collapse

Autor Tópico: Surfcasting - Épocas do ano  (Lida 6404 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Robaleiro

Surfcasting - Épocas do ano
« em: 16:06 Terça, 26 de Março de 2019 »
Boa tarde a todos,

Nos últimos tempos os resultados no surfcasting têm estado muito fracos, não só os meus como os dos companheiros mais próximos.
Como ainda só pesco ao fundo há cerca de 1 ano, gostava de saber quais as alturas do ano que consideram as melhores e as piores para a prática de surfcasting, tendo em conta que na minha zona (centro) apenas entram robalos e sargos, raramente aparecem douradas.

Cumprimentos
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #1 em: 17:59 Terça, 26 de Março de 2019 »
És de que zona?
Aqui pelo oeste consegues pescar o ano inteiro ao surfcasting...
De abril a setembro/Outubro tens as douradas, com o top de capturas em junho, julho e Setembro...

De outubro a janeiro/Fevereiro tens a época dos robalos... Melhores meses são em dezembro e Janeiro...

De Março a Maio costuma também dar bons sargos, mas não é uma pesca que eu faça...Não direciono as capturas ao surfcasting especialmente aos sargos... Para eles prefiro a chumbadinha...

Em Fevereiro e Março por norma não costumo fazer surfcasting... E de inverno dou preferência a fazer spinning ou corricar... Mas um surf com choco, sardinha ou polvo não é de colocar de parte... Tudo se o mar o permitir...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: dord

Offline Robaleiro

Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #2 em: 19:29 Terça, 26 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
És de que zona?
Aqui pelo oeste consegues pescar o ano inteiro ao surfcasting...
De abril a setembro/Outubro tens as douradas, com o top de capturas em junho, julho e Setembro...

De outubro a janeiro/Fevereiro tens a época dos robalos... Melhores meses são em dezembro e Janeiro...

De Março a Maio costuma também dar bons sargos, mas não é uma pesca que eu faça...Não direciono as capturas ao surfcasting especialmente aos sargos... Para eles prefiro a chumbadinha...

Em Fevereiro e Março por norma não costumo fazer surfcasting... E de inverno dou preferência a fazer spinning ou corricar... Mas um surf com choco, sardinha ou polvo não é de colocar de parte... Tudo se o mar o permitir...

Obrigado pela resposta.

Sou de Coimbra e costumo pescar na figueira da foz. Douradas aqui é para esquecer, acabam por sair quase só robalos e sargos.
Nos últimos meses de 2018, até meio de dezembro, até tive alguns bons resultados, mas estes primeiros meses de 2019 foram um desastre, sai um peixe por outro, até dá dó. Pesco 90% das vezes de noite.
 

Offline Piedras Negras

Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #3 em: 19:31 Terça, 26 de Março de 2019 »
Buenas tardes....sere breve pero consiso...la mejores estaciones para la pesca son la primavera y el otoño...lo que manda es la temperatura del agua.de 18 a 21 grados lo mejor. En cuanto al invierno lo que mas se coge son bailas y robalos y en verano merodea mucho el pescado azul llamese anjovas caballas jureles etc...podras coger un robalo y una baila en cualquier epoca del año y un sargo y hasta una dorada...pero todo lo que se pase de su rango de temperatura ideal NO SERA DE PORTE. 
Saludos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Robaleiro

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #4 em: 23:23 Terça, 26 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
És de que zona?
Aqui pelo oeste consegues pescar o ano inteiro ao surfcasting...
De abril a setembro/Outubro tens as douradas, com o top de capturas em junho, julho e Setembro...

De outubro a janeiro/Fevereiro tens a época dos robalos... Melhores meses são em dezembro e Janeiro...

De Março a Maio costuma também dar bons sargos, mas não é uma pesca que eu faça...Não direciono as capturas ao surfcasting especialmente aos sargos... Para eles prefiro a chumbadinha...

Em Fevereiro e Março por norma não costumo fazer surfcasting... E de inverno dou preferência a fazer spinning ou corricar... Mas um surf com choco, sardinha ou polvo não é de colocar de parte... Tudo se o mar o permitir...

Obrigado pela resposta.

Sou de Coimbra e costumo pescar na figueira da foz. Douradas aqui é para esquecer, acabam por sair quase só robalos e sargos.
Nos últimos meses de 2018, até meio de dezembro, até tive alguns bons resultados, mas estes primeiros meses de 2019 foram um desastre, sai um peixe por outro, até dá dó. Pesco 90% das vezes de noite.

Certamente vai haver da zona da figueira para te ajudar melhor... Não conheço essa zona em termos de pesqueiros, mas acho estranho não haver douradas... Visto que em aveiro elas costumam encostar... Será que não vais para locais pouco indicados para as douradas?

Tal como o amigo piedras disse, a temperatura da água é extremamente importante... As douradas querem águas mais quentes, a rondar o 20°C...
 

