collapse

Autor Tópico: ajuda sobre linhas.....  (Lida 1946 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luismiguelap1

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
    • maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
ajuda sobre linhas.....
« em: 15:51 Quinta, 17 de Abril de 2014 »
Depois de muito ler e reler varias opiniões sobre linhas a utilizar em carretos de surf e spinning
acho que cada vez  fico mais confuso e preciso de ajuda na linha que utilizar

Costumo pescar entre a praia do aterro em Matosinhos ate a povoa....normalmente praia de areia

Canas surfcasting

Zicoor surf plus 500m
Vega intruder 500m
Barros max power 500m
Iridim speed sc3 500m
Vega sa 9000

carretos surfcasting

Iridium dream drs 55
Shimano alivio 10000FA
Herculy frack FD 570

Cana e carreto spinning
Pintail 3.60
Roshi spin 5500 F

pelas zonas e material que linha ou linhas me recomendam?

Costumo ter magnum pro 0.35 surfcasting
sufix 0.20 fluorescente spinning
chumbo 125 max surf mas tenho muito rebentamento nos lançamentos
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19705
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ajuda sobre linhas.....
« Responder #1 em: 16:07 Quinta, 17 de Abril de 2014 »

 Companheiro, linhas não te recomendo uma em especial, uso várias e gosto de várias, aí o que me parece é que o mais importante são as medidas que usas,... por exemplo, dizes que usas 0,35 e que rebenta muito nos lançamentos, da experiencia que tenho sobre isso mesmo, é que usei em tempos o 0,35 direto e sempre que fazia um lançamento mais puxado partia, quando não partia era uma questão de fazer dois ou três lançamentos e lá ia tudo.

 Quanto a mim ou usas um 0,40 direto ou terás de colocar um chicote aí de 0,45 (uma ponta de linha de cerca de 8/9 metros) de modo a garantir que podes lançar á vontade e suporta o esforço, é que o 0,35 vai estirando a cada lançamento e inevitavelmente acaba por partir.

 No spinning, não pratico, não te posso ajudar.

 Espero ter ajudado, pesca bem  :fixe:
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: ajuda sobre linhas.....
« Responder #2 em: 20:19 Quinta, 17 de Abril de 2014 »
Para spinning multi. O Powerpro 0.19 deve ser dos mais usados. Não é o multi mais suave, mas é dos que aguenta mais o desgaste do spinning. Conheço muitos a usar e a recomendar.

Para surf, é mais difícil o consenso. Eu gosto de multi. Uso powerpro 0.24(ou por aí)  e whiplash crystal de 30lbs. Mas há muita gente que prefere os monos...

 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: ajuda sobre linhas.....
« Responder #3 em: 04:02 Sexta, 18 de Abril de 2014 »
Boas, eu não concordo com o soares quando ele diz que o 035 parte a lançar, nem todos partem, mas já falamos disso uma vez e não entro nessa discução porque cada um tem as suas experiencias...

O que digo é que se parte no lançamento e ainda para mais, com 125gr acho que algo de errado se passa ou com os teus nós, ou com as tuas montagens, ou com a linha em si que pode ser má e ter pouca resistencia ao nó, ou pode ja estar desgastada, ou simplesmente usas uma linha com muita memoria que provoca alguns enroscos nos passadores...
Eu uso trabuco t-force em 035 direto e nunca consegui partir a lançar, nem com 140gr... Lanço mesmo á vontade...
Asso discovery é um linhão nessas medidas...

Soares, não me leve a mal... só temos experiencias diferentes, sinceramente não sei porque é que o seu 035 parte tantas vezes, e o meu nunca parte... pode ser tanta coisa...
Abç
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19705
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ajuda sobre linhas.....
« Responder #4 em: 14:50 Sexta, 18 de Abril de 2014 »

 Ó Cláudio, o meu não parte, partia porque já não uso, é claro que tem a ver com a qualidade da linha e com as gramagens que utilizas, uma boa linha de 0,35 aguenta mais quilos e pode garantir os lançamentos com pesos da ordem das 120/130 g, não discordo disso.

 Da experiencia que tenho e isso já foi à dois, três anos a linha que usava partia varias vezes durante as pescarias (também já nem sei que linha era, diga-se...) mas é natural que fosse uma linha barata e de fraca qualidade.

 Entretanto faço outro tipo de pescas, mais direcionado para areal, uso linhas finas e tudo isso passou, no entanto faço pesca na pedra, fundo e fundo ligeiro onde uso outro tipo de carreto e em que as linhas estão por esse calibre(0,35) mas como pesco no máximo com 100 g, mais propriamente entre as 40 e as 100g esse problema não se coloca.

 Ali o companheiro fala em surfcasting, eu como uso geralmente 150/160 g, nem reparei que ele fala em 125 g, mas claro tudo vai das linhas que usamos e elas têm diferenças de umas prás outras, estou a lembrar-me do Flomax mar branco, que até é barato e aguenta muitos quilos de tensão.

 Pesquem muito :fixe:
 

Offline luismiguelap1

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
    • maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: ajuda sobre linhas.....
« Responder #5 em: 17:18 Sexta, 18 de Abril de 2014 »
desde ja agradeço a vossa opinião....muito obrigado!!!!!!!

acho que vou começar a comprar para alem das que vocês falam e vou experimentar
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: ajuda sobre linhas.....
« Responder #6 em: 03:03 Sábado, 19 de Abril de 2014 »
Tá explicado... gramagem superior á que normalmente uso e uma linha possivelmente inferior... :fixe:

Soares no proximo inverno temos que combinar uma pesca para dar duas de treta, pode trazer o joãonº1 para ele depois se vir cá chorar de qualquer coisa... >:D
Abraço
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19705
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: ajuda sobre linhas.....
« Responder #7 em: 21:54 Sábado, 19 de Abril de 2014 »

 Quem sabe já no próximo ó Cláudio, é coisa a combinar a seu tempo :fixe:
 

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Re: ajuda sobre linhas.....
« Responder #8 em: 02:59 Domingo, 20 de Abril de 2014 »
Ainda a uns dias um colega meu disse me que ia comprar linha 0.25 e chicotes ate 0.47, era o mais indicado para ele frazer bons lancamentos,o dono da loja da pesca desconselhou o e disse lhe para comprar fio power pro 0.23, comprou e diz que é uma maravilha so ve o incoveniente na dedeira, de resto diz que gosta muito e não tem que se preocupar em fazer chicotes diz que perde muito tempo a faze los, diz que o power pro nao bate tanto como as pessoas dizem por causa do estado do mar, mas pronto sao opinioes, eu uso power pro nos rios e ai sim gosto muito.
 

 

* Tópicos Recentes

Iscos para rio por WilsonQuasepescador [Hoje às 01:25]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por ffgsoares [15:29 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]