collapse

Autor Tópico: Spinning robalo  (Lida 4806 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Praetorianum

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 6
    • Viana do Castelo
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:44 Domingo, 05 de Maio de 2019
Spinning robalo
« em: 14:19 Sexta, 17 de Maio de 2019 »
Olá a todos.

Iniciei a prática de spinning há cerca de um mês, e até este momento só pesquei cabeleiras e grades  O0.

Perante uma maré como esta: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre em que altura iam fazer spinning ao robalo?

Obrigado  8)

Cumprimentos.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11873
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Spinning robalo
« Responder #1 em: 14:37 Sexta, 17 de Maio de 2019 »
Companheiro eu não vou filado nessas previsões alias eu pesco quando posso e mais nada quem pesca na base disso arrisca-se a ter as mesmas grades dos outros por isso bora pescar companheiro quantas mais vezes fores mais probabilidades tens de capturar o peixe de sonho  ^-^ ^-^
"born to fish forced to work"
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Spinning robalo
« Responder #2 em: 14:52 Sexta, 17 de Maio de 2019 »
Eu ia sempre que pudesse.
Não ligues muito a isso.
Também depende do pesqueiro, mas no mesmo pesqueiro, já apanhei peixe e gradei em todas as fazes da maré.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Spinning robalo
« Responder #3 em: 16:00 Sexta, 17 de Maio de 2019 »
Amigo Praetorianum,

Pesco ao spinning a pouco mais de 1 ano e eis as regras basicas que aprendi neste ano.

Como disseram os outros companheiros, todas as horas e mares sao boaa para pescar....mas a horas em que as probabilidades de apanhar robalos e maior que em outras.
Por ordem de melhor horas para pior aqui vai:

1- Pescar a noite....sem duvida que se conseguires pescar a noite (em seguranca) vais aumentar muito a probabilidade de apanhar robalos.
2- Pescar ao amanhecer e ao anoitecer, nao podendo pescar a noite entao as primeiras horas da madrugada e as ultimas no por do sol sao as mais produtivas
3- Pescar durante o dia com ceu nublado/encoberto, eu gosto especialente de dias de chuva ou dias encobertos coma algum vento de frente
4- Durante o dia com ceu limpo......ja desisti de pescar ao Robalo nestas alturas pois a probabilidade e muito baixa. Nestes dias , principalmente no verao, se quizer ir pescar aposto to LRF

Quanto a fase da mare....ai ja depende do pesqueiro, pois existem pesqueiros muito mais produtivos no baixa mar, outros no praia-mar e outros ainda nas meis mares. Tens que escolher 2 ou 3 pesqueiros e pescar neles em todas as phases das mares ate aprenderes quando sao mais produtivos.

Quanto ao exemplo em questao que puseste, num pesqueiro aqui da minha zona que e um misto de areia e pedra, nessa maré que indicaste eu comecava a pescar as 6h da manha e faria toda a vazante ate as 10:30 e depois parava. Em alternativa faria a segunda vazante das 19h ate as 23h.

Um ultimo concelho, cria um diario onde registas todos os dias e caractersticas de cada jornada de pesca (horario, mare, altura vaga, periodo, pressao atmosferica, etc...). Ao final de umas centenas de jornadas vais comecar a ver alguns padroes a formarem-se para os teus pesqueiros habituais :)

Abraco, e linhas tensas!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Alfama83, ne_, Sansoni7, Rafa, Mané, Praetorianum, Mocaccino84, AndreGarcia

Offline ne_

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
  • Agradecido: 3 vezes
    • Fafe
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:23 Quarta, 18 de Julho de 2018
Re: Spinning robalo
« Responder #4 em: 09:54 Sexta, 24 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amigo Praetorianum,

Pesco ao spinning a pouco mais de 1 ano e eis as regras basicas que aprendi neste ano.

