collapse

Autor Tópico: Uma história triste  (Lida 1560 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jmet

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 230
  • Agradecido: 53 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Uma história triste
« em: 12:08 Quinta, 17 de Abril de 2014 »

No domingo passado, dia 13 de Abril, fui até à Junqueira, em Lisboa, assistir à primeira prova do regional de bóia de mar.
Duas zonas, apenas 13 pescadores.
Mas o pior, o mais triste, foi verificar que a média de idades andaria pelos 60 anos.
Penso que nos bons tempos terá havido provas de veteranos com média de idades mais baixa.
Meti conversa com um pescador, que até nem tinha o aspecto de ser o mais velho.
- Que idade tem o amigo?
- 78 anos. Já tinha idade para ter juízo, não é? Mas, olhe, gosto disto. Venho para me entreter.
Meti conversa com outro, que aparentava a mesma idade do anterior.
- Meu amigo, que idade tem?
- 66 anos. Estou reformado, mas ainda trabalho. E vou pescando, para continuar activo. Venho mais para me entreter.
- Faz muito bem.
Curiosamente, um dos participantes era uma senhora, também de provecta idade.

Depois meti conversa com um dos quatro membros da associação (um era uma senhora), identificados com coletes amarelos da FPPD. Para não destoarem tinham todos para cima de 60 anos.
- A pesca desportiva e de competição vai mal. Isto é quase tudo velhos… - Disse eu.
- A rapaziada nova quer outras coisas. Mas olhe que no Algarve e no Alentejo há muita malta nova na competição.
- Valha-nos isso.

Assisti à pesagem, felicitei o meu conhecido (a razão de ser de me ter deslocado ao local), por sinal um dos mais novos do grupo. Com seria de esperar, venceu folgadamente a sua zona e apanhou mais peixe que todos.

E vi-me embora, triste como não podia deixar de ser, pensando que há 35 anos estas provas eram organizadas pelos clubes, mandatados pela associação, e entre federados a concorrerem e outros pescadores (as provas eram abertas) juntavam 400 pescadores.

 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uma história triste
« Responder #1 em: 12:28 Quinta, 17 de Abril de 2014 »
boas

concordo em parte com a sua tristeza compreendo a .mas eu falo pela zona onde morei perto de 30 anos na qual sempre houve muitos concursos de boia e nos quais quase sempre os pesqueiros melhores calhavam sempre aos mesmos mesmo dizendo que eram sorteados e os chamados grupos fechados entre certos atletas acabavam sempre por influençiar a dita prova havendo por vezes afastamento de muitos jovens que ao ver estes joguinhos se afastaram.cabe sobretudo aos mais velhos incentivar os mais novos( aqueles que realmente querem )a pratica consciente deste desporto para a evoluçao e desenvolvimento saudavél do mesmo.porque para muita gente a pesca continua a ser uma seca que se está ali muito tempo com uma cana na mao ha espera de um peixe,pessoalmente é muito mais e a parte da competiçao até pode trazer muita organizaçâo e disciplina aos praticantes .mas certos desportos estao como muitas profissoes a desapareçer .atençao que isto é apenas um ponto de vista e nao reflete decerto a opiniao de outras pessoas.
bom tópico.

abraço
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Uma história triste
« Responder #2 em: 13:20 Quinta, 17 de Abril de 2014 »
o problema é que Portugal cada vez mais é um País de idosos, os outros vão saindo ou nem têm dinheiro para a deslocação.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline joao.pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Agradecido: 10 vezes
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: Uma história triste
« Responder #3 em: 13:51 Quinta, 17 de Abril de 2014 »
A pesca não é um desporto barato... pelo que para um país que tem um ordenado médio de 800 euros e 30% ou mais de jovens desempregados, não é fácil a expansão...
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uma história triste
« Responder #4 em: 16:54 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o problema é que Portugal cada vez mais é um País de idosos, os outros vão saindo ou nem têm dinheiro para a deslocação.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A pesca não é um desporto barato... pelo que para um país que tem um ordenado médio de 800 euros e 30% ou mais de jovens desempregados, não é fácil a expansão...
concordo.

e continuará a ser um país cada vez mais idoso.e os ordenados cada vez mais baixos e cada vez mais se perde a identidade de um país................. :'( :'(

abraço
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Uma história triste
« Responder #5 em: 17:01 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
há dessas provas noutras zonas do país?

os jovens estão todos entretidos com o facebook... e quando mal há dinheiro para as despesas básicas é complicado haver para outras coisas. Não esquecer que temos para cima de 1 milhão de desempregados, perto de 3 milhoes estão próximos do limiar de pobreza, a emigração é brutal... e por aí fora. Estou muito curioso com o próximo referendo geral e com os resultados que vai trazer (deve ser para 2021).
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Uma história triste
« Responder #6 em: 17:25 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
há dessas provas noutras zonas do país?

os jovens estão todos entretidos com o facebook... e quando mal há dinheiro para as despesas básicas é complicado haver para outras coisas. Não esquecer que temos para cima de 1 milhão de desempregados, perto de 3 milhoes estão próximos do limiar de pobreza, a emigração é brutal... e por aí fora. Estou muito curioso com o próximo referendo geral e com os resultados que vai trazer (deve ser para 2021).

Será censos??

