collapse

Autor Tópico: surfcasting: quantas canas em simultâneo?  (Lida 1799 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline carvent

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 25 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 18 de Outubro de 2016
surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« em: 13:56 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Boas.
Quantas canas em simultâneo utilizam em surfcasting e porquê. De noite é diferente?

Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #1 em: 14:03 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Uso sempre 3 de dia ou de noite desde sempre. Aumento a área de pesca e a probabilidade de capturar mais peixe. Se houver muita actividade posso deixar uma em piloto automático com isca só pra gente grande e tratar da maior atividade apenas com duas para evitar o desgaste físico e aumentar a rapidez.
Nelson Peres
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #2 em: 14:03 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
No máximo 3 canas e 9 anzóis no total das canas ... (Legislação artigo 9º do decreto de Lei nº 246 de 2000 / Decreto-Lei
nº 101/2013 de 25 de Julho)  8)

Eu utilizo 2 ... já utilizei 3!!! Mas dá-me muito trabalho  ;D ... Uma lanço para longe... outra para mais perto... onde começar a sair peixe primeiro é para onde começo depois a lançar as duas...  ::)
« Última modificação: 14:06 Segunda, 27 de Maio de 2019 por Afons0 »
Afonso
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #3 em: 14:12 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Boas . Segundo o decreto lei 3 canas em simultâneo ,e se quiserdes  podes usar 3 anzóis em cada uma
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #4 em: 14:56 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Não querendo induzir ninguém em erro , penso que no Tejo apenas são permitidas 2 canas
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #5 em: 15:04 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.
Quantas canas em simultâneo utilizam em surfcasting e porquê. De noite é diferente?

Abraço

Sempre e unicamente 1 cana... A razão disso é pura e simplesmente conseguir dar mais atenção a apenas 1 cana...
Com 2 canas, quando há peixe no pesqueiro chega a um ponto em que se tem as 2 canas cá fora em simultâneo com peixe/sem isco e demora.se muito mais tempo/perde.se muito mais tempo util de pesca... Portando, 1 cana e 1 anzol...

2 canas é bom para cobrir mais locais quando não se conhece os sitios... Eu normalmente tenho 2 locais e já conheço os pontos quentes de peixe e onde eles estão... Quando vou para locais "desconhecidos", vou com mais pessoal e os primeiros lançamentos fazemos o trabalho de reconhecimento em conjunto (mais perto vs mais longe e isco A vs isco B vs isco C)... E normalmente com quem pesco usam sempre 1 cana...

Legalmente podes usar 3 canas com um total de 9 anzois..
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 393
  • Agradecido: 72 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #6 em: 15:35 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não querendo induzir ninguém em erro , penso que no Tejo apenas são permitidas 2 canas

No Tejo e em Setúbal (Sado) só são permitidas 2 canas , tudo depende da capitania local
José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline joaoroque

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 508
  • Agradecido: 31 vezes
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #7 em: 16:39 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não querendo induzir ninguém em erro , penso que no Tejo apenas são permitidas 2 canas

No Tejo e em Setúbal (Sado) só são permitidas 2 canas , tudo depende da capitania local

Sabe se há alguma razão para isso ou é simplesmente porque sim ? Eu sinceramente não entendo muito bem o porquê de só se puder pescar com 2 no Tejo. Eu a uns anos não sabia disso levava sempre 3, felizmente nunca tive chatices, apartir do dia que soube levo só 2 canas
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #8 em: 18:05 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Está aqui tudo direitinho: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Algumas zonas têm legislação específica, baseada na lei geral da época, e não foram acompanhando a sua evolução, mantendo-se nas 2 canas e máximo de 3 anzóis por cana em vez das 3 canas e 9 anzóis distribuídos como quiseres como é atualmente na lei geral.
 

Offline carvent

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 25 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 18 de Outubro de 2016
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #9 em: 18:24 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Obrigado pelos contributos.
Embora as questões legais sejam importantes as perguntas visavam aspectos mais práticos.
Parece-me que as vantagens de 3 canas, utilizadas em pesca individual, serão:
Cobrir uma área de costa maior
Possibilidade de se experimentar mais rapidamente vários iscos,
Possibilidade de se variar mais rapidamente distâncias de lançamento

As vantagens de pescar com menos de 3 canas (desvantagens da anterior) serão:
Maior foco nas picadelas, logo maior possibilidade de ter o gozo de ferrar
Menos material a arrumar, limpar e transportar
Menos possibilidade de enleios, especialmente com correntes/pesqueiros concorridos
Menos distância percorrida entre lançamentos/iscadas/recolhas, logo menos desgaste físico

