collapse

Autor Tópico: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate  (Lida 2192 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Ernesto Lima

Boa tarde a todos

Venho dar-vos conta desta acção sobre a actual legislação que poderá ter interesse para aqueles de nós que andam aqui pelo Pesqueiro, nomeadamente os que possam vir a visitar a Feira de Setúbal.

Ora cá vai:

A ANPLED, com o apoio da organização da 4.ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal, vai dinamizar durante a realização do evento uma Sessão de Esclarecimento / Debate, subordinado ao tema: LEGISLAÇÃO ACTUAL DA PESCA LÚDICA: O Processo... As Dúvidas

Aos participantes serão prestadas informações relacionadas com o processo até à saída dos Decretos Lei e Portarias, assim como, poderão colocar as suas dúvidas no que respeita a interpretações e possíveis aplicações da Lei.

Data da Sessão: 27 de Abril de 2014

Hora de início: 11.00

Local de Realização:
Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Recinto da 4.ª Feira de Pesca Lúdica e Desportiva de Setúbal no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.

Os interessados em participar nesta acção, deverão dirigir-se ao pavilhão de exposição da ANPLED, entre as 10.30 e as 11.00 horas, de onde serão encaminhados para o local de realização.

Vamos lá trocar impressões sobre isto Pessoal!

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #1 em: 00:26 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Boas

Será uma mais valia a troca de ideias e fico na esperança que a sessão surta os efeitos desejados.

Já agora no dia 27ABR2014, deve estar em curso a nível Nacional, as provas da 3ª. Divisão de Pesca de Alto Mar, a Norte, Centro/Sul e Algarve.

Caso seja possível agradecia notícias de algumas conclusões.

Para terminar seria bons para todos, a descentralização dessas ditas sessões por outros pontos do País.

Obrigado pela partilha.

Fica bem.

Braga   
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #2 em: 00:30 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Não sei se está previsto, mas seria bom haver alguém da PM/Marinha e GNR no painel.
Se calhar até foram  convidados, digo eu...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Nuno Carvalho

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1508
  • Agradecido: 2 vezes
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #3 em: 00:42 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Tópico importante para divulgar pelo máximo de praticantes possível.

Pena não ter sabido desta iniciativa da ANPLED mais cedo.
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #4 em: 03:42 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Não sei se consigo ir sem que me ferva o sangue... >:D

Ainda não sei se é esse o dia em que posso lá ir mas de qualquer forma é uma iniciativa de louvar, principalmente tendo em conta que nem todos temos as mesmas facilidades em receber a informação, e se for o caso ter ajuda a interpretala... :aplau:
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline nelson amaral

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 762
  • Agradecido: 58 vezes
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:47 Quarta, 12 de Março de 2014
Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #5 em: 09:56 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não sei se está previsto, mas seria bom haver alguém da PM/Marinha e GNR no painel.
Se calhar até foram  convidados, digo eu...


Esta ideia do João teria todo o interesse se fosse possível concretizá-la.

O que se leva desta vida é a vida que se leva...pesquem e sejam felizes
 

Online Ernesto Lima

Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #6 em: 13:08 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Viva Pessoal

Sobre as questões levantadas...

A prova do Campeonato de Pesca Embarcada da 3.ª Divisão, Zona Sul, vai ser realizada em Setúbal e vêm à feira, onde a organização oferecerá um lanche, prémios para o 1.º, 2.º e 3.º lugares desta jornada e t-shirts dos Jogos do Sado.

Sobre a descentralização de sessões deste tipo, penso que será a ANPLED o organismo mais indicado para as realizar ou ser convidado para tal.

Quanto à presença da PM/Autoridade Marítima, em princípio não estará presente, atendendo a que a sessão está essencialmente orientada para que a ANPLED dê o seu ponto de vista, enquanto membro do grupo de trabalho, sobre todo o processo assim como responda a todas as questões colocadas relativamente a interpretação e aplicação da lei.
No entanto não está excluída a hipótese de compor o painel dessa forma.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #7 em: 14:31 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva Pessoal

Sobre as questões levantadas...

A prova do Campeonato de Pesca Embarcada da 3.ª Divisão, Zona Sul, vai ser realizada em Setúbal e vêm à feira, onde a organização oferecerá um lanche, prémios para o 1.º, 2.º e 3.º lugares desta jornada e t-shirts dos Jogos do Sado.

Sobre a descentralização de sessões deste tipo, penso que será a ANPLED o organismo mais indicado para as realizar ou ser convidado para tal.

Ernesto

Só referi a data da prova, porque a hora da mesma, é coincidente com a da realização da sessão.

A descentralização efectivamente pode partir de qualquer das partes, da ANPLED ou até de um clube, tenho de pensar no assunto e propôr a situação ao meu clube.

Fica bem.

Braga   
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Online Ernesto Lima

Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #8 em: 14:48 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
De facto tem razão Braga

O problema aqui foi gerir todas as actividades enquadrando-as, tendo em conta espaços disponíveis, possibilidades horárias dos dinamizadores e realização de outras actividades.

Não foi mesmo possível realizar esta acção noutra hora.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline João Borges

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 35
  • Agradecido: 21 vezes
    • Torre da Marinha
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:46 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #9 em: 22:50 Quarta, 16 de Abril de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Será uma mais valia a troca de ideias e fico na esperança que a sessão surta os efeitos desejados.

Já agora no dia 27ABR2014, deve estar em curso a nível Nacional, as provas da 3ª. Divisão de Pesca de Alto Mar, a Norte, Centro/Sul e Algarve.