Mesmo assim não esperava ver tanta malta jovem neste desporto. Eu com a idade deles aos fds nem pensava na pesca.
Até na pesca embarcada, que acarreta alguns custos, andam por lá muitos jovens. Na minha juventude a pesca era uma coisa de velhos.
É muito bom ver jovens interessados pela pesca, e mais importante ainda pela sustentabilidade, reciclagem, etc... Penso que num futuro vamos ter pesqueiros mais limpos, praias mais limpas, etc..
 Acho que a pesca lúdica têm o futuro garantido.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Uma história triste
« Responder #7 em: 17:32 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
há dessas provas noutras zonas do país?

os jovens estão todos entretidos com o facebook... e quando mal há dinheiro para as despesas básicas é complicado haver para outras coisas. Não esquecer que temos para cima de 1 milhão de desempregados, perto de 3 milhoes estão próximos do limiar de pobreza, a emigração é brutal... e por aí fora. Estou muito curioso com o próximo censo (e não referendo) geral e com os resultados que vai trazer (deve ser para 2021).
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Uma história triste
« Responder #8 em: 17:41 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
há dessas provas noutras zonas do país?

os jovens estão todos entretidos com o facebook... e quando mal há dinheiro para as despesas básicas é complicado haver para outras coisas. Não esquecer que temos para cima de 1 milhão de desempregados, perto de 3 milhoes estão próximos do limiar de pobreza, a emigração é brutal... e por aí fora. Estou muito curioso com o próximo referendo geral e com os resultados que vai trazer (deve ser para 2021).

In/felizmente o facebook ainda não se paga (não contando com os custos referentes a internet). Como aqui já foi referido, portugal é um pais de idosos e todas as semanas abro a minha pagina do facebook e vejo alguém a despedir se porque vai para fora a procura de uma vida melhor. A pesca é um desporto que precisa de um grande investimento inicial (virado para a competição) e como estão as coisas hoje em dia é difícil, aqueles que praticam já o fazem a algum tempo...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uma história triste
« Responder #9 em: 18:10 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
Boas,

Efectivamente amigo JMET, infelizmente, não é das histórias mais bonitas que tem contado....

A competição nacional de mar (surfcasting), ao que julgo saber, participaram nas provas, duas ou três dezenas de juniores e iniciados.
Não sei como era aqui há uns anos por isso não posso comparar, mas honestamente, não me parece mal no actual panorama...

Já a boia, pelo que conta, já teve melhores dias...

Os pescadores lúdicos cada vez são mais (e o peixe menos :join:) e naturalmente, creio que os atletas irão também aumentar de números :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Uma história triste
« Responder #10 em: 22:31 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
há dessas provas noutras zonas do país?

os jovens estão todos entretidos com o facebook... e quando mal há dinheiro para as despesas básicas é complicado haver para outras coisas. Não esquecer que temos para cima de 1 milhão de desempregados, perto de 3 milhoes estão próximos do limiar de pobreza, a emigração é brutal... e por aí fora. Estou muito curioso com o próximo referendo geral e com os resultados que vai trazer (deve ser para 2021).

In/felizmente o facebook ainda não se paga (não contando com os custos referentes a internet). Como aqui já foi referido, portugal é um pais de idosos e todas as semanas abro a minha pagina do facebook e vejo alguém a despedir se porque vai para fora a procura de uma vida melhor. A pesca é um desporto que precisa de um grande investimento inicial (virado para a competição) e como estão as coisas hoje em dia é difícil, aqueles que praticam já o fazem a algum tempo...

no meu caso é o contrário... o meu pai pesca desde sempre (há 40 anos? 50 anos?) mas eu apenas comecei a pescar no verão passado. O investimento inicial é complicado... tem de ir devagar. Mas vale a pena... o meu problema foi comecar, experimentar, e nas primeiras pescarias apanhar peixe.

Depois descobri este forum (vim do outro) e os meus conhecimentos aumentaram exponencialmente, o interesse aumentou, começo a conhecer outras pessoas (encontros, compras colectivas, Riny: já chegou o material que encomendámos?, etc.).

Antes de experimentar achava que a pesca era uma seca, não tinha paciência... talvez a idade ajude a gostar mais disto, não sei. mas depois experimentei e... cá estou...

Não creio que o investimento para iniciar, para pescar, seja muito elevado. Com cento e poucos euros já temos material com qualidade suficiente para podermos pescar. Querendo e podendo, depos podemos fazer uns upgrades (é o que estou a fazer).

Ou seja, o custo, para mim, é mais uma desculpa que outra coisa qqr.
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Uma história triste
« Responder #11 em: 23:41 Segunda, 21 de Abril de 2014 »
Boas,

Atenção companheiro luipeq, porque está se a falar de pesca de competição...

O investimento nada tem a a ver com a pesca lúdica, quer a nível da qualidade dos materiais aplicados, quer a nível da disponibilidade pessoal, quer a nível dos gastos com deslocações aos locais das provas, possíveis alojamentos nesses locais, etc..
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Uma história triste
« Responder #12 em: 16:30 Terça, 29 de Abril de 2014 »
Infelizmente, o espelho do nosso País :(
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Cabo do Xalavar por jewels [Hoje às 16:15]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [Hoje às 16:14]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [Hoje às 13:29]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]