collapse

Autor Tópico: Novamente as montagens  (Lida 1935 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Novamente as montagens
« em: 16:34 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Dirão alguns, fogo lá vem o chato novamente blá blá com a conversa das montagens.
Penso eu que no tipo de pesca que faço,pode-se melhorar a apresentação da iscada,hoje as chumbadas usam-se com todo o tipo de cores,canas criadas para todos os tipos de pescadores,parabólicas semi,açção de ponteira etc.
Na minha modesta opinião as ditas montagens são um factor deveras importante no suçesso ao fim dde um dia de pesca.
Nada melhor do que falar das minhas,diversos: (choupas ,sargos,carapaus,etc)como sabem durante uma parte do ano as aguas encontra-se lusas,significa que vamos ter de baixar os diametros das nossas ditas baixadas,no meu caso desço para as madres 0,28 para estralhos que variam entre os 0,26 a 0,23 com ocomprimento a variar entre os 30 a 45 cm os anzois entre nºs a variar do 1 ao 4 hoje em dia já faço pouco este tipo de pesca.
Passada a fase das aguas lusas e em maiores profundidades utilizo o mesmo tipo de montagens mas aumentando o diametro das linhas no meu caso até ao maximo de 0,37 normalmente fico pelo 0,33 e em estralhos que vão do 0,33 ao 0,23 aqui aumento um pouco o tamanho dos estralhos que podem ir até aos 50cm.
Nesta altura utilizo muito uma montagem de dois anzois,em que o comprimento varia dos 40 aos 50 cm em anzois que podem ir até ao 2/0 procurando desta forma colocar iscas mais generosas e procurar um especime maior(madres que variam entre 0,40 e 0,37
Nas ditas douradas madres em 0,40 ou 0,37 dependendo do lote que se encontra no local com estralhos que variam dos 45 aos 70 cm de comprimento com anzois de 1/0 a 5/0.
Utilizo com regularidade ao pargo a montagem que uso nas douradas dependendo do local e se for especifica aumento o diametro das madres e correspondentes estralhos.
A decisão do tipo de montagem qe vamos utilizar será tomada em virtude do que pretendemos pescar,do tipo de peixe que vamos encontrar ao longo da jornada de pesca.
Nas minhas montagens utilizo fluocarbono,os crossbead,e micromissangas(que considero o uso muito importante)conhecimento passado pelo Mestre,cada um agora que ajude a melhorar com as suas ideias.

abraço


Manuel Matos
 
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Novamente as montagens
« Responder #1 em: 22:41 Sábado, 28 de Dezembro de 2013 »
Boas,
Caro Canivete se de imensas coisas sobre a pesca sei pouco,  deste tipo de montagens então não entendo nada, apenas sei que são amplamente utlizadas em pesca embarcada, que algumas sáo especificas para certas espécies e certas condições do mar, dai que não posso opinar nada.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3851
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Novamente as montagens
« Responder #2 em: 22:40 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Não opina mas está presente e isso indica estar atento  :fixe:


abraço



Manuel Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Novamente as montagens
« Responder #3 em: 18:50 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Fico á espera tambem de mais opiniões porque desta área sei apenas o que aprendo aqui convosco ;)
Nelson Peres
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 806
  • Agradecido: 71 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Novamente as montagens
« Responder #4 em: 00:00 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Manel, eu penso  que  tens razão, as montagens são bastante importantes.
Devido aos diversos tópicos sobre este tema que foram postados no Sdp, resolvi baixar tanto as madres como os estralhos. Neste momento quase todas as minhas madres são 0,29 fluorcoated Barros e as montagens são de 3 anzois 2-2-1 ou 4-2-1. Os estralhos são 0,25 e 0,28 fluor da Yuki Atko. Quando quero tentar peixes maiores tento montagens de 2 anzóis com madre 0,35 fluorcoatad da Barros e estralhos 0,28 e 0,30 com anzois 2 e 1/0. Infelizmente ainda não tiva grande oportunidade de comprovar. No entanto tal como tudo na pesca, não é matemática. Tenho visto companheiros ao meu lado a tirarem peixe com estralhos 0,35 e 0,40, eu com montagens muito mais finas sem me safar ...
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [Hoje às 13:29]

Novo carreto Surfcasting por duas [Hoje às 13:10]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]