Caso seja possível agradecia notícias de algumas conclusões.

Para terminar seria bons para todos, a descentralização dessas ditas sessões por outros pontos do País.

Obrigado pela partilha.

Fica bem.

Braga   

Boas

Amigo Braga, não tenho duvidas que a descentralização destas acções seria o ideal, mas acima de tudo e mais interessante seria a envolvênçia dos interessados (praticantes), nos assuntos que lhes dizem respeito.

Atendendo às probabilidades dessa envolvência ser mais acentuada, é que se optou por levar a cabo esta iniciativa no decurso da Feira de Setúbal. Já era para ter sido realizada uma secção durante a Feira de Mora, mas alguns factores inviabilizaram a sua realização. 

Estamos disponíveis para repetir essas acções, no entanto há alguns factores, cuja conciliação devem ser tidos em conta aquando do seu agendamento:
 
- A disponibilidade de tempo (todos temos outros afazeres, quer profissionais, quer pessoais e Familiares);
- A distancia que dista entre locais da realização;
- Os níveis de interesse/participação dos praticantes:

Abraço
João Borges


Posso não pescar nada, mas não deixo de pescar
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Legislação actual sobre a Pesca Lúdica - Sessão de Esclarecimento/Debate
« Responder #10 em: 11:18 Domingo, 20 de Abril de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Será uma mais valia a troca de ideias e fico na esperança que a sessão surta os efeitos desejados.

Já agora no dia 27ABR2014, deve estar em curso a nível Nacional, as provas da 3ª. Divisão de Pesca de Alto Mar, a Norte, Centro/Sul e Algarve.

Caso seja possível agradecia notícias de algumas conclusões.

Para terminar seria bons para todos, a descentralização dessas ditas sessões por outros pontos do País.

Obrigado pela partilha.

Fica bem.

Braga   

Boas

Amigo Braga, não tenho duvidas que a descentralização destas acções seria o ideal, mas acima de tudo e mais interessante seria a envolvênçia dos interessados (praticantes), nos assuntos que lhes dizem respeito.

Atendendo às probabilidades dessa envolvência ser mais acentuada, é que se optou por levar a cabo esta iniciativa no decurso da Feira de Setúbal. Já era para ter sido realizada uma secção durante a Feira de Mora, mas alguns factores inviabilizaram a sua realização. 

Estamos disponíveis para repetir essas acções, no entanto há alguns factores, cuja conciliação devem ser tidos em conta aquando do seu agendamento:
 
- A disponibilidade de tempo (todos temos outros afazeres, quer profissionais, quer pessoais e Familiares);
- A distancia que dista entre locais da realização;
- Os níveis de interesse/participação dos praticantes:

Abraço
João Borges




Caro João Borges sou pescador à um dúzia de anos, faço pesca apeada, (agora pouca) e pesca embarcada em alto mar, (a que agora pratico mais), e acho que basta ler o que escrevi para se perceber o meu interesse na prática deste nosso "desporto", que é a pesca, nas mais variadas vertentes.

(Tenho em conta a legislação vigente, contudo sem quer tocar em ninguém, apenas nos legisladores, este novo Decreto-lei 101/13 e Portaria de 14/14, só demonstram o total desconhecimento da realidade da pesca, pelo menos em algumas vertentes, quer para praticantes lúdicos, quer em competição, que não vou aqui inumerar, por ser demasiado extenso).

Pelo que li, penso que a ANPLED, quer divulgar ao maior número de pessoal a nova legislação e os grandes eventos são uma mais valia, mas e os meios pequenos..., são o que são e valem o que valem, desculpem-me este meu desabafo "Lisboa é Lisboa e o resto é paisagem", continuando a ler vão perceber o que quero dizer.   

Depois da minha primeira intervenção neste tópico, o meu interesse sobre uma possível descentralização a um meio pequeno, que não tem rio, nem mar, foi o de dar conhecimento a elemento da Direcção, da Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa, para a possível realização duma acção de divulgação das leis, entre atletas, amigos e outros interessados pela pesca e suas leis.

Acho que Direcção irá dar conhecimento às secções e respectivos atletas, para se inteirarem do interesse por eles manifestado e quem sabe se mesmo num meio pequeno, onde existem entre pesca de rio e de barco fundeado, um pouco mais de duas dezenas de atletas federados, não se realiza uma acção de divulgação da nova legislação, somos poucos, mas podemos quem sabe arrastar outros.   

Eu resido na zona de Coimbra, mas represento a Associação acima referida, que tem a sua sede na vila da Pampilhosa, pertence ao concelho da Mealhada, onde fazemos alguns eventos, com o intuito da divulgação da nossa Associação e da pesca em geral.

Todos nós temos os nossos momentos, com a família, o trabalho, o laser, a pesca e outras ocupações, mas caso exista vontade, tudo se consegue conciliar e se faz, desde que seja falada atempadamente.

Mesmo desconhecendo o desfecho que a Direcção da minha Associação irá ter para com este assunto, as despesas inerentes, etc., posso garantir que depois duma decisão tomada, a nossa disponibilidade irá estar patenteata no evento, que divulgaremos.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

 

* Tópicos Recentes

onde se pode consultar a legislação em vigor dos locais de pesca Tejo Lisboa? por ze carlos [Hoje às 10:48]

cana surfcasting por averomarense [15:28 Terça, 21 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por carlosfishcarlos [14:01 Terça, 21 de Maio de 2024]

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]