Mas pronto isto é só teoria, cada um utiliza o número que legalmente pode e/ou se sente mais confortável.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #10 em: 19:01 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado pelos contributos.
Embora as questões legais sejam importantes as perguntas visavam aspectos mais práticos.
Parece-me que as vantagens de 3 canas, utilizadas em pesca individual, serão:
Cobrir uma área de costa maior
Possibilidade de se experimentar mais rapidamente vários iscos,
Possibilidade de se variar mais rapidamente distâncias de lançamento

As vantagens de pescar com menos de 3 canas (desvantagens da anterior) serão:
Maior foco nas picadelas, logo maior possibilidade de ter o gozo de ferrar
Menos material a arrumar, limpar e transportar
Menos possibilidade de enleios, especialmente com correntes/pesqueiros concorridos
Menos distância percorrida entre lançamentos/iscadas/recolhas, logo menos desgaste físico

Mas pronto isto é só teoria, cada um utiliza o número que legalmente pode e/ou se sente mais confortável.



Lá está, há vantagens e desvantagens… como em tudo…
É tudo uma questão de cada um perceber aquilo que eu quer.

Ainda acrescentaria uma vantagem a pescar com menos canas, que está inerente a uma que referiste, que é estando-se mais atento a eventuais picadas de peixe há a possibilidade de ferrar peixes de maior porte em vez de apanhar quantidade... Coicidencia ou não, desde que comecei a pescar apenas com 1 cana (cerca de 8 anos), comecei a ter capturas de maior.
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 566
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #11 em: 20:16 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Dando-me a legislação, de poder pescar com 3 canas , são as três que vão para dentro de agua!., o pescar com menos, so alivia o cansaço, mas sendo o vicio mais forte é sempre três,e por as varias razoes já aqui apontadas, isto onde o é permitido, claro
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: surfcasting: quantas canas em simultâneo?
« Responder #12 em: 20:34 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
A vantagem ou desvantagem de usar 3, 2 ou apenas 1 cana deve ser analisada pelo pescador e é ele quem deve, pela experiência acumulada nos pesqueiro que frequenta, analisar o que é melhor. Eu não coloco em causa a ideia do Antonio.Silva, pesca só com uma cana, prefere estar atento a uma apenas e têm sucesso. É um habito que adquiriu, esse hábito tornou-se mecânico e é assim que ele se sente completo. Nada a dizer, consigo compreender o raciocinio, a ideia.

Para mim usar só cim uma cana é fazer terrorrismo conta mim mesmo :), sempre pesquei com 3, estou preparado e mecanizado para o desgaste que acarreta mas não dispenso puder ter 3 canas a pescar em 3 sitios diferentes, mas iguais ! Com isto quero dizer que numa curta área de espaço, há mais para explorar do que o que é possivel com apenas uma cana, no menor tempo possivel. Se eu posso estar mais longe, mais perto, numa coroa ou num fundão ao mesmo tempo, num curto espaço de tempo posso perceber onde anda o peixe, se é anda por ali.

Em alguns locais especificos que vou para as douradas, levar 3 canas têm feito a diferença entre trazer alguma ou não trazer. Eu pesco em locais de passagem, onde elas passam e raramente ficam por ali, não é inedito baterem 3 canas ao mesmo tempo, como não é inédito baterem 2, só uma ou nenhuma  :) dá para tudo.

Em regra geral, nas pescas que tenho feito com colegas, amigos e conhecidos, os resultados são melhores em 90% das jornadas para quem têm mais linhas dentro de agua. Nas ultimas 3 pescas com um colega, ele com 2 canas e eu com 3 fiz o dobro das capturas em todas as jornadas. Vale o que vale. Eu estou feito a 3, não me custa, eu quero é que o peixe me dê trabalho ;), custa-me mais estar parado sem atividade. Se houver muita atividade e tiver peixe em 2 ou 3 canas não me parece mal, tiro um peixe de cada vez ;D, volto a iscar e lanço, depois vou á outra cana e faço igual.

No surfcasting quase sempre o peixe ferra sozinho, mas aqui tenho que concordar com o Antonio, um gajo com 3 canas não consegue ter a mesma atenção que só com uma ! Tenho a certeza que algumas vezes levou o bigode dessas meninas, mamam o isco todo e um gajo nem se dá conta... Noutras vezes lá calha um gajo estar a olhar para a cana certa e vê só aquele toquezinho quase imperceptivel, tão caracteristico dessas sacanas manhosas !! Cada um com a sua forma, com o seu jeito, com a sua experiência. O importante é fazermos da forma como achamos melhor e de vez enquando sacar uns escamudos cá para fora. ;)
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]