Como disseram os outros companheiros, todas as horas e mares sao boaa para pescar....mas a horas em que as probabilidades de apanhar robalos e maior que em outras.
Por ordem de melhor horas para pior aqui vai:

1- Pescar a noite....sem duvida que se conseguires pescar a noite (em seguranca) vais aumentar muito a probabilidade de apanhar robalos.
2- Pescar ao amanhecer e ao anoitecer, nao podendo pescar a noite entao as primeiras horas da madrugada e as ultimas no por do sol sao as mais produtivas
3- Pescar durante o dia com ceu nublado/encoberto, eu gosto especialente de dias de chuva ou dias encobertos coma algum vento de frente
4- Durante o dia com ceu limpo......ja desisti de pescar ao Robalo nestas alturas pois a probabilidade e muito baixa. Nestes dias , principalmente no verao, se quizer ir pescar aposto to LRF

Quanto a fase da mare....ai ja depende do pesqueiro, pois existem pesqueiros muito mais produtivos no baixa mar, outros no praia-mar e outros ainda nas meis mares. Tens que escolher 2 ou 3 pesqueiros e pescar neles em todas as phases das mares ate aprenderes quando sao mais produtivos.

Quanto ao exemplo em questao que puseste, num pesqueiro aqui da minha zona que e um misto de areia e pedra, nessa maré que indicaste eu comecava a pescar as 6h da manha e faria toda a vazante ate as 10:30 e depois parava. Em alternativa faria a segunda vazante das 19h ate as 23h.

Um ultimo concelho, cria um diario onde registas todos os dias e caractersticas de cada jornada de pesca (horario, mare, altura vaga, periodo, pressao atmosferica, etc...). Ao final de umas centenas de jornadas vais comecar a ver alguns padroes a formarem-se para os teus pesqueiros habituais :)

Abraco, e linhas tensas!

Boas dicas! obrigado
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Spinning robalo
« Responder #5 em: 19:35 Sexta, 24 de Maio de 2019 »
Acrescentando mais uma sugestão, para mim a mais importante.

Tenta conhecer o melhor possível 2/3 pesqueiros (com características diferentes), isso ajudará imenso.
Por exemplo, eu tenho 3 pesqueiros base... Claro que posso sempre ir experimentar outros spots que me chamem a atenção.
Os meus é assim:
Pesqueiro 1, é bom com meia maré para cima e com mar superior a 3mts e com vento Norte/Oeste /Este
Pesqueiro 2, bom para pescar com mar de 1.5 a 2.5 e com vento norte (predominante) e pesca.se em qualquer maré.
Pesqueiro 3, bom com mar inferior 2 mts e com pouco vento, excelente quando tem uma coroa de areia encostada nas pedras.

Lá está, isto parece fácil tirar estas conclusões, mas não é... É preciso muito conhecimento dos sitios e fazer algumas conclusões.... Eu consegui perceber algumas coisas através de anotações de peixe capturado vs condições vs local...
« Última modificação: 19:45 Sexta, 24 de Maio de 2019 por Antonio.Silva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: AndreGarcia

Offline Mocaccino84

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 63
  • Agradecido: 3 vezes
  • Desembarcar, ao assalto...
    • Ericeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Segunda, 20 de Maio de 2019
Re: Spinning robalo
« Responder #6 em: 11:58 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Também comecei no spinning há pouco tempo, mas tenho tido alguma sorte nas capturas, li e vi muitos vídeos no YouTube com dicas, mas acho que aqui já disseram bastante daquilo que é preciso reter... O resto é pormenores que se aprende com o tempo...
Claro que a malta quer saber sempre quais os tipos de amostras, as cores e peso, as canas etc... Mas havendo peixe ele vai lá morder! Força
Instagram : gb_mocaccino
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Spinning robalo
« Responder #7 em: 13:33 Segunda, 27 de Maio de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também comecei no spinning há pouco tempo, mas tenho tido alguma sorte nas capturas, li e vi muitos vídeos no YouTube com dicas, mas acho que aqui já disseram bastante daquilo que é preciso reter... O resto é pormenores que se aprende com o tempo...
Claro que a malta quer saber sempre quais os tipos de amostras, as cores e peso, as canas etc... Mas havendo peixe ele vai lá morder! Força

As amostras não vale a pena inventar muito... As black minnow são das melhores... Depois há as artesanais que faço que são top.
 

