mar caiu, quem for amanhã à zona do surdao/pedra da escada/miradouro da foz do arelho vai ver as redes ou se for de madrugada consegue ver o barco dele a uns 100mts da costa....
 

Offline Mocaccino84

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 63
  • Agradecido: 3 vezes
  • Desembarcar, ao assalto...
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Segunda, 20 de Maio de 2019
Re: Pesca ilegal
« Responder #20 em: 19:43 Quinta, 30 de Maio de 2019 »
Às vezes a violência resolve muita coisa  ;D
Instagram : gb_mocaccino
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ilegal
« Responder #21 em: 00:04 Sexta, 31 de Maio de 2019 »
Nem sempre e se não houver bom senso a coisa nunca muda.
De ambos os lados, como já disse.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Pesca ilegal
« Responder #22 em: 07:40 Sexta, 31 de Maio de 2019 »
O gajo chama.se Joel... Tem embarcação na Nazaré (o barco é branco, tem a cabine extremamente alta e a parte do fundo do barco é azul)... Tem pessoal a trabalhar para ele enquanto ele anda na costa com binóculos a procurar o peixe.
 

Offline amateus

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 174
  • Agradecido: 66 vezes
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:45 Sexta, 07 de Setembro de 2018
Re: Pesca ilegal
« Responder #23 em: 15:10 Sábado, 01 de Junho de 2019 »
Ontem estive no portinho da costa à pesca com mais dois companheiros.

Maré a encher quando aparece um barco sem luzes que passa por nós e estende a sua rede no local e depois "estaciona" pacienmtemente o barco mesmo à nossa frente e ali ficou durante um par de horas tempo. Voltou a arrancar devagar a fazer o fecho da rede, mas uma meia hora a levanta-la e arrrancou em direcção à trafaria. Escusado será dizer que a noite ficou irremediavelmente estragada a partir do momento que o barco apareceu.

Sim, telefonei para a capitania de lisboa - atenderam - e a resposta que obtive do outro lado foi um "vamos tentar que a lancha passe ai, mas o rio é grande". Apareceram vocês? Eles também não. Da próxima vez digo que estão a descarregar pacotes estranhos, pode ser que tenha mais sorte.

Naquela zona, onde o choco costuma (ou costumava) desovar, cascas de chocos na pequena praia lá ao pé é ao monte. E depois todos nos perguntamos o porquê do estado em que se econtra o rio.

Tenho pena, mas mereciam bem que se juntassem ali uns quantos pescadores a fazer uns lançamentos bem direccionados.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Pesca ilegal
« Responder #24 em: 16:26 Domingo, 02 de Junho de 2019 »
Na trafaria mora um rapaz que morou aqui nos olivais ,. Vendeu aqui a cada e comprou uma lá,  disse-me uma vez na Praça da encarnação que nessa noite ia estender 8 redes para o choco,
. Ele disse tinha que ser de noite por causa da PM
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:02 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Cana de boia escolha de careto por abmoliveira [17:48 Sexta, 12 de Abril de 2024]