collapse

Autor Tópico: Feira Naútica de Setúbal - Considerações  (Lida 523 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nuno Paulino

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 14 vezes
    • Setúbal
    • http://canasmadeinportugal.blogspot.pt/
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:11 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« em: 22:03 Sexta, 24 de Maio de 2019 »
A Feira Náutica de Setúbal já terminou há uma semana semana essa que me serviu para pensar e analisar calmamente tudo o que observei e vivi durante os quatro dias da mesma e decidi agora tecer algumas considerações sobre o assunto.
Começando pela organização devo dizer que não me surpreendeu a competência da mesma com um incansável Ernesto Lima sempre pronto para resolver todas as questões da mesma forma fossem elas boas ou más. Foi agradável ver que a C.M.S. finalmente se apercebeu do potencial que uma feira destas tem na nossa cidade e espero sinceramente que reforce a aposta neste certame no próximo ano. Talvez este seja o grande evento anual que esta cidade precisa.
Quanto ás presenças no certame foi agradável ver que as empresas ligadas á náutica de recreio aderiram e proporcionaram uma selecção variada de soluções para todos os gostos tal como na parte dos operadores turísticos.
Na pesca desportiva infelizmente já não aconteceu o mesmo.
A foto que ilustra este escrito é do meu filho Salvador, foi uma constante ao longo destes quatro dias, crianças a testarem materiais de pesca tomando contacto com esta modalidade que muitos dos que lêem estas palavras adoram.
Até aqui tudo normal a única questão é que foi uma empresa espanhola, a Kelman S.L. que proporcionou esta divulgação da pesca desportiva promovendo demonstrações para escolas e para todos os que visitaram o espaço. Estes senhores fizeram uma viagem de 900 km com a casa ás costas para marcarem presença mas infelizmente foram os únicos pois nenhum dos respeitáveis importadores nacionais se dignou a marcar presença. Talvez não precisem.
Muito obrigado Kelman, Prápesca e 7even por representarem a pesca desportiva neste certame.
Quanto ás empresas nacionais talvez seja tempo de reverem a vossa postura. as feiras são necessárias para divulgar a modalidade não para fazerem vendas. Se não cativarmos os jovens em breve seremos um sector moribundo.
Muito obrigado a todos os que visitaram o certame.
Para o ano lá estaremos de novo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, pereirajp, Alentejano, Micaelk.

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11873
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #1 em: 10:18 Sábado, 25 de Maio de 2019 »
Muito bom mesmo e quanto ao Resto eles que pensem  ;) ;)

Esperemos que continue a crescer de ano para ano  ^-^
"born to fish forced to work"
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #2 em: 15:02 Sábado, 25 de Maio de 2019 »
Acho que disseste tudo Nuno.
Precisamos de novos praticantes da modalidade, com a mesma paixão, mas se possível com maior consciência ambiental.
Abraço amigo
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Micaelk.

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #3 em: 17:18 Sábado, 25 de Maio de 2019 »
Muito bom registo da feira, excelente.
Fico contente .

Quanto á questão é bastante bem formulada.
Se não se actua vamos ter pouco futuro como modalidade.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #4 em: 18:17 Sábado, 25 de Maio de 2019 »
Boas

Gosto muito de Setúbal e toda a zona envolvente, é das zonas mais bonitas do país, tem serra, mar e rio, boa gastronomia e boas gentes!

Visitei a feira, tal como costumo fazer desde que existe, este ano num novo local, com mais espaço interior que permite crescer mas em contrapartida, perdeu um pouco da magia do parque urbano de albarquel... não se pode ter tudo ;D

Concordo com o Nuno, uma feira náutica devia e merecia mais aposta das casas (marcas) de pesca portuguesas, mas é o que temos, as lojas continuam a vender, mas é porque somos um povo consumista e não tanto por novos consumidores... é pena, mas é o que temos...

Resta desejar os parabéns à organização, ao incansável Ernesto e a todos os expositores, que consigam fazer crescer esta feira e para o ano lá estarei novamente!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Micaelk.