Offline Vasco Baptista

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:03 Quinta, 22 de Junho de 2017
Re: Spinning robalo
« Responder #8 em: 09:27 Segunda, 08 de Julho de 2019 »
Bom dia
Também me iniciei à pouco no spinning ao robalo e acima de tudo tenho dificuldade em encontrar pesqueiros na zona da Ericeira / Foz do Arelho / praia das maças...
Alguém que pesque nestas zonas e que possa dar umas dicas para dar o arranque e começar a explorar? Em especial pesqueiros bons para iniciantes e que permitam explorar várias técnicas.
Muito obrigado desde já.

Um abraço
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Spinning robalo
« Responder #9 em: 15:13 Segunda, 08 de Julho de 2019 »
Praia da vigia em são Julião, praia da aguda no magoito, etc.etc.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Vasco Baptista

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:03 Quinta, 22 de Junho de 2017
Re: Spinning robalo
« Responder #10 em: 14:15 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
E relativamente á epoca do ano?
Já vi muita malta a dizer que para este verão não iam mais...
O Verão é uma época mais fraca?
Quais as fases do ano que são mais produtivas.

Abraço
 

Offline Robaleiro

Re: Spinning robalo
« Responder #11 em: 14:56 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E relativamente á epoca do ano?
Já vi muita malta a dizer que para este verão não iam mais...
O Verão é uma época mais fraca?
Quais as fases do ano que são mais produtivas.

Abraço

O robalo é um predador, que aproveita o turbilhão da espuma para caçar, pelo que precisa de mares mexidos. No Verão o mar é calmo e grande parte das vezes as águas estão claras, portanto, sem a camuflagem da espuma e de águas turvas, torna-se complicado apanhar bons peixes ao spinning. Só de noite é que poderá ser mais proveitoso. Isto é na teoria, o que não quer dizes que não se apanhe peixe nas piores condições possíveis.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Spinning robalo
« Responder #12 em: 16:16 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E relativamente á epoca do ano?
Já vi muita malta a dizer que para este verão não iam mais...
O Verão é uma época mais fraca?
Quais as fases do ano que são mais produtivas.

Abraço

O robalo é um predador, que aproveita o turbilhão da espuma para caçar, pelo que precisa de mares mexidos. No Verão o mar é calmo e grande parte das vezes as águas estão claras, portanto, sem a camuflagem da espuma e de águas turvas, torna-se complicado apanhar bons peixes ao spinning. Só de noite é que poderá ser mais proveitoso. Isto é na teoria, o que não quer dizes que não se apanhe peixe nas piores condições possíveis.

Um dos últimos vídeos do Manuel Monteiro é prova disso. Foi às tainhas para testar um modelo diy de rabeca, águas "más" e acaba a sacar um robalo de 5kgs...
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Tira Teimas

Re: Spinning robalo
« Responder #13 em: 20:39 Quinta, 11 de Julho de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E relativamente á epoca do ano?
Já vi muita malta a dizer que para este verão não iam mais...
O Verão é uma época mais fraca?
Quais as fases do ano que são mais produtivas.

Abraço

O robalo é um predador, que aproveita o turbilhão da espuma para caçar, pelo que precisa de mares mexidos. No Verão o mar é calmo e grande parte das vezes as águas estão claras, portanto, sem a camuflagem da espuma e de águas turvas, torna-se complicado apanhar bons peixes ao spinning. Só de noite é que poderá ser mais proveitoso. Isto é na teoria, o que não quer dizes que não se apanhe peixe nas piores condições possíveis.

Um dos últimos vídeos do Manuel Monteiro é prova disso. Foi às tainhas para testar um modelo diy de rabeca, águas "más" e acaba a sacar um robalo de 5kgs...

Eu vi, ganda peixão e a rabeca está muito fixe. O gajo percebe mesmo daquilo, vejo sempre os vídeos dele.
 

 

* Tópicos Recentes

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por MMagalhães [23:40 Segunda, 22 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]