Offline Robaleiro

Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #5 em: 01:03 Quarta, 27 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
És de que zona?
Aqui pelo oeste consegues pescar o ano inteiro ao surfcasting...
De abril a setembro/Outubro tens as douradas, com o top de capturas em junho, julho e Setembro...

De outubro a janeiro/Fevereiro tens a época dos robalos... Melhores meses são em dezembro e Janeiro...

De Março a Maio costuma também dar bons sargos, mas não é uma pesca que eu faça...Não direciono as capturas ao surfcasting especialmente aos sargos... Para eles prefiro a chumbadinha...

Em Fevereiro e Março por norma não costumo fazer surfcasting... E de inverno dou preferência a fazer spinning ou corricar... Mas um surf com choco, sardinha ou polvo não é de colocar de parte... Tudo se o mar o permitir...

Obrigado pela resposta.

Sou de Coimbra e costumo pescar na figueira da foz. Douradas aqui é para esquecer, acabam por sair quase só robalos e sargos.
Nos últimos meses de 2018, até meio de dezembro, até tive alguns bons resultados, mas estes primeiros meses de 2019 foram um desastre, sai um peixe por outro, até dá dó. Pesco 90% das vezes de noite.

Certamente vai haver da zona da figueira para te ajudar melhor... Não conheço essa zona em termos de pesqueiros, mas acho estranho não haver douradas... Visto que em aveiro elas costumam encostar... Será que não vais para locais pouco indicados para as douradas?

Tal como o amigo piedras disse, a temperatura da água é extremamente importante... As douradas querem águas mais quentes, a rondar o 20°C...


A questão poderá ser mesmo essa, as águas aqui na figueira não atingem essas temperaturas, são águas frias. Posso estar errado, como disse, sou um mero iniciante, mas tanto nunca tirei douradas como nunca vi ninguém tirar aqui na zona, pelo que se ouve entrarem douradas na figueira é um acontecimento muito pouco frequente. Agradeço a atenção e a disponibilidade.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #6 em: 09:20 Quarta, 27 de Março de 2019 »
Pois, não duvido disso, mas por exemplo em aveiro há muitas douradas (pelo menos tenho essa ideia), sendo mais a norte qie a figueira, a água será mais fria... Isto sou eu a supor que assim seja...

Por exemplo, costumas ir para zonas com pedra/marisco? As douradas costumam andar por lá...

Tena de experimentar vir fazer umas jornadas aqui pelo oeste... Se não tens douradas nos meses mais quentes nessa zona, vais ter poucas capturas...
 

Offline Robaleiro

Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #7 em: 10:41 Quarta, 27 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois, não duvido disso, mas por exemplo em aveiro há muitas douradas (pelo menos tenho essa ideia), sendo mais a norte qie a figueira, a água será mais fria... Isto sou eu a supor que assim seja...

Por exemplo, costumas ir para zonas com pedra/marisco? As douradas costumam andar por lá...

Tena de experimentar vir fazer umas jornadas aqui pelo oeste... Se não tens douradas nos meses mais quentes nessa zona, vais ter poucas capturas...

Tirando a zona do cabo Mondego, que é bastante rochosa e praticamente impossível de praticar surfcasting (dentro do que conheço), não estou a ver nenhuma praia mista aqui na zona, pelo que sei é tudo praia de areia.

Também já ouvi falar das douradas em Aveiro, mas tinha a ideia que eram capturadas na ria e que os exemplares não costumam ser grandes, pelo menos é a ideia que tenho, posso estar errado.

Comecei a fazer surfcasting o ano passado e nos meses quentes até me safei bem, melhor que nestes primeiros meses.
 

Offline LuisO.91

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 167
  • Agradecido: 32 vezes
    • Barreiro/Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:47 Sábado, 13 de Junho de 2015
Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #8 em: 11:27 Quarta, 27 de Março de 2019 »

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois, não duvido disso, mas por exemplo em aveiro há muitas douradas (pelo menos tenho essa ideia), sendo mais a norte qie a figueira, a água será mais fria... Isto sou eu a supor que assim seja...

Por exemplo, costumas ir para zonas com pedra/marisco? As douradas costumam andar por lá...

Tena de experimentar vir fazer umas jornadas aqui pelo oeste... Se não tens douradas nos meses mais quentes nessa zona, vais ter poucas capturas...

Tirando a zona do cabo Mondego, que é bastante rochosa e praticamente impossível de praticar surfcasting (dentro do que conheço), não estou a ver nenhuma praia mista aqui na zona, pelo que sei é tudo praia de areia.

Também já ouvi falar das douradas em Aveiro, mas tinha a ideia que eram capturadas na ria e que os exemplares não costumam ser grandes, pelo menos é a ideia que tenho, posso estar errado.

Comecei a fazer surfcasting o ano passado e nos meses quentes até me safei bem, melhor que nestes primeiros meses.