Offline Mocaccino84

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 63
  • Agradecido: 3 vezes
  • Desembarcar, ao assalto...
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Segunda, 20 de Maio de 2019
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #5 em: 19:13 Sábado, 25 de Maio de 2019 »
Interessante esse pormenor das pescas na feira náutica.
O consumo é generalizado, a oferta é abundante... A decathlon... E o Aliexpress fazem as maravilhas dos consumidores...
A pesca desportiva não é para todos, na actualidade e há ainda muito para se fazer!
Só de legislação dava conversa para o resto do ano e não chegaria!
Obrigado pela partilha da experiência
Instagram : gb_mocaccino
 

Offline Ernesto Lima

Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #6 em: 19:58 Sábado, 25 de Maio de 2019 »
Boa tarde a todos

Compreendo o Nuno, assim como muitos pescadores que estiveram presentes, eu incluído, mas isto é como tudo..., o trabalho foi feito e cada um participou como entendeu, foi, ou não foi, pelas razões que achou por bem.

O que não podem dizer é que não se criaram oportunidades.

Quanto à magia do Parque Urbano de Albarquel, referida pelo Roberto, acho que foi uma mensagem e uma forma de actuar que não passou, ou passou mal, e, quanto a espaço, não tinha muito por onde crescer, nomeadamente ao nível da náutica.

O actual conceito da feira parece-me estar melhor conseguido e mais adequado às tendências actuais e até à realidade da actual Setúbal, num local, também ele agradável.

Importante também, na minha opinião, foi terem-se mantido os workshops e as actividades relacionadas com as áreas de exposição, complemento que considero importante para levar interessados nas áreas de exposição a estarem no espaço, usufruírem e procurarem os seus interesses.

Em termos de negócio, segundo vários expositores, valeu a pena, tanto pelas vendas, como pelos contactos e parcerias entre eles.

Para o ano certamente haverá mais e vamos ver que evolução teremos, ou não.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #7 em: 20:33 Sábado, 25 de Maio de 2019 »
Estive lá pela primeira vez. Achei um bom conceito, com uma enorme curva de potencial de crescimento e que precisa mesmo disso. Não pude ir na hora dos workshops, mas o que vi é que faltou adesão de mais marcas e lojas para puxar a vertente de pesca. Ainda assim é ótimo que se vão realizando eventos como este. Para o ano há mais, e esperemos que ainda mais apelativo
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #8 em: 10:29 Domingo, 26 de Maio de 2019 »
Boas

Pelo que li e me foi dito resumo que existem empresas que só pensam no lucro e o resto é letra.

Dadas as feiras do género, a de Setúbal até é uma das zonas mais a centro do País, teria tudo para resultar.

Fiquem bem.

Braga 
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #9 em: 12:57 Domingo, 26 de Maio de 2019 »
É uma pena as marcas não se juntarem á feira, como não têm lucro direto não lhes convêm !!
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Alentejano

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20154
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #10 em: 10:34 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Não sei qual o custo que as marcas teriam para além da deslocação e logistica. Mas o que me leva a crer é que está tudo rico, sem necessidade de vender e/ou divulgar, ou então trabalham muito mal.
Digo isto porque o que tenho reparado com muito pessoal que as contacta, ou não recebem resposta, ou um simples "sim" ou "não".
Acho que a feira de Setúbal, têm pernas para andar, condições excelentes, e que poderá ser muito em breve a maior referencia em Portugal.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Feira Naútica de Setúbal - Considerações
« Responder #11 em: 19:41 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não sei qual o custo que as marcas teriam para além da deslocação e logistica. Mas o que me leva a crer é que está tudo rico, sem necessidade de vender e/ou divulgar, ou então trabalham muito mal.
Digo isto porque o que tenho reparado com muito pessoal que as contacta, ou não recebem resposta, ou um simples "sim" ou "não".
Acho que a feira de Setúbal, têm pernas para andar, condições excelentes, e que poderá ser muito em breve a maior referencia em Portugal.

Faço minhas as tuas palavras.
Vamos exemplificar,pelo que vi:instalações magnificas,situadas á beira mar com uma paisagem muito boa,bons acessos com parqueamento restauração em redor para passeio e degustação.
Este evento conta com mais valias que não vejo noutros  tem muita formação em termos práticos e através de worksohps em várias vertentes seja na pesca ou em desportos ligados ao mar

abraço


Manuel Matos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Mac77 [Hoje às 18:56]

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]