Aqui vai o relato da ultima pescaria ao choco no Sado.
Como sabem,ou não,pesco á proa numa embarcação e o meu colega pesca á ré,pescamos á deriva e cada um tem 4 linhas de mão.
Pescar à proa é mais dificil e desconfortável devido à configuração da proa.Não consigo ver diretamente para baixo tenho que estar sempre dobrado e usar o chalavar é extremamente problemático.
Isto para dizer o quê?que muitas vezes quando recolhemos as linha os chocos vêm atrás dos palhaços,mas se eu não estiver atento não os consigo ver.
Então o que se passou foi o seguinte,o meu colega tem uma caninha que por vezes também utiliza mas sem grandes resultado práticos porque normalmente está mais concentrado nas linhas de mão.
Porém desta vez sacou um choco pesado e ao enrolar disse-me," se calhar desta vez vou precisar de ajuda neste",estranhei porque desde que dei uma cacetada num choco de 3 kilos com o chalavar o que fez com que ele fugisse nunca mais quis ajuda...fiquei na expectativa,ele quer ajuda ou não?
quando o choco veio à superficie gelei,não sabia se havia de agarrar no chalavar ou se ía ele agarrar no chalavar ao mesmo tempo os dois e entretanto o choco fugia...entretanto o choco fugiu mesmo.
Passado 30 segundos o choco veio parar à minha linha
Começou a xiar (baixinho)que eu devia tê-lo ajudado e blá bá blá...e que ía vingar!!!
Caguei no assunto e expliquei-lhe a razão porque não o tinha ajudado...fingindo-me triste por o choco ter fugido quando por dentro quase arrebentava a rir...isto é normal e acontece muita vez,tanto eu como ele nos rimo-nos um do outro quando por vezes a confiança é muita e depois o choco foge.Temos tido lutas épicas com os chocos em especial os de maior porte.
------------------------------------------------A traição e a vingança-------------------------------------------------
uma autêntica facada nas costas.
já no fim da pescaria ao recolhermos as linhas vejo um caranguejo ao pé da linha e pensei; se calhar vem ai um choco atrás da linha, e vinha mesmo,mas o meu palhaço ainda estava a uns metros da superficie e o choco já cá estava á espera dele,deve-lhe ter passado à frente.
Como tenho que estar todo debruçado para ver o palhaço e com o risco de cair borda fora comecei a puxar o palhaço devagar para cima para não assustar o choco,entretanto choco andava a nadar da proa para a ré à espera do palhaço.De repente pelo canto do olho vejo o meu colega desenrolar um metro de linha e o palhaço dele ficar mesmo ao pé do choco,nem demorou um segundo o choco atirou-se logo ao palhaço dele e eu fiquei a ver navios!!chamei-lhe tudo enquanto ele puxava o choco para cima com um sorriso de orelha a orelha e dizia"EU DISSE-TE QUE ME VINGAVA"!!!
é claro que fiquei chateado mas tive que engolir e pronto...passados uns minutos já nos estavamos a rir da situação.
É disto também que é feita a pesca, gozarmos um com o outro sem nunca ultrapassarmos os limites,há muitos anos que pescamos juntos,sabemos até onde podemos ir sem nunca nos chatearmos...se bem que de tempos a tempos o verniz estale...mas no outro dia está tudo bem.
Espero que tenham gostado.
Ps...já me esquecia apanhei 7 klos e uma lula e ele apanhou 6,5k...foi o tal choco que fez a diferença