Elas saem na ria, na praia é muito raro
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Robaleiro

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #9 em: 11:34 Quarta, 27 de Março de 2019 »
Se calhar esse local muito rochoso no cabo Mondego será uma otima opção... Pessoalmente também não gosto de pescar às douradas em fundos de areia... Fundos mistos será o ideal... Fundos de rocha perde.se muito material... Misto é um bom equilíbrio entre ambos...

Em aveiro sei de um local chamado molhe dos reformados e o triângulo, são locais onde costumam sair boas burras... Nunca lá fui, não conheço.... Mas tenho pessoal conhecido que no verão passado foi daqui do oeste até lá para ir a elas... E apanharam bons exemplares...

Na figueira eu investia mesmo nessa zona de pedras... Com material mais pesado, fio mais grosso... Ou então numa chumbadinha...

Se algum dia quiseres vir até à foz do arelho/peniche eu posso.te indicar alguns pesqueiros ou até ir contigo...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pinheiro73

Offline Robaleiro

Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #10 em: 13:08 Quarta, 27 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois, não duvido disso, mas por exemplo em aveiro há muitas douradas (pelo menos tenho essa ideia), sendo mais a norte qie a figueira, a água será mais fria... Isto sou eu a supor que assim seja...

Por exemplo, costumas ir para zonas com pedra/marisco? As douradas costumam andar por lá...

Tena de experimentar vir fazer umas jornadas aqui pelo oeste... Se não tens douradas nos meses mais quentes nessa zona, vais ter poucas capturas...

Tirando a zona do cabo Mondego, que é bastante rochosa e praticamente impossível de praticar surfcasting (dentro do que conheço), não estou a ver nenhuma praia mista aqui na zona, pelo que sei é tudo praia de areia.

Também já ouvi falar das douradas em Aveiro, mas tinha a ideia que eram capturadas na ria e que os exemplares não costumam ser grandes, pelo menos é a ideia que tenho, posso estar errado.

Comecei a fazer surfcasting o ano passado e nos meses quentes até me safei bem, melhor que nestes primeiros meses.

Elas saem na ria, na praia é muito raro

Era mesmo essa ideia que tinha!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se calhar esse local muito rochoso no cabo Mondego será uma otima opção... Pessoalmente também não gosto de pescar às douradas em fundos de areia... Fundos mistos será o ideal... Fundos de rocha perde.se muito material... Misto é um bom equilíbrio entre ambos...

Em aveiro sei de um local chamado molhe dos reformados e o triângulo, são locais onde costumam sair boas burras... Nunca lá fui, não conheço.... Mas tenho pessoal conhecido que no verão passado foi daqui do oeste até lá para ir a elas... E apanharam bons exemplares...

Na figueira eu investia mesmo nessa zona de pedras... Com material mais pesado, fio mais grosso... Ou então numa chumbadinha...

Se algum dia quiseres vir até à foz do arelho/peniche eu posso.te indicar alguns pesqueiros ou até ir contigo...

Em mar apenas faço surfcasting e spinning, nunca pratiquei bóia, pião ou chumbadinha. Pelo pouco que conheço do cabo mondego, de algumas incursões ao spinning, não será fácil encontrar lá douradas, é uma zona em que mar costuma estar sempre mais picado, devido à morfologia do próprio local.

Quanto a uma ida à foz do arelho/peniche, é sem dúvida uma excelente ideia, se assim se proporcionar podemos combinar uma pesca para esses lados!
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #11 em: 14:29 Quarta, 27 de Março de 2019 »
Pois, possivelmente as douradas nessa zona simplesmente não encostam... Há praias aqui pelo oeste que fazem locais de sonho para elas e outras a meia duzia de km não valem nada... Lembro.me assim de repente do salgado e praia da gralha.... Ou até foz do arelho vs s.martinho (já houve bons anos delas aqui, mas muito fraco ultimamente).
 

Offline Robaleiro

Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #12 em: 14:42 Quarta, 27 de Março de 2019 »
A minha esperança para os próximos meses é o início das campanhas de arte xávega, pelo que tenho ouvido falar traz muito peixe à costa.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20156
  • Agradecido: 1396 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #13 em: 15:23 Quarta, 27 de Março de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
Tal como o amigo piedras disse, a temperatura da água é extremamente importante... As douradas querem águas mais quentes, a rondar o 20°C...

No Oeste é muito raro a água chegar a essas temperaturas, e elas andam por lá.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Surfcasting - Épocas do ano
« Responder #14 em: 15:56 Quarta, 27 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Tal como o amigo piedras disse, a temperatura da água é extremamente importante... As douradas querem águas mais quentes, a rondar o 20°C...

No Oeste é muito raro a água chegar a essas temperaturas, e elas andam por lá.

Não sei exatamente as temperaturas da água, mas pelas previsões online (e são apenas previsões) de temperatura, eu tenho ideia delas andarem entre oa 16 a 20graus...em mar aberto acredito que não chegue aos 20...mas por exemplo na lagoa de obidos, deve chegar facilmente...
 

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por rui salmonete [Hoje às 03:39]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 00:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [22:37 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]